Autor Tópico: Evangélicos retomam debate da 'cura gay'  (Lida 11573 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Evangélicos retomam debate da 'cura gay'
« Online: 17 de Maio de 2015, 07:58:43 »
No dia em que Robson Staines, nome artístico, decidiu deixar de ser gay, estava deitado na cama ao lado do marido. “Peguei apenas minhas roupas e as coisas que podia levar. Nada que tivesse vínculo com ele.” Após oito anos se relacionando com homens, metade do tempo casado, começou a frequentar a Igreja escondido do marido. Percebeu-se, em suas palavras, anormal, pecador, e trocou de orientação sexual na mesma rapidez com que mudou de cidade.

O estilista de 42 anos deixou o Rio, mudou-se para São Paulo, virou pastor da Assembleia de Deus Logos, em Guarulhos, casou com mulher e teve quatro filhos. “Quando você sai da prática homossexual, seu lado de fora ainda tem trejeitos homossexuais. Só que o seu lado interno não necessita mais dessa prática”, diz. Mas ele não se importa com isso. Robson é um dos ex-gays mais famosos do Brasil.

Nas próximas semanas, estará acompanhado de mais oito evangélicos, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro terá depoimentos de pessoas que deixaram de ser gays e, por isso, afirmam sofrer preconceito. Nenhum deles, porém, disse ter sido agredido ou perdido emprego por ser ex-homossexual.

A audiência também tem a intenção, não declarada, de preparar o caminho para criminalizar o preconceito contra ex-gays. Aprovado em abril, o requerimento para realizar a sessão é de autoria do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Ele caracteriza mais uma ofensiva da bancada evangélica para retomar o debate sobre o que ficou conhecido como “cura gay”.

Idealizada pela psicóloga Marisa Lobo, que se identifica como cristã e ficou conhecida por defender a existência de ex-gays, a audiência nasceu para chamar a atenção para um relatório feito por ela com cem casos de ex-gays. Marisa, que luta na Justiça contra a cassação de seu registro profissional, tem a intenção de enviar o documento à Organização das Nações Unidas (ONU).

“Queremos a audiência para dar visibilidade à causa. Queremos que a ONU reconheça o ex-gay. Não queremos mais nem que o Brasil reconheça.” Com retórica adaptada, mas semelhante ao discurso sobre o debate da “cura gay”, os ex-homossexuais evangélicos agora apostam nos termos “tratamento”, “conversão” ou “libertação” para atrair mais simpatizantes.

Reação. O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) condenou os planos de Feliciano. O psicólogo e presidente da Comissão de Ética do CRP-SP, Luis Fernando Saraiva, disse que a questão da cura gay ressurge com mais discrição do que o debate de dois anos atrás. O “pulo do gato” do deputado, explica o conselheiro, é mudar o foco para os ex-gays. Segundo Saraiva, é alarmante, especialmente para os psicólogos, se for concretizada uma lei que puna a discriminação aos ex-homossexuais.

“Ao criminalizar o preconceito contra os ex-gays, um psicólogo que se recuse a oferecer terapias de reversão poderá ser enquadrado por essa lei, como se ele estivesse sendo preconceituoso”, afirma. Desde 1999, o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP) proíbe que o profissional trate a homossexualidade como doença ou desordem psíquica. Procurado, o CFP não quis se pronunciar sobre a audiência pública.

Para o jurista Luiz Flávio Gomes, na democracia, há “o direito de falar”. “Compete à sociedade e às entidades de classe refutar e rechaçar esses absurdos para que a população entenda que uma coisa é a religião, outra coisa é o Estado e a vida civil. Ao que tudo indica, vão reiniciar o debate da cura gay. É absurdo pensar nisso no século 21.”

Característica. Estudos de 2013 passaram a tratar a homossexualidade como uma “característica”, assim como a heterossexualidade e a bissexualidade. “Não é mais algo que se deva tratar ou reverter. Na tentativa de inverter preferência sexual, o que se conseguia eram quadros depressivos, mal-estar e suicídio”, afirma a psiquiatra Carmita Abdo, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O Código Internacional de Doenças diz que “homossexuais, heterossexuais ou qualquer outra orientação” podem ser divididos entre quem sofre ou não por sua “orientação”. A Associação Americana de Psicologia recomendou o fim da associação entre “orientação sexual e distúrbios comportamentais”.

