O problema é que a população da África e de outras regiões pobres ainda cresce em ritmo alarmante. O resultado vai ainda mais desigualdade e abismo social. Serão ainda menos pessoas com quase toda a riqueza do mundo e bilhões com migalhas. Esses bilhões estarão justamente nestes países sem nenhuma infraestrutura e estabilidade política, a maioria na África e em boas partes da Ásia.
Eu tenho a impressão que a combinação de robôs com um país subdesenvolvido, entupido de gente, sem estabilidade política, com poucas indústrias e sem uma economia decente capaz de gerar empregos, é uma verdadeira panela de pressão que vai explodir e arrasar com tudo e com todos.
Essa crise de imigração na Europa vai parecer brincadeira de criança no futuro próximo. Ao meu ver, a consequência disso serão governos europeus bastante autoritários. A extrema-direita vai começar a vencer as eleições em tudo é quanto país em breve, numa espécie de neofacismo. Isso pode se espalhar ao longo do tempo por tudo quanto é país "desenvolvido", que inclui o Brasil.
Da forma como o mundo é desigual hoje, o Brasil é país "desenvolvido".