Socialismo e comunismo são modelos ideológicos de coletivizacão, de manadizacão do ser humano.
Para o Huxley o socialismo é um discurso político usado como instrumento para obter e manter indefinidamente o controle da sociedade. Este controle poderia ser o que você nomeia como "manadização".
Por hipótese, vamos admitir que seja: Lenin, Stalin, Mao, Pol Pot, Ho Chi Mim, Nicolae Ceau?escu, Luis Carlos Prestes... essa turma toda jamais teria acreditado na viabilidade de uma real ditadura do proletariado que assumiria o controle efetivo dos meios de produção.
Mas todos eles supostamente sabiam que o discurso ideológico do marxismo teria efeito hipnótico sobre as massas, que se levantariam pela Revolução e então entregariam o poder a estes manipuladores que manteriam, pela doutrinação e pela força, o status quo adquirido.
Tá, é uma tese. A tese dele.
Mas há um problema: a História provou que esse tipo de projeto de poder fracassou e fracassa.
Por consequência, hoje, tanto as massas não se mostram mais tão susceptíveis a esse discurso, como não parece mais existir um movimento político amplo, organizado, influente, se valendo desse tipo de discurso nem para obter o poder e nem para se manter no poder. E obviamente porque uma coisa implica na outra: se a ideologia socialista caiu no descrédito, deixou de ser um discurso eficaz para mobilização das massas. E se as massas já não se deixam seduzir por essa ideologia como antes, se torna contraproducente politicamente levantar a bandeira do socialismo. Hoje mais um fardo do que um trunfo.
É fato. Aqui no Brasil, por exemplo, país pobre e desigual, temos 4 partidos que se declaram mais ou menos "socialistas".
Seriam PCdoB, PSOL, REDE e PSTU. E hoje todos estes fazem partidos campanha e disputam as eleições livremente. Atuam perante a sociedade sem embaraços.
Agora, dá uma olhada na composição da câmara que conta com 513 parlamentares:
PSOL - 10 deputados
PCdoB - 9 deputados
Rede - Unzinho só.
E o PSTU, que destes tem o discurso mais socialista, nem conseguiu ter representante no congresso.
É com esse "efeito hipnótico" que os socialistas vão controlar a sociedade? Isso tá muito longe de poder ser chamado de "manadização".
Eu acho que efeito hipnótico tem o PP; sem proposta e atolado em escândalos de corrupção, emplacou 37 deputados.
E manadizado só pode estar o cara que se deixou convencer do "perigo vermelho"!