3 PERGUNTAS PARA: Marco Feliciano, deputado federal (PSC-SP)

1. Por que ouvir ex-gays?

Estou apresentando para a Casa uma minoria que ninguém nunca reconheceu. São minoria da minoria. Assim como o movimento gay influenciou a sociedade toda e de repente 1 milhão de pessoas parece que se encontraram gays, os militantes LGBT têm medo de que, quando as pessoas ouvirem os depoimentos dos ex-homossexuais, comecem a entender que ser gay não é cláusula pétrea, que pode mudar.

2. É uma tentativa de reinserir o debate da cura gay?

Não, não tem nada a ver. A homossexualidade não é doença e nunca foi. Nunca houve e jamais haverá cura. É um transtorno que pode ser tratado e que um profissional da área pode ajudar a aliviar.

3. Como fica para um ex-gay a questão do desejo sexual?

Todo instinto sexual pode ser controlado. Se a gente partir do ponto de vista de que o ser humano tem de fazer tudo o que quer, vamos ter de aplaudir pedófilos, zoófilos e necrófilos porque todos têm um desejo sexual por uma coisa que, aos olhos naturais da população, não é normal.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/evang%C3%A9licos-retomam-debate-da-cura-gay/ar-BBjS1x5?ocid=mailsignoutmd

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Evangélicos retomam debate da 'cura gay'
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2015, 08:01:31 »
Com relação à psicóloga Marisa Lobo, a minha opinião é que ela tem o pleno direito de oferecer o tratamento para quem quer deixar de ser gay. Para mim é uma questão de liberdade individual e de liberdade de crença.

E pelo que parece ela conseguiu reverter a autoritária cassação  da qual ela foi vítima:

A Justiça Federal anulou ontem processo administrativo do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) que havia cassado a licença profissional da psicóloga Marisa Lobo. O mandado de segurança foi expedido pelo juiz federal Cláudio Roberto da Silva.

O registro da psicóloga havia sido cassado em maio, após a profissional ser acusada de fundamentar suas práticas profissionais em dogmas religiosos, oferecendo “cura gay” aos pacientes quando resoluções internas proíbem “qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas”.

Polêmica começou em 2012, quando Marisa foi a uma audiência pública da Câmara Federal para debater tratamento para a homossexualidade. Desde então, ela passou a discutir nas redes sociais sua posição como psicóloga cristã.

Segundo o advogado de defesa de Marisa, Gustavo Kfouri, a decisão mostra que, apesar de os conselhos deterem prerrogativas disciplinares, eles se encontram submetidos aos limites constitucionais. “O Conselho tem limites. Ele não pode impor regras não previstas em lei e cercear as liberdades de expressão e de religião”, afirma.

http://marisalobo.com.br/justica-anula-cassacao-da-psicologa-crista-marisa-lobo

Cassação de Marisa Lobo é anulada pela justiça

No dia 6 de novembro, a Justiça Federal anulou o processo administrativo do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, que havia resultado inicialmente na cassação do registro profissional da psicóloga cristã Marisa Lobo. O mandado de segurança foi expedido pelo juiz federal Cláudio Roberto da Silva.

Entre as acusações que contribuíram para este processo de cassação da licença da psicóloga, o Conselho alegou que Marisa teria fundamentado suas práticas profissionais em dogmas religiosos e chegando a oferecer a tão polêmica "cura gay" a pacientes homossexuais. Posteriormente, a questão da cura gay chegou a ser retirada do processo, porém as acusações de proselitismo religioso foram mantidas.

A decisão do Conselho de Psicologia ocorreu em maio deste ano e foi duramente criticada por diversos representantes cristãos, como o Senador Magno Malta (PR-ES) e o Pr. Silas Malafaia.

Para o advogado de defesa de Marisa, Gustavo Kfouri, a decisão mais recente (de anular o processo) mostra que, apesar dos Conselhos deterem a prerrogativa da utilização dos poderes de polícia e disciplinar, eles se encontram submetidos aos limites constitucionais.

“O Conselho tem limites. Ele não pode impor regras não previstas em lei e cercear as liberdades de expressão e de religião”, explica Kfouri.

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná informou que ainda não foi notificado da decisão judicial, mas que o Conselho Federal deverá se pronunciar sobre o caso.

Falando com exclusividade ao Portal Guiame, Marisa reforçou o caráter de perseguição religiosa que o caso ganhou.

