Autor Tópico: Governo Temer/Pós Dilma  (Lida 89781 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Governo Temer/Pós Dilma
« Resposta #1800 Online: 06 de Junho de 2017, 14:46:38 »
Se um novo presidente assumir, a equipe econômica e suas políticas permanecerão as mesmas.

Permanecerão? :hein: Que certeza se pode ter disso?

Todos os nomes cogitados tem essa preocupação. O mercado tem essa preocupação. Dá para ter um grau de certeza elevado.

Os nomes já citados são: FHC, Tasso, Gilmar, Carmen, Meirelles, Jucá, Jobim, Maia. todos eles ou são próximos do governo atual ou da equipe econômica atual.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1801 Online: 06 de Junho de 2017, 14:47:11 »
Com nomes como esses, o Johnny pira  :lol:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1802 Online: 06 de Junho de 2017, 14:48:04 »
E esses nomes são citados por quem teria algum envolvimento direto nessa decisão, ou é só torcida de jornalistas e opineiros?

Parece que tirando o FHC e a Carmen Lúcia, todo mundo tem um dedo na LJ.

É capaz de já ter gente adiantando os pedidos de impeachment de cada uma das alternativas especuladas, qualquer que seja a base dessa especulação.

FHC, só pela força do hábito, mesmo.

Lúcia, como FHC, não quer ser presidente. Supondo que mudasse de idéia e fosse eleita, com que base se especula que fosse manter a equipe econômica?

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1803 Online: 06 de Junho de 2017, 14:53:03 »
Eu acredito que existe gente esperta na oposição petista. Eles poderiam escolher Pedro Parente ou Henrique Meirelles como candidato à presidente na eleição indireta, e assim as chances de salvação da pele deles aumentariam.  Por outro lado, se eles mergulharem o país no caos econômico, os ladrões perdem o foro privilegiado a partir de janeiro de 2019. Por outro,  eles ainda têm esperança nos eleitores estilo "rouba, mas faz" e poderiam executar o plano que citei.

Existe uma tese contrária. A de que se o país se afundar no caos, as chances de um salvador da pátria populista se eleger será maior

Sua tese não é contrária e sim complementar a que eu sugeri. Se os políticos oposicionistas do PT elegerem Meirelles ou Parente em breve, a taxa de desemprego poderá cair visivelmente até a chegada das eleições. Isso aumenta a chance deles de serem reeleitos por causa da justificativa "Rouba, mas faz" (comum entre nossos eleitores). O contrário disso é eles mergulharam o país no caos, não serem reeleitos e abrirem o caminho para petistas e assemelhados.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1804 Online: 06 de Junho de 2017, 15:07:21 »
E esses nomes são citados por quem teria algum envolvimento direto nessa decisão, ou é só torcida de jornalistas e opineiros?

Parece ser uma leitura que jornalistas fazem da situação. O nome da Carmen vem de torcida. A de Jobim vem da leitura sobre a necessidade dos partidos envolvidos na LJ se salvarem. A de FHC vem da ponte que ele vem criando entre os aliados.

Além disso, todos esses nomes são em teoria de não interessados numa candidatura em 2018.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1805 Online: 06 de Junho de 2017, 15:23:52 »
Gostaria de uma descrição do cenário previsto por não-petistas como preferível com a saída antecipada de Temer. Contrastando com o que consideram mais provável de transcorrer se isso não ocorre.

Difícil fazer previsões. As coisas mudam a todo instante. Por isso mesmo prefiro ficar apenas com os fatos, com o que é revelado a cada dia, para não embarcar em teorias de conspiração.

...

Então, voltando a sua questão, não sou capaz prever um cenário, apenas suponho que, se tudo não for parte de uma grande conspiração, maior que o próprio esquema, deve haver algum propósito para os últimos fatos, e não me parece que seja quebrar o país, barrar as reformas, muito menos proteger o PT. Acho que é mais caso de polícia do que de política. Infelizmente as duas coisas estão ligadas. Sempre que a polícia age a economia reage, a estabilidade é abalada. Contudo, não vejo outra solução para os nossos problemas. Sequer tenho certeza que há uma solução. Acho apenas que essa é nossa melhor oportunidade de tornar a corrupção sistêmica menos atrativa do que é hoje. Se ao final, se chegarmos lá, conseguirmos fazer com que tanto o setor público quanto o privado pensem duas vezes antes de embarcar em novos megaesquemas, temam serem descobertos, faremos um imenso avanço, sem precedentes. Para isso operações como a Lava Jato precisam prosperar e ser uma constante, contando com o apoio popular.

