Autor Tópico: Arte Contemporânea: dedada grupal no rabo  (Lida 15144 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Arte Contemporânea: dedada grupal no rabo
« Resposta #175 Online: 29 de Abril de 2016, 14:31:03 »

Não há como utilizar o termo "banalização" nesse caso. Seria banalização em relação ao quê? Toda essa alegação no fundo acaba sendo uma petição de princípio em favor da ideia de que a arte formal é a "correta", a "boa", enquanto a arte conceitual é o "vandalismo", a "excrescência".

Outra coisa importante a ressaltar é que gente como Van Gogh, Monet, Degas, Manet, já foi xingada pelos formalistas, inclusive o próprio nome de algumas vanguardas como o Impressionismo eram inicialmente termos depreciativos direcionados a eles. É difícil dizer que agora, pela primeira vez na história, os formalistas estão realmente certos e salvando a arte da bancarrota, e não agindo como os velhinhos carolas que têm sido há mais de um século.

Acho que não temos nenhum desses problemas se aceitamos que "arte = técnica".

Então a coisa deixa de ser uma petição de princípio na medida que estas coisas sendo questionadas são muitas vezes coisas banais, que qualquer idiota poderia fazer*, ou faz cotidianamente sem no entanto estar exposto em galeria de arte. Mas escolher fazer uma dessas coisas também já envolverá alguma técnica, ainda que seja algo de natureza distinta, algo mais como a técnica de escrever humor. Técnica de chamar a atenção, surpreender.

O questionamento anterior não é invalidado, mas é uma declaração de preferência, de ver maior mérito em criações que exijam tipos de destrezas que requerem maior treinamento do que imaginar algo inusitado, meio como dizer que coisas como "Casablanca" ou "o encouraçado Potemkin" são melhores do que comédias do Adam Sandler ou Tyler Perry, ou pegadinhas do youtube, em vez de tê-los todos igualmente num mesmo nível de "arte".

E ainda, obras não tecnicamente notáveis em muitos aspectos, podem, apesar disso, vir a ser apreciadas por muitas pessoas.

* ou apenas uma suposta falta de técnica, que pode vir a ser apreciada, mesmo que inicialmente contestada por alguns críticos, de conhecimento também questionável.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #176 Online: 29 de Abril de 2016, 18:10:51 »

Não há como utilizar o termo "banalização" nesse caso. Seria banalização em relação ao quê? Toda essa alegação no fundo acaba sendo uma petição de princípio em favor da ideia de que a arte formal é a "correta", a "boa", enquanto a arte conceitual é o "vandalismo", a "excrescência".

Outra coisa importante a ressaltar é que gente como Van Gogh, Monet, Degas, Manet, já foi xingada pelos formalistas, inclusive o próprio nome de algumas vanguardas como o Impressionismo eram inicialmente termos depreciativos direcionados a eles. É difícil dizer que agora, pela primeira vez na história, os formalistas estão realmente certos e salvando a arte da bancarrota, e não agindo como os velhinhos carolas que têm sido há mais de um século.

Acho que não temos nenhum desses problemas se aceitamos que "arte = técnica".

Então a coisa deixa de ser uma petição de princípio na medida que estas coisas sendo questionadas são muitas vezes coisas banais, que qualquer idiota poderia fazer*, ou faz cotidianamente sem no entanto estar exposto em galeria de arte. Mas escolher fazer uma dessas coisas também já envolverá alguma técnica, ainda que seja algo de natureza distinta, algo mais como a técnica de escrever humor. Técnica de chamar a atenção, surpreender.

O questionamento anterior não é invalidado, mas é uma declaração de preferência, de ver maior mérito em criações que exijam tipos de destrezas que requerem maior treinamento do que imaginar algo inusitado, meio como dizer que coisas como "Casablanca" ou "o encouraçado Potemkin" são melhores do que comédias do Adam Sandler ou Tyler Perry, ou pegadinhas do youtube, em vez de tê-los todos igualmente num mesmo nível de "arte".

E ainda, obras não tecnicamente notáveis em muitos aspectos, podem, apesar disso, vir a ser apreciadas por muitas pessoas.

* ou apenas uma suposta falta de técnica, que pode vir a ser apreciada, mesmo que inicialmente contestada por alguns críticos, de conhecimento também questionável.

Isso apenas transferiria a briga pela definição de arte para a briga pela definição de técnica, já que esse conceito abrangente que você defende é muito distinto daquele defendido pelos críticos mais exaltados da arte contemporânea.

