Autor Tópico: Arte Contemporânea: dedada grupal no rabo  (Lida 15143 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Arte Contemporânea: dedada grupal no rabo
« Resposta #150 Online: 01 de Março de 2016, 18:03:19 »
Como vocês estão errando quase todos, minha teoria é que vocês percebem a diferença, mas acham a qualidade da obra infantil maior e logo chuta que é feita por um adulto. :P

Acertei 9 de 11. Teve um que eu errei que, meu Deus, a criança tem talento.

Parabéns. Você pode ensinar o segredo?

Eu acertei 3.

Só escolhi as que achei que não era rabisco aleatório, erm. Entendo nada disso não.

Existe tela branca, música silenciosa*, e talvez até exposição que seja só a parede. O engraçado é que é quase que uma piada contra quem vê nisso "arte".

Contexto importa. No sentido que arte é comunicativa, em um contexto pintar algo como isto pode ser significativo:

O que (provavelmente) não é pra ninguém por aqui, embora procurar no google você acha diversas análises deste quadro. Se largarmos mão de uma 'beleza em si', a parte comunicativa é a mais importante da arte, e nesse sentido muito de 'arte moderna' não pode ser descartado.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 01 de Março de 2016, 18:05:51 »
Citação de: Rocky Joe
Só escolhi as que achei que não era rabisco aleatório, erm. Entendo nada disso não.

Foi exatamente o que eu fiz. As pinturas que tinham traços que pareciam ter algum sentido e estética, que pareciam ter tido uma intenção em ser daquela forma, que tinham uma melhor distribuições de cores e menos borrões, eu chutei que era feita pelo artista.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 01 de Março de 2016, 18:08:15 »

Eu acertei 3.

Um dos comentários sugere que é algo criado para ser exatamente o inverso do que você intuir. Ao menos com um dos erros pude perceber bem nítidamente isso (o que mais parecia um desenho infantil, era de um artista), não vi os acertos.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #153 Online: 01 de Março de 2016, 18:11:44 »

Eu acertei 3.

Um dos comentários sugere que é algo criado para ser exatamente o inverso do que você intuir. Ao menos com um dos erros pude perceber bem nítidamente isso (o que mais parecia um desenho infantil, era de um artista), não vi os acertos.

Mas a ideia é essa mesmo, se simplesmente pegassem "amostras aleatórias" de arte moderna "profissional" e "amostras aleatórias" de desenhos infantis o questionário não teria graça.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #155 Online: 03 de Março de 2016, 12:28:23 »
Acertei 4.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 03 de Março de 2016, 14:18:06 »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #157 Online: 03 de Março de 2016, 15:16:19 »
Acertei 4.

Um verdadeiro mestre.
Comparado ao resultado do Rocky Joe eu estou muito longe disso.  :hihi:

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 03 de Março de 2016, 17:28:21 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 03 de Março de 2016, 17:42:27 »
Eu acertei 4 em 11.

Ainda bem que eu nada entendo de arte.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 03 de Março de 2016, 18:36:08 »
Quem pega o bonde andando nesse tópico vai ficar com uma impressão meio desconcertante ao ver ao mesmo tempo essas mensagens dizendo apenas "acertei 4", "acertei só 3", e etc, logo abaixo do título da mensagem/tópico, "Re: arte contemporânea: dedada grupal no rabo".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #161 Online: 03 de Março de 2016, 18:37:11 »
Quem pega o bonde andando nesse tópico vai ficar com uma impressão meio desconcertante ao ver ao mesmo tempo essas mensagens dizendo apenas "acertei 4", "acertei só 3", e etc, logo abaixo do título da mensagem/tópico, "Re: arte contemporânea: dedada grupal no rabo".
:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 03 de Março de 2016, 19:16:36 »

Boa observação. Ganhou um Oscar, do tipo Niemeyer.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 03 de Março de 2016, 21:36:44 »

Neste caso, é melhor ter acertado 4 em alguém do que terem acertado 4 em você.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 12 de Março de 2016, 12:42:48 »
<a href="https://www.youtube.com/v/Adv-u7SXaVo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/Adv-u7SXaVo</a>

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #165 Online: 12 de Março de 2016, 13:13:58 »
Vídeo risível, foi difícil aguentar ver até o fim. Arte pra ele é platonismo, representação do ideal, e arte boa é coincidentemente o que ele próprio considera bonito e inspirador. Nem preciso citar tudo o que deixa de ser arte tomando como válida essa definição: Picasso, Monet, Mondrian e cia.

Sem novidades.

Destaque para a teoria da conspiração de que há um objetivo oculto de fazer uma imagem negativa do indivíduo perante a sociedade e torná-la favorável ao comunismo/totalitarismo. Olavo aprova.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 12 de Março de 2016, 15:14:58 »
Vídeo risível, foi difícil aguentar ver até o fim. Arte pra ele é platonismo, representação do ideal, e arte boa é coincidentemente o que ele próprio considera bonito e inspirador. Nem preciso citar tudo o que deixa de ser arte tomando como válida essa definição: Picasso, Monet, Mondrian e cia.

Sem novidades.

Destaque para a teoria da conspiração de que há um objetivo oculto de fazer uma imagem negativa do indivíduo perante a sociedade e torná-la favorável ao comunismo/totalitarismo. Olavo aprova.

E as citações a Ayn Rand não são válidas ou pelo menos dignas de nota? Só vale associar com o Olavo porque ele é caricato.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #167 Online: 12 de Março de 2016, 17:10:59 »
Quando ele exemplificou o maximo da arte como o Dream theater (na música) já parei de dar atenção. Pra ele arte é a mais alta técnica, habilidade etc, se não não é arte.

