Autor Tópico: Evangélicos retomam debate da 'cura gay'  (Lida 11575 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Evangélicos retomam debate da 'cura gay'
« Resposta #50 Online: 17 de Maio de 2015, 19:58:25 »

Se é possível uma pessoa deixar de ser gay,  qual  fraude estaria sendo realizada ao dar apoio para uma pessoa que queira realmente deixar de ser gay ?

E a base empírica (de preferência publicada em periódicos revisados por pares de respeito) para isso é...?

Eu pergunto todos os tratamentos psicológicos atualmente oferecidos no mundo só foram iniciados após publicados em periódicos revisados por pares de respeito?

Olha o espantalho, estamos nos referindo à experimentos de "cura gay".

Não é "espantalho", ele simplesmente está perguntando se todos tratamentos psicológicos "no mundo" tem respaldo científico, considerando que se não for o caso, então deveria liberar geral, ou no mínimo, só para tratamentos de alteração da atração sexual.

Acho que diferentes tratamentos têm diferentes níveis de aceitação, e deve haver bastante debate sobre eles. Desde os que acabaram sendo banidos pelos danos ("renascimento"), passando pelos mais inócuos (psicanálise), até os que funcionam positivamente (terapia cognitiva-comportamental).

Muito bom, várias vezes*  o Buckaroo Banzai tem demonstrado mais perspicácia para entender as minhas indagações e onde eu quero chegar.

:hihi:    :ok:

*Me refiro também a outras oportunidades em outros tópicos, além desse.

« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 20:02:39 por JJ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #51 Online: 17 de Maio de 2015, 20:36:46 »
Ótimo, imaginei que você não teria mesmo certeza.

E precisava?
Simplesmente por se ter uma ideia de como a ciência funciona, é possível deduzir isso, Watson.

Não me referi apenas a um possível aos números relativos a tratamento/apoio psicológico para gays que querem deixar de ser gays, a minha pergunta foi uma referência a todos os tratamentos psicológicos atualmente oferecidos no mundo.

E a pergunta correta é se é possível deixar de ser gay, e conforme o texto isto é possível, isto não é um fenômeno impossível.

Tá, e este texto comprova que as alunissagens tripuladas nos anos 60 e 70 foram uma fraude!
http://www.afraudedoseculo.com.br/
Ele não poderia mentir, poderia? :smartass:
Hum, e ".com", $$$.

Então a questão é que você afirma ser impossível deixar de ser gay ?

É possivel deixar de ser gay JJ?

As pessoas citadas no texto afirmaram que deixaram de ser.

Qualquer um pode afirmar qualquer coisa, eu quero saber de voce se é possível ou não.
« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 20:39:27 por _Juca_ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 17 de Maio de 2015, 20:55:59 »

Qualquer um pode afirmar qualquer coisa, eu quero saber de voce se é possível ou não.

Acredito que nos casos em que a pessoa realmente queira isto possa ser possível, mas ainda mais importante eu acredito que as pessoas devem ter a liberdade de procurar por isso e os profissionais de psicologia que assim quiserem devem ter a liberdade de poderem ajudá-los.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 17 de Maio de 2015, 23:13:21 »

Acredito que nos casos em que a pessoa realmente queira isto possa ser possível, mas ainda mais importante eu acredito que as pessoas devem ter a liberdade de procurar por isso e os profissionais de psicologia que assim quiserem devem ter a liberdade de poderem ajudá-los.

1- existe alguma base científica para afirmar que é possível reverter a sexualidade da pessoa?

2 - porque um profissional da saúde ajudaria uma pessoa a reverter sua sexualidade se isso não é considerado um problema patológico, uma doença, ou um distúrbio ou disfunção psicológica qualquer?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 17 de Maio de 2015, 23:35:50 »
<a href="https://www.youtube.com/v/bS_ablLRIAA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/bS_ablLRIAA</a>

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #55 Online: 17 de Maio de 2015, 23:43:15 »
2 - porque um profissional da saúde ajudaria uma pessoa a reverter sua sexualidade se isso não é considerado um problema patológico, uma doença, ou um distúrbio ou disfunção psicológica qualquer?