Até porque ninguém nega que, em algum sentido, arte e técnica sejam sinônimos. A própria origem da palavra, assim como alguns de seus usos contemporâneos, delatam essa correspondência. Mas enquanto os formalistas/puristas dizem que arte=técnica se refere à capacidade de produzir objetos sofisticados e que exigem um grau incomum de habilidade manual em sua execução, os contemporâneos/conceitualistas defendem que arte=técnica se refere à capacidade de expressar conceitos de natureza estética, mesmo que seja através de objetos simples ou até mesmo através de "não-objetos" (como performances ou ressignificações).

Resumindo, a briga não acaba quando admitimos que arte e técnica sejam sinônimos, ela apenas muda de foco.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 29 de Abril de 2016, 18:27:59 »
Acho que não teria esse problema. Para começar, os formalistas/puristas não tem qualquer rejeição quanto ao "conceitual". Por trás de obras "clássicas" não há só "virtuosismo" de execução, mas também técnica de composição, de conceito.

Deve ser razoavelmente consensual que não há primor técnico considerável em coisas como uma instação de um quarto bangunçado. Então restaria aos seus defensores tentarem defender qualquer outra coisa por trás disso, como que é uma "expressão de um conceito de natureza estética". E então poderia se perguntar, "expressão de QUE conceito?" Se as pessoas de modo geral olham para a coisa e não entendem que diabos de "conceito" tenta ser expresso, então o artista falhou em expressá-lo efetivamente (ainda que possa argumentar não ter claridade como objetivo, mas querer mesmo uma "expressão" idiossincrática e ininteligível, até questionável como "expressão").

Acho que a parte estética provavelmente nem é significativa em casos como esse, mas é mais o lado "pegadinha" da coisa mesmo, algo inusitado, que é o que acho que deveriam tentar defender se não estiverem tentando engabelar ninguém. Talvez possa ser de qualquer forma propositalmente uma "expressão obscura e indecifrável", o que OK, tudo bem, mas é ainda passível de crítica como algo inferior a outras obras, seja por impressionar mais técnica de execução ou no fundamento conceitual, em como comunica algo em vez de ser essa "expressão propositalmente incompreendida".

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #178 Online: 29 de Abril de 2016, 20:53:13 »
Acho que não teria esse problema. Para começar, os formalistas/puristas não tem qualquer rejeição quanto ao "conceitual". Por trás de obras "clássicas" não há só "virtuosismo" de execução, mas também técnica de composição, de conceito.

Quando me refiro à arte conceitual, estou usando a definição estrita, a de arte onde o conceito é mais importante do que o objeto, e que ganhou força a partir da década de 1970 (mesmo tendo precursores importantes antes disso). Não estou querendo dizer que "não há" conceito na arte formal e na arte clássica e nem querendo resumi-la a virtuosismo puro (embora também haja obras de arte que são coisas muito próximas de virtuosismo puro). Assim, quando contraponho o grupo de formalistas ao grupo de conceitualistas, estou separando os que enxergam no objeto e no primor técnico a essência de arte dos que enxergam esses fatores como secundários, importando mais (embora não unicamente) o conceito e o contexto.

Deve ser razoavelmente consensual que não há primor técnico considerável em coisas como uma instação de um quarto bangunçado.

Concordo.

Então restaria aos seus defensores tentarem defender qualquer outra coisa por trás disso, como que é uma "expressão de um conceito de natureza estética". E então poderia se perguntar, "expressão de QUE conceito?" Se as pessoas de modo geral olham para a coisa e não entendem que diabos de "conceito" tenta ser expresso, então o artista falhou em expressá-lo efetivamente (ainda que possa argumentar não ter claridade como objetivo, mas querer mesmo uma "expressão" idiossincrática e ininteligível, até questionável como "expressão").

Discordo. Acredito que você está tomando a palavra "expressão" como sinônimo de "comunicação", mas são conceitos diferentes.

Comunicação é a transferência de ideias entre diferentes pessoas, então sua eficácia pode ser medida pela semelhança entre a ideia original do emissor e a ideia recebida pelo destinatário. Se o destinatário não recebe ou não sabe interpretar corretamente a ideia do emissor, podemos dizer que a comunicação foi mal sucedida.

Expressão é a manifestação de um estado físico, emocional, psicológico diante de alguma realidade. Se eu vejo um carro pegando fogo, digo "puta que pariu!" como forma de expressar meu espanto, mesmo que eu esteja sozinho e não esteja tentando me comunicar com ninguém. Quando falamos de expressão estética/artística, portanto, estamos muito mais próximos desse cara dizendo "puta que pariu!" (expressão) do que de um cara tentando descrever a cena que viu para um repórter que acabou de chegar (comunicação). A comunicação é uma relação entre dois agentes, a expressão diz respeito a apenas um.

