Autor Tópico: Lula será formalmente investigado  (Lida 23982 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Lula será formalmente investigado
« Resposta #25 Online: 04 de Maio de 2015, 16:54:38 »
Não consigo ouvir falar no instituto Lula sem pensar na megalomania e complexo de inferioridade para ter que criar um instituto próprio depois de FHC ter feito um.

Então você desconhece a tradição política onde ex-Presidentes fundam/emprestam seu nome a uma instituição que acumule parte de seus documentos/escritos e defenda sua agenda política. Exemplos disso são a Fundação José Sarney e o Instituto Itamar Franco (não que eles tenham algum valor de fato), citando dois ex-presidentes brasileiros que antecedem o antigo sociólogo.  :)

Realmente não sabia, até porque nunca vi serem citados.
É tudo megalominu menas o Fefê.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Maio de 2015, 17:03:28 »
Não consigo ouvir falar no instituto Lula sem pensar na megalomania e complexo de inferioridade para ter que criar um instituto próprio depois de FHC ter feito um.

Então você desconhece a tradição política onde ex-Presidentes fundam/emprestam seu nome a uma instituição que acumule parte de seus documentos/escritos e defenda sua agenda política. Exemplos disso são a Fundação José Sarney e o Instituto Itamar Franco (não que eles tenham algum valor de fato), citando dois ex-presidentes brasileiros que antecedem o antigo sociólogo.  :)

Normal. Eu também não sabia que existiam outras torcidas organizadas além da FIEL até há pouco tempo atrás. CORÍÍÍÍÍÍÍ-ÍN-TIÃS... CORÍÍÍÍÍÍÍ-ÍN-TIÃS...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Maio de 2015, 17:06:51 »

É tudo megalominu menas o Fefê.

O Lula tem o mesmo problema do Requião. E os dois num país menos democrático seriam bem piores.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Maio de 2015, 18:44:33 »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2015, 11:26:47 »
http://jornalggn.com.br/noticia/na-epoca-o-alto-custo-da-politizacao-do-ministerio-publico-federal#at_pco=cfd-1.0&at_ab=-&at_pos=4&at_tot=5&at_si=5547e9ed1a0c6fd5

Por acaso você está querendo dizer que o MP está apenas perseguindo o Lula, e que afinal de contas estes empréstimos milionários e até bilionários do BNDES para obras no exterior estão todos corretos, não existe ilícitos e corrupção nestas transações, e que o valoroso Lula só agiu em prol do interesse nacional ?

Sério que você acredita na honestidade do Lula e do PT em relação à estes empréstimos do BNDES ?

:?:

« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 12:29:52 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Maio de 2015, 11:53:40 »
Deve ser mais nas linhas de "tráfico de influência não deveria ser crime", da mesma forma que já argumentaram que o mensalão em si não deveria ser ("se tivesse ocorrido").

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Maio de 2015, 12:26:03 »
http://jornalggn.com.br/noticia/na-epoca-o-alto-custo-da-politizacao-do-ministerio-publico-federal#at_pco=cfd-1.0&at_ab=-&at_pos=4&at_tot=5&at_si=5547e9ed1a0c6fd5

Por acaso você está querendo dizer que o MP está apenas perseguindo o Lula, e que afinal de contas estes empréstimos milionários e até bilionários do BNDES para obras no exterior, estão todos corretos, não existe ilícitos e corrupção nestas transações, e que o valoroso Lula só agiu em prol do interesse nacional ?

Sério que você acredita na honestidade do Lula e do PT em relação à estes empréstimos do BNDES ?

Não entendi também
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Maio de 2015, 12:34:02 »
Deve ser mais nas linhas de "tráfico de influência não deveria ser crime", da mesma forma que já argumentaram que o mensalão em si não deveria ser ("se tivesse ocorrido").

Embora a acusação inicial seja de tráfico de influência, eu duvido muitíssimo que tenha ocorrido apenas isso, eu não acredito que o Chefão tenha "ajudado" as empreiteiras sem que para isso tenha recebido em troca benefícios consideráveis por isso.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$    8-)

« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 12:36:28 por JJ »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Maio de 2015, 12:59:36 »

Por acaso você está querendo dizer que o MP está apenas perseguindo o Lula, e que afinal de contas estes empréstimos milionários e até bilionários do BNDES para obras no exterior estão todos corretos, não existe ilícitos e corrupção nestas transações, e que o valoroso Lula só agiu em prol do interesse nacional ?