....

Bom, é mais ou menos como enxergo o cenário. Espero ter conseguido me fazer entender.   

Agnosticismo, com alguma confiança que a LJ segue imaculada.

Não parece diferir significativamente de quem seria ""pró-Temer"", que, por não serem verdadeiramente pró-Temer, achavam que, na melhor das hipóteses, apenas não foi um momento estrategicamente positivo para o transcorrer das reformas, ao mesmo tempo em que tirou o holofote de Lula, e fortaleceu o clamor popular petistóide pelo PEC do "Lula de volta já". Combinado a elementos de legalidade questionável, também acaba depondo negativamente contra a LJ, por mais que não façamos realmente oposição a ela, pelo contrário (novamente, aquelas distinções do tipo, "não há provas que Fulano estuprou e matou Beltrana", versus "VOCÊ ESTÁ DEFENDENDO FULANO QUE ACHA QUE É INOCENTE E QUER QUE A INVESTIGAÇÃO ACABE!!!1111"; "a polícia não deve cometer crimes", "AH VOCÊ É DAQUELES DEFENSORES DOS DIREITOS DOS BANDIDOS, É? TÁ COM DÓ, LEVA PARA CASA!!!!!").

("Conspiração, maior do que o próprio esquema"? Por que enxerga um tamanho tão grande, tão além daqueles diretamente envolvidos ou beneficiados? :hein:)

Sim, pensei nisso enquanto escrevia, imaginei que pudesse responder algo nesse sentido.

Eu diria "ceticismo, com algum grau de confiança na LJ, apesar dos supostos erros e excessos cometidos, até que se prove o contrário. E digo supostos para não me aventurar no campo jurídico, não porque ache que eles não possam ter ocorrido. A quem diga que a justiça não pode jamais se beneficiar das brechas da lei para punir, somente para inocentar. Nesse caso, como não tenho conhecimento suficiente, prefiro nem opinar.

Resumindo, se ainda há onde valha a pena investir, e creio que há, por isso ainda não desisti do país, não é na política, mas naquelas poucas instituições que ainda demonstram comprometimento com o trabalho, pelos resultados, aquém do que eu gostaria, mas muito além do que eu poderia imaginar há alguns anos, não que sejam puros, imaculados, acima de qualquer suspeita, heróis, guerreiros do povo brasileiro.

Se bem entendi sua pergunta, entre parenteses, apenas suponho que a melhor explicação deva ser a mais simples. Até o momento só posso crer que as teorias de conspiração provavelmente se devem a fatos que não puderam ser revelados porque ainda estão sendo investigados. O caso do Cunha, por exemplo. Quantas teorias de conspiração não foram levantadas quando ele virou alvo das investigações, justamente no momento em que era a figura central do impeachment, em quem se depositavam todas as esperanças? Quantos não saíram em sua defesa, contra a LJ, PF, MPF, PGR, STF e o escambau, exatamente como agora com Temer? Só eu vejo um padrão aí?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1806 Online: 06 de Junho de 2017, 16:11:09 »
Repito a pergunta: "tirar" na mesma data que ele já sairia normalmente (uma semana, um mês antes?) vai mudar o que?

Enquanto que os petistas questionavam "genialmente", "se não sabemos que Temer será melhor que Dilma, por que impeachment", o meu questionamento é até independente disso. Pode ser que o sucessor, seja lá quem for, fosse indiscutivelmente melhor... mas por uma semana? Faz sentido essa prioridade?

E se entra no lugar dele, o Maia? Vamos impichar ele também?

Acho que ninguém, nem a força-tarefa, que é, em tese, quem investiga, tem respostas para suas perguntas. Principalmente se forem apenas os fatos que estão determinando o rumo das coisas, sem qualquer estratagema. Tese que, por incrível que pareça, ninguém cogitou ou se cogitou não vi. Talvez por ser a mais simples, que requer maior ceticismo, mas também que trás mais incertezas, pois joga tudo ao acaso. E aí, comofaz? Briga com os fatos? Deixa quieto? Finge que não viu? Espera? Denuncia?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1807 Online: 06 de Junho de 2017, 16:58:33 »
Repetindo minha nota anterior quanto a não conseguir acompanhar tudo, parece que mesmo os "fatos" não estão bem estabelecidos, nem tendo havido a devida perícia do áudio* que eles tinham meses atrás. Algo que pode em tese beneficiar mais do que prejudicar Temer, por mais culpado que eventualmente venha a ser do que quer que seja.