Pelos mesmos motivos fonoaudiólogos auxiliam pessoas a "perder" ou "enfraquecer" seus sotaques e variações naturais da fala  e que cirurgiões plásticos realizam intervenções cirúrgicas para mudar o tamanho e aparência de diversas partes do corpo humano, na maioria das vezes apenas porque seus clientes julgam "feios" ou "indesejáveis".
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 18 de Maio de 2015, 01:40:59 »
Os heteros aqui que acham que a cura gay é possível, acham que alguma coisa os faria deixar de serem heteros? Que um tratamento vai fazer vocês deixarem de achar a Marquezine gostosa e começar a ter tesão no Alexandre Frota?

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Maio de 2015, 01:48:19 »
Os heteros aqui que acham que a cura gay é possível, acham que alguma coisa os faria deixar de serem heteros? Que um tratamento vai fazer vocês deixarem de achar a Marquezine gostosa e começar a ter tesão no Alexandre Frota?

:biglol: É um pesadelo!

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Maio de 2015, 02:40:01 »

Detalhe relevante - já ouviu falar de comportamento sexual situacional/contextual?
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #59 Online: 18 de Maio de 2015, 08:14:06 »
Daria até um teste interessante, prum hétero munido de boa vontade em nome da ciência procurar ajuda de um psicólogo para "conversão" homossexual e ir relatando o progresso.

Talvez até dê mesmo pra fazer algo assim com animais.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Maio de 2015, 08:48:42 »
Procurando agora pelo tema no google, da pra ver o quão controverso é o tema e realmente muito pouco "endossado" por qualquer estudo metodologicamente confiável.

Mas não deixa de ser quase que só ética a questão: qualquer pessoa pode procurar um psicólogo pra qualquer tipo de orientação?

- Uma pessoa assexuada pode procurar um psicólogo buscando mudar a própria orientação sexual em caso de infelicidade?
- Um heterossexual pode procurar um psicólogo buscando mudar a própria orientação sexual em caso de infelicidade?
- Um bissexual pode procurar um psicólogo buscando mudar a própria orientação sexual em caso de infelicidade?

Daí a pergunta pra ver se psicólogo será efetivo/nocivo ou não é outra seara.

Mas me parece que essas perguntas são algo como: - uma pessoa baixinha pode procurar um psicólogo pra lhe ajudar a ficar mais alta?

Até pode, mas não faz o menor sentido.

Talvez o psicólogo consiga fazer um trabalho efetivo no sentido de anular ou transformar a visão do paciente acerca dos pontos negativos de sua própria condição, seja la qual for, caso essas sejas realmente imutáveis.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #61 Online: 18 de Maio de 2015, 12:08:05 »
Eu acho que um há um mecanismo biológico que assim como leva Tilápias a mudar de sexo também podem induzir machos humanos a terem comportamento homossexual, porém desconfio que machos que experimentam a homossexualidade não voltam a ser machos como antes, é mais ou menos como uma "experiência adquirida"(que eu coloco entre apspas aqui porque penso que deva ser algo um pouco mais preponderante que apenas experiência) que não pode ser mais suprimida.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #62 Online: 18 de Maio de 2015, 12:14:32 »
E  um exemplo é o suficiente  para chegar a estender para todo o restante ? E além do mais a comparação é inadequada, pois Alan Turing foi coagido a fazer tratamento, e em momento algum foi aqui afirmado que se deva coagir pessoas para que deixem de ser gays, muito pelo contrário, várias vezes já foi enfatizado que isto só deve ser feito de livre e espontânea vontade da pessoa interessada em obter ajuda .