"Desde o começo eles [Conselho] inventaram a questão da cura gay, porque eu falo tecnicamente contra a ideologia de gênero e outras aberrações que o Conselho quer enfiar goela abaixo de todo o povo. O Conselho me perseguiu, porque eu o estava denunciando e não por causa de 'cura gay' - tanto que eles mesmos tiraram isto do processo e se focaram contra a questão da psicologia cristã. Então ficou claro que era um caso de perseguição religiosa", disse.

Arquivo
No dia 27 de agosto (Dia do Psicólogo) deste ano, Marisa recebeu diversos ataques e ofensas de internautas, em seus perfis das redes sociais (Twitter / Facebook).

"O que mais me deixava maluca era quando eles perguntavam: 'Cadê o teu Deus?' ou me diziam coisas do tipo: 'Manda o teu Deus descer da cruz para te ajudar'. Eis a resposta: Se o meu Deus estava em silêncio, é porque Ele estava trabalhando e agora Ele deu a resposta", finalizou. (Fonte: Portal Guiame)

http://marisalobo.com.br/cassacao-de-marisa-lobo-e-anulada-pela-justica

« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 09:09:42 por JJ »

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2015, 14:40:37 »

:histeria:
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2015, 14:42:48 »
E acho que esta imagem serve para representar isso:

Eita povo que se preocupa com o ânus alheio! :hihi:
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2015, 14:52:53 »
Mas é uma pena que os artigos revisados por pares ficaram faltando... :vergonha:
Vai ver é porque periódicos de respeito são comprados pelos pérfidos cientistas ateus, darwinistas, cientificistas, gayzistas, marxistas, naturalistas, maçons/satanistas/illuminatis, bobos, chatos, feios e caras de mamão.

:twisted: :madlol: :diabo:

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2015, 15:06:33 »

Bem, em alguns casos, pelo começo do texto, são os próprios que estão atrás de uma "cura".

É, apesar de que, mesmo que hajam "ex-gays" será necessário uma análise mais aprofundada de como isso ocorreu, e caso seja possível "cura", penso que ficará de gosto do indivíduo.
Só não sei como é possível que alguém mude de "orientação" sexual. Você simplesmente pensar "poxa, mudei de orientação sexual aqui, agora vou ir atrás de relacionamentos com homens/mulheres".

Só uma dúvida, por que foi que o termo "gay", que antes se referia à "feliz, alegre", começou a ser usado para se referir aos homossexuais? Não que eu esteja afirmando que isso seja ruim/errado.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2015, 16:08:57 »
Bem, em alguns casos, pelo começo do texto, são os próprios que estão atrás de uma "cura".

Esta é a questão, se há pessoas que querem procurar ajuda psicológica para deixarem de ser gays, porque outras pessoas deveriam ter o direito de proibir uma psicóloga de fornecer essa ajuda ?

Pelo que eu saiba a psicóloga não quer obrigar  ninguém a fazer um tratamento, tudo que ela quer é o direito de fazer esse tratamento a quem livremente for buscá-lo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2015, 16:22:50 »
O problema é o "tratamento" não existir/não ter fundamento e ser bem provavelmente pior do que se tratar para aceitar o próprio homossexualismo.

Acaba sendo como o "direito" de psicólogos de inventarem tratamentos picaretas para qualquer outra coisa.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2015, 16:27:34 »
O problema é o "tratamento" não existir/não ter fundamento e ser bem provavelmente pior do que se tratar para aceitar o próprio homossexualismo.

Acaba sendo como o "direito" de psicólogos de inventarem tratamentos picaretas para qualquer outra coisa.

Eu colocaria ainda que, da mesma forma que essas pessoas possam buscar "tratamento", outras podem ir atrás de astrólogos/homeopatas, o que é por vontade própria, mas não significa que funcione.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2015, 16:35:12 »
Bem, acho que para psicologia tem toda a questão de passar por um crivo de algum órgão oficial que regulamenta a medicina, que, de qualquer forma, dá aval à homeopatia, quiropratia, etc.

Acho que apesar de talvez teoricamente ser algo mais viável tal tratamento do que homeopatia (considerando que é algo que em última instância tem bases neurológicas/físicas/reais), pela natureza "social"/política do tema, deverá haver maior rejeição acadêmica tanto a picaretagens puras quanto a pesquisa que talvez conseguisse chegar a isso de fato, seja por drogas ou cirurgia (e não sem embasamentos éticos razoáveis). Analogias com os períodos mais macabros da psiquiatria serão gritadas para todas as direções.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2015, 16:58:19 »

Se pessoas deixaram de ser gays, então isto é algo possível, se é possível então por qual motivo se deveria proibir  um psicólogo de ajudar uma pessoa que livremente busque essa ajuda?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2015, 17:02:01 »
Por que nenhum psicólogo sabe qual é o tratamento para obter isso, se é que isso foi realmente o que aconteceu, nos supostos casos. Então não pode prometer tratamento.

