Diálogo entre Toninho e Criaturo
Criaturo: eu nego a existência de pessoas de mente sã totalmente imorais,
Toninho: Como assim? Eu também nego, claro que supondo que são deve implicitamente num sistema lógico X significar moral, logo, não são = imoral, lógico, desprezando-se o fato que algo são também possa ser amoral... Mas do que exatamente você está falando mesmo?
Criaturo: ........................................................... .......................
ok ja que chegamos ao consenso de haver uma moral absoluta embutida nos seres racionais, podemos avançar para o segundo estagio:
todos podem e alguns se permitem, contrariar essa moral absoluta embutida dentro da suas consciências,mas pergunto de onde vem esse consenso moral universal ?
Só para constar, quando você afirma
"eu nego a existência de pessoas de mente sã totalmente imorais," apenas significa, como o Toninho mesmo disse, que " são deve implicitamente num sistema lógico X significar moral, logo, não são = imoral, lógico, desprezando-se o fato que algo são também possa ser amoral" ou seja, pessoas de mente sã= morais, logo, nas suas próprias palavras você está apenas afirmando que eu nego a existência de pessoas morais totalmente imorais!(totalmente foi a cereja do bolo!)
Ora, dessa afirmação não se chega a isso,
ok ja que chegamos ao consenso de haver uma moral absoluta embutida nos seres racionais,
!!!!!!
moral seria um padrão a ser seguido
imoral significa não possuir nenhuma moral
amoral significa ignorar ou desprezar a moral dos outros
no principio antes da criação só havia uma vontade a divina,
Deus era imoral e amoral
por não haver outras referências morais.
após a criação de vários níveis de consciências , ai sim passamos a ter vários conceitos relativos de moralidades, entre humanos e de humanos em relação a Deus, ou seja devido a conceitos humanos Deus passou a ser moralizado segundo nosso nível de consciência.
para mim um ser imoral deve ser 100% mecanico, isto obrigatoriamente implicaria a um não ser , ou seja seria uma maquina , um rolo compressor passando por cima de tudo indiscriminadamente, um raio, a chuva, vento todas essas coisas mecânicas agem favor ou contra os seres vivos independente da moral deles.
Assim esta parte mecânica de Deus continua sendo imoral gostemos ou não.
Mesmo um animal dito irracional tem la suas moralidades natas inputadas ao seu ser , do tipo proteger seu bando , filhotes, o macho Alpha protege o bando mais impõe sua moral , respeito, come primeiro, fecunda as fêmeas.
perceba que se este comportamento se repete em animais distintos ha neles uma moralidade semelhante tendendo a uma moral absoluta, não podemos tambem querer apenas mecanizar a vontade animal, pois ela difere dentro da mesma espécie, personalidades e vontades diferentes.
Os seres humanos sabem qual moral absoluta devem seguir, quando a ignoram se rebaixam a menor racionalidade animal.
resumindo:
A vontade é a semente da personalidade que regada aos sentimentos faz florescer moralidades!de qualquer forma pense sobre isto:
1)se concorda que existe uma moral dentro de todo ser racional o alertando para que não minta , roube nem mate, isto implica crer em uma moral absoluta e não relativa ao homem!
2)se discordar, afirmando que existe pessoas de mente sã capaz de dizer que fazer estas coisas, é moralmente licito,então terá que apresentar alguém dizendo isto.