Acho que o episódio de intimidação ao jornalismo questionador dificulta um tanto falar "sem qualquer estratagema".

* perícia legal, não perícia indireta, de show de TV ou jornal, a partir somente do áudio recodificado.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1808 Online: 06 de Junho de 2017, 18:22:22 »
É onde entram os erros e excessos, se acidentais ou arquitetados, e nesse caso, com que intenções, não sabemos. É grave de qualquer forma. Contudo, mais importante, me parece, é que se sobre os investigadores, parte deles, ao menos, pairam dúvidas, sérias dúvidas, já sobre os investigados restam poucas. Só uma conspiração maior do que o próprio esquema para inverter as coisas, tentando esclarecer melhor. E nesse caso só resta fazer as malas. É isso ou começar a estocar papel higiênico. Não vejo muitas alternativas. :/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1809 Online: 06 de Junho de 2017, 19:22:10 »
A conspiração não precisa ser significativamente maior que o esquema, só uma "pequena" ramificação. "Pequena" relativamente ao número de pessoas, até nem incluindo gente a mais, na verdade. Tamanho infelizmente não parece ser um fator que favoreça a hipótese de improbabilidade.

Eu achava que se podia ter mais esperanças que, se a coisa estivesse mais suja mesmo em áreas como o judiciário (que já se sabe ser sujo, não? O Josweslley não disse que tinha um ou dois no bolso?), ainda houvesse esperanças de se chegar a eles.

Muito embora tenha de fato me passado pela cabeça começar a aprender espanhol e verificar se a Argentina anda melhor das pernas ultimamente.

<a href="https://www.youtube.com/v/4s-Xyf1SXL4" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/4s-Xyf1SXL4</a>
Published on Feb 1, 2017
Ministro Luiz Edson Fachin se coloca à disposição para integrar a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, que julga a Lava Jato.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1810 Online: 06 de Junho de 2017, 20:13:30 »
A conspiração não precisa ser significativamente maior que o esquema, só uma "pequena" ramificação. "Pequena" relativamente ao número de pessoas, até nem incluindo gente a mais, na verdade. Tamanho infelizmente não parece ser um fator que favoreça a hipótese de improbabilidade.

Na minha opinião, precisa. Há muita gente, de diferentes instituições e instâncias, envolvida nas investigações. Qualquer evento estranho ao conjunto dos fatos só deixaria de ser denunciado com a conivência geral. E já houve tantos embates entre os diferentes órgãos e instâncias, pondo até em risco, dizem, a operação, embora não exatamente nesse sentido, que parece muito improvável. Fantasioso, até.

Eu achava que se podia ter mais esperanças que, se a coisa estivesse mais suja mesmo em áreas como o judiciário (que já se sabe ser sujo, não? O Josweslley não disse que tinha um ou dois no bolso?), ainda houvesse esperanças de se chegar a eles.

Muito embora tenha de fato me passado pela cabeça começar a aprender espanhol e verificar se a Argentina anda melhor das pernas ultimamente.

Pelo que entendi, os suspeitos foram afastados. Não? Agora, de cabeça, só me lembro duma citação do Janot sobre "cortar na carne" relativo a isso. E não foi a primeira vez. Lembro de uns dois ou três episódios, pelo menos, de denúncias de problemas internos. E inclusive, se não me falha a memória, de afastamentos.  :hein: 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1811 Online: 06 de Junho de 2017, 20:27:12 »
Bem, segundo o Brasil247, "a tropa de choque de Temer vai para cima de Fachin"...

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/299323/Tropa-de-choque-de-Temer-vai-pra-cima-de-Fachin.htm

E órgãos e etc de fato vem questionando como as coisas vem sendo levadas adiante. PF ou algo assim dizendo ter sido inaceitável não ter havido perícia dos áudios, por exemplo. Não sei o que já poderia constituir "denúncia", que acho que requer conhecimento mais sólido de algo mais grave do que algo apenas algo "mal feito".