Feita essa distinção entre expressão e comunicação, até poderíamos dizer talvez que a arte formal é superior como forma de comunicação, pois se eu quero descrever (comunicar) um fato através de um quadro, uma batalha por exemplo, as pessoas entenderão com muito mais clareza o que aconteceu se eu pintar algo parecido com a "Batalha do Avaí" do Pedro Américo do que se eu pintar algo parecido com "Guernica", de Picasso. Mas se minha intenção principal não é comunicar, e sim expressar o "puta que pariu!" que me veio a mente ao presenciar os fatos, uma arte conceitual pode ser uma ferramenta mais poderosa, e não faria a mínima diferença para esse objetivo se ninguém entender o que expressei. Lembrando que essa divisão não é tão polarizada, mesmo a arte com finalidade descritiva possui um grau de simbolismo e expressão, e mesmo a arte conceitual possui algum potencial de comunicação.

Acho que a parte estética provavelmente nem é significativa em casos como esse, mas é mais o lado "pegadinha" da coisa mesmo, algo inusitado, que é o que acho que deveriam tentar defender se não estiverem tentando engabelar ninguém. Talvez possa ser de qualquer forma propositalmente uma "expressão obscura e indecifrável", o que OK, tudo bem, mas é ainda passível de crítica como algo inferior a outras obras, seja por impressionar mais técnica de execução ou no fundamento conceitual, em como comunica algo em vez de ser essa "expressão propositalmente incompreendida".

O que seria "defender"? Defender que o que um artista conceitual faz é arte não passa por esse tipo de argumento, pois como defendi, arte está correlacionada com expressão e processo criativo e não com o impacto ou a interpretação que irá gerar em terceiros. A comunicação decorrente da arte é apenas um "plus" que pode ou não estar presente, que pode ou não ser o foco do artista.

Agora se você está levando a discussão para o lado político, ou seja, se a arte conceitual que não comunica nada com clareza e nem se faz entender pelo público deve ser financiada pelo Estado, ser patrocinada por verbas públicas, etc. acredito que é uma questão totalmente diferente e desvinculada da discussão acima. Defendo que nesse contexto ninguém deve ser obrigado a financiar o que não quer, e se eu e a maioria das pessoas não vemos nenhuma relevância em uma performance como a mencionada no título do tópico, então acredito que ela não deva gozar de nosso apoio financeiro compulsório.

Toda a origem da confusão é a disseminação do conceito de arte vinculado a um juízo de valor. Quando a gente passa a considerar que arte é um conceito neutro, podemos reconhecer que coisas que não gostamos e não entendemos também são arte, mas nem por isso são boas, relevantes ou dignas de nosso dinheiro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 29 de Abril de 2016, 23:01:33 »
Discordo. Acredito que você está tomando a palavra "expressão" como sinônimo de "comunicação", mas são conceitos diferentes.

Novamente... acho que não, ou "quase"... :biglol:

Comunicação é a transferência de ideias entre diferentes pessoas, então sua eficácia pode ser medida pela semelhança entre a ideia original do emissor e a ideia recebida pelo destinatário. Se o destinatário não recebe ou não sabe interpretar corretamente a ideia do emissor, podemos dizer que a comunicação foi mal sucedida.

Expressão é a manifestação de um estado físico, emocional, psicológico diante de alguma realidade. Se eu vejo um carro pegando fogo, digo "puta que pariu!" como forma de expressar meu espanto, mesmo que eu esteja sozinho e não esteja tentando me comunicar com ninguém. Quando falamos de expressão estética/artística, portanto, estamos muito mais próximos desse cara dizendo "puta que pariu!" (expressão) do que de um cara tentando descrever a cena que viu para um repórter que acabou de chegar (comunicação). A comunicação é uma relação entre dois agentes, a expressão diz respeito a apenas um.

"Liberdade de expressão" não é nada além de "liberdade de comunicação", não (só) liberdade de "expressão emocional".

Mas mesmo sem esse uso específico, são praticamente a mesma coisa. A diferença talvez seja de "comunicação" talvez denotar a expressão efetiva, em vez de apenas o "sinal", independentemente do seu entendimento ou mesmo recepção. Também se usa mais "expressão" para referenciar a sinalização motora de emoções, apesar disso não ser outra coisa senão comunicação instintiva, mesmo que possa "disparar" sem haver outro indivíduo para "receber o sinal".

