Polêmica, polêmica é quando o tema da redação divide opiniões e gera debate nas redes sociais e demais ambientes (virtuais ou não), como o feminismo tem o monopólio do discurso a respeito de violência de gênero, doméstica (familiar) e etc., não houve polêmica alguma, ou vocês viram alguém discordando do tema e dai nascendo um debate sobre o mesmo, e que isso tenha repercutido? Claro que não, as feministas apenas aproveitaram a oportunidade para mais uma vez fazerem valer a sua posição de monopolizar o discurso sobre a questão, e este monopólio se mantêm por alguns motivos específicos, entre eles o de censurar aqueles que do feminismo discordam, é só ver, para elas aqueles que discordam do tema são automaticamente machistas, quer técnica mais eficaz do que esta de silenciar a oposição?
Tem que ser muito desocupado para ficar feliz/indignado com o tema da redação de uma prova.
Uma das questões levantadas seria um eventual doutrinação nas questões - não só na redação - do enem.
P. Ex.: a questão tida como correta seria aquela que se adequa ao pensamento de esquerda, ou a predominância de textículos de Paulo Freire e outros esquerdistas.
Isso de fato ocorreu, em questões sobre empirismo ou catolicismo por exemplo (as do David Hume e de Tomás de Aquino), a pergunta era sobre qual opção representava corretamente o ponto de vista do autor, já as sobre pensadores "esquerdistas", a resposta correta não era apresentada como o ponto de vista do pensador, e sim, como fato (vide a questão que envolvia Simone de Beaovoir e o feminismo).