Eu tive uma ideia maluca: e se você convidasse para seu governo pessoas ilibadas e não investigadas em escândalos de corrupção?
Daí o governo cai, pois não terá o apoio dos ratos do congresso...
Eu pensei nisso, mas este é um caso diferente. É um governo de transição. Um governo onde a maioria do Congresso Nacional votou pelo impeachment da presidente anterior, logo, é um governo que já começa com maioria nas duas Casas, e um governo que essas mesmas duas Casas não vão derrubar, porque não querem o governo anterior, que eles mesmo retiraram.
E ainda tem todo o
momentum da Lava Jato e da população que foi às ruas em número histórico para retirar o governo anterior e clama por mudanças. Uma pessoa honesta teria a faca e o queijo na mão. Você assume, vai em cadeia nacional e faz um pronunciamento nos moldes de:
"Primeiro: o rombo é de tanto. Segundo: TODOS meus ministros serão técnicos dá mais alta qualidade nas respectivas áreas de atuação dos seus ministérios, exigidos diplomas e especializações. Claro, os partidos aliados ainda farão as indicações, eu apenas aprovarei ou não os currículos. Os ministérios também serão reduzidos a 15, e serão x , y , [...] z, que julgamos serem os ideais e mais que suficiente. Como todos nós, eu e meus aliados, queremos o melhor para o país, eu tenho certeza da concordância destes com os ministérios apresentados.
Terceiro: estou enviando ainda esta semana um [coloque aqui o nome adequado] que torna lei que os ministros de estado tenham que ter qualificações em suas áreas, passado ilibado e não podem estar sendo investigados, independente de trânsito em julgado ou não. Esta é uma reivindicação que ouvimos das ruas e do povo brasileiro em geral.
Quarto: BLABLABLA"
Pronto, você encurrala a "base aliada" e deixa qualquer um que for contra suas medidas queimado com a população. Se não der certo? Foda-se, você tem quase 76 anos, não quer se reeleger, e, com sorte, tem mais 10 anos de vida com saúde. O que diabos você tem a perder?
Claro, isso tudo pensando em uma pessoa honesta. Como temos o Temer, um político de carreira, não dá pra esperar bom senso ou muito boa vontade.