E a expressão artística dificilmente pode ser comparada a isso, já que diferentemente de uma mera sinalização reflexiva de um estado emocional, é algo mais deliberado, e que bem comumente é feito com o propósito de exibição para outros, e não só como uma catarse privada, estrebuchar e gritar entre portas fechadas, jogar tinta contra a parede, pratos no chão, para depois limpar tudo e fingir que nada aconteceu.

Feita essa distinção entre expressão e comunicação, até poderíamos dizer talvez que a arte formal é superior como forma de comunicação, pois se eu quero descrever (comunicar) um fato através de um quadro, uma batalha por exemplo, as pessoas entenderão com muito mais clareza o que aconteceu se eu pintar algo parecido com a "Batalha do Avaí" do Pedro Américo do que se eu pintar algo parecido com "Guernica", de Picasso. Mas se minha intenção principal não é comunicar, e sim expressar o "puta que pariu!" que me veio a mente ao presenciar os fatos, uma arte conceitual pode ser uma ferramenta mais poderosa, e não faria a mínima diferença para esse objetivo se ninguém entender o que expressei. Lembrando que essa divisão não é tão polarizada, mesmo a arte com finalidade descritiva possui um grau de simbolismo e expressão, e mesmo a arte conceitual possui algum potencial de comunicação.

Acho que essa "separação" descrita aí é mais de arte abstrata e representativa, não comunicação/expressão, embora haja também gradação (como você colocou, apesar das divergências).

Você pode querer comunicar/expressar algo de conteúdo mais objetivo e claramente definido, ou pode querer comunicar algo abstrato, como uma emoção, ou simplesmente "beleza", ou qualquer que seja a rotulação estética que julga que uma criação visual, sonora, tátil, odorífica, gustativa, causa em alguém.

O que seria "defender"? Defender que o que um artista conceitual faz é arte não passa por esse tipo de argumento, pois como defendi, arte está correlacionada com expressão e processo criativo e não com o impacto ou a interpretação que irá gerar em terceiros. A comunicação decorrente da arte é apenas um "plus" que pode ou não estar presente, que pode ou não ser o foco do artista.

Defender como algo que não seja completamente banal. Como algo que faz mais sentido se ir ver exibido num museu do que um cesto de lixo (ou um monte deles emplilhados piramidalmente como latas em supermercados), ou uma pia de banheiro, ou um pneu velho, uma gaiola com hamsters, ou vômito (obras para as quais o termo "conceitual" começa a ser bastante questionável). Ou mesmo em matéria de "«processo» criativo". Que criatividade há nisso? O "processo criativo" fica parecendo quase que só pensar em coisas que ainda não foram colocadas numa instalação como "arte". "Um carrinho de bebê cheio de cinzeiros, já teve? Não? Ótimo, criei".

Para que "arte" seja "alguma coisa", e não "qualquer coisa" (ou nada, pois dá no mesmo).

De preferência não coisas como "nesse trabalho eu continuo minha exploração profunda sobre a expressão inexpressiva, e sobre a inexpressividade da expressão".

Agora se você está levando a discussão para o lado político, ou seja, se a arte conceitual que não comunica nada com clareza e nem se faz entender pelo público deve ser financiada pelo Estado, ser patrocinada por verbas públicas, etc. acredito que é uma questão totalmente diferente e desvinculada da discussão acima. Defendo que nesse contexto ninguém deve ser obrigado a financiar o que não quer, e se eu e a maioria das pessoas não vemos nenhuma relevância em uma performance como a mencionada no título do tópico, então acredito que ela não deva gozar de nosso apoio financeiro compulsório.

Toda a origem da confusão é a disseminação do conceito de arte vinculado a um juízo de valor. Quando a gente passa a considerar que arte é um conceito neutro, podemos reconhecer que coisas que não gostamos e não entendemos também são arte, mas nem por isso são boas, relevantes ou dignas de nosso dinheiro.

Acho que essa "neutralidade" da arte está muito próxima de "nulidade".

Se qualquer coisa pode ser chamada de "arte", nada é "arte". Você pode ainda admitir que coisas que não gostamos e não entendemos são arte, mas ainda assim ter alguma delimitação mais significativa do que realmente é arte, além do "autor" ter assim declarado, ou, conseguido ser exibido/publicado como tal. Como música, em vez de uma partitura definindo silêncio por N minutos. Ainda que sim, seja arte, como piada, ou talvez como pegadinha. Mas não como música.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #180 Online: 25 de Maio de 2016, 16:25:26 »
Mais uma questão nova sobre a dimensão da arte e sua possível redução à técnica em alguns casos.