As alianças existentes estão longe de ser tranqüilizadoras. Simplesmente não me parece algo que exigiria uma "omniconspiração" que você vê necessária... mas posso estar falhando em perceber algo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1812 Online: 06 de Junho de 2017, 20:38:45 »
Bem, segundo o Brasil247, "a tropa de choque de Temer vai para cima de Fachin"...

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/299323/Tropa-de-choque-de-Temer-vai-pra-cima-de-Fachin.htm

E órgãos e etc de fato vem questionando como as coisas vem sendo levadas adiante. PF ou algo assim dizendo ter sido inaceitável não ter havido perícia dos áudios, por exemplo. Não sei o que já poderia constituir "denúncia", que acho que requer conhecimento mais sólido de algo mais grave do que algo apenas algo "mal feito".

As alianças existentes estão longe de ser tranqüilizadoras. Simplesmente não me parece algo que exigiria uma "omniconspiração" que você vê necessária... mas posso estar falhando em perceber algo.
Parece ser uma questão quase que algorítmica.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1813 Online: 06 de Junho de 2017, 21:25:18 »

Vou ignorar essa parte.  :)

Denúncia seria algo como no episódio do "tchau, querida", em que o Teori enquadrou o Moro, enquanto "denúncia" seria algo como no episódio que os procuradores convocaram uma coletiva para reclamar de não me lembro o quê, num embate com a PGR ou STF, também não me lembro, ameaçando abandonar a Lava Jato.

Alianças, em que sentido? Você fala das últimas manifestações, delegados, procuradores, o próprio Moro que costuma evitar isso, em apoio a essa operação? Isso me parece mais exceção do que regra. Normalmente o que transparece é mais um clima de mútua desconfiança.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1814 Online: 06 de Junho de 2017, 22:13:07 »
Não deveria ignorar. A notícia é real, e faz parte das sugestões de alianças (ou interesses conjuntos), tais como:

Fachin em jantar, noitada e café da manhã com Joesley e Renan Calheiros, que após isso passou a ser a favor de Fachin para seu atual cargo

Fachin, quando ainda candidato, visitando o gabinete de senadores, acompanhado de Saud, o homem da mala

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/filha-de-janot-advoga-tambem-para-a-odebrecht-fim-da-lava-jato/

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/05/24/juristas-repudiam-divulgacao-de-audio-entre-reinaldo-azevedo-e-andrea-neves/

E tem o Joesley livre, seu iate milionário indo para os EUA, e todos os problemas com a legalidade da operação clandestina/ilegal (cada vez mais transparecendo ou sendo admitido envolvimento do MP) dele que condenou Temer, etc.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1886394-instituto-entra-com-pedido-no-stf-para-cassar-acordo-de-delacao-da-jbs.shtml

http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/em-conversa-gravada-joesley-diz-a-temer-que-esta-segurando-dois-juizes-e-que-tem-delator-dentro-da-forca-tarefa.ghtml

Deve ter mais coisa. Não me parece nada muito mirabolante em linha de dominação mundial num conchavo ONU + irmãos Koch + Soros + Estado Islâmico + Richard Dawkins + Illuminatti + Sílvio Santos, nem mesmo algo que comprometa toda a LJ, mas as coisas não parecem tão boas mesmo para esse lado.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1815 Online: 07 de Junho de 2017, 09:48:29 »
Não deveria ignorar.

Eu ignorei só a fonte, não as notícias. Nesses dias com tempo sobrando, estou tirando o atraso, me inteirando do que perdi nos últimos meses. Em defesa do site O Antagonista, praticamente minha única fonte de notícias nesse período, vejo que não perdi nada no que se refere aos acontecimentos. Tudo isso que você citou eu já tinha lido lá. E, inclusive, algumas respostas dos envolvidos a essas denúncias, como no caso da filha do Janot.     

Agora entendi a que se referia. Pensei que falasse de alianças dentro da Lava Jato, entre diferentes órgãos e instâncias. Não percebo isso, ao contrário, um dos fatores, na minha opinião, que atribui maior credibilidade à operação.

