Nah, nisso aqui nunca haverá consenso. E a questão é mesmo a de perspectiva, conforme eu disse. Vai ter gente que acha que está em níveis ótimos e aceitáveis e gente que acha que dava pra ser ridiculamente melhor. Normalmente há interesses diversos nos discursos, e nós sabemos disso.
Não vejo ninguém achando ótimo o atual quadro de distribuição de renda, o que eu vejo é gente achando ótimo que a desigualdade começou a cair num ritmo mais rápido do que o histórico brasileiro.
Mas é óbvio que se precisa, sim. O discurso da defesa governista normalmente é do contrário e a prática é de não se admitir qualquer mazela que seja, EXCETO quando há interesse de jogá-las na conta de pessoas ou entidades místicas terceiras.
A admissão do problema e participação própria na manutenção dele já seria algo Bravo.
Bem, uma das bandeiras da Dilma na primeira eleição era erradicar a miséria no Brasil, o que já deixa implicito que ela existe. Eu acho que você confunde um pouco as coisas, qualquer governo tende a amplificar seus feitos, falar mal do governo passado ( se de oposição) e não fazer muita questão de debater seus defeitos, mas acho que nenhum deles seja oposição ou não, direita ou esquerda, ninguém esconde que o Brasil tem muitos problemas e que precisam ser resolvidos, aliás esse é o mote de qualquer eleição.
Sim. Embora sejam massacrados pela tributação sobre consumo, muito mais que o restante do povo. Lembrando que a menos que se consuma somente itens de subsistëncia, é impossível escapar da tributação em cascata envolvida em toda a cadeia de produção, mesmo que se compre algo no mercado informal.
O que eles mais consomem são itens de subsistência, eles não consomem muito outras coisas, não. E a tributação sobre consumo é pra todo mundo, eles não pagam mais que ninguém.
Classe média que inclui famílias com rendimento mensal de 1k (250 dólares)? Some a esse pessoal os ainda mais pobres e terá certamente bem mais do que a metade do bolo de impostos.
Se não me engano, metade de todo o imposto brasileiro é pago por quem ganha até 2 salários mínimos.
OK, mas esse pessoal não é beneficiado pelo Bolsa Família, eles não recebem essa ajuda do governo. Você diz que os mais pobres sustentam o governo através de impostos e votam nele por causa dos benefícios, num efeito espiral, SQN. A maior parte dos impostos provém das classes D C e B, que são as que mais consomeme, essas quem mais sustentam o governo com impostos. Agora se você diz que proporcionamente a renda, quanto mais pobre mais se paga imposto, eu concordo, o sistema de impostos no Brasil é perverso e beneficia quem está no topo e uma das maneiras de se inverter isso e desonerar o consumo seria cobrar mais impostos proporcionalmente à riqueza, e é uma bandeira antiga do sabe de que partido?
Aqui entra a parte de gambling ou sorte a que eu me referia, que foi a alta dependência de exportação daquilo que aqui abunda e o mundo tinha vontade de comprar no talo. Além disso, taí também a canetada que invariavelmente não me deixa mentir. Esses em si não são fatores que podem ser mantidos ad infinitum com bom nível de sustentabilidade e, somente a parte da canetada é o que compete maioritariamente ao estado.
Seja sorte ou não, não foi na canetada que o emprego e a renda cresceram, isso nos levaria de volta à hiperinflação. E mesmo que você coloque as pessoas que ficam em casa e não procuram emprego ( porque já alguma renda), você tem que explicar como a canetada aumentou a renda do brasileiro nas ultimas décadas.
O incentivo às atividades agropecuárias e similares é controverso. Normalmente simbolizam apenas a retirada da mão do estado sobre as atividades e, não raro, acontecem pra beneficiar algum player específico que tem algum envolvimento em algum nível governamental (aqui não faço crítica a partido qualquer, já que não é exclusividade de algum único, envolvendo até mesmo aqueles mais caricatos envolvidos nas "lutas dos trabalhadores").
Não sei muito bem onde você quis chegar, incentivo do governo simboliza retirada da não do estado?
O que esses numeros dizem? Eram todos países com níveis baixíssimos de IDH e segundo a ONU, quanto menor o IDH mais rápido ele cresce. Mas já que você está se apegando a níveis históricos de centenas de anos que tal ver o crescimento do Brasil no século passado, no PIB, renda, espectativa de vida, etc, o Brasil foi um dos países que mais cresceram, se não o que mais cresceu.