Não há método científico no espiritismo. O que existe é algo chamado método espírita, em que quanto maior a quantidade de informações semelhantes sobre algo a respeito do mundo espiritual, em diferentes obras espíritas ou não (se não me engano), maior a probabilidade daquilo ser verdade. Afinal, centro espírita não tem laboratório e é templo religioso... Uma crítica minha em relação ao espírita é que há em diversos centros espíritas muito religiosismo (doutrinação religiosa), como num que frequentei. Eu, como pensador independente, que nunca gostei de ficar sendo doutrinado, sempre prefiri mais sobre as questões dos mecanismos das coisas, seja do mundo material ou do espiritual. Pra mim não adianta muito ter moral se você nem sabe como o mundo funciona.
O que eles chamam de ciência espírita é mais uma abordagem filosófica a respeito do mundo espiritual numa linguagem científica, ao invés de uma linguagem teológica, mas como disse, não há método científico. São sínteses, divagações, filosofia. Apesar de não haver laboratórios em centros espíritas, há espíritas mais audaciosos que fazem suas próprias pesquisas independentes, como em analisar aquele fluido que sai dos orifícios de certos médiums em sessões espíritas... Acho que eles não usam o método científico por este não se adequar aos ditos fenômenos espíritas, que são mais imprevisíveis e que nem sempre podem ser repetidos com exatidão, como exige o método científico. Acho que para se pesquisar fenômenos imprevisíveis e que não podem ser repetidos com exatidão, deve haver um método mais apropriado.
E não acho que CX teve intenção de deturpar o espiritismo, foi tudo consequência de sua mediunidade mesmo. Ele não foi o espiritismo, ele foi mais ele mesmo que trouxe algo a mais ao meio espírita, como um complemento. Ele não tinha muito conhecimento, mas foi conhecimento ditado a ele por entidades que só alguns podem perceber mesmo. E acho que ele era simples e pacato demais para saber tantos idiomas, como os manifestados em suas psicografias, assim como era pacato demais para saber sobre assuntos científicos... Não acho que ele foi fraude, acho sim que foi mal compreendido, isso sim.