Autor Tópico: O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança  (Lida 6471 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Online: 08 de Novembro de 2015, 17:43:33 »
O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança

Pressão de parlamentares religiosos no Brasil impulsiona leis retrógradas

Esta semana, a Suprema Corte de Justiça mexicana deu os primeiros passos para legalizar o consumo de maconha; há alguns dias, a Colômbia aprovou a adoção para casais homossexuais. Em 22 de outubro, o Chile realizou sua primeira união homossexual. A América Latina avança cada vez mais abertamente no sentido de conquistas sociais. O Brasil, ao contrário, afundou em uma crise política e econômica que se retroalimenta periodicamente, e assim perde o rumo e retrocede nessas mesmas conquistas sociais a passos largos, à base de projetos de lei propostos pela ala ultraconservadora do Congresso. O Governo de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), anulado, incapaz de levar adiante sozinho suas próprias medidas de ajuste, assiste impassível à mudança.

Um exemplo: o Parlamento brasileiro aprovou na semana passada colocar em andamento um projeto de lei que restringe os direitos das mulheres estupradas na hora de abortar ou que, pelo menos, os dificulta. A iniciativa, que ainda deve ser aprovada pelo Senado, foi criada pelo conjunto de deputados evangélicos comandados pelo ultraconservador membro da igreja evangélica –e acusado de corrupção pela Justiça– Eduardo Cunha, presidente da Câmara. Atualmente, o aborto é legal no Brasil em casos de estupro, se a gravidez traz riscos para a mulher ou em casos de más-formações cerebrais no feto. E uma mulher estuprada no Brasil pode ir a ambulatórios onde, depois de passar por uma série de entrevistas, os médicos prescrevem a pílula do dia seguinte se ainda houver tempo ou, se já estiver grávida, indicam o aborto. Tudo isso se complica com a nova lei, que prevê que essa mesma mulher deverá passar antes por uma delegacia e denunciar o fato, além de se submeter a um exame médico antes. Há ativistas que sugerem que a medida, além disso, é uma tentativa encoberta de restringir o acesso das mulheres à pílula do dia seguinte, no sistema público de saúde. teme-se que esse seja um primeiro passo para, posteriormente, proibir a venda do medicamento nas farmácias.

A guinada retrógrada brasileira não acaba aqui. Outro grupo de parlamentares aprovou semana passada outro projeto de Lei que dá poderes às igrejas católica e evangélica para ir ao Supremo Tribunal e impugnar leis consideradas, segundo elas, inconstitucionais. Ou, mais especificamente, “que interfiram direta ou indiretamente no sistema religioso ou no culto”. Até agora essas prerrogativas eram reservadas, entre outras instituições, à presidência da República, e ao Congresso e ao Senado. A iniciativa veio também dos ativos e inevitáveis deputados evangélicos, de partidos diferentes unidos sob um credo comum e uma tendência ultraconservadora comum. São 75 em uma Câmara de 513 deputados. Parecem poucos, mas é só aparência, já que o Parlamento brasileiro, por sua própria natureza, é uma Câmara hiper-fragmentada na qual abundam as alianças e contra-alianças de partidos minoritários e ínfimos. O PT, partido do Governo, por exemplo, só tem 64 deputados.

Além disso, esses parlamentares evangélicos não só estão nessa cruzada retrógrada e militante. Fazem parte de um grupo mais amplo, de mais de duas centenas de deputados, denominados de “BBB”, sigla para Boi, Bala e Bíblia. São parlamentares que representam, respectivamente, os donos de fazendas e criadores de gado favoráveis ao desmatamento das florestas para que sirvam de pasto, aos lobbies das empresas de segurança e de armas e aos que –por sua conta– querem velar pela moral religiosa da sociedade. Os primeiros conseguiram desbloquear recentemente um velho projeto de lei paralisado desde 2000 que, realmente, restringe as terras destinadas aos índios. Os deputados da Bancada da Bala, por sua vez, continuam tramitando uma lei para liberar as armas que, se aprovada –e tem grandes possibilidades– permitirá que profissionais tão variados quanto caminhoneiros, taxistas e deputados, entre outros, possam andar armados nas ruas sem muita complicação burocrática, com uma autorização menos restritiva do que a que se emprega para tirar a carteira de motorista. Os deputados evangélicos, na sintomática contramão do que acontece atualmente nos países latino-americanos, colocaram em andamento um projeto de lei que tem por objetivo restituir exclusivamente às uniões formadas por um homem e uma mulher a categoria legal de casamento. Com isso, tentam fazer com que os casamentos de homossexuais, atualmente legais no Brasil, deixem de ter direitos em termos de heranças, custódia dos filhos ou na hora de compartilhar seguros de saúde.

