Autor Tópico: Crises Econômica e Política - O rastro e o rombo que Dilma vai fazendo  (Lida 24610 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Crises Econômica e Política - O rastro e o rombo que Dilma vai fazendo
« Resposta #75 Online: 15 de Setembro de 2015, 17:51:07 »
A oposição não vai deixar.
Você acredita em Unicórnios, Papai Noel, e "oposição"?

Me dê um motivo pra oposição apoiar o governo na criação da CPMF.
A única oposição real que já houve em tempos pós ditadura, aconteceu nos primórdios do PT , quando ainda havia em seus quadros gente com algum idealismo humanista, mas isso se esvaiu tão rapidamente como aconteceu.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:24:31 »
Tá na hora do povo voltar pras ruas...

Tá na hora de invadir Brasília e queimar tudo.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #77 Online: 15 de Setembro de 2015, 20:23:04 »
Epa, tudo não! Não foi provado nada contra minha pessoa, minha conta na Suíça é apenas uma preventiva contra dissabores econômicos, viu?  :medo:
GNOSE

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 16 de Setembro de 2015, 06:35:08 »
Epa, tudo não! Não foi provado nada contra minha pessoa, minha conta na Suíça é apenas uma preventiva contra dissabores econômicos, viu?  :medo:

Tarde demais, o bonecão do Pixuleco com o seu rosto já está em fase final de confecção!  :x
"Deus prefere os ateus"

Skorpios

• Visitante
« Resposta #79 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:04:26 »
Está certo isso?

Dilma está certa

Os Fundamentalistas das Finanças estão em polvorosa: presidente se nega a cortar gastos sociais! Irresponsabilidade fiscal! Primeiro vamos cortar na carne, depois vamos discutir aumento de impostos!

Já reparou como investimento que beneficia os mais pobres é sempre "gasto"? Esses Talibãs são radicais às custas dos outros. Eles defendem cortes, contanto que os cortados sejam a peãozada que mora lá na periferia. Os banqueiros exigem cortes, mas também exigem continuar com os lucros mais altos do mundo. Os empresários exigem cortes, mas não nos subsídios, não no apoio à exportação, não na Zona Franca, e nem pensar em reonerar as folhas de pagamento. O jornal estampa na primeira página a cobrantina, mas não abre mão da isenção fiscal na compra de papel. E por aí vai.

É fácil você defender que o governo pare de investir em casa própria para os pobres, hospital para os pobres e escola para os pobres quando você é rico. É fácil e imoral, mas pior ainda, é errado na prática e na teoria. Se você está morrendo de fome, a última coisa a fazer é regime.

É matematicamente impossível sair de uma crise econômica diminuindo o investimento público. É o que vem tentando Dilma, e é exatamente a que foi defendido por Aécio. Ela faz o que prometeu que não faria jamais: tarifaço, aumento de juros, recessão. A diferença entre os dois é sutil. Aécio anunciou que se vencesse, seu ministro da fazenda seria o dono de banco, Armínio Fraga. Joaquim Levy foi aluno de Armínio, mas não é banqueiro. Era funcionário do Bradesco: é bancário. Quem manda na economia é Dilma.

E nesse momento, sob imensa pressão, Dilma rejeita cortes adicionais nos gastos sociais. Defende o Bolsa Família, mantém boa parte dos subsídios para construção de casas populares, banca aumento do salário mínimo, sustenta aposentadorias. Jogo de cena para a base petista? Pode ser. É pouco, perto do que o Brasil precisa? Claro. Temos cem milhões de jovens do Brasil, e eles precisam de um horizonte, e oportunidades para usarem toda essa energia - trabalhar, empreender, criar.

Mas ao resistir às pressões para cortar mais na carne dos pobres, Dilma denota mais sensibilidade social e inteligência econômica que os defensores dessa falsa "Austeridade", que é só outra maneira de dizer "transferência dos recursos do povão para os credores".

Brasileiro adora imitar americano. Essa é uma boa oportunidade. O país é a grande referência da economia do planeta. O dólar é a moeda mundial, e o Banco Central americano, o Federal Reserve, é o banco central dos bancos centrais.

