Datafolha: Lula continua líder e Bolsonaro para de crescerO Jornal de todos Brasis
Datafolha: Lula continua líder e Bolsonaro para de crescer
LILIAN MILENA
QUA, 31/01/2018 - 09:45
ATUALIZADO EM 31/01/2018 - 09:49
Em eventual cenário sem ex-presidente candidaturas mais beneficiadas seriam de Mariana Silva e Ciro Gomes; Alckmin estabiliza junto com Huck, entre 6% e 8%
foto_lula_marques_agencia_pt_2.jpg
(Foto Lula Marques Agência PT)
Jornal GGN - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em primeiro lugar na intenção de votos. Pesquisa realizada pelo Datafolha, entre os dias 29 e 30 de janeiro, aponta favoritismo entre 37% do eleitorado, mesmo após o resultado da ação judicial no Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4).
No início de dezembro do ano passado, o levantamento do Datafolha mostrava Lula na liderança com 34% e Bolsonaro com 17%. Portanto o ex-presidente sofre uma leve melhora e a votação para o deputado continua praticamente igual. Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31), o instituto de pesquisa aponta que os votos em favor de Bolsonaro, na verdade, oscilaram negativamente em todos os quadros na pesquisa, em comparação com o levantamento de novembro, portanto parou de crescer.
Nas simulações em segundo turno, as intenções de voto para o deputado também ficaram estáveis sendo derrotado tanto por Lula (49% a 32%) quanto pela ex-senadora Marina Silva (42% a 32%), que aparece em segundo lugar no primeiro turno, caso Lula não concorra.
Assim, em um eventual cenário sem Lula na disputa, após Bolsonaro com seus 18%, segue Marina Silva (Rede) com 13%, Ciro Gomes (PDT) com 10% e Geraldo Alckmin (PSDB) e Luciano Huck (sem partido) tecnicamente empatados com 8% cada.
As principais candidaturas que seriam impulsionadas com a saída de Lula nessas eleições são a de Marina, que passa de 8% para 13% e Ciro Gomes, de 6% para 10%. As candidaturas de Alckmin e Huck também sobem, mas pouco, de 6% para 8%.
O ex-presidente Lula também lidera o primeiro turno em todos os cenários, variando de 34% a 37% das intenções de voto. Contra Alckmin venceria no segundo turno por 49% a 30% e contra Marina, por 47% a 32%.
Lula pode ficar inelegível com a condenação no TRF-4, mas essa decisão depende do Tribunal Superior Eleitoral e deverá ocorrer em setembro. Segundo o Datafolha, a pesquisa foi realizada em 174 municípios com 2.826 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05351/2018.
https://jornalggn.com.br/noticia/datafolha-lula-continua-lider-e-bolsonaro-para-de-crescer