entre os espíritos não ha um consenso quanto a esse respeito, alguns dizem que um espirito de animal jamais animara o corpo de um homem, outros que o principio inteligente começa nas formas mais simples passando por todos os reinos até chegar animar o humano.
Kardec declarou ser mais justo que todos pudessem evoluir igualmente.
Esse pensamento parte somente dos espíritas que estudam pouco ou tem dificuldades com compreensão do texto:
não neste caso,temos o Kardec questionando a opinião de um espirito o mesmo afirma que espiritos humanos são distintos dos animais , de forma que o de um nunca ira animar o corpo do outro, embora que nos mundos mais evoluídos os animais também o são( será que la tambem existem cobras falantes como a do paraiso e as girafas seriam oque auto falantes?) , bom espero que pelo menos la animais não sejam obrigados a se devorarem para tentar sobreviverem.
por fim Kardec conclui que dentre os espíritos não ha um consenso a esse respeito , que falam seu próprio grau de conhecimento , uns dizem que a evolução humana começa nas formas mais primitivas passando por todos os reinos, ja outros como o espirito questionado afirma que não.
mas ele mesmo Kardec acredita o ser mais justo é o que passa por todos os reinos.
E concordo plenamente com Kardec (lembrando que Kardec quem publicou as respostas que ele achou mais razoáveis e, portanto, de acordo), ambos animais e homens são distintos e o princípio espiritual do animal não pode animar um corpo humano visto que o animal não tem (ainda) desenvolvido a inteligência e a consciência de si mesmo. Mas isso não quer dizer que o princípio inteligente não possa evoluir ao reino hominídeo. É importante notar que é dito que um não pode animar o corpo do outro e não que um "nunca" poderá animar o outro. São esse pequenos detalhes que causam confusão mesmo no meio espírita mas é importante saber que os maiores estudiosos da doutrina concordam que a evolução do ser humano começa no princípio inteligente dos reinos inferiores pra depois "tornar-se espírito" como diz a resposta da questão 607a. O caso dos animais nos mundos superiores é a mesma coisa; os próprios espíritos respondem que lá eles "são sempre inferiores ao homem", e não que "serão sempre...". O tempo em que o verbo é empregado deve ser levado em consideração, é disso que eu falava quando disse sobre "compreensão do texto. Ou seja, enquanto estagiarem no reino animal, serão sempre inferiores ao homem. A questão a que você se refere é esta:
601. Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?
“Sim, e é por isso que, nos mundos superiores, onde os homens são mais
adiantados, os animais também o são, dispondo dos meios de comunicação mais
desenvolvidos; eles, porém, são sempre inferiores e submissos ao homem; são,
para ele, servidores inteligentes.”
Nada de extraordinário há nisso;
Se eles tivessem afirmando que os animais "serão sempre" inferiores e não "são sempre" inferiores dai sim íamos ter um problema pois teríamos uma contradição com outra resposta dos próprios espíritos (e do próprio Kardec que as selecionou para publicar), que é a da questão 607a- "É, de alguma forma, um trabalho preparatório, como o da germinação, em consequência do qual o
princípio inteligente experimenta uma transformação e se torna Espírito." Temos poucas informações sobre esses animais mais avançados, mas já que ainda ali "são sempre animais", então ainda não tem consciência de si mesmos, mas provavelmente tem uma inteligência mais sofisticada capaz de realizar tarefas mais complexas do que os nossos animais, uma rápida curva de aprendizado, meios de comunicação mais completos, etc...
Essas respostas são pra deixar claro que a evolução não dá saltos e que a doutrina da metempsicose não é compatível com a dos espíritos, visto que o princípio inteligente do cavalo não poderá realmente animar o corpo de um homem depois da sua morte. (O cavalo ainda terá que passar pelos nossos primatas superiores, depois estagiar nos animais mais avançados dos mundos superiores, e depois ainda iniciar sua jornada humana em homens primitivos de planetas primitivos). A doutrina sempre ressalta que a evolução não da saltos.
