Autor Tópico: Vídeos políticos  (Lida 68208 vezes)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
Re:Vídeos políticos
« Resposta #875 Online: 20 de Agosto de 2017, 16:46:45 »
Por acaso eu tava vendo algo sobre Periscope (um app pra transmissão através de mobiles) e achei sobre um tal Martin Shkreli, que detém o monopólio da patente dum remédio pra tratamento da AIDS e aumentou muito o preço do remédio. Na época eu nem sabia a relevância dele só que era da área de negócios farmacêuticos.

Esse assunto toca na questão do monopólio, um dos problemas dos capitalismo sem algum controle estatal.

Como assim isso se refere ao "capitalismo sem algum controle estatal"? Direito de patente é um monopólio artificialmente CRIADO pelo Estado. O detentor do monopólio de patente recorre à coerção do Estado pois sabe que, na ausência dele (isto é, livre mercado), seus concorrentes provavelmente fabricariam seu remédio e botariam seu preço lá embaixo.

Tecnologia proprietária defendida por patente é um bem não-rival no consumo. A utilização de certa ideia por um agente econômico não impede que outros a utilizem, enquanto a utilização de um bem rival, por exemplo, um bem de consumo por um consumidor, inviabiliza sua utilização por outro.

Ótima  resposta.  Ao ler sobre este caso, de cara  muitas pessoas  irão dizer:  capitalista canalha !  Entretanto como você bem observou ele está apenas se aproveitando  de uma legislação e do poder estatal de coerção, que é o que dá validade a essa legislação.  Sem o monopólio do poder de matar do Estado (ou de forma eufemística: monopólio de uso da força),  essa legislação não valeria nada.

Relendo agora vi que ficou parecendo que seria necessário acabar com o monopólio do uso da força pelo Estado,  mas  obviamente isso não seria necessário  para resolver este problema,  bastaria que se revogasse todas as leis relativas à patentes.

Sem leis de patentes o cara não teria mais o Estado ao lado dele para defendê-lo de uma quebra de patente.
Você não acha que a inexistência de patentes (como também de direitos autorais) desestimularia a busca por inovações, já que muito dinheiro e tempo investido na criação de algo novo não valeria o esforço, pois depois de criado, qualquer um poderia simplesmente copiar aquilo e concentrar seus investimentos apenas no processo de fabricação, logística e venda? Aqueles que criam não receberiam o valor adequado para se sentir motivado a criar (já que seria mais fácil esperar alguém criar algo e simplesmente copia-lo). Ou então mais dinheiro e tempo teria que ser gasto para proteger os segredos importantes sobre como fabricar este produto, e enquanto os concorrentes não descobrissem como copiar aquilo, a tendência seria o aumento do custo do produto para os clientes (devido aos altos custos investidos na proteção dos segredos)?

Como já argumentou Stephan Kimsella, os malefícios da lei de patentes possivelmente contrabalançam todos os benefícios citados, anulando o benefício líquido: http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=29 *

Ademais, estamos discutindo um caso específico, então teríamos que perguntar o que é mais importante: o lucro excessivo artificialmente produzido pela mamata estatal do estabelecimento do monopólio ou a vida das pessoas? A verdade é muitos países, o que que incluiu os EUA, tem legislação de proteção à concorrência. O mark-up das empresas donas de patentes poderiam ser controlados por meio da concorrência, com um fenômeno igual ou semelhante ao citado neste tópico sendo estabelecido como um gatilho para obrigar a empresa a se fatiar em múltiplas companhias, cada uma delas detentoras da patente que motivou a cissão corporativa. 

* Para quem não quer fazer login no IMB: https://mises.org/system/tdf/Against%20Intellectual%20Property_2.pdf?file=1&type=document
« Última modificação: 20 de Agosto de 2017, 17:08:46 por -Huxley- »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #876 Online: 20 de Agosto de 2017, 17:51:13 »
Vou ler o livro indicado, talvez isso possa mudar minha opinião.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #877 Online: 21 de Agosto de 2017, 00:11:11 »
O autor não defende que os malefícios superam os benefícios no caso das leis de proteção de propriedade intelectual, e sim que os benefícios alegados por aqueles que defendem estas leis não são claros ou evidentes. Além disso, ele diz que isso é irrelevante, que o importante mesmo é definir se as leis de proteção de propriedade intelectual são justas. E segundo ele não o são, por uma questão de conter inúmeras arbitrariedades e também por violarem o princípio de que somente bens escassos e tangíveis devem ser protegidos por leis de proteção de propriedade, com o objetivo de evitar conflitos. Segundo ele idéias não são escassas nem tangíveis, e limitar o uso delas com leis de proteção de propriedade intelectual pode gerar conflitos ao invés de evita-los. Além disso leis assim passam a interferir no direito dos outros de usarem os seus bens tangíveis da maneira que desejam (como proibindo um indivíduo de usar sua tinta e papel para copiar o texto do livro de um autor original). Patentes e direitos autorais segundo o autor não seriam justas por esses motivos.