Sem juízes? Japão estuda tecnologia de pontuação automática para 2020

Atualmente, a nota final de uma apresentação de ginástica é composta pela nota de dificuldade e de execução. A dificuldade é uma nota objetiva, referente ao valor dos elementos apresentados - é possível consultar vídeo em caso de dúvida e para protestos dos técnicos. A nota de execução, por sua vez, é subjetiva e avalia quão bem o ginasta executa os movimentos.

A nova tecnologia em desenvolvimento pretende atuar na nota de execução. A ideia é que sensores 3D transmitam em tempo real para robôs a apresentação do ginasta. Assim, a Fujitsu pretende alcançar maior precisão e entregar as notas mais rápido.

É um dilema bem espinhoso. Enquanto arte, tem elementos subjetivos que tornam a prática como um todo maior que apenas uma sequência de movimentos exaustivamente treinados. E enquanto esporte precisa de julgamentos com o maior grau de isenção e imparcialidade possível.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 19 de Junho de 2016, 18:34:13 »
Mais uma instalação/performance artística dessa turma progressista:

Ricardo Motoki
‏@rfmotoki
Mais uma manifestação de arte da geração PT no MAC em Niteroi.
Depilação em público regado a maconha!

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 19 de Junho de 2016, 18:39:29 »
Mais uma instalação/performance artística dessa turma progressista:

Mais detalhes:
Mulher fica nua e é depilada na frente de crianças no Rio
No Rio de Janeiro, mulher fez protesto polêmico em frente a museu conhecido.

Neste sábado, 18, um  político regional do Rio de Janeiro utilizou uma rede social para compartilhar uma foto polêmica. A imagem mostra uma mulher completamente nua em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC. A manifestante é depilada com aparelhos de barbear por outra mulher e também por um homem. O manifesto seria pelo fim da 'Cultura do Estupro' e contra o 'golpe'. O grupo que realizou o ato não foi identificado. Uma das pessoas que compartilhou a imagem disse que ficou abismada quando fez a foto. "E isso em meio aos visitantes e famílias com crianças menores assistindo a esse disparate", disse o homem.

Ele continuou a questionar a atitude da manifestante, que estaria a ferir a constituição, cometendo um atentado ao pudor. "Meu questionamento é o seguinte: Onde estava a guarda municipal que não coibiu este episódio que foi explicitamente um atentado ao pudor?", disse ele no Facebook. Rapidamente a postagem teve centenas de curtidas e compartilhamentos. Muitos começaram a tipificar o protesto como sendo da esquerda. "A que ponto que chegamos Chega de PT / PV Chega de Rodrigo Neves!", disse um internauta citando o prefeito de Niterói.

O pré-candidato ao PSC pela prefeitura do município, Alexandre Raposo, foi um dos que compartilhou a imagem. Em uma postagem, ele respondeu a uma das seguidoras e pediu ajuda para acabar com o atual prefeito, retirando ele do poder. "Precisamos tirar o mais rápido possível a esquerda de Niterói! Vamos juntos mudar essa realidade!", continuou o pré-candidato à prefeitura. Alexandre Raposo é do mesmo partido de figuras conhecidas do grande público, como o deputado federal Jair Bolsonaro.

Uma das últimas polêmicas protagonizas por Bolsonaro ocorreu no dia 17 de abril, quando ele fez uma menção ao nome do General Ustra durante a sessão do impeachment da Câmara dos deputados. Durante o Regime Militar, Ustra teria torturado a presidente afastada Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT). Bolsonaro é pré-candidato à presidência.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 19 de Junho de 2016, 19:16:58 »
Um dia eles vão sacar que agir como idiotas para protestar contra a direita e a favor do PT só ajuda a direita e piora a imagem do PT.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 19 de Junho de 2016, 20:14:09 »
Agora sim, espero que dessa vez, acabem os estupros. Tenho certeza que qualquer estuprador(a), ou mesmo apoiador(a) da cultura do estupro, está agora em um conflito interno que nunca sentiu antes.

...

Mas essa consternação toda com a natureza do protesto é algo um tanto curioso de se ver no país onde a Globeleza aparece pelada todo ano da TV, em qualquer horário. Ainda mais no Rio...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #185 Online: 19 de Junho de 2016, 20:44:35 »
Mas essa consternação toda com a natureza do protesto é algo um tanto curioso de se ver no país onde a Globeleza aparece pelada todo ano da TV, em qualquer horário. Ainda mais no Rio...

