Em MG sempre teve. O "militarismo" delas é usar uniforme e não poder usar celular dentro de sala. O resto é o básico do básico de disciplina. Os alunos limpam o que sujam e não podem fumar dentro de sala.
Eu que tenho aversão ao militarismo na maioria esmagadora das vezes não penso em outro colégio pros meus filhos.
A opressão...a opressão...
Estudei em uma escola militar e não sabia.
Perai...qualquer escola dos anos 70 era assim, depois a coisa descambou.
Foi o que eu havia dito anteriormente. Na verdade, foi assim até meados dos anos 80 e mais um pouco, descambando definitivamente a partir do início dos anos 90. Me lembro quando estava no ginásio e se o aluno faltasse um dia era necessário que os pais se apresentassem na diretoria para justificar a falta. Se não houvessem motivos justos para a falta, em caso de reincidencia havia suspensão do aluno e na próxima a transferencia para outra escola. Faltar dava mais trabalho do que ir na escola.
Por outro lado, não havia vagas pra todos os estudantes. Hoje esse déficit foi suprido, mas a qualidade, que depende da disciplina, despencou. Estamos vendo isso ressurgir com essas escolas militares.
A escola em que estudei não era ruim no sentido material, era organizada, limpa, ocupava um quarteirão inteiro aqui do bairro, fica a cem metros da minha casa.
Nunca faltou material para as aulas, como giz, livros e coisa do tipo, coisa comum hoje.
Era esse mesmo esquema, o pessoal tinha vez para varrer a sala e se faltasse tinha que trazer atestado médico ou coisa do tipo, caso contrário só voltava para aula com a presença de um dos pais.
Minha bronca mortal (Minha e de 99% dos alunos) era com a diretora, ela era tão imbecil quanto o Dilmão.
Lembro que certa vez eu estava na diretoria por algo de pouca importância, ela tinha chamado a mãe de outro aluno que chegou lá uma hora antes de mim.
Mais uma hora de espera e ela mandou a mulher sair de lá pois não seria mais atendida naquele dia. Ela mandou chamar a mãe do aluno...
Era o tipo de coisa que a estúpida fazia com frequência.