Por trás de toda essa virada ultraconservadora, como elemento aglutinante, está o polêmico presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acusado pela Justiça de manter contas milionárias na Suíça alimentadas por subornos vindos do poço sem fundo da corrupção que durante anos foi a petroleira pública Petrobras. Cunha precisa de todos esses parlamentares mais ou menos afins para não se ver apeado de um poder que se restringe a cada dia, não perder sua condição de privilegiado pelo foro parlamentar e não acabar em um tribunal ou na cadeia.

Cunha sempre negou –inclusive em uma solene comissão parlamentar– ter contas na Suíça. Agora, depois das evidências incontestáveis apresentadas pela Justiça, afirma, em uma surpreendente e um tanto surreal entrevista publicada sábado, dia 7 de novembro, pela Folha de S. Paulo, que as referidas contas estão em seu nome mas pertencem a um “trust”, do qual ele é só “usufrutuário em vida”. E acrescenta que nunca soube que uma dessas contas recebeu em 2012 um suculento depósito de 1,3 milhões de francos suíços (4,8 milhões de reais) vindos de um dos implicados na trama da Petrobras.


Fonte (com hiperlinks) http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/07/politica/1446928156_107006.html



Minha questão é: Quem são os políticos e partidos com mais condição e interesse para combater essa atual guinada conservadora/religiosa na política brasileira?
Ou, de forma mais abrangente: quem pode representar os interesses dos céticos e humanistas em nosso país?

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2015, 18:13:20 »
Cara, se for preciso voltar com o Brasil pra a idade média pra tirar essa mácula medonha esquerdopata do poder, contem com meu voto.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:11:59 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Offline Jurubeba

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.071
  • Sexo: Masculino
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:23:34 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...
Eu penso que uma agenda liberal-social foi encampada pela esquerda que, na onda PT, elegeu parlamentares com idéias afins ao seu questionamento. No entanto, esse poucos representantes não refletem um real retrato da sociedade brasileira, que em sua maioria é conservadora, beata e estatista. É uma agenda artificial que está distante do nível cultural do Brasil.

Uma agenda humanista requer uma sociedade mais madura e culta do que a nossa. Nos enganamos com o que podemos esperar da sociedade porque muitos de nós vivem em ilhas, convivendo com pessoas com mais instrução e com acesso a informações que o grosso da sociedade não tem nem interesse. Quem elege os políticos, a massa carente, não tem interesse nesses assuntos e sempre vai optar por quem faz a demagogia de falar o que eles querem ouvir em detrimento de quem defende idéias que requer mais abstração.

Acho que ainda teremos que esperar alguns anos, senão décadas, para vermos algo desse tipo que você coloca.

Saudações

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:37:34 »

Eu penso que uma agenda liberal-social foi encampada pela esquerda que, na onda PT, elegeu parlamentares com idéias afins ao seu questionamento. No entanto, esse poucos representantes não refletem um real retrato da sociedade brasileira, que em sua maioria é conservadora, beata e estatista. É uma agenda artificial que está distante do nível cultural do Brasil.


O PT afundou o progressismo social no Brasil. A "agenda social-liberal" não era algo artificial na sociedade da época do primeiro mandato do Lula. Era algo palpável, desejável e realizável. O problema é que o "sonho PT" virou um pesadelo. E a nossa direita oportunista soube administrar muito bem o fim desse sonho polarizando a sociedade e colocando ideais progressistas como coisa de comunista que vota no PT. Hoje em dia até a discussão sobre "violência contra a mulher" é coisa de petista do Foro de São Paulo que quer destruir a família e implantar o comunismo no Brasil.

Eu li não sei onde que o "PT trocou um Projeto de País por um Projeto de Poder". Para mim esta é a melhor explicação para o que aconteceu com esse partido. E com isso acabou com o Brasil.

Uma agenda humanista requer uma sociedade mais madura e culta do que a nossa. Nos enganamos com o que podemos esperar da sociedade porque muitos de nós vivem em ilhas, convivendo com pessoas com mais instrução e com acesso a informações que o grosso da sociedade não tem nem interesse. Quem elege os políticos, a massa carente, não tem interesse nesses assuntos e sempre vai optar por quem faz a demagogia de falar o que eles querem ouvir em detrimento de quem defende idéias que requer mais abstração.

Acho que ainda teremos que esperar alguns anos, senão décadas, para vermos algo desse tipo que você coloca.