Sobre pessoas buscarem espontaneamente isso, e obterem sucesso, desconheço.
Mas ainda estamos esperando as evidências que alguém pode realmente mudar de orientação sexual, do tipo 100%, que se pare completamente de sentir atração por pessoas do mesmo sexo.
Essa é a dúvida, pelo menos a minha, é possível que um ser humano pare completamente, atenção, completamente de sentir atração por pessoas de sexo igual/oposto?
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Maio de 2015, 12:28:29 »
Daria até um teste interessante, prum hétero munido de boa vontade em nome da ciência procurar ajuda de um psicólogo para "conversão" homossexual e ir relatando o progresso.

Com animais tenho certeza que já fizeram algumas coisas, camundongos gays e lésbicas. Mas acho que foi mais invasivo (talvez até serem já camundongos criados com genes desativados, mas acho que havia também algo feito com camundongos normais). O vice-versa eu não me lembro de já ter ouvido falar.

Prova de que a comunidade acadêmica faz parte da conspiração gayzista, se focando apenas em métodos de gayficação em massa, para posterior sodomização em massa.

Teve ao menos um caso alegado de pessoa que bateu a cabeça e virou lésbica, ou algo assim. Pode ser simplesmente mentira, um jeito esquisito de "sair do armário" que ela achou mais conveniente, mas em teoria, se a atração sexual está fisicamente determinada no cérebro, se puder se promover de alguma forma a mudança de um estado em outro, teria-se também a mudança de orientação sexual correspondente.

Não sei com que meios poderia se conseguir isso, só não parece imediatamente algo impossível "por definição", talvez até havendo modelos animais de como fazer isso. Talvez o maior problema nesse nível totalmente teórico seja um heterossexual querer fazer essa mudança, mesmo que for para reverter depois. Já com homossexuais ao menos há em alguns casos esse desejo manifesto de mudança.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Maio de 2015, 12:46:10 »

Com animais tenho certeza que já fizeram algumas coisas, camundongos gays e lésbicas. Mas acho que foi mais invasivo (talvez até serem já camundongos criados com genes desativados, mas acho que havia também algo feito com camundongos normais). O vice-versa eu não me lembro de já ter ouvido falar.

Eu queria ver algo relacionado a um aspecto mais "comportamental" mesmo, cultural ou de organização social.

Como se comportaria um indivíduo (camundongo) de orientação sexual x exposto a um convívio não muito propício a seu "tipo" preferido de relação sexual? Poderia ser por causa de oferta mesmo, ou facilidade de obtenção. Será que no longo prazo há alguma alteração ou vão todos se manter padrão? E se há alteração, ela será apenas momentânea ou algo que perdure?

Não que seja o exemplo ideal ou que tenha qualquer relação séria com o tema, mas, no caso das prisões e as relações homossexuais (consensuais) entre indivíduos a priori heterossexuais, o que acontece no longo prazo mesmo pós-prisão? Qual é o gatilho pra que aconteçam essas relações? Será que funcionam só praqueles que já tenha uma "pré-disposição" homossexual, ou as circunstâncias podem cunhar o desejo e habito?

Se o ambiente e demais circunstâncias forem capazes de moldar as vontades sexuais do indivíduo, não duvido que seja possível um serviço que altere a orientação de alguém, embora possa variar de efetividade individualmente, como acontece com outras "intervenções".

Tem também a questão: se um indivíduo que tem uma orientação sexual x prática e auto-declarada, não frequentemente adota "práticas" de orientação sexual y, esse indivíduo ao final tem qual orientação?

Prova de que a comunidade acadêmica faz parte da conspiração gayzista, se focando apenas em métodos de gayficação em massa, para posterior sodomização em massa.

