1. Qual é a intenção dele correr em divulgar pra Globonews em poucas horas a recém-grampeada ligação telefônica?
Me parece que ele não divulgou para ninguém. Ouvi em um dos jornais de ontem, não sei em qual agora (foram tantos
), que o sigilo foi quebrado e que o material foi divulgado no site do TRF que, no entanto, só pode ser acessado por quem possui chave para tal (explicação da repórter). Os meios de comunicação possuem tal chave.
Agora, se essa informação de que o material estava no site vazou ou foi informada (todo jornalista tem fontes) por alguém de dentro do TRF ou do MPF é outra história. Acho muito difícil que o Moro tenha se envolvido nisso.
No entanto, é óbvio que a quebra do sigilo foi um ato tão rápido e direcionado como o do governo fazer sair uma edição extra do diário oficial para nomear o Lula às pressas, em ação incomum da Imprensa Nacional. Acho que o Moro, ao ver sua estratégia escorrer pelos dedos, usou essa cartada pouco, digamos,
ortodoxa Agora, não sei se você sabem, essa ação do Moro foi resultado de um processo de espionagem e contra espionagem, envolvendo Abin e PF. Recebi ontem, de um membro das Forças Armadas (no whatsapp), um trecho de ligação onde, ao que parece, uma alta patente do Exército informa a quem está do outro lado da linha que a Abin vem espionando o Moro e os promotores do MPF a mando do Executivo. Foi assim que souberam das ações da PF no dia em que Lula foi conduzido, o que deu tempo fazer a
limpa no Instituto Lula. O militar diz no áudio que a PF descobriu que a Abin havia informado ao Executivo que o Moro já estava com o pedido de prisão do Lula fundamentado e que a qualquer momento iria decretar a prisão do ex-presidente. Essa informação fez com que o Planalto mudasse todo o rito para nomear rapidamente o Lula, com edição extra do DO, entrega às pressas do termo de posse ao Lula (sem a assinatura de Dilma, diga-se de passagem), etc. O Moro, ao ser informado de toda essa sabotagem em seu trabalho teria ficado puto e jogou merda no ventilador.
Se certo ou errado, não sei. À essa altura do campeonato, e do jeito que eu estou puto, eu quero é ver o circo pegar fogo!
Saudações