Prefiro aguardar o desfecho desse caso JBS. A primeira coisa é o resultado da perícia dos áudios. Um lado meu torce para haver edições, para que o acordo seja revisto, embora eu suspeite que será de qualquer forma. O outro torce para que não. Seria decepcionante. Apesar de todas as dúvidas que pesam sobre o Fachin, sua conduta no STF, sobretudo na relatoria da Lava Jato, tem sido, para dizer o mínimo, surpreendente, contrariando todas as expectativas. Deu celeridade ao processo, não poupou cumpanhêros, ao contrário, causando até um cisma interno ao levar o habeas corpus do Palocci a plenário, quando esse já dava indícios de desistir de um acordo, trocando de advogados, após a segunda turma mandar soltar Dirceu, Bumlai e Eike. Mas, claro, tudo sempre pode ser parte de uma conspiração.

Você está confundindo conspiração (associação criminosa) com teoria de conspiração (conchavo ONU + irmãos Koch + Soros + Estado Islâmico + Richard Dawkins + Illuminatti + Sílvio Santos). Eu estou falando da primeira, que nunca tem nada de mirabolante, mas continuo com a opinião de que uma conspiração dentro do judiciário, envolvendo à Lava Jato, teria que ser maior do o próprio esquema investigado, para passar. E ainda não passou nada. A história está só no começo. Como disse, são muitos os envolvidos, PF, MPF, TJ, STJ, PGR, STF. É quase mirabolante. Soa mais a teoria de conspiração do que a conspiração de fato.
« Última modificação: 07 de Junho de 2017, 09:53:36 por AlienígenA »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1816 Online: 07 de Junho de 2017, 09:56:15 »
Não entendo por que teria que ser tão grande. Isso que eu listei aí, não suscita nenhuma preocupação, então? O cara que dá a maior premiação em delação premiada de todas, em jantar-noitada-café-da-manhã com o beneficiado e com um dos responsáveis por ele conseguir seu cargo, e andando por aí com o mesmo homem da mala das outras delações... tudo normal? Não parece ter muita distância disso e de encontros extra-oficiais na surdina de um dos envolvidos com o próprio presidente, em termos de normalidade/não-suspeição.

Por favor alguém me explique como é algo fundamentalmente diferente e devemos ficar tranqüilos quanto aos antecedentes dessa delação premiada.

Diga-se de passagem, quem vazou para a mídia que haveria publicação da delação bombástica de Jowsley? Isso já se sabe?

Ou a teoria é que teria sido tudo uma engraçada coincidência, que calhou de causar a impressão de uma "especulação financeira", beneficiando ainda mais a mais premiada das delações?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1817 Online: 07 de Junho de 2017, 10:48:07 »
Não entendo por que teria que ser tão grande. Isso que eu listei aí, não suscita nenhuma preocupação, então? O cara que dá a maior premiação em delação premiada de todas, em jantar-noitada-café-da-manhã com o beneficiado e com um dos responsáveis por ele conseguir seu cargo, e andando por aí com o mesmo homem da mala das outras delações... tudo normal? Não parece ter muita distância disso e de encontros extra-oficiais na surdina de um dos envolvidos com o próprio presidente, em termos de normalidade/não-suspeição.

Por favor alguém me explique como é algo fundamentalmente diferente e devemos ficar tranqüilos quanto aos antecedentes dessa delação premiada.

Diga-se de passagem, quem vazou para a mídia que haveria publicação da delação bombástica de Jowsley? Isso já se sabe?

Ou a teoria é que teria sido tudo uma engraçada coincidência, que calhou de causar a impressão de uma "especulação financeira", beneficiando ainda mais a mais premiada das delações?