LOL.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Maio de 2015, 13:03:32 »
Uma vez li uma mini-notícia/comentário sobre isso de sexo "pseudo homosssexual" em prisões, e dizia-se que os prisioneiros começavam até a enxergar qualidades femininas nos companheiros, ver com outros olhos suas "curvas" e etc. :biglol:

Se bobear algumas "curas" homossexuais podem se basear nesse princípio, combinado à escolha por mulheres mais másculas (ou homens mais femininos), e talvez até chegadas em inversão dos papéis sexuais tradicionais, se valendo acessórios...

Não acho que seja algo que alguém possa dizer, "mas minha nossa, como o indivíduo é heterossexual hoje em dia, meu deus". Mas talvez seja o que baste para a aceitação social, já que não deve haver tanta necessidade de ficar tornando público tudo que fazem em particular...

Acho que se as pessoas já não forem "muito" bissexuais, só esse tipo de coisa deve ser o máximo que se consegue com coisas mais leves/"comportamentais".

Se bem que acho que já vi algo sobre as pessoas que se dedicam muito a algumas dietas acabarem desenvolvendo um certo nojo/repulsa por coisas que antes comiam por achar saborosas, talvez pudesse haver algo análogo também.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #66 Online: 18 de Maio de 2015, 13:17:40 »
Acho (achismo mesmo, na alta), que aquele que experimenta as delícias do sexo anal (indubitavelmente mais prazeroso para o homem) não quer ficar sem; nosso velho cerebrozinho velho de guerra tem uma tendência enorme em repetir/procurar comportamentos/situações prazerosas...

Quanto às lésbicas, o conhecimento do corpo feminino a priori leva vantagem...

Uma "cura gay" seria possível apenas se ainda existisse o CID 302.0, o qual classificava a homossexualidade como transtorno mental, extinto em 1990. E sabemos que nenhum dos métodos que prometem mudar a orientação sexual são reconhecidos como eficazes pelos órgãos oficiais de psicologia (CFP) nem de medicina (CFM) nem pela Organização Mundial de Saúde OMS, pois os estudos mostram que eles apenas levam o indivíduo a reprimir seu desejos e provocam mais conflitos e sofrimentos.

É portanto proibido a médicos e psicólogos o uso de tais métodos como tratamento. Também é proibido divulgar tais técnicas como terapias médicas ou psicológicas. Os profissionais que o fizerem devem ser denunciados ao conselho regional profissional (CRM para médicos ou CRP para psicólogos) para serem punidos.

CID 10- F65 - Transtornos da preferência sexual

CID 10 - F65              Transtornos da preferência sexual
CID 10 - F65.0      Fetichismo
CID 10 - F65.1      Travestismo fetichista
CID 10 - F65.2      Exibicionismo
CID 10 - F65.3      Voyeurismo
CID 10 - F65.4      Pedofilia
CID 10 - F65.5      Sadomasoquismo
CID 10 - F65.6      Transtornos múltiplos da preferência sexual
CID 10 - F65.8      Outros transtornos da preferência sexual
CID 10 - F65.9      Transtorno da preferência sexual, não especificado

Assunto de polícia, essa tal "cura gay"...
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #67 Online: 18 de Maio de 2015, 13:46:31 »
Não se pode confundir experiência homossexual com ser homossexual. Um homem preso por 10 anos que transa com um cara não necessariamente "virou" homossexual. Ter atração por alguém do sexo oposto não é uma coisa que acontece por decisão própria. Aliás, alguns estudos sugerem uma boa participação da genética na coisa.

http://news.sciencemag.org/biology/2014/11/study-gay-brothers-may-confirm-x-chromosome-link-homosexuality
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #68 Online: 18 de Maio de 2015, 14:19:44 »
Péssimo isso de chamar o gene Xq28 de "gene gay"...

Não é conclusivo, contudo. Lendo mais sobre o assunto.

E eu não associei a experiência ao estado, não se "vira" homossexual, admito; minha intenção foi chamar a atenção para o fato de que a experiência tem sim, valor, pois trata-se de um conhecimento adquirido, não tem como ignorar isso.

GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 18 de Maio de 2015, 14:30:47 »
Uma "cura gay" seria possível apenas se ainda existisse o CID 302.0

Esse é um aspecto terminológico/legal, que não afeta tanto a coisa "na prática", objetiva, exceto se falando de aspectos legais, possibilidade de prisão.

Não se trataria então de "cura" gay (que vem sendo colocada sempre em aspas por todos, acho), mas de "procedimentos para alteração voluntária da orientação sexual [não patológica]". Que talvez possa ser fraseado de coisa mais amena como equivalente a "procedimento para perder sotaque", como análogo a outra coisa considerada não-patológica, mas que as pessoas podem querer perder também. Talvez até "curso para deixar de ser canhoto".

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 18 de Maio de 2015, 14:34:20 »
A "cura gay" estaria, na pior das hipóteses, no mesmo patamar de diversas terapias "alternativas" vigentes e que não são perseguidas por isso.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 18 de Maio de 2015, 14:37:59 »
Não se pode confundir experiência homossexual com ser homossexual. Um homem preso por 10 anos que transa com um cara não necessariamente "virou" homossexual. Ter atração por alguém do sexo oposto não é uma coisa que acontece por decisão própria. Aliás, alguns estudos sugerem uma boa participação da genética na coisa.

http://news.sciencemag.org/biology/2014/11/study-gay-brothers-may-confirm-x-chromosome-link-homosexuality

É possível que haja alguma contribuição genética para uma grande parte dos comportamentos e propensões que as pessoas comumente querem mudar.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #72 Online: 18 de Maio de 2015, 14:43:39 »
Eu sou a opinião que, de fato, é muito difícil senão impossível uma pessoa que viveu toda a sua vida seguindo uma orientação sexual passar para outra.
Acho parecido com o caso dos fumantes inveterados, que sofrem irresistível tentação de fumar.

Para o caso de uma pessoa adulta, claro.
Na adolescência, há a possibilidade de mudar a orientação sexual, e isso pode ser não tão próximo do impossível.

Portanto, depois de adulto e do estabelecimento de uma orientação definida, no caso homossexual, alguém dificilmente deixaria de ser gay.
Porém, como o fumante que é fumante, mas que gostaria de parar de fumar, o gay pode também querer parar de "exercer" a homossexualidade. Creio que ele sempre será tentado e sofrerá desejos homossexuais pelo resto da vida, ou seja, sempre será gay. Não conseguirá renunciar a essa condição.

Só que ele poderia ter direito a receber apoio e orientação para se manter longe do cigarro, ops, digo, do sexo igual ao seu. Afinal, trata-se de um gigantesco desafio que muitos não conseguiriam enfrentar sozinhos, sem um apoio consistente, não só da família e dos mais próximos como também de um profissional da área dos pensamentos, desejos, ambições, sentimentos, personalidade, ou seja, tudo a ver com o problema real que ele ora enfrenta.

Assim como o fumante tenta se manter afastado do cigarro, mesmo sofrendo tentações para voltar a um trago profundo, o indivíduo que quer "mudar de vida" pode, também, tentar se manter longe do sexo com alguém do seu mesmo lado. O profissional mais do que indicado para prestar esse apoio, orientação, oferecer técnicas e artifícios para se conseguir o intento é justamente o psicólogo. É a fome com a vontade de comer: o cara quer dar uma guinada na sua vida, quer mudar sua orientação sexual. Quem pode lhe prestar ajuda, apoio e orientação? Quem? Quem? O psicólogo.

Já o motivo que o faz querer essa mudança não vem ao caso. Seja religião, seja família, seja pressão social, seja ele mesmo doutrinado e convencido disso, seja o que for, não importa. Ele quer. Ele gostaria disso. Ele é autônomo e dono de seu corpo, de sua vida, de suas necessidades e motivos de felicidade pessoal. Ele almeja, ele aspira, ele deseja mudar sua atual orientação sexual.

