quando vai cair a ficha que é só questão de tempo (e pequeno) para maquinas possuírem nível cognitivo igual ao de um ser humano (não confundir com consciência)? Não vai ter mais emprego. O mais óbvio é irmos mudando logo para uma sociedade onde não existam mais trabalhos como conhecemos hoje. Melhor do que esperar a bomba explodir na nossa cara.
A robótica vai no máximo acabar com os empregos manuais/braçais e baratear produtos de forma que seja mais fácil alguém não trabalhar e ter uma vida minimamente digna.
Mas os seres humanos ainda serão necessários em trabalhos artísticos ou de alto nível intelectual. Nunca faltará emprego com robótica. E se "faltar", é porque não será necessário trabalhar.
Sempre haverá o que ser feito, problemas a serem resolvidos. O que não vai haver é emprego.
Mas há o emprego justamente para resolver problemas, até mesmo o burocrático. Essa sentença não bate.
Quando me refiro a emprego, quero dizer uma atividade exercida de forma compulsória para se conseguir renda. Não vai ter mais isto pra todo mundo, e com o tempo pra mais ninguém praticamente.
Independentemente do que você quis dizer, os empregos (sim, atividade para conseguir renda ou modo de subsistência) existem para resolver problemas e, conforme você disse eu endosso, haverão sempre problemas a serem resolvidos, até mesmo filosóficos. Portanto sempre haverá o emprego.
Só é muito provável, e isso se observa historicamente, que não serão os mesmos empregos e nos mesmos moldes a perdurar infinitamente. Eu acredito que, enquanto houver a noção de poder e consequentes hierarquias, haverá gente querendo e criando condições para se mover e isso gera: emprego. A colaboração instantânea e de bom grado gratuita provavelmente não ocorrerá massivamente.
Agora, se você pode dar um palpite: imaginando que o emprego realmente acabará para todos, quando isso ocorrerá/terminará de ocorrer? De que modo isso vai se dar?