Como o governo americano enfrentou a crise de 2008? Apertou o cinto? Fez o contrário. Obama afrouxou geral e seu governo saiu investindo. Fizeram igual os bancos centrais da Europa e do Japão. Inundaram a Terra de liquidez. Foi assim que o mundo sobreviveu ao tsunami, e o Brasil pegou carona e surfou uma marolinha. Barack também aproveitou para manter Wall Street desregulamentada, no que perdeu uma oportunidade de ouro, e pagamos o preço por isso.

Na época, até os banqueiros diziam: "agora somos todos Keynesianos". O que defendia Keynes, que a revista The Economist chamou de "o maior economista britânico do século 20"? Em uma frase, que a economia de um país não deve ser deixada ao sabor dos ventos do mercado, mas estimulada quando necessário com investimentos do seu governo, para garantir empregos e crescimento. Outra revista, a Time, decretou: "sua idéia radical de que os governos devem gastar dinheiro que não têm pode ter salvado o capitalismo". É o que todos os governos fazem, no século 21.

O orçamento do governo federal americano é US 3,9 trilhões. E eles gastam menos do que arrecadam, certo? Errado. Os EUA gastam muitíssimo mais do que é gerado pelos impostos: mais de 500 bilhões por ano! Quer dizer: lá pode ter déficit. Aqui, nem pensar.

E o governo americano investe dinheiro público na economia americana? Mas é lógico. De muitas maneiras diferentes. Subsídios para empresas, tem por lá? De monte. Dos governos federal, estaduais e municipais. Só para fazendeiros, são US 20 bilhões por ano. Para a indústria do petróleo, US 18,5 bilhões por ano. O subsídio mais escandaloso e horrível de todos: o orçamento das Forças Armadas americanas é US 642 bilhões por ano. Quase 4% do PIB.

Você pode amar ou odiar Dilma. Está equivocado nos dois casos. A política econômica de Dilma é errada no atacado, mas a presidente está certa ao defender os investimentos sociais. Para lidar com governantes há que usar a razão, não a emoção. Política demanda fiscalização e pressão. Há que usar o cérebro, não o fígado ou o coração - por mais tentador que seja.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #80 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:13:37 »
[...]É matematicamente impossível sair de uma crise econômica diminuindo o investimento público.[...]

Parei aqui! Keynes em sua mais pura essência.

Esse cidadão é tão obtuso que não vê que foi justamente isso que trouxe o país à situação atual.

Saudações

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #81 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:15:00 »
É um punhado de groselhas:

1 - Dilma é economista.
2 - Desinchar e desaparelhar a máquina de pelêgos é odiar e condenar os pobres a viver na miséria.
3 - Dilma é a única que continua se preocupando com o povo.
4 - Cuidado com o Imperialismo Americano!!

O autor é branco, rico, surfista do duplipensar e, bem provavelmente, não passa no teste do portal da transparência.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #82 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:25:26 »

1 - Dilma é economista.
2 - Desinchar e desaparelhar a máquina de pelêgos é odiar e condenar os pobres a viver na miséria.

O autor é branco, rico, surfista do duplipensar e, bem provavelmente, não passa no teste do portal da transparência.
Quando você vê alguém defendendo o atual estado da arte, pode ter certeza de que se trata de um mamador de carteirinha. Provavelmente filado ao PT.

Me chamem de preconceituoso, mas isso não muda o fato de que é verdade que, hoje, só defende o governo quem se beneficia financeiramente de alguma forma.

Saudações

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:35:33 »
[...]
O orçamento do governo federal americano é US 3,9 trilhões. E eles gastam menos do que arrecadam, certo? Errado. Os EUA gastam muitíssimo mais do que é gerado pelos impostos: mais de 500 bilhões por ano! Quer dizer: lá pode ter déficit. Aqui, nem pensar.
[...]

Basta este parágrafo para mostrar o quão "conhecedor" do assunto é este articulista. O EUA pode se dar ao luxo de ter contínuos déficits gigantescos (ainda que não o possam fazer indefinidamente) porque o dólar é a moeda-referência do planeta. Quando eles precisam emitir dólares 'à rodo', exportam inflação para todo mundo.

O Brasil não pode fazer isto porque não usa a moeda-referência supra como padrão monetário e nunca, desde o início da Nova República, teve uma moeda com elevada credibilidade, com exceção do Real que agora está sendo destruído pela corja petista.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2015, 08:39:27 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #84 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:35:45 »

1 - Dilma é economista.