Não.  Estou dizendo que se deve fazer uma análise crítica do que se lê e não apenas aceitar passivamente apenas porque é uma notícia desejada. Não li o texto da época ainda, mas do pouco que li, pude entender que:

1) A odebrecht está sendo acusada de, em uma concorrência em um outro país, ter ganhado essa concorrência com valores superfaturados (inclusive foi o que gerou a denúncia). Mas foiem outro país, com outra legislação,  que nem ao menos sabemos se as regras de licitação por lá (se é que existem) se baseiam apenas no menor preço;

2) O BNDES financia esses empreendimentos da odebrecht, mas o BNDES financia várias empresas no exterior e isso serve como incentivo para se contratar empresas multinacionais brasileiras, inclusive a China faz o mesmo e outros países também.  Os caças adquiridos pelo Brasil foram financiados pela Suécia;

3) O Lula está sendo acusado de fazer lobby para essa empresa NO EXTERIOR e usar sua proximidade com líderes de OUTROS países para conseguir negócios para ela. E, sinceramente,  espero que ele esteja fazendo lobby para o maior número de empresas brasileiras que puder, lembrando que ele é EX-presidente e nem sabemos qual a lei sobre lobby nos países em questão.  E fazer lobby do Brasil e das empresas brasileiras no exterior é o mínimo que posso esperar que um ex-presidente faça.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Maio de 2015, 13:07:40 »
Por acaso você está querendo dizer que o MP está apenas perseguindo o Lula, e que afinal de contas estes empréstimos milionários e até bilionários do BNDES para obras no exterior, estão todos corretos, não existe ilícitos e corrupção nestas transações, e que o valoroso Lula só agiu em prol do interesse nacional ?

Não entendi também

Calma, calma. Para tudo tem uma explicação:

PT ataca os que ousam investigar lobby de Lula
Como é habitual, o PT tenta desqualificar a investigação contra o ex-presidente Lula por tráfico de influência para empreiteira Odebrecht, e ataca pessoalmente, nas redes sociais, o procurador do Ministério Público Federal Anselmo Cordeiro Lopes. O problema é que, além de usar alegações mentirosas, o PT errou de alvo: Anselmo não participa de nada; é apenas autor de despacho que deu origem à investigação.

Investigação válida
Lula é suspeito de atuar para obter grandes obras para empreiteiras como Odebrecht no exterior, garantindo o financiamento do BNDES.

Crime perfeito
Obras bancadas pelo BNDES têm contrato secreto, prazo de carência de 25 anos e blindagem contra fiscalização. E tudo sem licitação.

Ataque ao mensageiro
Militantes do PT acusaram o procurador de ser filho de advogados com interesses contrários ao PT, mas os pais de Anselmo são médicos.

Pernas curtas
Os petistas acusaram o procurador de responder a processos internos, ter ligações ao PSDB e ser “colunista da Folha”. Tudo mentira.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2015, 13:10:36 »
Mais explicações:

Os meliantes de Lula atacam na internet
Brasil 04.05.15 12:10

Desde que a revista Época publicou a reportagem sobre a investigação que o MPF abriu sobre o lobista Lula e os serviços que ele prestou à Odebrecht em Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba, todos eles finaciados com bilhões do BNDES, a vida do procurador da República no Distrito Federal Anselmo Henrique Cordeiro Lopes virou um inferno. Como de hábito, a malta a soldo do governo passou a atacá-lo na internet.

Na sua página no Facebook, o procurador escreveu que se tornou alvo de "injúrias, calúnias e difamações por parte de defensores do ex-presidente, por meio de notas em blogs, páginas eletrônicas e perfis da internet, que estão lançando diversas mentiras". Eis a resposta de Anselmo Henrique Cordeiro Lopes aos ataques:

1. Meus pais são médicos e ninguém da minha família tem ou teve um escritório de advocacia chamado “Cordeiro Lopes”, e muito menos esteve envolvido em qualquer tipo de investigação ou ilicitude.

