Eu acho que o melhor sistema seria a previdência privada. Previdência do Estado é uma enganação, em qualquer país, pois nunca se cumpre o que foi proposto quando se ingressa do sistema previdenciário.
Nem nos Estado Unidos, país rico, a previdência pública funciona.
A interferência do Estado na vida dos cidadãos deve ser mínima. Não digo que não deveria haver previdência pública, pois alguém que necessite trabalhar para se manter (a culpa é do Adão) pode ter um infortúnio no início de sua carreira de trabalho e precisar de ajuda. O que eu acho errado é que o Estado, ladrão e corrupto em qualquer lugar do mundo, pois é uma ficção jurídica - o Estado são aqueles que se encontram no poder em um dado momento, o Estado, como eu estava dizendo, administre meu futuro, a época em que vou me tornar improdutivo devido à idade e dependerei da contribuição de novas vítimas do Estado para a minha manutenção, visto que o dinheiro com que contribuí foi malversado.
O problema é que essas coisas não mudam de um dia para o outro.
O mesmo vale para saúde pública e planos de saúde. Pobres dependem de saúde pública, ou seja, estão perdidos. Classe média depende de planos de saúde. Estão menos perdidos do que os pobres, mas nas mãos da máfia de branco internacional, com preços superfaturados de tudo, de uma gaze à hospedagem num hotel espelunca, que chamam de internação em um hospital. Cada palito de dente e cobrado à parte, uma visita médica de alguns segundos, totalmente inútil, pois o médico, em geral, só está preocupado com sua renda e suas dezenas de ocupações em consultórios e clínicas ou hospitais nos horários mais incompatíveis que se possa imaginar, custa um braço e uma perna, ou os olhos da cara, como preferirem.
Classe média alta para cima não têm esse problema. Sócios de redes particulares de hospitais privados ou os administradores de hospitais públicos não dependem nem de assistência do Estado nem de planos de saúde.
Quem tiver juízo, que trate de poupar para seu futuro e não confie em previdência pública.