Autor Tópico: Vocês ficam "nervosos" ao desafiar Deus a fazer coisas terríveis?  (Lida 14395 vezes)

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
Re:Vocês ficam "nervosos" ao desafiar Deus a fazer coisas terríveis?
« Resposta #150 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:14:17 »
a questão é como é transmitido essa cultura, reencarnação ?

Acho que a intimidade de alguns organismos (como os humanos) não vem ao caso... ::)
SDS Terráqueo

não entendi ?

Reprodução.
Assim ocorre transmissão de genes, aqueles organismos (em uma determinada população) que sofreram mutações vantajosas (ou neutras em alguns casos) passam tais características a frente, os que sofreram mutações deletérias tendem a morrer. :caveira:
Por exemplo: em outros primatas (e até em algumas etnias humanas), normalmente filhotes aleijados são mortos/abandonados pela própria mãe.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, 16:16:30 por Terráqueo »
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 14 de Janeiro de 2016, 16:58:25 »
uma explicação simples para um conhecimento nato de  um ninho de joão de barros tão complexo  , alias o que ele consegue  fazer  só com o bico , o homem não consegue fazer apenas utilizando as mãos.

... acho que as pessoas conseguem sim esculpir coisas bem mais sofisticadas do que ninhos de joãos-de-barro, pelo que me lembro...

Não estou questionando a evolução e sim o nascer sabendo ?
Se é transmissão de cultura onde fica armazenada e como seria feita essa transmissão de memória ?

Instintos não são "cultura" na maior parte. Fica armazenada na arquitetura do cérebro, e é transmitida pela genética/reprodução. Uma arquitetura inata de reflexos "enfileirados", um desengatando o outro numa seqüência. Como um "programa" de um robô/computador (feito de combinações/seqüências de "programas" menores, como o de andar, apanhar uma presa, mastigar), só que em circuitos em células nervosas em vez de silício. Em organismos mais simples, esses programas rodam mais "sozinhos", e conforme os cérebros se tornam mais complexos, tem outros programas interagindo uns com os outros, e variáveis de aprendizado.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #152 Online: 15 de Janeiro de 2016, 07:14:55 »
a questão é como é transmitido essa cultura, reencarnação ?

Acho que a intimidade de alguns organismos (como os humanos) não vem ao caso... ::)
SDS Terráqueo

não entendi ?

Reprodução.
Assim ocorre transmissão de genes, aqueles organismos (em uma determinada população) que sofreram mutações vantajosas (ou neutras em alguns casos) passam tais características a frente, os que sofreram mutações deletérias tendem a morrer. :caveira:
Por exemplo: em outros primatas (e até em algumas etnias humanas), normalmente filhotes aleijados são mortos/abandonados pela própria mãe.

mas características físicas tudo bem são transmissões genéticas mas, a questão é como são transmitidos os conhecimentos culturais?
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 15 de Janeiro de 2016, 07:36:28 »
Esses "conhecimentos" inatos estão na arquitetura do sistema nervoso, que é construído pelos genes.

Se não fosse assim, os animais nasceriam em "estado vegetativo", e teriam que aprender absolutamente "tudo", ao mesmo tempo em que isso seria impossível, pois a própria reação nervosa necessária para o aprendizado tem que ser em última instância inata.

Talvez ajude pensar na evolução de sistemas nervosos inicialmente simples, gradualmente se tornando mais complexos conforme você "sobe" nos galhos da árvore genealógica de complexidade animal.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #154 Online: 15 de Janeiro de 2016, 07:56:18 »

... acho que as pessoas conseguem sim esculpir coisas bem mais sofisticadas do que ninhos de joãos-de-barro, pelo que me lembro...
tai uma coisa que eu gostaria de ver um ser humano conseguir fazer um ninho de joão de barro  uma casa impermeável apenas usando barro e as mãos, a historia nos mostra que essa técnica não é tão fácil, ja que não foi adotada por nenhum ser humano, alem do que talvez este passaro use a propria saliva para  deixar o barro no ponto certo.