A questão abaixo do livro dos espíritos esclarece bem o tema de forma notável:
611. A origem comum dos seres vivos no princípio inteligente não é a consagração
da doutrina da metempsicose?
“Duas coisas podem ter uma mesma origem e não se assemelharem de maneira
alguma, mais tarde. Quem reconheceria a árvore, suas folhas, suas flores
e seus frutos, no gérmen informe contido na semente donde ela saiu?
A partir do
momento em que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito
e entrar no período de humanidade, ele não guarda mais relação com seu estado
primitivo e não é a alma dos animais, assim como a árvore não é a semente. De
animal, só há no homem o corpo e as paixões que nascem da influência do corpo
e do instinto de conservação inerente à matéria. Não se pode, portanto, dizer que
tal homem é a encarnação do Espírito de tal animal e, por conseguinte, a metempsicose,
tal como a entendem, não é verdadeira.”
Outra questão que mostra como todas as questões se encaixam e não há contradição alguma senão quando se analisa de forma superficial o tema abordado por Kardec nesse livro:
540. Os Espíritos que exercem uma ação sobre os fenômenos da Natureza
agem com conhecimento de causa, em virtude de seu livre-arbítrio, ou por um
impulso instintivo e irrefletido?
“Uns, sim, outros, não. Faço uma comparação: imagina essas miríades de
animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos; julgas
que não haja, aí, um fim providencial e que essa transformação da superfície do
globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são apenas animais do
último grau que executam essas coisas, provendo às suas necessidades e sem
suspeitarem de que são os instrumentos de Deus. Pois bem! Do mesmo modo, os
Espíritos mais atrasados são úteis ao conjunto; enquanto se ensaiam para a vida
e antes de terem plena consciência de seus atos e de seu livre-arbítrio, atuam em
certos fenômenos de que são os agentes inconscientes; primeiramente, executam;
mais tarde, quando sua inteligência estiver mais desenvolvida, comandarão
e dirigirão as coisas do mundo material; mais tarde ainda, poderão dirigir as coisas
do mundo moral. É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza,
desde o
átomo primitivo até o arcanjo, que começou, ele próprio, pelo átomo; admirável lei de
harmonia de que vosso Espírito limitado ainda não pode apreender o conjunto.”
Quanto a questão da sobrevivencia animal, qualquer ecossistema viável precisa ter predação para sobreviver, pois sem ela até mesmo os predadores morreriam (ou nem existiriam) e isso é genial pois existem casos de animais que foram extintos de um ecossistema específico e houve desequilíbrio local pela proliferação descontrolada de outra espécie e vice-versa. E não se preocupe com o sofrimento animal, recentes descobertas científicas esclarecem bem o tema. No livro Nature red in tooth and claw publicado pela Oxford University Press, Michael Murray explica que existem 3 níveis de sensibilidade de dor:
Nível 1: Reação aversiva a estímulos nocivos
Nível 2: Estados mentais de dor
Nível 3: a consciência de que se está em dor
No nível mais fundamental que existe (nível 1) simplesmente a reação a estímulos, como uma ameba que você espete uma agulha. Ela não sente realmente dor.
2-Animais como cães e cavalos experimentam esse tipo de dor, mas não experimentam o tipo de dor do 3º nível, ou seja, a consciência de si mesmos sentindo dor. O tipo de dor do 3º nível requer auto consciência, mas ela está localizada no córtex pré-frontal do cérebro que é inexistente em todos os animais, exceto nos seres humanos e nos primatas superiores (isso me faz pensar que seja bem provável que os animais dos mundos mais avançados já tenham uma certa consciência parecida com a dos nossos primatas superiores, mas é só divagação).
Ou seja, mesmo que os animais experimentem dor, eles não estão cientes disso.
Considere um fenômeno análogo surpreendente na experiência humana conhecida como visão cega, você deve saber o que é.