Autor Tópico: [VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo  (Lida 15196 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 17:56:37 por Pilantrólogo »
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
Re:[VIDEO]Chico Xavier: o deturpador do Espiritismo
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2015, 18:10:16 »
Citação de: Osmin em http://forum.outerspace.terra.com.br/goto/post&id=12569985#post-12569985
O fato de [Chico Xavier] não obter lucro em causa própria não o torna isento de causar danos a uma doutrina séria como é o Espiritismo. Tampouco o desculpa de dizer absurdos em suas obras e ainda se dizer espírita.

:olheira: Alguém faça a caridade de avisar a esse rapaz que ele está comprando gato por lebre e que a própria DE se baseia em absurdos e crenças abjetas.
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2015, 01:11:51 »
O primeiro link não abriu.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:28:55 »
Espírita é a turma mais crente que existe. Acreditam em qualquer besteira.

Não é culpa exclusiva do CX distorcer uma coisa que nasceu de uma fraude - as mesas girantes das irmãs Fox. O pessoal do NEFCA critica o CX mas creem piamente no Kardec. Os dois pra mim são farinha do mesmo saco.

O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:31:01 »
Sobre o NEFCA
"O Núcleo Espírita de Filosofia e Ciências Aplicadas (NEFCA) é uma associação para fins não econômicos, que valoriza os aspectos filosóficos e científicos aplicados na Doutrina Espírita, conceitos que tem sido esquecidos ou distorcidos pelo movimento espírita atual. Além de promover o esclarecimento dos princípios espíritas, fundamentados em uma metodologia de aferição, o NEFCA incentiva o fomento à pesquisa cientifica em aproximação com o academicismo e metodologias convencionais, priorizando a divulgação do Espiritismo dentro de um contexto de pureza, sem desvios provenientes de misticismos e sincretismos, retomando sua credibilidade e compreensão geral."

Gostaria de conhecer quais os mecanismos de aferição que eles usam...
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:37:27 »
[...]

A crença e o wishful thinking.
Foto USGS

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:39:28 »
[...]

A crença e o wishful thinking.

Certamente...ao menos era assim no meu tempo de espírita. Tudo pseudocientífico...q servia só pra inflar o ego dos "médiuns"
— H. L. Menckel

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:42:17 »
A parte de ciências do NEFCA está vazia...pq não me surpreendo??
http://www.nefca.org.br/artigos/ciencia |(
— H. L. Menckel

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2015, 14:43:36 »
Tá vazio não, Larissa, estão na parte lateral direita, acabei de ler um artigo falando de água fluidificada que demonstrou bem como é a "ciência" espírita... :stunned:
GNOSE

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2015, 14:52:34 »
Tá vazio não, Larissa, estão na parte lateral direita, acabei de ler um artigo falando de água fluidificada que demonstrou bem como é a "ciência" espírita... :stunned:
Se você questionar o método científico dos espíritas eles se tornam agressivos.
Eu conheço duas pessoas com PhD em exatas que são espíritas de carteirinha. Afirmaram que conduziram pesquisas na área (não foram específicos que tipo de pesquisa, sei que uma tinha a ver com o cérebro dos médiuns). Pedi que me enviassem um relatório sobre as pesquisas e resultados encontrados. Um deles começou a me agredir, que religião não se discute, etc.

Como PhDs em exatas podem ser chiquistas? Eu juro que não entendo.
— H. L. Menckel

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2015, 14:54:09 »
Brienne,

Eu só encontrei artigos furados...ms pesquisas científica, nenhuma.
— H. L. Menckel

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2015, 15:02:35 »
Deve ser porque não há NADA científico na DE...

Moradores no Sol, habitantes e construções em Marte, veja que Júlio Verne, considerado um escritor de ficção científica, acertou em seus prognósticos, mas a DE não.
GNOSE

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2015, 15:17:47 »
Não acertou nada mesmo. Pior que eu já acreditei nisso... :vergonha:  :nojo:
— H. L. Menckel

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2015, 18:26:24 »
No shame, darling, o Aquino já dizia, aterrorizando: "Credo, quia absurdum non credere". :)
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2015, 18:47:04 »
Se você questionar o método científico dos espíritas eles se tornam agressivos.
Eu conheço duas pessoas com PhD em exatas que são espíritas de carteirinha. Afirmaram que conduziram pesquisas na área (não foram específicos que tipo de pesquisa, sei que uma tinha a ver com o cérebro dos médiuns). Pedi que me enviassem um relatório sobre as pesquisas e resultados encontrados. Um deles começou a me agredir, que religião não se discute, etc.

