Senhoras e senhores, meu primeiro tópico
. Como a discussão no outro tópico começou a fugir um pouco do tema principal, tornou-se necessário abrir um novo, pois bem, trata-se dos argumentos pró-Deus/pró-teísmo.
Então, começarei tratando da sintonia fina, o argumento moral e o argumento Kalam. Agora só estou me lembrando desses, se alguém se lembrar de outro, por favor, não hesite em citá-lo.
Sem mais delongas, aí estão minhas primeiras análises.
1º- A sintonia fina afirma que, a probabilidade de que o universo tenha surgido, e se tornado propício para o surgimento da vida como conhecemos, é absurdamente pequena, portanto só pode ter sido obra de um ser superior.
Bem, partindo desse ponto, o que penso é que, para alguém afirmar tal coisa, devem haver estudos, de preferência publicados em periódicos revisados por pares, analisados por outros cientistas, que demonstrem que:
*O universo poderia ter constantes físicas diferentes;
*Se poderia, então se realmente tornaria praticamente impossível o surgimento de qualquer tipo de vida. Em outras palavras, se a probabilidade de surgir vida seria tão pequena;
Além de que, atribuir ao divino aquilo que não conhecemos por completo, é uma falácia chamada de deus das lacunas.
2º- Já o argumento moral defende que, a moral é comum aos humanos e que, naturalmente seguimos uma conduta, sendo essa moral "embutida" nos seres humanos.
Se Deus não existe, valores morais objetivos não existem.
Valores morais objetivos existem.
Logo, Deus existe.
Sendo assim, há a questão de que, o conceito de "certo" e "errado", varia de sociedade para sociedade, assim como através do tempo. Se a moral já vem conosco, seria de se se esperar que não houvessem sociedades diferenciadas. Além disso, supondo que a moral seja absoluta e objetiva, atribuir isso ao divino é deus das lacunas. E também há o fato de que, mesmo dentro de uma mesma sociedade, algumas pessoas resolvem "ir contra a corrente", exemplo comum são assassinos.
3º- Então chegamos ao argumento cosmológico, chamado também de Kalam. Que é:
Tudo o que começa a existir tem uma causa.
O Universo começou a existir.
Logo, o Universo tem uma causa
Sendo tal argumento baseado em que, entre outras coisas, "Deus" é imaterial, atemporal, todo-poderoso, eterno e infinito.
Uma das evidências para tal é que não vemos algo surgir do "nada".
No entanto, só porque não vemos, macroscopicamente, algo surgir do "nada", também abre a possibilidade de que, tal coisa (a matéria), sempre tenha existido, que até onde sei, condiz com a Teoria do Big Bang. E outra, toda a causa, pelo que se sabe, é limitada ao universo, então a "causa" do universo, foi limitada à ele. Também há o problema de que tal raciocínio pode ser usado para evidenciar qualquer coisa, inclusive que eu sou o criador de tudo. Além de que, afirmar que tudo o que existe está sujeito a uma causa, menos "Deus", transforma o argumento em
ad hoc.
Enfim, essas foram minhas primeiras análises desses três argumentos, apenas para abrir o tópico. Repetindo, se alguém se lembrar de outros argumentos, não hesite em citá-los.