Você está tratando o caso como se estivesse pronto e acabado enquanto eu acho que está só no começo e aguardando o desfecho. Novamente, eu acredito que uma conspiração desse tipo só passaria, dentro de uma conspiração maior, inclusive, do que a própria conspiração investigada, envolvendo PF, MPF, TJ, STJ, PGR, STF. O que, para mim, parece tão mirabolante que soa a teoria de conspiração e tenho imensa dificuldade de aderir a coisas do tipo. Minha cabeça não lida bem com isso. Não consigo, para mim, soa tão absurdo quanto comunicação com espíritos. Fora a imprensa em cima, a defesa dos acusados, o clamor público. Temos, primeiro, que aguardar o resultado da perícia dos áudios. Se confirmada a edição, confirma o que estou dizendo. A conspiração começa a ser revelada. Se não, partimos para o ponto seguinte. Essas denúncias midiáticas envolvendo Janot, Fachin, Renan, JBS, compra de parlamentares e não sei mais quê já foram confirmadas? Isso pode ser mais um episódio de destruição de reputações ou esse tipo de coisa é exclusividade de Brasil 24/7 e afins? Até onde sei foram lançadas por RA, que há muito vem se especializando nisso, através de uma pergunta, repetida por outras fontes. Acho que há mais dúvidas do que certezas sobre esse caso. Enfim! Devo estar enlouquecendo...   
« Última modificação: 07 de Junho de 2017, 11:00:05 por AlienígenA »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1818 Online: 07 de Junho de 2017, 11:11:34 »
Se um novo presidente assumir, a equipe econômica e suas políticas permanecerão as mesmas.

Permanecerão? :hein: Que certeza se pode ter disso?

Todos os nomes cogitados tem essa preocupação. O mercado tem essa preocupação. Dá para ter um grau de certeza elevado.

Os nomes já citados são: FHC, Tasso, Gilmar, Carmen, Meirelles, Jucá, Jobim, Maia. todos eles ou são próximos do governo atual ou da equipe econômica atual.

Tirando a Carmen, que não se encaixa no perfil no outro dia da posse de qualquer um desses ai, já ouviríamos FORA...........(Nome do presidente suspeito e ou delatado e ou comprometido pelo caixa 2 do partido e ou criminoso mesmo)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1819 Online: 07 de Junho de 2017, 11:29:53 »

Você está tratando o caso como se estivesse pronto e acabado enquanto eu acho que está só no começo e aguardando o desfecho. Novamente, eu acredito que uma conspiração desse tipo só passaria, dentro de uma conspiração maior, inclusive, do que a própria conspiração investigada, envolvendo PF, MPF, TJ, STJ, PGR, STF. O que, para mim, parece tão mirabolante que soa a teoria de conspiração e tenho imensa dificuldade de aderir a coisas do tipo. Minha cabeça não lida bem com isso. Não consigo, para mim, soa tão absurdo quanto comunicação com espíritos. Fora a imprensa em cima, a defesa dos acusados, o clamor público. Temos, primeiro, que aguardar o resultado da perícia dos áudios. Se confirmada a edição, confirma o que estou dizendo. A conspiração começa a ser revelada. Se não, partimos para o ponto seguinte. Essas denúncias midiáticas envolvendo Janot, Fachin, Renan, JBS, compra de parlamentares e não sei mais quê já foram confirmadas? Isso pode ser mais um episódio de destruição de reputações ou esse tipo de coisa é exclusividade de Brasil 24/7 e afins? Até onde sei foram lançadas por RA, que há muito vem se especializando nisso, através de uma pergunta, repetida por outras fontes. Acho que há mais dúvidas do que certezas sobre esse caso. Enfim! Devo estar enlouquecendo...   

http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/geral/30250/ricardo-saud-era-o-braco-direito-de-joesley-batista-no-planalto-central

Como "pronto e acabado"? Não tem nada pronto e acabado! Inclusive diversas dessas coisas todas estão sendo questionadas, com deputados cobrando explicações de Fachin sobre sua relação com Saud, e há até a cogitação da delação da JBS ser anulada:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1888970-comissao-aprova-requerimento-que-pede-anulacao-da-delacao-da-jbs.shtml

(e... https://jota.info/justica/anular-delacao-inutiliza-todas-as-provas-diz-ex-cgu-03062017 )

E acho que a coisa é um pouco mais complicada do que você está assumindo. Digamos que a perícia (em que depositamos toda nossa fé) não constate nada errado. Ainda teve o vazamento e a especulação como bônus em cima da mais premiada das delações, não? Alguma pista de quem foi responsável? Ter havido tal vazamento, não ter sido só uma feliz coincidência ao felicíssimo Joesley, já seria essa super-mega-hiper-ultra conspiração cientificamente equiparável à materialização de Josefa*?

Certamente que há mais dúvidas que certezas. O problema é justamente esse, pairarem dúvidas onde não gostaríamos que houvessem!