Eu acho que os pontos levantados por ele são bons em apontar falhas nas leis de proteção de propriedade intelectual, mas a extinção completa de qualquer proteção a propriedade intelectual não me parece justo com os criadores de inovações intelectuais, já que alguém que trabalhou décadas e investiu muito esforço e  dinheiro numa invenção poderia simplesmente ser menos recompensado do que o espertalhão que simplesmente esperou o primeiro inventar este algo novo e com uma fração do esforço, tempo e dinheiro investido pelo criador copiou e passou a lucrar mais que o criador (digamos que o copiador seja melhor que o criador em produzir e vender) com uma ideia que ele não teve qualquer esforço em desenvolver.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #878 Online: 21 de Agosto de 2017, 10:08:21 »
O autor não defende que os malefícios superam os benefícios no caso das leis de proteção de propriedade intelectual, e sim que os benefícios alegados por aqueles que defendem estas leis não são claros ou evidentes. Além disso, ele diz que isso é irrelevante, que o importante mesmo é definir se as leis de proteção de propriedade intelectual são justas. E segundo ele não o são, por uma questão de conter inúmeras arbitrariedades e também por violarem o princípio de que somente bens escassos e tangíveis devem ser protegidos por leis de proteção de propriedade, com o objetivo de evitar conflitos. Segundo ele idéias não são escassas nem tangíveis, e limitar o uso delas com leis de proteção de propriedade intelectual pode gerar conflitos ao invés de evita-los. Além disso leis assim passam a interferir no direito dos outros de usarem os seus bens tangíveis da maneira que desejam (como proibindo um indivíduo de usar sua tinta e papel para copiar o texto do livro de um autor original). Patentes e direitos autorais segundo o autor não seriam justas por esses motivos.

Eu acho que os pontos levantados por ele são bons em apontar falhas nas leis de proteção de propriedade intelectual, mas a extinção completa de qualquer proteção a propriedade intelectual não me parece justo com os criadores de inovações intelectuais, já que alguém que trabalhou décadas e investiu muito esforço e  dinheiro numa invenção poderia simplesmente ser menos recompensado do que o espertalhão que simplesmente esperou o primeiro inventar este algo novo e com uma fração do esforço, tempo e dinheiro investido pelo criador copiou e passou a lucrar mais que o criador (digamos que o copiador seja melhor que o criador em produzir e vender) com uma ideia que ele não teve qualquer esforço em desenvolver.

O Stephan Kimsella não se limitou a dizer que os "benefícios alegados por aqueles que defendem estas leis não são claros ou evidentes". Ele chegou mesmo até questionar se há QUALQUER benefício agregado líquido em haver legislação de patentes, coisa que, segundo ele, não é demonstrado por quem a defende.

E, numa sociedade livre e de mercado, não existe essa coisa de "a cada um segundo seu mérito moral". Quem não concorda deve se questionar se aceitaria pagar mais por uma pizza somente porque o entregador veio andando, e não de moto, como já disse Rodrigo Constantino num artigo sobre as ideias de Hayek sobre esse assunto. Por falar nele, eis uma citação do economista austríaco instrutiva sobre esse assunto:

“Em outras palavras, devemos olhar para os resultados, não para intenções ou motivos, e podemos permitir que aja com base no seu próprio conhecimento apenas se também permitirmos que mantenha aquilo que os demais estão dispostos a pagar-lhe pelos seus serviços, independentemente do que se possa achar sobre a propriedade da remuneração do ponto de vista do mérito moral que o indivíduo possui ou da estima que temos por ele enquanto pessoa”.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/igualdade-valor-e-merito-o-ponto-de-vista-de-hayek/