É a tal da indignação seletiva. E a boa vontade em associar automaticamente todo evento do tipo ao PT, mesmo sem qualquer ligação aparente, também é um fenômeno curioso.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 19 de Junho de 2016, 21:17:59 »

Eu trouxe a notícia como um exemplo de mau gosto característico de certos grupos de pessoas, como o que promoveu a "performance" que dá título ao tópico.
Uma certa fixação com as funções fisiológicas mais desagradáveis, como vomitar, cuspir, mexer em ânus alheio, defecar e enfiar crucifixos em vaginas.
Tem um grupinho que aprecia esse tipo de "arte" escatológica.
Eu não vou dizer qual é porque é segredo e ninguém sabe. :)

Quanto à nudez, eu, pessoalmente, não tenho nenhum problema com isso e não senti indignação com a exibição do corpo da moça que participou do ato.
Não é nenhum falso moralismo. Não vejo problema com uma performance que envolva nudez em público, de bom ou mau gosto (vai de acordo com quem assiste).
Por mim, liberado, sem grilos adicionais.

Globeleza e outras moças que se exibem na TV, a qualquer horário, não me incomodam até o ponto em que envolve bom gosto e beleza (quanta diferença entre a Globeleza ou passistas seminuas dos desfiles do carnaval com alguém depilando a genitália na rua!). Passou disso, apelou para bundas gratuitas e baixarias, eu faço uso do controle-remoto. Simples.

Mas o tópico trata desse tipo de "arte": depilação, dedada grupal e outras "finezas" apreciadas por essa turminha.

Tô fora.
« Última modificação: 19 de Junho de 2016, 21:22:09 por Gabarito »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 19 de Junho de 2016, 21:23:35 »

É a tal da indignação seletiva. E a boa vontade em associar automaticamente todo evento do tipo ao PT, mesmo sem qualquer ligação aparente, também é um fenômeno curioso.

No mesmo noticiário outra "versão" da notícia acrescentava que o protesto também era seria pró-Dilma, ou anti-Temer.

[...] Os motivos do protesto não foram confirmados, mas segundo algumas pessoas que viram a cena, o principal motivo do protesto seria o fim da 'Cultura de Estupro'. Uma das pessoas que estava com a mulher teria gritado 'Fora, Temer', fazendo uma referência ao presidente em exercício Michel Temer, do PMDB. Protestos parecidos defendendo a volta ao poder da presidente afastada Dilma Rousseff já foram realizados por todo o Brasil. Entre os que mais marcaram, está o com uma mulher que retira a bandeira do Brasil da própria vagina.  [...]

http://br.blastingnews.com/brasil/2016/06/mulher-tira-roupa-e-e-depilada-na-frente-de-criancas-para-defender-dilma-00974287.html

Essas coisas até parecem mentira, mas no nível que estão esses protestos, simplesmente não dá mais para duvidar de nada.

"na frente de crianças" ... as fotos não chegam bem a evidenciar isso, mas, mesmo que tivesse uma ou outra lá por perto do museu, então dá para validar esse "acréscimo" para efeitos de sensacionalismo.

(É meio engraçado pensar que, os mais contrariados com isso teoricamente também seriam os mais favoráveis a se ter arte acadêmica/"clássica" no museu, o que aumentaria um bocado as chances de ter mulher pelada na frente das crianças lá dentro também)

Também não compartilho desse gosto de "arte", só que me pareceu ainda tão comparável ao do tópico, embora, diferentemente daqueles como os do "femen", teve esse aspecto mais "performático"/"artístico" "abstrato" da depilação, que não consigo ver bem como se encaixa com a temática, seja estupro, Dilma, ou Temer (peraí -- fora Temer -- fora pentelhos! Está explicado. "Tiremos Temer e outros pentelhos da nossa pátria-mãe*"). Então ainda é um pouco mais "light" do que a "arte" que dá enunciado ao tópico. Diferentemente desse outro protesto citado onde a mulher teria tirado uma bandeira da vagina. Nem tinha ouvido falar disso.

* embora talvez "mátria-mãe" fosse mais apropriado...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #188 Online: 19 de Junho de 2016, 22:09:47 »

No mesmo noticiário outra "versão" da notícia acrescentava que o protesto também era seria pró-Dilma, ou anti-Temer.