2. Não possuo nenhuma coluna no jornal Folha de São Paulo; o único artigo que publiquei nesse artigo, chamado “A Sociedade Não Silenciará” , trata do tema dos perigos de agrotóxicos e transgênicos e foi escrito em resposta a críticas feitas pela Senadora Kátia Abreu;

3. Até onde tenha chegado a meu conhecimento, não existe procedimento em aberto contra minha pessoa na Corregedoria do MPF. As representações contra mim formulada pelo ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (que é réu de ação penal firmada por mim) foram devidamente arquivadas pela Corregedoria do MPF e pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

4. Não sou amigo de nenhum deputado federal do PSDB. A propósito, até o dia de hoje, nunca votei em candidatos do PSDB (aliás, fui eleitor do PT até o surgimento do escândalo do “Mensalão”).

5. A investigação que trata de possível tráfico internacional de influência cometido, em tese, pelo ex-presidente Lula da Silva, apesar de ter iniciado a partir de despacho por mim firmado, hoje está sob a direção de outro membro do Ministério Público Federal.

6. O procedimento autuado que tem por objeto o suposto ilícito mencionado no parágrafo anterior é público e pode ser acessado, com base na Lei de Acesso à Informação, por qualquer cidadão que queira acompanhar a apuração e colaborar no esclarecimento dos fatos. O acompanhamento, inclusive, pode ser realizado a partir da página de transparência do Ministério Público Federal.

7. Nos últimos 7 anos e 8 meses, desde que entrei no MPF por meio de concurso público, tenho atuado, de corpo a alma, em defesa dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, em prol da proteção ambiental, em favor da implementação de diversos direitos humanos e no combate à corrupção. Não serão calúnias, difamações e agressões veiculadas pela internet que subtrairão minha disposição inesgotável de buscar sempre a verdade, a justiça e a punição dos ilícitos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2015, 13:13:59 »

Não.  Estou dizendo que se deve fazer uma análise crítica do que se lê e não apenas aceitar passivamente apenas porque é uma notícia desejada. Não li o texto da época ainda, mas do pouco que li, pude entender que:

1) A odebrecht está sendo acusada de, em uma concorrência em um outro país, ter ganhado essa concorrência com valores superfaturados (inclusive foi o que gerou a denúncia). Mas foiem outro país, com outra legislação,  que nem ao menos sabemos se as regras de licitação por lá (se é que existem) se baseiam apenas no menor preço;

2) O BNDES financia esses empreendimentos da odebrecht, mas o BNDES financia várias empresas no exterior e isso serve como incentivo para se contratar empresas multinacionais brasileiras, inclusive a China faz o mesmo e outros países também.  Os caças adquiridos pelo Brasil foram financiados pela Suécia;

3) O Lula está sendo acusado de fazer lobby para essa empresa NO EXTERIOR e usar sua proximidade com líderes de OUTROS países para conseguir negócios para ela. E, sinceramente,  espero que ele esteja fazendo lobby para o maior número de empresas brasileiras que puder, lembrando que ele é EX-presidente e nem sabemos qual a lei sobre lobby nos países em questão.  E fazer lobby do Brasil e das empresas brasileiras no exterior é o mínimo que posso esperar que um ex-presidente faça.

É, e se essas empresas são financiadas com dinheiro público, fazem contratos superfaturados, e nosso ex-presidente lobbysta que só pensa no bem da nação leva uma grana por fora, faz parte. É quase que uma consequência indesejada do que ele faz, que é unicamente pensando no bem do país, brigando até as últimas consequências por contratos idôneos e para que os envolvidos não depositem a parte que lhe caberia do superfaturamento. No good deed goes unpunished. O Lula sabe melhor do que ninguém. :'(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 05 de Maio de 2015, 13:42:58 »
Hein, mas se as obras são superfaturadas, o que o governo brasileiro tem com isso? Isso não seria problema para os países que vão pagar a conta? O BNDS não empresta o dinheiro? Se é empréstimo, recebe de volta, imagino eu.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Maio de 2015, 14:00:35 »

1) A odebrecht está sendo acusada de, em uma concorrência em um outro país, ter ganhado essa concorrência com valores superfaturados (inclusive foi o que gerou a denúncia). Mas foiem outro país, com outra legislação, que nem ao menos sabemos se as regras de licitação por lá (se é que existem) se baseiam apenas no menor preço;

E para onde você acha que vai parte do sobre-preço das obras da Odebrecht?