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #879 Online: 21 de Agosto de 2017, 11:17:14 »
Eu entendo este ponto, mas vamos voltar para o beneficio de quem cria. Um autor de livros por exemplo, se fosse permitido a copia e distribuição indiscriminada de sua obra, ele provavelmente não conseguiria sobreviver apenas da criação de novos romances (ou seja lá qual seja o assunto sobre o qual ele escreva), já que a maior remuneração iria para aquele que conseguisse vender a sua obra (e pode ser que ele mesmo não conseguisse lucro algum, caso não seja eficiente em conseguir lucrar com a venda ele mesmo). Neste caso ele teria que ter alguma outra fonte de renda, e isso poderia fazer cair o número de escritores, a frequência de publicações ou a qualidade de suas obras (sério, não podemos provar isso (já que acho não existir nenhuma experiência neste sentido para servir como evidência), mas me parece uma hipótese razoável). Esta é uma visão utilitarista, mas eu ainda acho injusto de maneira jusnaturalista que criadores não sejam recompensados por seu esforço, tempo e dinheiro investido nas suas inovações, como aqueles que consigam vender melhor essas inovações depois de criadas. É algo do qual eu ainda preciso ser convencido.

Além disso o próprio Kinsella disse que libertários divergem quanto ao assunto dos direitos de propriedade intelectual, a própria Ayn Rand (que já criticou as teorias de Hayek por permitir certa interferência do Estado onde ela achava desnecessário) defendia leis de proteção de propriedade intelectual.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 11:21:32 por Skeptikós »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #880 Online: 21 de Agosto de 2017, 12:48:44 »
Acho que sem a proteção da propriedade intelectual ou da patente, licenciamentos etc ..  o ritmo das inovações seria o da alta idade média, onde ninguém fazia porra nenhuma porque não percebia valor nisso.

E ter uma ideia tem custo sim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #881 Online: 21 de Agosto de 2017, 13:52:53 »
Fico espantado quando alguém afirma que uma 'ideia não tem custo' ou que elas não devam ser protegidas por uma legislação de patentes.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #882 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:11:29 »
Acho que sem a proteção da propriedade intelectual ou da patente, licenciamentos etc ..  o ritmo das inovações seria o da alta idade média, onde ninguém fazia porra nenhuma porque não percebia valor nisso.

Fico espantado quando alguém afirma que uma 'ideia não tem custo' ou que elas não devam ser protegidas por uma legislação de patentes.

Também fico... me parece muito óbvio que se não houver alguma proteção (mesmo que não seja proteção total), em pouco tempo não vai valer a pena desenvolver nada novo, que será imediatamente copiado.
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #883 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:06:54 »

Também fico... me parece muito óbvio que se não houver alguma proteção (mesmo que não seja proteção total), em pouco tempo não vai valer a pena desenvolver nada novo, que será imediatamente copiado.

Mas proteger ideias é diferente de proteger produtos.

E existem ideias livres que movimentam a indústria e todos saem ganhando, como o Linux/Android.

Acho que isso é um bom debate, e vamos concordar que a lei das patentes atual dos EUA tem muitos pontos negativos. Existem as tais "patent trolls" que são empresas que vivem de comprar propriedades intelectuais e processar todo mundo que as utilizem. Isso está causando um impacto negativo grande na indústria de software a ponto de empresas rivais se unirem para acabar com as patent trolls.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #884 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:28:35 »
Por isso eu disse que as críticas do Kinsella são úteis no sentido de apontar diversas falhas na legislação de direitos de propriedade intelectual, mas dai partir para a conclusão de que patentes e direitos autorais não deveriam existir, na minha opinião é um exagero.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #885 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:50:29 »
Por isso eu disse que as críticas do Kinsella são úteis no sentido de apontar diversas falhas na legislação de direitos de propriedade intelectual, mas dai partir para a conclusão de que patentes e direitos autorais não deveriam existir, na minha opinião é um exagero.

Skeptikós falou bem, claro que a lei de patentes nos EUA não é perfeita, mas o caminho seria melhorar e não extinguir.
"Deus prefere os ateus"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #886 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:57:51 »

Pois é, podemos lembrar de  Maxwell que teve um trabalhão  para formular as suas equações, e depois um mundo de gente safada passou a usá-las  sem pagar direitos autorais, e enriqueceram em cima do trabalho dele.  Deve ser por isso que já faz décadas  que os  físicos  não conseguem  desenvolver soluções para alguns problemas sérios na física.  Estão desestimulados,  pois não podem patentear suas descobertas e ficarem ricos com suas descobertas...

« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 16:00:58 por JJ »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #887 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:11:56 »

Pois é, podemos lembrar de  Maxwell que teve um trabalhão  para formular as suas equações, e depois um mundo de gente safada passou a usá-las  sem pagar direitos autorais, e enriqueceram em cima do trabalho dele.  Deve ser por isso que já faz décadas  que os  físicos  não conseguem  desenvolver soluções para alguns problemas sérios na física.  Estão desestimulados,  pois não podem patentear suas descobertas e ficarem ricos com suas descobertas...

É possível patentear equações?

Quando se fala de patentes, eu pelo menos tenho em mente produtos comerciais.
"Deus prefere os ateus"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #888 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:23:21 »

É possível patentear equações?

Quando se fala de patentes, eu pelo menos tenho em mente produtos comerciais.

Não,  isto porque  não  inventaram alguma lei para isso. Pois, poderiam perfeitamente terem inventado.  Mas,  levantei essa lebre, aliás lembrei dela,  pois já vi este argumento com relação à  "falta de estímulos para descobrir coisas novas caso não haja proteção estatal via lei de patentes".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #889 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:25:23 »
Eu não digo nem que teria que ser necessariamente uma proteção estatal via lei de patentes, se houvesse alguma outra alternativa. Só acho temerário não ter proteção nenhuma. E também é perigoso ter proteção demais. A solução a meu ver seria procurar algo no meio termo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #890 Online: 21 de Agosto de 2017, 19:11:13 »
Só se pode patentear ideais com aplicações práticas, equações, teorias econômicas e etc. são consideradas ideais teóricas. Essa é uma das críticas contra as patentes, a linha traçada entre o que é considerado aplicação prática e teórica é arbitrária. Outra é a de que patentes criam obstáculos para outros aprimorarem ou utilizarem essas ideias para produzir resultados que beneficiariam a sociedade como um todo. A parte que versa sobre bens tangíveis e escassos também é uma boa crítica na minha opinião. Quando se usa a ideia de outra pessoa não se tira nada dela, pois esse bem não é subtrativo como os bens tangíveis e escassos. Mas uma pessoa não receber nada em troca por ter investido tempo, dinheiro e esforço desenvolvendo algo novo e útil para a sociedade só por ter produzido um bem não tangível e não escasso, não me parece justo.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #891 Online: 22 de Agosto de 2017, 21:41:18 »
Não querendo interromper a conversa muito boa sobre patente, mas uma manchete sobre o que pode acontecer quando você acusa alguém de receber dinheiro da Lei Rouanet sem provas:

<a href="https://www.youtube.com/v/NZjGOuUO9Lw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/NZjGOuUO9Lw</a>

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #892 Online: 23 de Agosto de 2017, 09:58:15 »
Segundo a professora, se o aluno tivesse jogado um ovo ao invés de um livro nela, ainda seria violência (e eu concordo), mas para ela as ovadas que Bolsonaro e Dória receberam não contam como agressão, e sim, atos revolucionários, e quem discorda é nazista:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #893 Online: 23 de Agosto de 2017, 10:03:06 »
É impressionante como esse Nando Moura passa vergonha na internet.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #894 Online: 23 de Agosto de 2017, 15:44:55 »
Li alguma coisa dizendo que todas as historias da Disney são do folclore europeu ( Grim, Hans Andersen, lendas celtas e nórdicas...)

Mas se alguém resolver contar em filme ou quadrinhos essas historias populares com a mesma narrativa, figurino ou traços recebem a visita do processinho por dela

Dai os caras tem que rebolar pra resolver isso, dai surge pequena sereia no espaço, branca de neve e o caçador, Rapunzel e os negões

Nestes termos as leis de direito autoral são prejudiciais mesmo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #895 Online: 23 de Agosto de 2017, 19:02:06 »
Li alguma coisa dizendo que todas as historias da Disney são do folclore europeu ( Grim, Hans Andersen, lendas celtas e nórdicas...)

Mas se alguém resolver contar em filme ou quadrinhos essas historias populares com a mesma narrativa, figurino ou traços recebem a visita do processinho por dela

Dai os caras tem que rebolar pra resolver isso, dai surge pequena sereia no espaço, branca de neve e o caçador, Rapunzel e os negões

A Disney tem o direito sobre os personagens e roteiro, não sobre o folclore europeu, então podem fazer filmes sobre a Branca de Neve sem copiar os traços do personagem ou o roteiro.