Como PhDs em exatas podem ser chiquistas? Eu juro que não entendo.

Já citei aqui que tive um orientador com pósdoc que acredita que Io é habitado por anões cinzentos e não escondia de ninguém essa e outras tolices espíritas. Na COPPE UFRJ tem uma tese de mestrado aprovada com agradecimento ao espírito de Kepler pela ajuda na solução de equações matemáticas durante os sonhos do mestrando. Existem ainda relatos de envolvimento de ilustres professores em pesquisas de finais de semana sobre tecnologias secretas de propulsão de discos voadores usando energias "pouco convencionais".

Ás vezes me dá vontade de escrever um livro citando essas e outras peripécias acadêmicas. O fato é que existe uma parcela significativa de idiotas entre os PhDs. Pensando bem, não é intelectualmente saudável saber muito de muito pouco.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2015, 19:58:01 »
Amigo meu de 1° grau foi mais de uma década espírita e sempre quis estudar mais a fundo os fenomenos espiritas no Centro onde frequentava e as pessoas o desestimulavam a isso.
Diziam pra ficar somente na questão dos evangelhos e pronto. Acabou que largou tudo e hoje afirma que nunca viu nada que pudesse ser explicado de outra forma que não pela realidade.
Ceticismo é para poucos!

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2015, 14:21:10 »
<a href="https://www.youtube.com/v/JWAGlfmB-3Y" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/JWAGlfmB-3Y</a>
 :?
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Agosto de 2016, 12:47:53 »
Não há método científico no espiritismo. O que existe é algo chamado método espírita, em que quanto maior a quantidade de informações semelhantes sobre algo a respeito do mundo espiritual, em diferentes obras espíritas ou não (se não me engano), maior a probabilidade daquilo ser verdade. Afinal, centro espírita não tem laboratório e é templo religioso... Uma crítica minha em relação ao espírita é que há em diversos centros espíritas muito religiosismo (doutrinação religiosa), como num que frequentei. Eu, como pensador independente, que nunca gostei de ficar sendo doutrinado, sempre prefiri mais sobre as questões dos mecanismos das coisas, seja do mundo material ou do espiritual. Pra mim não adianta muito ter moral se você nem sabe como o mundo funciona.

O que eles chamam de ciência espírita é mais uma abordagem filosófica a respeito do mundo espiritual numa linguagem científica, ao invés de uma linguagem teológica, mas como disse, não há método científico. São sínteses, divagações, filosofia. Apesar de não haver laboratórios em centros espíritas, há espíritas mais audaciosos que fazem suas próprias pesquisas independentes, como em analisar aquele fluido que sai dos orifícios de certos médiums em sessões espíritas... Acho que eles não usam o método científico por este não se adequar aos ditos fenômenos espíritas, que são mais imprevisíveis e que nem sempre podem ser repetidos com exatidão, como exige o método científico. Acho que para se pesquisar fenômenos imprevisíveis e que não podem ser repetidos com exatidão, deve haver um método mais apropriado.

E não acho que CX teve intenção de deturpar o espiritismo, foi tudo consequência de sua mediunidade mesmo. Ele não foi o espiritismo, ele foi mais ele mesmo que trouxe algo a mais ao meio espírita, como um complemento. Ele não tinha muito conhecimento, mas foi conhecimento ditado a ele por entidades que só alguns podem perceber mesmo. E acho que ele era simples e pacato demais para saber tantos idiomas, como os manifestados em suas psicografias, assim como era pacato demais para saber sobre assuntos científicos... Não acho que ele foi fraude, acho sim que foi mal compreendido, isso sim.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Agosto de 2016, 15:05:45 »
Não acho que ele foi fraude, acho sim que foi mal compreendido, isso sim.