Quando você vê alguém defendendo o atual estado da arte, pode ter certeza de que se trata de um mamador de carteirinha. Provavelmente filado ao PT.

Me chamem de preconceituoso, mas isso não muda o fato de que é verdade que, hoje, só defende o governo quem se beneficia financeiramente de alguma forma.

Saudações

Além desses estilo boquinha, tem também os que tem que ser aceitos em algum grupo. Como acontece com o pessoal jogador de sinuca de DCE de Humanas. Pra ser aceito na galerinha, tem que ficar repetindo que Dilma é amor e que o filho da empregada vai fazer intercâmbio em London com tudo pago, free. Simplesmente não conhecem ou não podem reproduzir/simpatizar com outro tipo de discurso.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #85 Online: 16 de Setembro de 2015, 08:49:01 »
Tá na hora do povo voltar pras ruas...

Tá na hora de invadir Brasília e queimar tudo.
Nunca vi revolução ser feita por abaixo-assinado.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 16 de Setembro de 2015, 09:40:22 »
Vocês dois mostraram, sem nenhum malabarismo ou contorcionismo (típicos de quem não tem argumentos) todos os problemas do texto e do autor.
Realçado em negrito o motivo de tanta determinação em defender a continuidade do caos.

1 - Dilma é economista.

Saudações

Eu também queria relembrar a tal reforma ministerial, tão prometida há mais de um mês.
Parece que estão tentando empurrar com a barriga e fazer o país esquecer que AINDA temos 39 ministérios e mais de 20 milhares de boquinhas apadrinhadas (ou "amadrinhadas").
Bater a carteira da população através de mais impostos é a alternativa única na viseira, opa, na visão daquela senhora.
Dona DuChefe falou ontem que vai rever os ministérios, mas, como disse ontem o um economista entrevistado na GNews, ela tem se especializado em cortar vento, cortar espuma.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 16 de Setembro de 2015, 09:51:35 »
Uma análise do pacote bem melhor do que a minha:

Muito pouco
16/09/2015 02h00

Cinco dias depois do rebaixamento da nota de crédito do país, o governo Dilma Rousseff (PT) anunciou um plano para reequilibrar o Orçamento de 2016. Entre corte de despesas e aumento de receitas, o Planalto espera obter R$ 66,2 bilhões a mais do que havia estimado na proposta anterior.

Trata-se de esforço para amenizar o desgaste gerado pela peça orçamentária com deficit de R$ 30,5 bilhões, enviada ao Congresso em agosto. Com a cifra divulgada na segunda (14), o Executivo poderá produzir superavit primário (desconsiderado o pagamento de juros) de 0,7% do PIB, meta com a qual se comprometeu há um mês e meio.

Em tese, a mudança no saldo das contas evitará novas quedas da nota brasileira no futuro próximo e estancará a deterioração dos mercados –dólar e juros em alta são os sintomas mais evidentes da baixa credibilidade do governo.

O pacote, todavia, é insuficiente do ponto de vista econômico e tem pouca viabilidade política.

De saída, resta evidente o improviso. Não há o mais tênue sinal de um projeto orquestrado de reformas; há nada mais que um conjunto desconexo de iniciativas destinadas a tapar buracos emergenciais.

Para começar, dos R$ 66,2 bilhões, a menor parte (R$ 26 bilhões) proviria de redução de despesas, e a maior (R$ 40,2 bilhões), do aumento de receitas, sobretudo com a recriação da CPMF.

O governo parece não ter percebido que a sociedade, bem como os parlamentares que elegeu, não pretende aceitar majoração da carga tributária sem a devida contraparte em cortes na máquina pública.

Isso não significa apenas adiar o reajuste de servidores, suspender concursos, diminuir o número de ministérios e cargos comissionados e alterar fontes de financiamento de certos programas. Embora tais ações tenham se tornado imperativas, elas não representam a principal resposta à crise.

O fundamental, neste momento, é promover reformas de cunho estrutural, capazes de convencer a população de que haverá esforço genuíno para conter o crescimento do tamanho do Estado.