Antes disso teria que haver aceitação de desenvolver tal tratamento, o que envolveria uma porrada de voluntários, o que possivelmente ainda envolve diversas "etiologias", e logo diferentes taxas de sucesso para o que se inventar, etc.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2015, 17:03:39 »

A psicóloga não está preocupada com isso, ela simplesmente quer ajudar quem procurá-la por livre e espontânea vontade.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2015, 17:05:19 »

Se pessoas deixaram de ser gays, então isto é algo possível, se é possível então por qual motivo se deveria proibir  um psicólogo de ajudar uma pessoa que livremente busque essa ajuda?

Porque a religião juntamente co esse "tratamento" partem do pressuposto de que ser gay é errado de alguma forma.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2015, 17:10:19 »
Por que nenhum psicólogo sabe qual é o tratamento para obter isso, se é que isso foi realmente o que aconteceu, nos supostos casos. Então não pode prometer tratamento.

Porque supostamente nenhum psicólogo sabe, mesmo que seja possível, então vamos proibir que algum psicólogo tente ?

Antes disso teria que haver aceitação de desenvolver tal tratamento, o que envolveria uma porrada de voluntários, o que possivelmente ainda envolve diversas "etiologias", e logo diferentes taxas de sucesso para o que se inventar, etc.

Então na sua opinião se não houver uma porrada de voluntários e muitos psicólogos interessados nisso,  então deve-se  proibir que qualquer psicólogo tente ajudar quem queira livremente ser ajudado.

E também do seu argumento devemos concluir que os tratamentos psicológicos atualmente oferecidos tem consenso mundial na comunidade científica de psicologia ? 

« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 17:20:30 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2015, 17:16:36 »

Porque a religião juntamente co esse "tratamento" partem do pressuposto de que ser gay é errado de alguma forma.

Isso não deveria ser mais impedimento do que uma religião gay achar que é "certo" ou "dever". Religiosos acham que é errado homem usar cabelo comprido, ainda assim barbeiros podem cortar o cabelo dos homens curto, se estes assim quiserem.

Porque supostamente nenhum psicólogo sabe, mesmo que seja possível, então vamos proibir que algum psicólogo tente ?

Deve-se proibir psicólogos de prometerem/tentarem tratamentos picaretas, que estejam simplesmente inventando do nada.

Não vejo problema em haver estudos com voluntários, mas não pode haver exatamente promessas de "tratamento", pois, como disse, provavelmente nem há só uma "etiologia" para começar.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2015, 17:23:46 »

Deve-se proibir psicólogos de prometerem/tentarem tratamentos picaretas, que estejam simplesmente inventando do nada.

Qual a definição de um tratamento psicológico não picareta ?

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2015, 17:27:21 »

Aqueles testados com sucesso em várias pessoas, por diferentes especialistas, com métodos e resultados publicados em periódicos revisados por pares?

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2015, 17:28:26 »

A psicóloga não está preocupada com isso, ela simplesmente quer ajudar quem procurá-la por livre e espontânea vontade.

Como a taróloga que foi indiciada por fraude... só queria ajudar.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2015, 17:29:37 »

Então qualquer coisa que uma religião qualquer diga que é errado não deverá ser  objeto de estudo e/ou tratamento por alguma área científica ?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2015, 17:35:28 »

Aqueles testados com sucesso em várias pessoas, por diferentes especialistas, com métodos e resultados publicados em periódicos revisados por pares?

E você tem certeza que todos os tratamentos psicológicos atualmente oferecidos no mundo foram  testados com sucesso em várias pessoas?

E quanto seriam essas várias pessoas?  Pelo menos 100? 1000? 10.000? 100.000? 1.000.000?

« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 17:37:46 por JJ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #24 Online: 17 de Maio de 2015, 17:43:33 »

Então qualquer coisa que uma religião qualquer diga que é errado não deverá ser  objeto de estudo e/ou tratamento por alguma área científica ?

Você é que está fazendo a análise dessa forma, cuidado com o declive escorregadio. A religião vê o homossexualismo como pecado, e a partir daí eles propuseram essa "cura gay" como se fosse algo com base científica através da psicologia, só que não, não existe nada que embase essa perspectiva, até pelo contrário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!