Interessante essa diferença...
"Ser religioso" e "ter uma religião" , são coisas diferentes por semântica, afinal um significa ser contumaz numa atividade, e outro significa praticar todo o arcabouço de uma religião, qualquer que seja, e, concordo, Sergio, Jesus, como assim a Bíblia o define e mostra, é um filósofo, e como o "Chatão" ou Sófocles, ou Nietchze, pode e deve ser considerado no estudo antropológico.
Porém, ao fazer uma salada mística com espíritos, Jesus, Paganismo, energia primordial e outras, como direi, associações, nosso colega Criaturo está a um passo de descobrir como a coisa funciona, pois segue os passos de muitos antes dele, quando o conhecimento que conduz à libertação finalmente alcançar as conclusões devidas.
A existência esta ai para quem quiser conhecer, o sol é o que é independente de crença atuais ou antigas, em termos de novos conhecimentos preconceitos fecham portas , a vida se manisfesta em todas as criaturas logo podemos aprender sobre ela com todas as criaturas.
Jesus uso varias citações de outros profetas e disse que maior fé não estava entre os judeus e sim entre os romanos.
E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo.
E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo.
E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto,
Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.
E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.
Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia:
Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo.
Lucas 7:2-10
Jesus admirou-se daquele homem conhecer sua autoridade espiritual , sabendo que ele poderia ordenar que um dos seus seguidores espirituais fossem curar o servo, quando os judeus ainda cultuavam lugares e ritos e holocaustos , coisas físicas para obterem as graças divinas. .