Não entendo por que teria que ser tão grande. Isso que eu listei aí, não suscita nenhuma preocupação, então? O cara que dá a maior premiação em delação premiada de todas, em jantar-noitada-café-da-manhã com o beneficiado e com um dos responsáveis por ele conseguir seu cargo, e andando por aí com o mesmo homem da mala das outras delações... tudo normal? Não parece ter muita distância disso e de encontros extra-oficiais na surdina de um dos envolvidos com o próprio presidente, em termos de normalidade/não-suspeição.
Por favor alguém me explique como é algo fundamentalmente diferente e devemos ficar tranqüilos quanto aos antecedentes dessa delação premiada.
Diga-se de passagem, quem vazou para a mídia que haveria publicação da delação bombástica de Jowsley? Isso já se sabe?
Ou a teoria é que teria sido tudo uma engraçada coincidência, que calhou de causar a impressão de uma "especulação financeira", beneficiando ainda mais a mais premiada das delações?
Você está tratando o caso como se estivesse pronto e acabado enquanto eu acho que está só no começo e aguardando o desfecho. Novamente, eu acredito que uma conspiração desse tipo só passaria, dentro de uma conspiração maior, inclusive, do que a própria conspiração investigada, envolvendo PF, MPF, TJ, STJ, PGR, STF. O que, para mim, parece tão mirabolante que soa a teoria de conspiração e tenho imensa dificuldade de aderir a coisas do tipo. Minha cabeça não lida bem com isso. Não consigo, para mim, soa tão absurdo quanto comunicação com espíritos. Fora a imprensa em cima, a defesa dos acusados, o clamor público. Temos, primeiro, que aguardar o resultado da perícia dos áudios. Se confirmada a edição, confirma o que estou dizendo. A conspiração começa a ser revelada. Se não, partimos para o ponto seguinte. Essas denúncias midiáticas envolvendo Janot, Fachin, Renan, JBS, compra de parlamentares e não sei mais quê já foram confirmadas? Isso pode ser mais um episódio de destruição de reputações ou esse tipo de coisa é exclusividade de Brasil 24/7 e afins? Até onde sei foram lançadas por RA, que há muito vem se especializando nisso, através de uma pergunta, repetida por outras fontes. Acho que há mais dúvidas do que certezas sobre esse caso. Enfim! Devo estar enlouquecendo...
http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/geral/30250/ricardo-saud-era-o-braco-direito-de-joesley-batista-no-planalto-central
Como "pronto e acabado"? Não tem nada pronto e acabado! Inclusive diversas dessas coisas todas estão sendo questionadas, com deputados cobrando explicações de Fachin sobre sua relação com Saud, e há até a cogitação da delação da JBS ser anulada:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1888970-comissao-aprova-requerimento-que-pede-anulacao-da-delacao-da-jbs.shtml
(e... https://jota.info/justica/anular-delacao-inutiliza-todas-as-provas-diz-ex-cgu-03062017 )
Corrigindo, você parece estar tratando o caso como pronto e acabado. Que os termos do acordo são chocantes, as denúncias graves, as dúvidas sérias, todos concordam, mas nada disso atenta contra a Lava Jato. Ao contrário, se espera, a começar pelo resultado da perícia, que tudo seja esclarecido. Mas, o que é mais importante, embora tratado como secundário, são os fatos revelados, por áudios, ainda a serem periciados, embora os próprios autores do pedido de perícia admitam que as partes mais importantes não aparentam ter indícios de edição, por vídeos, com assessor autorizado a tratar de tudo recebendo mala de dinheiro e sendo preso posteriormente, por troca de Ministro da Justiça logo após o anterior ter sido acusado de ser fraco para lidar com a Lava Jato, horas de delação narrando fatos diversos, declarações independentes confirmando imenso volume material de provas fornecidas, etc. Ainda que o acordo seja anulado, as provas continuam válidas.
E acho que a coisa é um pouco mais complicada do que você está assumindo. Digamos que a perícia (em que depositamos toda nossa fé) não constate nada errado. Ainda teve o vazamento e a especulação como bônus em cima da mais premiada das delações, não? Alguma pista de quem foi responsável? Ter havido tal vazamento, não ter sido só uma feliz coincidência ao felicíssimo Joesley, já seria essa super-mega-hiper-ultra conspiração cientificamente equiparável à materialização de Josefa*?
A perícia não apontando nada de errado, como eu disse, seguimos para o próximo passo, questionando cada uma das suspeitas. Quanto ao vazamento, eu só tenho um palpite, que foi o próprio Wesley quem vazou para se beneficiar com a queda das ações e valorização do dólar. Estou torcendo por isso. Naturalmente, torço para que eles percam todos os benefícios, terminem quebrados e presos por um longo tempo, de preferência, nos EUA. Mas nem por isso misturo as coisas. Os termos do acordo são uma coisa, a conferir. Dependendo do estrago causado. Dizem que tem uma materialidade que faz os demais juntos, parecerem coisa pouca. Veremos. As suspeitas levantadas sobre Janot e Fachin, são outra coisa. E os fatos relevados, outra coisa diferente.
Certamente que há mais dúvidas que certezas. O problema é justamente esse, pairarem dúvidas onde não gostaríamos que houvessem!
Acho que o maior problema não é onde pairam as dúvidas, mas onde já não restam, os fatos revelados envolvendo Temer e Aécio, entre outros, não que esse também não seja um senhor problema. [/quote]
* "coincidência", jornal de Uberaba, materializações de Uberaba... bem, mais sugestão subliminar talvez do que coincidência, parando para pensar...