Saudações

A única chance do Brasil vir a ser um lugar minimamente sério é com o fim do voto obrigatório. Mesmo assim eu tenho dúvidas a respeito da nossa elite intelectual.

No Brasil, voto obrigatório vai, inevitavelmente, nos levar a teocracia.

« Última modificação: 08 de Novembro de 2015, 19:57:12 por I am not Johnny Ramone »

Offline Jurubeba

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.071
  • Sexo: Masculino
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:47:17 »
A única chance do Brasil vir a ser um lugar minimamente sério é com o fim do voto obrigatório. Mesmo assim eu tenho dúvidas a respeito da nossa elite intelectual.

No Brasil, voto obrigatório vai, inevitavelmente, nos levar a teocracia.
Só que, em nosso caso, a religião em questão é a Religião Política. Esse conceito de religião política eu vi lendo os artigos do Luciano Ayan.

Não sei se é correto falar nesses termos, mas que o radicalismo político conduz ao fundamentalismo e aos excessos é fato. Some-se a isso a idolatria que o brasileiro tem pelo Estado e temos os elementos necessários para uma religião: o deus Estado, um culto imposto- votar, sacerdotes- os políticos e uma legião de fiéis.

Saudações

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:52:48 »
Cara, se for preciso voltar com o Brasil pra a idade média pra tirar essa mácula medonha esquerdopata do poder, contem com meu voto.
2

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:56:17 »
No Brasil não existe uma bancada religiosa, assim como não foi uma bancada socialista a que se elegeu e está aí chupinhando tudo. Só há interesses financeiros de oportunistas e seus apelos  torpes para fidelizar  a massa alienada/carente.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2015, 19:58:33 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:58:32 »
Mesmo entre pessoas instruídas está surgindo um messianismo em torno de políticos conservadores. As pessoas realmente compraram a ideia de que a crise atual tem alguma relação com os avanços sociais da última década, como se a ampliação de direitos de minorias e a melhora na distribuição de renda tivessem levado o Brasil para o buraco, e não outros fatores como corrupção e má condução da política econômica.

Os únicos que eu frequentemente vejo se contrapondo aos projetos conservadores são os políticos de partidos de esquerda como PSOL e PDT. Mas eles com certeza não são os caras que representam os interesses humanistas, já que também tem vários posicionamentos intolerantes e anticientíficos.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:59:55 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.








Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:04:37 »
No Brasil não existe uma bancada religiosa, assim como não foi uma bancada socialista a que se elegeu e está aí chupinhando tudo. Só há interesses financeiros de oportunistas e seus apelos  torpes para fidelizar  a massa alienada/carente.
Ironicamente, o apelo populista que elegeu a esquedopatia capaz que agora se eleger uma bancada religiosa, leia se não católicos,  fará com que o povão em vez de receber uma bolsinha família vá é abrir a dita cuja e pagar diziminho e ainda achar bunito.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2015, 20:10:21 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:07:09 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.
O Lakatos parece ter uma atitude olímpica de quem está vendo algum processo secreto épico, mais importante, em curso, onde ninguém mais o enxerga.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:11:59 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.

Você entendeu o assunto do tópico?

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:12:24 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.
O Lakatos parece ter uma atitude olímpica de quem está vendo algum processo secreto épico, mais importante, em curso, onde ninguém mais o enxerga.

O que você quis dizer com isso?

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:16:20 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.
O Lakatos parece ter uma atitude olímpica de quem está vendo algum processo secreto épico, mais importante, em curso, onde ninguém mais o enxerga.

Acho que eu vivo em algum país diferente, deve existir outro Brasil em alguma parte do mundo onde as "conquistas sociais" ocorreram.

Aqui onde vivo só usaram miseráveis como escada e inflaram estatísticas do mesmo modo que inflaram os números do orçamento que estourou agora.

Criaram uma "crassi média" que não tem renda própria, totalmente dependente do bolsa-mortadela, arrebentaram o país e querem enfiar mais impostos pelo rabo desses miseráveis para tampar o rombo no orçamento.

A crise fabricada pelo PT está tão feia que um conhecido meu é o único empregado na casa dele, mulher e três filhos adultos foram demitidos dos empregos em que estavam em quatro empresas diferentes.

É a "conquista social" do PT e ainda não sabem o motivo de tomar um pé na bunda nas próximas eleições.







Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:18:20 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.

Você entendeu o assunto do tópico?

Sim, fio, entendi e afirmei que a esquerda só usou miseráveis como escada tendo os "interesses humanistas" como desculpa.


Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:20:49 »
É a "conquista social" do PT
Ué, mas não é? Se numa família todo mundo foi demitido e só ficou um no trampo a coisa tá sendo socializada.. ::)
« Última modificação: 08 de Novembro de 2015, 20:27:32 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:24:40 »
É a "conquista social" do PT
Ué, mas não é? Se numa família todo mundo foi demitido e só ficou um no tampo a coisa tá sendo socializada.. ::)

Pois é, como na Venezuela ou em todo lugar onde botam as mãos.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:27:06 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.
O Lakatos parece ter uma atitude olímpica de quem está vendo algum processo secreto épico, mais importante, em curso, onde ninguém mais o enxerga.

O que você quis dizer com isso?
Que o seu artigo(discurso) não foca na realidade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:30:00 »
Está cada dia mais difícil discutir alguma coisa aqui. Estou tentando propor uma discussão sobre o futuro das pautas humanistas no Brasil e sobre os políticos e partidos que poderiam defender essas pautas e como seria feito.

Mas parece que todo tópico criado tem o destino inexorável de virar "como o PT afundou o Brasil e como a esquerda estragou o mundo". Se quiserem discutir sobre isso, usem algum dos milhares de tópicos sobre o assunto que estão em todas as áreas do fórum.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 3.071
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #20 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:30:20 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.
O Lakatos parece ter uma atitude olímpica de quem está vendo algum processo secreto épico, mais importante, em curso, onde ninguém mais o enxerga.

O que você quis dizer com isso?
Que o seu artigo(discurso) não foca na realidade.

Em que sentido? Explique melhor, por favor.

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #21 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:54:23 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.

Você entendeu o assunto do tópico?

Sim, fio, entendi e afirmei que a esquerda só usou miseráveis como escada tendo os "interesses humanistas" como desculpa.

Você não entendeu o assunto do tópico.

A discussão aqui não é o estrago que o PT fez e sim o estrago que a direita está fazendo e ainda pretende fazer.

Coisas do tipo: "Igreja metendo as garras no STF", "internação compulsória para cura gay", "substituição do ensino da TE pelo criacionismo", "fim do estado laico" e por ai vai. Esgoto abaixo.


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #22 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:57:19 »
[...]
A discussão aqui não é o estrago que o PT fez e sim o estrago que a direita está fazendo e ainda pretende fazer.

Coisas do tipo: "Igreja metendo as garras no STF", "internação compulsória para cura gay", "substituição do ensino da TE pelo criacionismo", "fim do estado laico" e por ai vai. Esgoto abaixo.

Isto não é a direita como um todo. É a parte religiosa e conservadora.

Eu, por exemplo, sou de direita e não compartilho de nenhuma das ideias supra.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2015, 21:07:40 »
Os interesses meramente antipetistas estão bem representados, não há dúvida, minha questão é sobre os interesses humanistas. Estado laico, tolerância religiosa, democracia, direitos humanos, racionalismo...

Interesses humanistas?  O que os esquerdinhas fizeram nos últimos anos? Usaram miseráveis como escada para implantar o maior esquema de corrupção que já existiu e arrebentaram o país, agora esses mesmos miseráveis pagarão as contas por isso.
O Lakatos parece ter uma atitude olímpica de quem está vendo algum processo secreto épico, mais importante, em curso, onde ninguém mais o enxerga.

O que você quis dizer com isso?
Que o seu artigo(discurso) não foca na realidade.

Em que sentido? Explique melhor, por favor.
Eu já fiz alguns apartes nesse tópico que resumem o que eu penso sobre o conteúdo desse artigo e por conseguinte seu viés nele.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:O Brasil retrocede socialmente enquanto a América Latina avança
« Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2015, 21:08:56 »
Mesmo entre pessoas instruídas está surgindo um messianismo em torno de políticos conservadores. As pessoas realmente compraram a ideia de que a crise atual tem alguma relação com os avanços sociais da última década, como se a ampliação de direitos de minorias e a melhora na distribuição de renda tivessem levado o Brasil para o buraco, e não outros fatores como corrupção e má condução da política econômica.
[...]

A crise atual teve uma grande contribuição das "políticas sociais", sendo que a contratação de despesas de maneira irresponsável é a responsável principal do gigantesco déficit fiscal que já tivemos em 2014 e teremos em 2015 e 2016. Isto por sua vez levará a um gigantesco aumento nos impostos e ou um grande corte nos investimentos e ou no aumento brutal da dívida pública. Tudo regado a uma inflação que possivelmente chegará aos dois dígitos.

Então, "sim", parte dos "avanços sociais" é responsável por parte significativa da atual crise.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!