Instintos não são "cultura" na maior parte. Fica armazenada na arquitetura do cérebro, e é transmitida pela genética/reprodução. Uma arquitetura inata de reflexos "enfileirados", um desengatando o outro numa seqüência. Como um "programa" de um robô/computador (feito de combinações/seqüências de "programas" menores, como o de andar, apanhar uma presa, mastigar), só que em circuitos em células nervosas em vez de silício. Em organismos mais simples, esses programas rodam mais "sozinhos", e conforme os cérebros se tornam mais complexos, tem outros programas interagindo uns com os outros, e variáveis de aprendizado.
permanece a questão este conhecimento no principio do primeiro pássaro foi a priori ou a posteriori?
se foi a priori a sua primeira formação desse conhecimento teria vindo de onde ?
Se foi a posteriori ou seja  em algum momento da evolução, um dos pássaros aprendeu a fazer o ninho e passou isso geneticamente para ao filho, fica difícil compreender como conseguiu sobreviver antes sem ter um necessário abrigo.
alem do mais como um cérebro de passarinho consegue transmitir geneticamente  uma tecnologia tão complexa "abrigo em forma de esfera" , enquanto cérebros humanos tão complexos não conseguem transmitir geneticamente  conhecimentos bem mais  básicos.
resumindo:
Cérebros simples conseguem  transmitir  conhecimento complexos   por memoria genética,  ao passo que cérebros de humanos complexos não conseguem transmitir conhecimentos simples  geneticamente ?
ao meu ver ha uma falha neste tipo de raciocínio !

Tambem ja foi cogitado que todo conhecimento ou ciência humana seria pós parto ( a posteriori) tendo como um bom argumento que crianças crianças por lobos se comportam como lobos, ok!
a questão que surge é por que animais ditos inferiores conseguem trans missão de conhecimento via genética e humanos complexos não ?

certas coisas são inexplicáveis como por exemplo de onde viemos e a quanto tempo existimos neste planeta ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #155 Online: 15 de Janeiro de 2016, 08:19:16 »
Esses "conhecimentos" inatos estão na arquitetura do sistema nervoso, que é construído pelos genes.

Se não fosse assim, os animais nasceriam em "estado vegetativo", e teriam que aprender absolutamente "tudo", ao mesmo tempo em que isso seria impossível, pois a própria reação nervosa necessária para o aprendizado tem que ser em última instância inata.
então defende que alguns conhecimentos humanos são anteriores ao nascimento ?

Talvez ajude pensar na evolução de sistemas nervosos inicialmente simples, gradualmente se tornando mais complexos conforme você "sobe" nos galhos da árvore genealógica de complexidade animal.

não questiono  a  mecânica da vida  onde o  sistema nervoso autônomo é imprescindível para manter o coração pulsando, questiono uma maquina que consegue aprender e repassar conhecimentos culturais geneticamente ?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 15 de Janeiro de 2016, 08:54:00 »
Normalmente não se rotula reflexos ou tendências instintivas de "conhecimentos", feita essa ressalva, sim. Existem coisas como que se você afundar um bebê na água ele vai prender a respiração, sem nunca ter sido ensinado que precisasse fazer isso. Ou a pancada no joelho que faz levantar a perna. E todo o repertório de coisas que o sistema nervoso autônomo faz e que você nem tem consciência de estar fazendo, de batimentos cardíacos à digestão.

não questiono  a  mecânica da vida  onde o  sistema nervoso autônomo é imprescindível para manter o coração pulsando, questiono uma maquina que consegue aprender e repassar conhecimentos culturais geneticamente ?

Você está misturando as coisas. O cultural ou aprendido não é passado geneticamente; apenas reflexos e tendências instintivas. A cultura e aprendizado aperfeiçoa a prática dos comportamentos, mas não são passados geneticamente.

Os instintos e reflexos são programas mais ou menos rígidos no sistema nervoso, moldados pelas diferenças de sobrevivência e reprodução de variações hereditárias ao longo das gerações (ou, mutação e seleção natural).

Um pequeno verme que, pela arquitetura inata de seu sistema nervoso, reflexivamente começa a fugir ante a um estímulo que pode representar a ameaça de um predador pode deixar mais descendentes do que um outro que instintivamente apenas ficasse imóvel (ou conseguir deixar descendentes em novos territórios com predadores diferentes). E os descendentes desses "vermes que fogem" que tenham uma diferença reflexiva que os faça mudar brusca e aleatoriamente de direção durante a fuga, poderão por sua vez deixar mais descendentes do que aqueles que tem apenas um padrão mais simples e previsível de fuga.