Tem razão! Por não achar o Chico uma fraude demonstra realmente o quão mal compreendido ele é por você.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2016, 16:31:37 »
[...] O que existe é algo chamado método espírita, em que quanto maior a quantidade de informações semelhantes sobre algo a respeito do mundo espiritual, em diferentes obras espíritas ou não (se não me engano), maior a probabilidade daquilo ser verdade. [...]

Dada também a grande quantidade de informação dizendo que "mundo espírita" é coisa de bobo ou de picareta, você conclui o que?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2016, 23:57:05 »
[...] O que existe é algo chamado método espírita, em que quanto maior a quantidade de informações semelhantes sobre algo a respeito do mundo espiritual, em diferentes obras espíritas ou não (se não me engano), maior a probabilidade daquilo ser verdade. [...]

Dada também a grande quantidade de informação dizendo que "mundo espírita" é coisa de bobo ou de picareta, você conclui o que?
O que o Enio quis dizer é que, sendo a DE progressista em seus ensinos, não teria Kardec dado a última palavra, mas apenas criado uma base que haveria de ser suplementada nos séculos vindouros. Haveria de se criar um método para  determinar quando alguma nova informação poderia ser acrescentada à doutrina ou aquilo seria apenas um animismo, ou opinião pessoal.
Este método foi chamado CUEE; controle universal dos ensinos espíritas.
Este método é da maior importância visto que, principalmente nos tempos de Kardec, quando o CUEE foi concebido, a quantidade de relatos espíritas vindos de todas as partes do mundo careciam de uma análise e triagem.
O método exigia que diferentes médiuns, de diferentes regiões, não conhecidos entre si, trouxessem a mesma informação.

Interessante notar que fenômenos envolvendo espíritos e assemelhados sempre foram relatados, em todas as culturas do mundo civilizado, mas não havia qualquer trabalho de catalogação e organização, indexando pela natureza e veracidade tais fenômenos.
Quando surge a DE, indivíduos que possuíam alguma sensibilidade supra=normal se sentiram encorajados a relatá-los.  Kardec, nesta ocasião publicava uma Revista Espírita que recebia inúmeros depoimentos e os publicava. Os comentários que se seguiam aos relatos eram também anotados e comparados; uma especie de peer review.
Os fatos relacionados ao surgimento da DE são interessantes, alguns deles carregados de certa violência, tal como o auto-de-Barcelona, em que um Bispo da cidade intimou, sob pena de excomunhão, a todos que tivessem adquirido O Livro dos Espíritos (tremendo best seller, na ocasião) que o levassem à praça para serem atirados na fogueira.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Agosto de 2016, 00:59:56 »
Nessas horas, quando espíritas querem parecer  "sérios", sempre lembro da belezura dos jardins da casa de Mozart em Jupiter.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2016, 01:30:10 »
Será que na verdade esse Júpiter do tal de Mozart é exatamente o mesmo Júpiter que conhecemos, como gigante gasoso? Como seria este planeta na região psicossomática (digo, espiritual)? Seria gasoso também? E outra coisa, será que tudo o que estes supostos espíritos dizem é tudo verdade, ou será que há aqueles que mentem (assim como há humanos que mentem para chamar atenção)? Tem certas coisas que li em obras espíritas das quais, sabe, eu meio que duvidei... Não acredito exatamente em tudo o que há nelas.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Agosto de 2016, 02:27:10 »
Será que na verdade esse Júpiter do tal de Mozart é exatamente o mesmo Júpiter que conhecemos, como gigante gasoso?

Se Mozart ficou com jardins em Júpiter, imagina então o que deve ter sobrado para Salieri.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E outra coisa, será que tudo o que estes supostos espíritos dizem é tudo verdade, ou será que há aqueles que mentem (assim como há humanos que mentem para chamar atenção)? Tem certas coisas que li em obras espíritas das quais, sabe, eu meio que duvidei... Não acredito exatamente em tudo o que há nelas.

Então você acha que é mais provável que os espíritos mentem e não os médiuns????? Tá bom!!!!
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!