O Spencer e os espiritóides em geral fazem uma ginástica enorme para colocar Kardec e seus espíritos amestrados como a coisa mais importante que aconteceu naquela época. Na verdade, fora de Paris Kardec era um mero desconhecido. Apesar de citarem Crooks, Conan Doyle e outros espiritualistas famosos para reforçarem a propaganda do espiritismo como se eles fossem espíritas, esquecem ou ignoram que o espiritismo não é a mesma coisa coisa que o espiritualismo, tanto que os espiritualistas europeus e americanos não acreditam na reencarnação. Na época da morte de Kardec, o movimento já estava financeiramente quebrado e disputas internas pelo comando enfraqueceram o que já era tosco. Tanto que D. D.Home, o médium favorito de Kardec e de Crooks psicografa uma carta de arrependimento de Kardec por ter criado o espiritismo para surpresa dos espíritas e céticos.
Kardec era um ilustre desconhecido fora de Paris????? Para vc ter uma ideia são duas brochuras somente sobre os relatos das viagens que era obrigado a fazer, conferencias, congressos,etc. Leon Denis sempre era convocado a substituir Kardec em viagens dado o acúmulo de compromissos. (Viagens de Kardec, 1862 - Viagens de Kardec 1867).
Giga, vc faz afirmativas de internet baseado em depoimentos de inimigos, contraditores do Espiritismo; naturalmente não haverá imparcialidade. A pouco tempo postei uma msg no fcc sobre este tipo de problema: o conteúdo da Internet na elucidação de assuntos que geram polêmicas.
Noto o relativo desconhecimento da diferença entre Espiritualismo e Espiritismo. O primeiro, genericamente é o oposto de materialismo.
As religiões de um modo geral são espiritualistas pois admitem a existência da alma.
Na Inglaterra o
Espiritismo era conhecido como Espiritualismo Experimental ou Espiritualismo Moderno, exatamente para fugir do genérico Espiritualismo.
O Espiritismo, admite a comunicação com os espíritos, sua reencarnação, etc.
Ou seja, todos espíritas são espiritualistas mas nem todos espiritualistas são espíritas.
Admitir ou não a reencarnação é próprio do Espiritualismo.
Se vc pesquisar sobre o Espiritismo no mundo verá que todos os países contam com suas Federações Espíritas, promovendo simpósios e congressos internacionais. A Bélgica, por exemplo, tem um movimento espírita dos mais ativos em toda a Europa. Portugal é quase como uma filial do Brasil, neste sentido.
O Espiritismo na França tomou o caminho da experimentação e perdeu seus laços com o Kardecismo, mas isto não ocorreu em toda a Europa como vc supõe.
Quanto à carta de DDHome é a mesma história daquela das irmãs Fox, A primeira nunca existiu e a segunda é parte de uma novela em que, uma das irmãs, alcoólatra, perdeu a guarda da filha por denuncia de sua outra irmã e para se vingar escreveu a tal carta, e posteriormente, abandonando a bebida, se retratou através da imprensa, pois a repercussão da primeira carta foi enorme. Isto é documentado, mas para a mídia é conveniente ignorar.
Mas afinal, sempre tive muita curiosidade sobre sua atitude, como inimigo visceral do Espiritismo.
Homem inteligente e culto, sabe que fraudes e aproveitadores existem em todo lugar. Nos tempos de Kardec era mais comum do que atualmente e os espíritas eram os primeiros a alertar para tal coisa. Mas vc não leva isto em consideração esquecendo de analisar, criticamente, a Doutrina; seus ensinos, sua filosofia.
Já sei, Kardec era racista... embora não seja verdade e a conotação não ser a mesmo dos dias de hoje, e daí?
Você não pode condenar os Evangelhos de Jesus, por causa de Judas, certo?