Assim algumas linhagens de animais vão gradualmente aumentando um repertório de respostas automáticas, reflexivas, que lhes permite sobreviver e se reproduzir onde/como animais com comportamentos mais simples não conseguem. E isso vai tendo efeitos de "corrida armamentista" para repertórios maiores e mais complexos de reflexos, que vão eventualmente incluir aprendizado individual.

Esse tipo de evolução, lapidando o comportamento através de mudanças/regulações do sistema nervoso, acontece até em organismos que nem são os donos do sistema nervoso em questão, mas que parasitam a animais e acabam controlando o comportamento deles, mesmo que o parasita em si seja um fungo, que não tem ele mesmo sistema nervoso algum, vontade, cultura, nada. Só "química" e reprodução, hereditariedade. 

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151112_vert_earth_parasitas_ml

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #157 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 07:35:11 »
OK! existe uma evolução mecânica nos seres e aprendizado cultural que não são repassados geneticamente.
Disso podemos concluir que  seres mais complexos como os humanos são o resultado da evolução mecânica de formas de vidas mais simples como bactérias ?
Se sim, então por qual razão a evolução mecânica teria cessado ?
A evolução da semente a arvore é casual ou teria sido programada?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #158 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 11:58:32 »

Cessado? Como assim? Essa epidemia de zika vírus é uma prova cabal da evolução, e observável.

Evolução da semente à árvore, é isso que quer dizer? Então segundo o seu critério, evoluímos de bebês a adultos?

E lá vem o DI novamente...

Leia um pouco disso, Criaturo, pode ajudar a entender melhor...O site não é ateu, mas cético.

Evolução e Criacionismo

GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #159 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 11:12:16 »

Cessado? Como assim? Essa epidemia de zika vírus é uma prova cabal da evolução, e observável.

considerando que o homem seja o resultado da evolução mecânica de uma bactéria, por que esta evolução não continua?
Da mesma forma que se o pescoço foi aumentado em uma girafa em relação ao seu antecessor,, então por que não continuou haver evolução mecânica na girafa ?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #160 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 11:17:00 »

Evolução da semente à árvore, é isso que quer dizer? Então segundo o seu critério, evoluímos de bebês a adultos?

[/quote]

entendo como evolução  adquirir novas características

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #161 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 11:17:31 »
por que não continuou haver evolução mecânica na girafa ?

Você não leu nada do texto que eu linkei, não é? Se tivesse lido, não estaria fazendo uma pergunta tão boba. :umm:
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #162 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 11:18:38 »
entendo como evolução  adquirir novas características

Errado. Podem ser perdidas, também.
GNOSE

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #163 Online: 17 de Maio de 2019, 23:03:27 »
Ter medo de deus faz tanto sentido quanto ter medo do Thanos, do Coringa, da Daenerys na oitava temporada do GoT ou do bicho papão.
Desafio o velhote a me fulminar antes de terminar de escrever esta sentença.
E por falar em GoT, acho que a HBO cagou com força nessa temporada.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #164 Online: 18 de Maio de 2019, 08:46:07 »
Ter medo de deus faz tanto sentido quanto ter medo do Thanos, do Coringa, da Daenerys na oitava temporada do GoT ou do bicho papão.

Nunca é bom abusar da sorte. O Rui Castro conta um caso de um tio que, bêbado, subiu um morro no meio de uma tempestade vestindo uma capa preta e fumando um charuto desafiava: "Deus, se existe mesmo, quero ver mandar um raio".

Morreu.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #165 Online: 18 de Maio de 2019, 11:51:18 »

Eu fico de cara com as pessoas adorarem um deus que exige adoração e quem quer que não o adore vai ser punido da forma mais dantesca pelo resto da eternidade.

Mesmo que um deus assim exista eu não conseguiria adorá-lo. É humano demais para ser divino.

O GoT morreu quando ressusitaram o bastardo. Daquele ponto em diante foi ladeira abaixo.

Queimaram até a Brienne of fucking Tarth.