Impressiona que, sem fazer isso agora e oferecendo só a promessa de que abraçará tais ajustes no ano que vem, o governo peça ao Congresso que recrie a CPMF.

Se quiser retomar a iniciativa e reverter o pessimismo, o governo Dilma deverá fazer mais. Precisa apresentar medidas, por exemplo, para reduzir o deficit da Previdência e as vinculações orçamentárias, além de conter a expansão estrutural dos gastos em relação ao PIB.

Apenas assim será possível discutir novos impostos que sejam justos socialmente –e a CPMF não figura como a melhor alternativa.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 16 de Setembro de 2015, 10:23:43 »
Eu e outros colegas agradecemos a você, Johnny Cash, por ter mudado o seu avatar.
Aquele avatar anterior, um GIF animado, ofuscava a leitura de seus comentários com aquele movimento brusco e interminável.
Nem era o tiro em si, ou a ameaça de agressão, mas apenas o eterno pisca-pisca da imagem, que realmente incomodava muito.

Ótimo você tê-lo alterado.

Só que a imagem que veio agora, se me permite a franqueza, sempre que tem um comentário seu, ao lado da imagem desse novo avatar, tudo o que eu vejo quando olho de relance é a imagem do Saci Pererê.

:biglol:

Acho que é tudo culpa da touca vermelha.
Por mim, tudo bem, mas você ficou com cara de Saci.

"Mals aê". :)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #89 Online: 16 de Setembro de 2015, 10:26:25 »
 :lol:  :lol:  :lol:

Mas você está correto, o personagem retratado é mesmo um saci.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 16 de Setembro de 2015, 11:32:02 »
"Recriar a CPMF não seria correto".
"A CPMF foi um engodo".

Quem disse essas frases?

<a href="https://www.youtube.com/v/04pw-v0qC30" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/04pw-v0qC30</a>

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 16 de Setembro de 2015, 11:56:39 »
Ou o mercado crê que a CPMF vai passar ou está apenas especulando, pois a bolsa vai subindo...

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #92 Online: 16 de Setembro de 2015, 12:18:55 »
À época, vários Petistas fizeram vaquinha, doando do próprio bolso (e do povo indiretamente, va lá) pra salvar a cúpula petista mensaleira de penas mais pesadas. Teve gente que chegou a doar quantias substanciais. Agora pergunto: se temos 50 milhões de gente fina que votou na Dilma, pq é que esse pessoal não faz uma vaquinha pra tirar o governo do buraco e salva o resto do pessoal?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #93 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:05:32 »
A oposição não vai deixar.
Você acredita em Unicórnios, Papai Noel, e "oposição"?

Me dê um motivo pra oposição apoiar o governo na criação da CPMF.
Acho na verdade a CPMF um imposto interessante. Poderiam substituir um monte de imposto que pode ser sonegado por diversos meios, por este da CPMF, já que todo mundo, indistintamente, faz transações financeiras. Parece o imposto perfeito. Tira mais de quem tem mais e menos de quem tem menos.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:10:20 »
Mais sobre esse pacote de aumento de impostos e a propaganda petista de jogar tudo de ruim para a direita:

Será que o governo virou à direita?
Zé Mané 16 de setembro de 2015   Deixe seu comentário

Reparem nessa frase:

Ministros do PT que acompanharam as negociações do pacote [do orçamento] afirmavam que, em três semanas, o governo migrou "da esquerda para a direita". (Fonte: Folha)

Como assim migrou para a DIREITA?! Desde quando a DIREITA prega mais impostos?

Pelo contrário! A DIREITA, os liberais, o "neo-liberalismo" (se é que isso existe) sempre defenderam menos estado e mais liberdade e, como consequência, menos impostos e mais dinheiro no nosso bolso, para que possamos decidir por nós mesmos como vamos utilizar nossos recursos.

- PQP! Basta o governo fazer merda para aparecer alguém dizendo que o governo virou à DIREITA. E o pior é que muita gente acredita e cai nessa ladainha muito propagada pela PTralhada.

