Existem tipos de homossexualidade que ainda são oficialmente categorizadas como doença pelo CID-10 (transexualismo com certeza; travestismo também, eu acho), em ambos os casos como doença mental (transtornos da personalidade).
A despeito disso eu mantenho sobre qualquer tipo de homossexualidade a mesma percepção que sempre tive, que não deve haver uma única causa para se tornar homossexual: é curioso que sobre este tema se pegarmos dois dos mais proeminentes (e babacas) ativistas GLTBS (Luiz Mott e Jean) é capaz dos dois se estapearem porque enquanto um defende que a homossexualidade é definida geneticamente (o sujeito nasce gay, é uma condição intrínseca a ele) o outro defende com a mesma veemência que o indivíduo se torna gay, é totalmente cultural.
Eu que não sou ativista GLTBS e tenho preocupação zero com como as outras pessoas gostam de fazer ou de deixar de fazer sexo desde que seja consensual e entre seres humanos que saibam minimamente o que estão fazendo (adolescentes pra cima, sem problemas mentais graves) não acho que tudo deva ter apenas uma única verdadeira explicação, podendo até elas se somarem.
Creio em deus e nas evidências acadêmicas de que disponho que pessoas podem se tornar homossexuais por razões genéticas ou epigenéticas, mas também que podem optar por isso devido a traumas de infância, devido a dificuldade prática de encontrar parceiros do sexo oposto e toparem sair com quem mostrou a fim mesmo sendo do mesmo sexo, por "fetiches" passageiros, devido à pressões ambientais (como em religiões em que ser homossexual dá algum tipo de destaque)...
Não vejo grandes problemas em existir pessoas que procurem tratamento psicológico e outras que ofereçam para estes fins, a princípio.