* "coincidência", jornal de Uberaba, materializações de Uberaba... bem, mais sugestão subliminar talvez do que coincidência, parando para pensar...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1820 Online: 07 de Junho de 2017, 12:11:57 »
Ontem no julgamento da cassação da chapa Dilma/Temer o advogado da Dilma, Flávio Caetano, estava a questionar a validade da delação premiada considerando-a insuficiente como prova dos autos, segundo suas palavras, a palavra de um contra outro, porém, segundo consta, nos EUA, tal modalidade de prova é aceito. Por que cargas d'água isso aqui não vale é uma questão que precisa ser trazida a lume!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1821 Online: 07 de Junho de 2017, 12:42:29 »
Não deve ser aceito como, "ok, ele falou, então é verdade, não tem o que discutir".

Talvez quando a mentira fosse já constituir perjúrio e se supusesse que isso pudesse eventualmente ser verificado. É o caso das nossas delações premiadas? Qual é a tipificação criminal de se mentir nelas, e as chances de ser pego nisso?

http://www.conjur.com.br/2016-ago-04/sancao-quem-mente-delacao-premiada-revista

....

A Lei 12.850/2013 prevê que o colaborador que apresenta informações falsas, incorre no artigo 19 da referida legislação. Será, portanto processado criminalmente por “imputar falsamente, sob pretexto de colaboração com a Justiça, a prática de infração penal a pessoa que sabe ser inocente, ou revelar informações sobre a estrutura de organização criminosa que sabe inverídicas”, delito cuja sanção corresponde ao limite de um a quatro anos de reclusão e multa.

Além disso, a inverdade proferida pelo delator culmina na perda de efetividade do acordo de colaboração. Se o processo continuar em curso, tornar-se-á um réu sem qualquer particularidade, e caso o processo estiver suspenso, este voltará a tramitar. Além disto, tudo o que declarou será conservado e poderá ser amplamente utilizado contra si, e bens entregues, e valores cujo prestação foram condição para efetivação do acordo de colaboração, evidentemente, não serão revistos pelo delator.

Ocorre que o acusado que pretende ludibriar o Judiciário almejando obter benefícios pode não necessariamente empregar uma categórica inverdade como ardil para alcançar seu objetivo. Poderá empregar meias verdades, obscurecer fatos, lançar dúvidas sobre situações e posteriormente alegar que se empenhou em colaborar, de forma que o dispositivo criminal inserido na Lei 12.850/2013 pode ser contornado, facilitando por demais a prática de imputação falsa em delação premiada.

...

Contudo, o que se verifica é a flexibilização desta condição necessária, de forma que em muitos casos a palavra do delator é a única fonte, soberana. Assim, com o potencial de delações com pontos inverídicos — ou até mesmo completamente fabricadas —, percebe-se o risco às garantias constitucionais, principalmente a presunção de inocência.

Nem se diga que a preocupação ora externada encontra-se dissociada do dia-a-dia forense. Ao menos um delator já foi exposto como tendo supostamente fabricado partes de sua delação, como é o caso de Fernando Moura[4], que colaborou com o Ministério Público Federal em procedimento pertencente à operação "lava jato" e, posteriormente, teve anulados os benefícios que obtivera com a delação.

Assim, pelo exposto, percebe-se que é imperativo que se passe a adotar com firmeza a necessidade da regra de corroboração como condição para a validade da colaboração premiada, de forma que se evite não apenas a desmoralização da Justiça, como também a operacionalização de injustiças guiadas pelo desejo dos delatores de se beneficiarem em detrimento de terceiros, culpados ou não. O respeito a tal lógica é premissa para o defendente em acusação alavancada por delator, mas é igualmente salutar ao envolvido que almeje obter benefícios por meio do instituto da delação premiada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1822 Online: 07 de Junho de 2017, 12:46:00 »
Sim, mas ele falou com uma eloquência que parecia já ser consenso a questão, me lembrou até a postura de José Eduardo Cardoso, na defesa da Dilma, na época do julgamento do impeachment.
« Última modificação: 07 de Junho de 2017, 12:48:28 por Sergiomgbr »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #1823 Online: 07 de Junho de 2017, 13:05:15 »

É compreensível sua aflição, mas não sua reação. A recuperação econômica continua sendo a prioridade, mas não existem soluções fáceis para problemas difíceis. Você costumava saber disso. Tratamento alternativo serve, no máximo, para mascarar os sintomas. Tende antes a agravar do que tratar o problema. Este é o PMBD, chapa do PT, sócio no Petrolão. Esse é o PSDB, fiel da balança do PMBD, sócio sei lá no quê. Não sei qual a cura, ninguém sabe, mas o que você está engolindo é placebo, pode até aliviar por um tempo, mas é só açúcar. 