Porque será que ela foi uma das grandes contribuidoras nas campanhas presidenciais?

E isto é necessariamente bom?

Ao menos você sabia que os bancos de financiamento da China usam dinheiro do imenso superávit comercial deste país, enquanto que o BNDES usa dinheiro obtido da venda de títulos públicos, ou seja, do aumento gigantesco da dívida total pública?

E para onde você acha que vai parte dos empréstimos feitos aos países cujos mandatários são 'íntimos' do senhor Silva?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Maio de 2015, 14:04:41 »
Hein, mas se as obras são superfaturadas, o que o governo brasileiro tem com isso? Isso não seria problema para os países que vão pagar a conta? O BNDS não empresta o dinheiro? Se é empréstimo, recebe de volta, imagino eu.

Nada. O governo brasileiro nada tem com isso.

Mesmo sabendo que o modus operandi interno é o de ter sobre-preço nas obras, a fim de prover dinheiro para caixa dois e locupletação pessoal da camarilha petista e que este procedimento parece ser semelhante ao que ocorre no exterior, temos que dar o benefício da dúvida porque as pessoas probas do governo federal assim merecem.

:)
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 05 de Maio de 2015, 14:07:38 »
Não, o que eu quis dizer é que muda o crime, se o Lula ganha dinheiro com isso ele deve ser punido, tem fraude fiscal, caixa dois, etc, etc, etc, mas se o promotor errar na denúncia, ele sai livre.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Maio de 2015, 14:10:59 »
Não, o que eu quis dizer é que muda o crime, se o Lula ganha dinheiro com isso ele deve ser punido, tem fraude fiscal, caixa dois, etc, etc, etc, mas se o promotor errar na denúncia, ele sai livre.

Entendi.

Não existe a possibilidade de punição de promotores por erros?
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #43 Online: 05 de Maio de 2015, 14:12:36 »

Entendi.

Não existe a possibilidade de punição de promotores por erros?

Se for de propósito sim, mas deve ser foda de provar....

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2015, 14:21:19 »

A grande questão hoje é bem mais simples que isso e a resposta deveria ser óbvia.

Esses países que receberam dinheiro do BNDES poderiam receber, por qualquer critérios técnicos razoáveis, os montantes que receberam?
A taxa de juro que foi emprestado o dinheiro condiz com o risco de crédito apresentado por esses países?

Se para qualquer uma dessas perguntas a resposta é "NÃO", então houve fraude.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Maio de 2015, 14:25:21 »

E deveria ser de outra forma? Depois da investigação, se a coisa não pode ser comprovada, quem levanta a suspeita deveria ser punido? :hein:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #46 Online: 05 de Maio de 2015, 14:34:20 »

A grande questão hoje é bem mais simples que isso e a resposta deveria ser óbvia.

Esses países que receberam dinheiro do BNDES poderiam receber, por qualquer critérios técnicos razoáveis, os montantes que receberam?
A taxa de juro que foi emprestado o dinheiro condiz com o risco de crédito apresentado por esses países?

Se para qualquer uma dessas perguntas a resposta é "NÃO", então houve fraude.

Seria fraude se as regras de empréstimos dissessem que isso é fraude, o que eu não acho que seja. Arriscado, não deveria ser feito, deveria ser proibido, mas não sei se é.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #47 Online: 05 de Maio de 2015, 14:50:54 »
Os caças adquiridos pelo Brasil foram financiados pela Suécia;

Off topic. A respeito dessa sua informação, o governo tinha até o dia 30 para assinar o contrato de financiamento. Não consegui achar nenhuma notícia de que o tivesse
feito. Pode me passar algum link ou alguma fonte que comprove que esse contrato foi assinado?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2015, 14:59:38 »
Não vi nada ainda. Mas como os pilotos estão fazendo curso, estão comprando armamento para ele, assinaram comtrato de manutenção e há proposta de compra de outros países, acho que se não foi assinado vai ser de alguma forma.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #49 Online: 05 de Maio de 2015, 15:08:53 »
Queria ser tão otimista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!