[...] Os motivos do protesto não foram confirmados, mas segundo algumas pessoas que viram a cena, o principal motivo do protesto seria o fim da 'Cultura de Estupro'. Uma das pessoas que estava com a mulher teria gritado 'Fora, Temer', fazendo uma referência ao presidente em exercício Michel Temer, do PMDB. Protestos parecidos defendendo a volta ao poder da presidente afastada Dilma Rousseff já foram realizados por todo o Brasil. Entre os que mais marcaram, está o com uma mulher que retira a bandeira do Brasil da própria vagina.  [...]

http://br.blastingnews.com/brasil/2016/06/mulher-tira-roupa-e-e-depilada-na-frente-de-criancas-para-defender-dilma-00974287.html

Essas coisas até parecem mentira, mas no nível que estão esses protestos, simplesmente não dá mais para duvidar de nada.

"na frente de crianças" ... as fotos não chegam bem a evidenciar isso, mas, mesmo que tivesse uma ou outra lá por perto do museu, então dá para validar esse "acréscimo" para efeitos de sensacionalismo.

(É meio engraçado pensar que, os mais contrariados com isso teoricamente também seriam os mais favoráveis a se ter arte acadêmica/"clássica" no museu, o que aumentaria um bocado as chances de ter mulher pelada na frente das crianças lá dentro também)

Essa expressão em negrito meio que dá o aval para o jornalista escrever o que quiser. Dado o histórico de propagação de notícias falsas desse site, eu ao menos desconfiaria. Eu não me surpreenderia se fosse alguma manifestação de algum ativista anti-Temer, mas também não dá pra negar que a associação é bem automática e apressada.

Um exemplo mais imparcial da mesma notícia: http://extra.globo.com/noticias/rio/cena-de-mulher-nua-sendo-depilada-no-mac-em-niteroi-repercute-na-web-19539771.html

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 23 de Junho de 2016, 22:31:08 »
Departamento de Arte Dramática da UFRGS tem surto de sarna - É sério.
quinta-feira, 23 de junho de 2016

Segundo reportagem do Clic RBS, as aulas no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foram suspensas hoje. O motivo é que aparentemente houve um surto de sarna no local. O detalhe é que o grupo de alunos que contraiu a doença já havia mostrado sintomas na semana passada, acreditem.

Quem conhece este site há algum tempo já deve ter lido as duras críticas aos movimentos estudantis de esquerda, e na UFRGS é, provavelmente, onde eles têm mais força aqui nos estados do sul do país. A sarna, a propósito, não é o tipo de doença que costuma aparecer em locais limpos, pois trata-se de um ácaro. Ambientes limpos e arejados não correm risco de um surto como esse.

A pergunta é: O que esses alunos faziam lá para que um surto desses acontecesse? Eles são tão sábios para decidir o que é melhor para todos, no mundo todo, como podem não entender o básico de higiene?

Minha aposta? Culpa da "arte dramática".

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 01 de Outubro de 2017, 12:10:27 »
Tom Martins
10 h ·

Arte é arte e vice-versa.

Eis que, por uma tragédia do destino, Johann Sebastian Bach, em 1721, não se casou com Anna Magdalena Wilcken, mas acabou casando com uma militante esquerdista de nome Anna Marilena Shawí. O diálogo a seguir ocorreu dias depois da tumultuada lua-de-mel.

- Anna Marilena!
- Que foi, Johann?
- O que você achou da Paixão de Cristo Segundo São Mateus, que acabei de compor?
- Ah, sei lá, não gostei muito.
- Como assim, mulher? Deu o maior trabalhão pra fazer! Pior foi chamar os músicos para tocarem: duas orquestras, dois coros, solistas, soprano ripieno...
- Ain, é que não chocou... Arte é para provocar, é pra fazer pensar, é para estimular o pensamento crítico. A arte não precisa ser "bela" (faz aspas com os dedos no ar), aliás é bom que a arte seja agressiva e não-conformista! Esse negócio de arte bela é coisa de velhos retrógrados e conservadores como aquele tiozinho brega que você gosta, como é mesmo o nome dele?
- Palestrina?
- Isso! Esse mesmo rsrs
- Mas o Giovanni...
- O Giovanni já era! Você precisa se libertar dos padrões de beleza impostos pelo imperialismo palestrino! Esses padrões são um constructo social imposto para alimentar o feudalismo luterano opressor!
- Puxa, acho que você tem razão. Vou queimar tudo o que já fiz e hoje mesmo vou bolar uma performance na qual eu ficarei pelado em frente à igreja enfiando o dedo no cu e zurrando como um asno.

...