Todo mundo sabe que o Dream theater só fez um album bom , Awake. O resto é masturbação técnica. :hihi:

Sex pistols ou Ramones não tem o mesmo primor técnico e pra mim são as vezes até superiores no que fazem.

Também desconfio dessa história de que há uma conspiração para destruir a arte. Não é bem por aí. Olhando para a história da arte o que vemos é outra coisa. Vemos uma progressão para a abstração, para o conceito. Acho que é um movimento natural.

Não defendo que tudo que se faça hoje é bom ou que tudo é arte. Acho que passa muito pela questão de gosto e discurso de quem tem voz neste meio pra ditar tendências. Meio que na linha de moda. Você vê aquelas roupas na passarela mas ninguém usa. Todo mundo sai e compra roupas normais. Um ou outro usa roupas espalhafatosas.

Essa própria incapacidade de definição do que é arte acaba fazendo com que qualquer coisa seja considerada arte.

Uma coisa que temos que entender é que a arte de hoje quando vista lá na frente nos ebooks de história do futuro será esta arte conceitual, efemera, e não mais a arte clássica. Essa já teve seu período na história.

E isso não quer dizer que ela não seja mais aceitável tanto é que ainda há mercado pra ela. Um mercado talvez menor que há 100,200 anos mas ainda há, arrisco dizer que se vendem mais pinturas naturalistas do que abstratas por exemplo.

Ceticismo é para poucos!

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #168 Online: 12 de Março de 2016, 17:17:49 »
Sem contar o fato de que muitas pessoas associadas a 'arte moderna' não são de esquerda. E que muitos conservadores querem conservar a sociedade por uma desconfiança do ser humano - se mexer pode dar merda porra.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #169 Online: 12 de Março de 2016, 17:19:41 »
E as citações a Ayn Rand não são válidas ou pelo menos dignas de nota? Só vale associar com o Olavo porque ele é caricato.

Não acho que associar a Ayn Rand melhora muito. :P

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 12 de Março de 2016, 17:39:10 »
Eu particularmente não concordo que exista uma conspiração de esquerda também. Acho que se trata somente de uma banalização mesmo. Mas trago estes vídeos porque são interessantes para levantar discussão, até porque tenho um conhecimento bastante limitado quanto a estes assuntos.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #171 Online: 12 de Março de 2016, 18:41:03 »
Se a definição de arte é uma questão de gosto pessoal, como colocou o homemcinza, então não faz sentido continuarmos com este debate sobre o que é arte e o que não é. Um debate só faz sentido quando padrões objetivos para avaliar a veracidade de uma afirmação são aceitos por ambas as partes. Se a arte é uma questão de gosto pessoal ou das preferências de quem está no poder, isso cai no campo da subjetividade e esgota por tanto qualquer tentativa de se definir a arte objetivamente.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 12 de Março de 2016, 20:17:02 »
Se a definição de arte é uma questão de gosto pessoal, como colocou o homemcinza, então não faz sentido continuarmos com este debate sobre o que é arte e o que não é. Um debate só faz sentido quando padrões objetivos para avaliar a veracidade de uma afirmação são aceitos por ambas as partes. Se a arte é uma questão de gosto pessoal ou das preferências de quem está no poder, isso cai no campo da subjetividade e esgota por tanto qualquer tentativa de se definir a arte objetivamente.

A questão não é simplesmente o que é arte, mas a banalização (intencional ou não) da arte.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #173 Online: 12 de Março de 2016, 23:15:31 »

Sem novidades.

Ayn Rand é provavelmente a base de onde ele tira toda essa ideia de exaltação ao indivíduo e tenta definir arte a partir disso. Mas não é uma definição "descritiva", no sentido de que tenta delimitar com palavras a essência do que sabemos ser arte por nossa experiência, e sim uma definição "revisionista", que busca prescrever uma nova definição de arte a partir de seus pressupostos filosóficos. Isso não contribui em nada para a discussão.

Em termos simplórios, seria como se estivéssemos há várias horas tentando dar uma definição precisa do que é uma cadeira, e chegasse uma pessoa dizendo: "eu tenho a definição que vocês procuram: cadeira é qualquer objeto verde, redondo e com zíper lateral".

Eu particularmente não concordo que exista uma conspiração de esquerda também. Acho que se trata somente de uma banalização mesmo. Mas trago estes vídeos porque são interessantes para levantar discussão, até porque tenho um conhecimento bastante limitado quanto a estes assuntos.

Não há como utilizar o termo "banalização" nesse caso. Seria banalização em relação ao quê? Toda essa alegação no fundo acaba sendo uma petição de princípio em favor da ideia de que a arte formal é a "correta", a "boa", enquanto a arte conceitual é o "vandalismo", a "excrescência".

Outra coisa importante a ressaltar é que gente como Van Gogh, Monet, Degas, Manet, já foi xingada pelos formalistas, inclusive o próprio nome de algumas vanguardas como o Impressionismo eram inicialmente termos depreciativos direcionados a eles. É difícil dizer que agora, pela primeira vez na história, os formalistas estão realmente certos e salvando a arte da bancarrota, e não agindo como os velhinhos carolas que têm sido há mais de um século.

E se você achar que pode estabelecer um critério isento e objetivo para separar Van Gogh, Picasso, Juan Gris, Tristan Tzara, Marcel Duchamp dessas coisas que são produzidas atualmente, tente fazer isso. É impossível. Não há nenhuma diferença essencial além do fato de aqueles terem sido honrados pela história e terem passado para as fileiras "cult".

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #174 Online: 29 de Abril de 2016, 13:56:06 »
Essa aqui mereceu ate um meme junto com a da Dedada...a performer que defecou e urinou na foto do Bolsonaro

http://www.blogtvwebsertao.com.br/2016/04/militante-urina-e-defeca-em-foto-de.html
Ceticismo é para poucos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!