Por que esse indivíduo seria privado de uma ajuda?
E mais: da melhor ajuda possível que viria de um profissional que investiga esses processos.
Por que proibir esse profissional de atuar, já que ele não foi o gatilho do processo? Ele não atraiu; ele foi procurado.

Para coibir a ação de charlatães, o que eu acho que o Conselho de Psicologia poderia fazer no máximo seria proibir psicólogos de fazerem propaganda desse tipo de tratamento. O psicólogo não poderia fazer anúncios e publicidade. Mas se ele for procurado no seu consultório para iniciar uma série de sessões no sentido de manter o paciente afastado do que ele pediu, mesmo que ele nunca deixe sua real natureza homossexual, qual o mal? O paciente pede por isso. O psicólogo pode fornecer isso. Qual o crime, qual o drama?

Reforço a ideia de que o motivo que levou o indivíduo a tomar a decisão não pertence a esse debate. Ele já decidiu, seja por qual motivo foi. O que ele quer agora é pôr em prática a abstinência da coisa. Que encontre o seu analista, psicólogo, terapeuta que o oriente com as ferramentas técnicas que possui e que sejam felizes, paciente e psicólogo. No final, o paciente sempre será gay, mas conseguirá realizar seu plano de não "exercer" essa orientação e se manter longe do sexo homossexual, por quais cargas d'água sejam o seu motivo.

Passou em 'brancas nuvens' (que coisa mais gay) essa postagem do Gabarito, sem nenhum comentário.

Concordo com ele.

É provável que o sujeito não deixe de ser gay, mas se ele quer conseguir ficar afastado de práticas homoeróticas (e foi muito boa a analogia com o tabagismo), não importa se é por razões/preconceitos reliogiosos, é um direito dele procurar ajuda.
O sujeito se sente culpado, incomodado em dar a bunda. Ele é maior de idade e quer deixar de dar. Mas tem dificuldades. Tem psicólogo que aceita ajudá-lo, qual o mal nisso? (totalmente diferente do caso do Turing).

O máximo que acho que o conselho de psicologia podia fazer, acho, é proibir de apregoar que o psicólogo vai "curar", mas que não deveria impedir do psicólogo ajude o indivíduo a viver afastado dos atos homoeróticos.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 14:51:59 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #73 Online: 18 de Maio de 2015, 14:49:55 »
não se "vira" homossexual, admito;
Ora, mas é claro que sim, que se vira. A homossexualidade é só presumida até que seja revelada.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Maio de 2015, 14:58:15 »

Passou em 'brancas nuvens' (que coisa mais gay) essa postagem do Gabarito, sem nenhum comentário.

Concordo com ele.

É provável que o sujeito não deixe de ser gay, mas se ele quer conseguir ficar afastado de práticas homoeróticas (e foi muito boa a analogia com o tabagismo), não importa se é por razões/preconceitos reliogiosos, é um direito dele procurar ajuda.
O sujeito se sente culpado, incomodado em dar a bunda. Ele é maior de idade e quer deixar de dar. Mas tem dificuldades. Tem psicólogo que aceita ajudá-lo, qual o mal nisso? (totalmente diferente do caso do Turing).

O máximo que acho que o conselho de psicologia podia fazer, acho, é proibir de apregoar que o psicólogo vai "curar", mas que não deveria impedir do psicólogo ajude o indivíduo a viver afastado dos atos homoeróticos.

Acho que ninguém está aqui pregando que a pessoa não tem o direito de deixar de praticar o sexo com o mesmo sexo, o problema está na própria pessoa ou nas outras acharem que essa prática é de algum modo errada, danosa, permissiva, pecaminosa, não natural. Não há nada de errado na homossexualidade, na bissexualidade, tanto quanto não há na heterossexualidade, é algo normal e faz parte de nossa natureza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!