E assim, graças ao conceito equivocado de arte de Anna Marilena Shawí-Bach, aquele que seria o maior compositor de todos os tempos morreu à míngua, anônimo e miserável, e o mundo nunca chegou a conhecer sua obra colossal.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
Ceticismo é para poucos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 02 de Outubro de 2017, 17:46:20 »
Tudo é arte, inclusive uma mijada em público.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #193 Online: 03 de Outubro de 2017, 20:05:13 »
É interessante como este pessoal* considera ofensivo e degradante para a imagem da mulher ter modelos de biquíni se comportando de maneira sensual em campanhas publicitárias, pedindo a proibição desse tipo de campanha e negando seu papel artistico, mas não considera degradante e ofensivo defecar e urinar em cima de imagens de políticos e outras pessoas públicas com as quais descordam, e defendem isso como liberdade de expressão e arte.

* Não exatamente essas pessoas do vídeo, mas o tipo de pessoa de orientação política que aplaude este tipo de atitude e condena comerciais com mulheres sensuais.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 10 de Outubro de 2017, 09:40:38 »
Mais um pouco de "arte":

E a expressão de desagrado de uma atriz:
(Mas, segundo ela, quem tem discurso raivoso e de ódio é quem se diz contrário à exposição de crianças àquelas "artes")

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:32:18 »
Arte fake, não vale. Com certeza o OB tem catchup.

O quadro acima também é arte fake. Seria verdadeira se tivesse sido estampada numa parede de um banheiro público por um artista anônimo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:35:34 »

Quer dizer que essa sexagenária não menstrua mais?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #197 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:39:57 »
É a tática gramsciana globalista reptiliana de atentar contra a moral e os bons costumes aliciando crianças para a sexualidade homossexual precoce visando destruir a civilização judaico cristã ocidental. Daqui a um tempo nós vamos aceitar a pedofilia, casamento gay, aquecimento global e o fim do núcleo familiar.

É o fim da picada a tática desse povo, até a implementação do estado forte ateu eles tentaram (com o conceito hipócrita de "laicidade"). Vergonha na fuça é algo que esse povo não têm.

Já viu como é Hollywood? É o que a Globolixo quer... hollywoodização das nossas crianças.

Chamar aquilo de arte é uma vergonha!!! O que aconteceu com a bela arquitetura medieval? As incríveis catedrais góticas... Hoje temos Brasília daquele comunista... O que aconteceu com a música sacra?? Onde vamos parar??? Esses illuminatis estão atacando nossas crianças... CHAMA O KATAGUIRI!!!!11!!!!!  AAAAAAAAHHHHHHHHH!!!!!!! SOCOOOOOOORROOOOOOOO!!!!!!!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 10 de Outubro de 2017, 10:52:23 »
É a tática gramsciana globalista reptiliana de atentar contra a moral e os bons costumes aliciando crianças para a sexualidade homossexual precoce visando destruir a civilização judaico cristã ocidental. Daqui a um tempo nós vamos aceitar a pedofilia, casamento gay, aquecimento global e o fim do núcleo familiar.

É o fim da picada a tática desse povo, até a implementação do estado forte ateu eles tentaram (com o conceito hipócrita de "laicidade"). Vergonha na fuça é algo que esse povo não têm.

Já viu como é Hollywood? É o que a Globolixo quer... hollywoodização das nossas crianças.

Chamar aquilo de arte é uma vergonha!!! O que aconteceu com a bela arquitetura medieval? As incríveis catedrais góticas... Hoje temos Brasília daquele comunista... O que aconteceu com a música sacra?? Onde vamos parar??? Esses illuminatis estão atacando nossas crianças... CHAMA O KATAGUIRI!!!!11!!!!!  AAAAAAAAHHHHHHHHH!!!!!!! SOCOOOOOOORROOOOOOOO!!!!!!!

Os conservadores sempre acham que tudo é um plano meticulosamente arquitetado para derrubar alguma coisa que eles valorizam (família, costumes, democracia, etc).

Tudo isso não passa de gente querendo chocar, que não tem tanta cultura mas acha que tem por pertencer ao meio artístico. A parte das crianças é somente por eles acharem importante que as crianças não desenvolvam preconceito contra gays e tentam criar meios de conscientização. Mas falham por não saberem lidar com isso por não terem respeito por aqueles que pensam diferente, assumindo que se são diferentes, estão errados.

A forçação de barra por parte dos progressistas acaba gerando um efeito mola que fortalece os conservadores. Como os progressistas não estudam e não levam a ciência à sério, não conhecem o efeito mola. Acabam falhando.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 10 de Outubro de 2017, 11:19:31 »

Quer dizer que essa sexagenária não menstrua mais?

Esse é o ponto. A sua "arte" é uma metáfora de um vampirismo menopausico que consome o sangue da "outra" embebido em tecnologia capitalista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!