Acho que não é muito diferente do caso de Código Da Vinci onde dois escritores processaram o autor por plágio e perderam já que o roteiro era uma ficção baseada nas bíblia e qualquer um poderia usar.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #896 Online: 24 de Agosto de 2017, 15:51:23 »

No Brasil tem uma notícia de uma empresa que registrou o nome comercial Halloween, qualquer outro não se pode legalmente usar esse nome de forma comercial.
É o cúmulo do registro de nomes.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #897 Online: 24 de Agosto de 2017, 20:10:06 »
O que ocorre numa "ocupação"? - CÂMERAS DE SEGURANÇA DA CÂMARA
Mamaefalei · 227 vídeos
684 mil
86.425 visualizações
Publicado em 23 de ago de 2017 · 17 horas atrás

Movimentos sociais e vereadores apoiaram a invasão / ocupação do plenário da câmara municipal de São Paulo contra as privatizações do prefeito João Dória.
Forró, Vôlei, Capoeira, Judô, Queimada, Esportes, Gincanas, Danças, Relaxamentos, Empoderamento e até Pegação!

<a href="https://www.youtube.com/v/esZgc-cAK4E" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/esZgc-cAK4E</a>

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #898 Online: 29 de Agosto de 2017, 17:07:33 »
Se esse Artur do Val virar o próximo Rodrigo Constantino não vou ficar surpreso.

Muito conveniente agora ele falar no Tico santa Cruz, quando ele acabou de ganhar processo contra Nando Moura.

Artur do Val critica o erro de Português, usando falácia da gramática errada.

Insinuando que ele usou dinheiro da Lei Rouanet. Dá até impressão de que ele tá se doendo pelo Nando Moura.

Depois tem esses pseudo-liberais que se perguntam porque tem pessoas que se voltam pro esquerdismo comunista.

O Tico Santa Cruz pode ser um péssimo exemplo, mas esse Artur do Val não tá deixando por menos. Sujo falando do mal lavado. Pegando trechos de vídeos a bel prazer do tal Tico extrapolando; como se o Nando Moura, que ele agora parece defender, fosse exemplo de educação.

O título do vídeo já demonstra um possível novo Nando Moura surgindo, usando trocadilhos xingadores como "Tico Santacu"

Artur do Val tem um canal agora de fofoquinhas. Esse liberais tupiniquins formados em escolinhas de Mises sei lá das quantas queima o filme dos próprios liberais e depois vai querer ter moral pra falar de esquerdistas?

<a href="https://www.youtube.com/v/1mO9ijwata0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/1mO9ijwata0</a>

« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 17:09:39 por Agnoscetico »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #899 Online: 29 de Agosto de 2017, 17:30:55 »
Se esse Artur do Val virar o próximo Rodrigo Constantino não vou ficar surpreso.

Muito conveniente agora ele falar no Tico santa Cruz, quando ele acabou de ganhar processo contra Nando Moura.

Artur do Val critica o erro de Português, usando falácia da gramática errada.

Insinuando que ele usou dinheiro da Lei Rouanet. Dá até impressão de que ele tá se doendo pelo Nando Moura.

Depois tem esses pseudo-liberais que se perguntam porque tem pessoas que se voltam pro esquerdismo comunista.

O Tico Santa Cruz pode ser um péssimo exemplo, mas esse Artur do Val não tá deixando por menos. Sujo falando do mal lavado. Pegando trechos de vídeos a bel prazer do tal Tico extrapolando; como se o Nando Moura, que ele agora parece defender, fosse exemplo de educação.

O título do vídeo já demonstra um possível novo Nando Moura surgindo, usando trocadilhos xingadores como "Tico Santacu"

Artur do Val tem um canal agora de fofoquinhas. Esse liberais tupiniquins formados em escolinhas de Mises sei lá das quantas queima o filme dos próprios liberais e depois vai querer ter moral pra falar de esquerdistas?

<a href="https://www.youtube.com/v/1mO9ijwata0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/1mO9ijwata0</a>

Fico impressionado com a sua falta de capacidade de compreender a crítica do vídeo do Arthur. Você não gosta dele e força a barra. O Arthur mostrou 6 minutos de incoerências do Tico Santa Cruz, mas como falou "Santacu", então TODO O VIDEO foi invalidado.

Parabéns.

O Arthur está claramente tirando proveito da situação para se promover. Ele está tentando levar ao maior número possível de pessoas o canal dele. O Izzy Nobre esses dias fez isso comentando sobre um vídeo do Nando Moura. O Leon também fez. O Nando Moura fez com o Felipe Neto.

Vence no final quem tiver os melhores argumentos.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!