Aí é que eu não entendo as coisas. Com Temer saindo "agora" -- na verdade, se não renunciar (o que por definição não é obrigado a fazer), talvez só uma semana antes ou depois de quando sairia normalmente -- o quão significativamente se transforma esse cenário? O PMDB e o PSDB (PSDB? Por que entrou em discussão??? Aliás, por que o PMDB?) não continuam aí? Temer é uma peça central que, removida, anula o poder do PMDB?

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/01/07/psdb-apoia-rodrigo-maia-para-derrubar-michel-temer-diz-cientista-politica/

O pessoal por trás da LJ ou ou pró-cassassão da chapa não tinha nada para adiantar isso antes do Temer assumir? :hein:

Se eliminarmos Temer, finalmente acabaremos com essa corja de corruptos do PMDB e PSDB, e o caminho estará livre para Rodrigo Maia, Tasso Jereissati ou Gilmar Mendes.

Mesma coisa que alegavam enquanto: "hahaha, tirem a Dilma e aí sim só vai ter gente boa no governo... tipo o Temer!! hahahaha É isso que vocês querem!! hahaha"

Isso me fez pensar em outra coisa:

Quando estávamos pedindo o impeachment da Dilma, tínhamos certeza que Temer assumiria seu posto, e todos nós queríamos e tínhamos consciência disso. Eu tinha certeza que com Temer seria melhor.

Agora para vocês que querem a saída de Temer, estão cientes do que pode substituir ele? Estão preparados para isso? Ou vão ficar querendo derrubar um após o outro? Eu não tenho problemas com, digamos, Gilmar Mendes. Você tem, Johnny? Lembre-se que é uma incógnita, diferente do caso Dilma.

Estou ciente de que ele pode ser substituído com probabilidade de mais um participante do mesmo esquemão. Dificilmente seria Eduardo Jorge, Marina Silva, Luciana Genro, Caiado, ou sei lá qual outra figura não tão presente e forte no comando da definição de quem senta onde.

O trâmite para aprovação de reformas, condução de julgamentos e coisas similares da vida estatal permaneceriam mais ou menos dentro das mesmas características.

Entendo que uma forma de pressionar a modificação mais sustentável desses trâmites é essa recusa forte a presidentes cagados (idealmente não apenas com presidentes). A coisa acaba, principalmente com longo prazo, tendo mais valor simbólico do que de transformação prática.

Quando eu engrossei o coro do “Fora Dilma!” (me lembro que eu e meu chapa forista Agnóstico éramos dos grandes frequentes daqui nos movimentos de rua) eu sabia que viria o Temer, mas eu não tava bem satisfeito com a figura do Temer à época, mesmo assim eu esperava bem mais dele (agora espero só bancarrota e mais da mesma porqueira).

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #1824 Online: 07 de Junho de 2017, 13:09:31 »
Repito a pergunta: "tirar" na mesma data que ele já sairia normalmente (uma semana, um mês antes?) vai mudar o que?

Eu não tenho certeza, meu camarada. Mas eu entendo que forçar essas rupturas, as quebras, pode acabar fazendo surgir uma sensação de que "errou? cai mesmo!" e daí poderia, talvez, termos o início de um processo de moralização política entre os profissionais do estado.

De toda forma, não da pra saber se o caminho seria esse ou se ainda mais instabilidade*.

*EDIT: tinha escrito errado ali.

Significativamente mais do que algemar Temer logo que ele passa a faixa presidencial?

O episódio de Temer algemado ao terminar de passar a faixa, seria bacana demais.

Mas não contém “ruptura” suficiente da prática corrente, coisa que eu tendo a ser favorável hoje.

Não da pra esperar esses caras “terminarem o mandato com tranquilidade”. Eu acho que é mais “transformacional” a retirada do presidente do que a prisão pós-mandato. Mas nem tenho nada que vá embasar cientificamente o que to falando, é mais a minha crença nisso, mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!