:) (Sempre que a Brienne do CC posta me vem à cabeça o Clegane falando "... you are Brienne of fucking Tarth")

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #166 Online: 18 de Maio de 2019, 12:55:13 »
Caramba, a coisa é básica, você não desafia e/ou desacata una ruela ou um cotonete ou um grão de milho, não há critério nisso, você nao realiza a si mesmo fazendo isso. Então é uma atitude espúria proceder da mesma forma com algo menos representivo factualmente que um grão de milho uma ruela ou um cotonete, a não ser que você acredite naquele deus. E se você não acredita também não o faz por prudência desde a racionalidade de não se ter certeza de nada. Oras, tenha a santa paciência.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 13:15:51 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #167 Online: 18 de Maio de 2019, 13:09:28 »
Isso mesmo. Prudência e caldo de galinha só fazem bem.

Eu sei de outro caso de uma mulher que na juventude se envolveu com o Partido Comunista e virou ateia. A partir disso passou a debochar de Deus e lançar desafios.

Um belo dia, na véspera de completar 92 anos, estava dormindo quando sofreu um infarto fulminante e morreu.

Quem procura, acha.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #168 Online: 18 de Maio de 2019, 13:21:03 »
Se você não sobe em cima do telhado do nada pra ficar bradando para que um raio te fulmine numa tempestade de raios, por que faria a mesma coisa se dirigindo a deus para que o fizesse? Isso só deporia da sua crença.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 14:17:38 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 19 de Maio de 2019, 08:49:35 »

Eu sei de outro caso de uma mulher que na juventude se envolveu com o Partido Comunista e virou ateia. A partir disso passou a debochar de Deus e lançar desafios.

Um belo dia, na véspera de completar 92 anos, estava dormindo quando sofreu um infarto fulminante e morreu.

Quem procura, acha.
Contam que o construtor do Titanic disse que "Nem Deus afunda este navio". Daí, como castigo, Deus botou o iceberg no seu caminho.
Acontece que o tal cara não estava a bordo e quem morreu foram milhares de inocentes.

Se esse tal de Deus existe mesmo, é bom tomar cuidado porque ele é vingativo e não aceita piadinhas que qualquer ser humano levaria numa boa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 19 de Maio de 2019, 14:03:36 »

Quem procura, acha.
Contam que o construtor do Titanic disse que "Nem Deus afunda este navio". Daí, como castigo, Deus botou o iceberg no seu caminho.
Acontece que o tal cara não estava a bordo e quem morreu foram milhares de inocentes.

Se esse tal de Deus existe mesmo, é bom tomar cuidado porque ele é vingativo e não aceita piadinhas que qualquer ser humano levaria numa boa.

Inocentes? Massa de manobra, idiotas úteis.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #171 Online: 20 de Maio de 2019, 13:14:57 »
:) (Sempre que a Brienne do CC posta me vem à cabeça o Clegane falando "... you are Brienne of fucking Tarth")

:biglol:
GNOSE

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #172 Online: 20 de Maio de 2019, 15:39:56 »
E no Irã tá virando epidemia desafiar leis islâmicas, e Alá por tabela:

"Vídeos indecentes". Desafio de dança enfurece ministro da Educação do Irão

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #173 Online: 21 de Maio de 2019, 20:43:05 »

Nunca é bom abusar da sorte. O Rui Castro conta um caso de um tio que, bêbado, subiu um morro no meio de uma tempestade vestindo uma capa preta e fumando um charuto desafiava: "Deus, se existe mesmo, quero ver mandar um raio".

Morreu.

Na verdade esses desafios podem sair caro mesmo.

Alguns espíritos sabem onde certos raios irão cair e o momento em que eles irão cair. Basta influenciar o bêbado a ir no local e na hora onde o raio irá cair e está ai explicado a "Fúria de Deus", que na verdade não passa de um simples ato da relação entre a influência dos espíritos e dos encarnados.

« Última modificação: 21 de Maio de 2019, 21:03:38 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 21 de Maio de 2019, 21:51:40 »
Alguns espíritos sabem onde certos raios irão cair e o momento em que eles irão cair. Basta influenciar o bêbado a ir no local e na hora onde o raio irá cair e está ai explicado a "Fúria de Deus", que na verdade não passa de um simples ato da relação entre a influência dos espíritos e dos encarnados.

Alguns espíritos....certos raios....é a mesma xaropada de sempre. Se o bêbado morre é por causa do espírito certo com o raio certo...bingo..., mas se não morre sempre tem uma desculpa esfarrapada.

Parece brincadeira.... :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!