Votei "não sei", pois, apesar de ser favorável, em tese, à "liberação total" da imigração, ainda não sei dos efeitos que podem produzir tal liberalidade de tal dimensão. Até pq nesses casos é difícil prever, se não impossível, mesmo que olhemos a história de cada cenário onde ocorreu grande imigração.
Em caráter de exercício, apenas: o que aconteceria aos EUA, caso liberassem imigração total? Eu acredito que teriam alguns problemas sérios, logo de cara. Enquanto outros países não tenham problemas nem mesmo similares.
Os EUA já passaram pela experiência de facilitar a imigração. No final do século XIX - início do século XX. Foram imigrantes irlandeses, italianos, alemães, chineses e até nórdicos que ajudaram a transformar os EUA na potência que são hoje:
Between 1850 and 1930, about 5 million Germans migrated to the United States with a peak in the years between 1881 and 1885, when a million Germans left Germany and settled mostly in the Midwest. Between 1820 and 1930, 3.5 million British and 4.5 million Irish entered America. Before 1845 most Irish immigrants were Protestants. After 1845, Irish Catholics began arriving in large numbers, largely driven by the Great Famine.[26]
After 1880 larger steam-powered oceangoing ships replaced older sailing ships, which resulted in lower fares and greater immigrant mobility. Meanwhile farming improvements in southern Europe and the Russian Empire created surplus labor. Young people age 15 to 30 predominated among the newcomers. This wave of migration, which constituted the third episode in the history of U.S. immigration, could better be referred to as a flood of immigrants, as nearly 25 million Europeans made the long trip. Italians, Greeks, Hungarians, Poles, and others speaking Slavic languages constituted the bulk of this migration. Included among them were 2.5 to 4 million Jews.
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_immigration_to_the_United_States#Immigration_1850_to_1930
Eu sei. Mas veja, tudo bem que os EUA são o que são hoje por causa dos e com a ajuda dos imigrantes, até por ser um país jovem. Mas a situação hoje não é a mesma de antes (óbvio) e as condições também são distintas, como mobilidade dos imigrantes, necessidade de mão de obra em alto volume (mesmo lendo estudos que indicam reflexo positivo na renda dos nativos)...
Se a gente for considerar a quantidade de imigrantes nas datas do texto que você linkou, em proporção à população dos EUA, e simularmos movimento similar (com alguma correção pra cima) nos dias de hoje, o fluxo teria resultado positivo igual ao do passado?
A impossibilidade de responder essa pergunta numericamente é a única razão por eu ter votado o "não sei". Pois embora eu deseje que não haja limites e bordas, não sei qual o impacto disso para as pessoas, até mesmo para os imigrantes.
Pego os EUA aqui como um exemplo de lugar que é frequente desejo de imigração e que aplica algumas duras medidas para impedir o fluxo. O Brasil encontra-se em situação bastante distinta e não enfrentaria os mesmos problemas, nos mesmos tons, caso liberasse a vinda de pessoas que vão pagar por moradia, alimentação, saúde (devemos liberar o tratamento de saúde para estrangeiros?) e tratar de produzir nem que seja na medida para que haja somente seu sustento.
referência boba:

A grande maioria dos brasileiros são netos, bisnetos, tataranetos de imigrantes, e todos eles vieram em situação de penúria e extrema pobreza pro Brasil, que era um país centenas de vezes mais pobre e desestruturado do que é hoje. Não faz o menor sentido alguém ser contra a imigração nos dias de hoje, é como ser contra o seu próprio passado.
Não tem qualquer problema em "ir contra o seu próprio passado".
Aliás, esquerdistas defendem isso irrestritamente.