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que a ditadura brasileira foi de direita, certo? Outra falácia! A ditadura foi um governo militar que nada tinha a ver com direita ou esquerda. Quer provas?
  • Foi na ditadura que se ampliou todas as grandes estatais brasileiras, as empresas de telecomunicações, os bancos, as estradas, geradoras de energia, ferrovias... enfim, tudo era estatal. Você já viu um liberal de direita defendendo estatais? Claro que não!
  • Foi na ditadura que a maior empresa de aviação brasileira (a Panair) foi simplesmente desmantelada. (Fonte: Pouso Forçado - autor: Daniel Sasaki)
  • Foi na ditadura que houve a “reserva de mercado”, onde a produção nacional era protegida das importações de produtos similares, para proteger nossa indústria. Você já viu um liberal de direita defendendo reservas de mercado, ou restrições de importações? Claro que não!
  • Foi na ditadura que havia controle de preços (alguns) por parte do governo. Você já viu algum liberal de direita defendendo tabelamento de preços? Claro que não!
E que tal essa pérola do Mino Carta (para quem não sabe, ele é o dono da sucursal do PT chamada Carta Capital) afirmando que Stalin era de direita e não da esquerda socialista, pois ele teria criado uma ditadura (pelo menos isto eles admitem) e, se ele fez merda, só poderia ser de direita, afinal, a esquerda jamais faria merda. Confira o vídeo a seguir:

<a href="http://www.youtube.com/v/l4-wZGkjECs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/l4-wZGkjECs</a>

Como podem ver, essa ideia de jogar para a direita tudo que é impopular, tudo que é de ruim, é antiga e, por incrível que pareça, funciona bem.

Quem defende mais impostos, quem sempre defendeu aumentar tributação no Brasil e em qualquer lugar do mundo (como forma de fazer a tal redistribuição de renda), sempre foi a esquerda.

Portanto, mais imposto é só uma das características da esquerda e não da direita, como estão tentando pregar.

Escrito por Zé Mané

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:14:54 »
Acho na verdade a CPMF um imposto interessante. Poderiam substituir um monte de imposto que pode ser sonegado por diversos meios, por este da CPMF, já que todo mundo, indistintamente, faz transações financeiras. Parece o imposto perfeito. Tira mais de quem tem mais e menos de quem tem menos.

Você já ouviu falar do imposto em cascata?
Você também já ouviu falar que toda a cadeia produtiva e de comércio transfere impostos para o preço final?

Todos pagam e os que têm menos pagam mais por serem proporcionalmente mais frágeis em suas economias.
Imposto alto num orçamento pequeno causa muito mais estrago do que esse mesmo ônus em quem ganha mais.
Regra de três.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #96 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:20:57 »

Todos pagam e os que têm menos pagam mais por serem proporcionalmente mais frágeis em suas economias.
Então isso estimularia a quem tem menos  ter mais e com isso pagar menos!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #97 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:28:06 »
Mas a conta é simples, meu caro,

Jão Pobretão paga 10%; 1 réau de 10 que movimenta. Tonho Ricão, que também paga os 10%, destina 10 réau de 100 ao imposto.  Jão 1 réau, Tonho 10 réau. 10>1.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:50:41 »
Eu pensei que não precisaria explicar, mas...

Quem ganha salário mínimo e paga 200 reais de imposto vê seus ganhos corroídos muito mais de quem ganha 20 mil e paga somente os mesmos 200 reais de imposto.
Para os mesmos gastos, quem ganha menos terá sua renda desbastada e comprometida muito mais do que quem ganha mais.
Claro que os hábitos de consumo e estilo de vida são diferentes, mas quem ganha mais sempre terá um lastro muito mais folgado.

Isso é tão óbvio...

:wink:

Procure ser mais inteligente nas suas tentativas de fazer graça.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #99 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:57:20 »
Eu pensei que não precisaria explicar, mas...

Quem ganha salário mínimo e paga 200 reais de imposto vê seus ganhos corroídos muito mais de quem ganha 20 mil e paga somente os mesmos 200 reais de imposto.
Para os mesmos gastos, quem ganha menos terá sua renda desbastada e comprometida muito mais do que quem ganha mais.
Claro que os hábitos de consumo e estilo de vida são diferentes, mas quem ganha mais sempre terá um lastro muito mais folgado.

Isso é tão óbvio...

:wink:

Procure ser mais inteligente nas suas tentativas de fazer graça.
É óbvio sim. Mas esse é o ônus que cabe ao pobre. Ser pobre.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!