Autor Tópico: Reforma da Previdência  (Lida 18734 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Reforma da Previdência
« Resposta #525 Online: 10 de Julho de 2019, 17:09:05 »
 :hein: Se acaso alguem estiver vendo ou tenha como acessar a sessão na Câmara poderá conferir que qualquer deputado de esquerda só tem retóricas ocas e falácias com destaque para apelos a emoção em seus discursos que costumam repetir aliás, um após o outro. Até poderiam gravar un discurso e repetir a gravação que já ficava de bom mau tamanho.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #526 Online: 10 de Julho de 2019, 17:12:09 »
Espero que aprovem.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #527 Online: 10 de Julho de 2019, 17:22:22 »
 :ok: Sim.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #528 Online: 10 de Julho de 2019, 18:58:33 »
Qual o motivo de pobres serem contra a Reforma?

No twitter vejo centenas de indivíduos "arjumentando" contra.

Refutar essa tropa de gado é algo que valha a pena?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #529 Online: 10 de Julho de 2019, 19:26:26 »

Qual o motivo dos pobres serem contra a reforma? Passaram anos ouvindo a militância da internet que defendia os próprios interesses, as pessoas não mudam de um dia para o outro.

Não acabariam com o 13 salário e com as férias remuneradas se o Bozo fosse eleito? Não prenderiam os gays? Não viraria uma ditadura como nos anos 60?

Não aconteceu nada disso mas as pessoas estão acordando aos poucos.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #530 Online: 10 de Julho de 2019, 19:36:58 »

Qual o motivo dos pobres serem contra a reforma? Passaram anos ouvindo a militância da internet que defendia os próprios interesses, as pessoas não mudam de um dia para o outro.

Não acabariam com o 13 salário e com as férias remuneradas se o Bozo fosse eleito? Não prenderiam os gays? Não viraria uma ditadura como nos anos 60?

Não aconteceu nada disso mas as pessoas estão acordando aos poucos.

Meu problema com isso é que as pessoas tem fácil acesso a informação, agir como imbecis em prol de uma causa maléfica a eles é bem estúpido. A qualidade dos debates fora de ambientes como o CC é deplorável. Infelizmente não vejo como vantagem contra argumentar. Nessas horas me lembro de Umberto Eco:

“As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.
:umm:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #531 Online: 10 de Julho de 2019, 19:41:22 »

Citação de: Marco Antonio Villa
http://www.blogdovilla.com.br/canal-youtube-blog-do-villa-marco-antonio-villa/a-previdencia-e-seus-mitos-artigo-do-prof-villa-na-istoe/
...
A PEC retira direitos dos mais pobres, isto é inegável. Rico não solicita, nunca usufruiu e não sabe o que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também não é possível imaginar que o “andar de cima” deseje algum um dia obter a aposentadoria rural ou receber o abono do PIS.
...

Citação de: Marco Antônio Villa
...
É insustentável afirmar que as alterações atingem somente os privilegiados, o andar de cima. Salvo engano, os “marajás” – relembrando a antiga imagem construída por Fernando Collor – não recebem a aposentadoria rural, a mesma que o projeto pretende eliminar. Também não desejam usufruir do Benefício de Prestação Continuada e muito menos do abono do PIS – cabe até a pergunta: rico sabe o que é PIS? Estas correções são necessárias e não interferem decisivamente no resultado final que o governo pretende obter. Contudo significam muito para os mais pobres.

Vale destacar, por exemplo, que, no caso do abono do PIS, restrito, segundo a PEC, aos que ganham um salário mínimo, haverá um sério problema. Nos estados em que o salário regional é superior ao salário mínimo nacional, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, o benefício vai ser simplesmente extinto. Qual parlamentar vai ter coragem de aprovar esta medida antissocial?
...
http://www.blogdovilla.com.br/estado-de-minas/artigo-do-prof-villa-no-correio-braziliense-e-estado-de-minasreforma-da-previdencia-devemos-qualificar-o-debate/

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #532 Online: 10 de Julho de 2019, 19:46:52 »
Metade da população vive de empregos informais sem qualquer direito trabalhista, sem aposentadoria.

Continuar com a previdência atual vai melhorar em que?

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #533 Online: 10 de Julho de 2019, 19:53:14 »

Citação de: Marco Antonio Villa
http://www.blogdovilla.com.br/canal-youtube-blog-do-villa-marco-antonio-villa/a-previdencia-e-seus-mitos-artigo-do-prof-villa-na-istoe/
...
A PEC retira direitos dos mais pobres, isto é inegável. Rico não solicita, nunca usufruiu e não sabe o que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também não é possível imaginar que o “andar de cima” deseje algum um dia obter a aposentadoria rural ou receber o abono do PIS.
...

Citação de: Marco Antônio Villa
...
É insustentável afirmar que as alterações atingem somente os privilegiados, o andar de cima. Salvo engano, os “marajás” – relembrando a antiga imagem construída por Fernando Collor – não recebem a aposentadoria rural, a mesma que o projeto pretende eliminar. Também não desejam usufruir do Benefício de Prestação Continuada e muito menos do abono do PIS – cabe até a pergunta: rico sabe o que é PIS? Estas correções são necessárias e não interferem decisivamente no resultado final que o governo pretende obter. Contudo significam muito para os mais pobres.

Vale destacar, por exemplo, que, no caso do abono do PIS, restrito, segundo a PEC, aos que ganham um salário mínimo, haverá um sério problema. Nos estados em que o salário regional é superior ao salário mínimo nacional, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, o benefício vai ser simplesmente extinto. Qual parlamentar vai ter coragem de aprovar esta medida antissocial?
...
http://www.blogdovilla.com.br/estado-de-minas/artigo-do-prof-villa-no-correio-braziliense-e-estado-de-minasreforma-da-previdencia-devemos-qualificar-o-debate/

A forma atual da previdência não é sustentável. Não faz sentido por alguns pontos ruins taxar toda a previdência como maléfica como tenho visto.

A reforma deveria ter sida feito a tempos, poderia assim ser mais "suave". Adianta pobre ser contra ela? Já foi exposto aqui no CC como estará o orçamento dentro de alguns anos, ir contra a reforma é terminar de cavar a cova, se está ruim agora, no futuro estará muito pior.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #534 Online: 10 de Julho de 2019, 20:15:14 »
Aprovada na primeira votação por 379 a 131.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #535 Online: 10 de Julho de 2019, 20:46:56 »
Metade da população vive de empregos informais sem qualquer direito trabalhista, sem aposentadoria.

Isso é pergunta para mim? Se é, a resposta é "em nada".

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #536 Online: 10 de Julho de 2019, 21:02:47 »

Desculpe, eu respondia ao Zero e digitava quando vc postou antes.

Meu problema com isso é que as pessoas tem fácil acesso a informação, agir como imbecis em prol de uma causa maléfica a eles é bem estúpido. A qualidade dos debates fora de ambientes como o CC é deplorável. Infelizmente não vejo como vantagem contra argumentar. Nessas horas me lembro de Umberto Eco:

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #537 Online: 10 de Julho de 2019, 21:19:02 »
Na proposta original de Paulo Guedes sobre regra de BPC, a mesma gerava pouca ou nenhuma economia de dinheiro público em dez anos. Mas as concessões feitas, e isso inclui a retirada de estados e municípios da reforma, acabaram por pressionar os deputados a gerar uma certa mudança no BPC que é muito diferente da proposta de Paulo Guedes.

Mundo ideal não existe. Se formos ficar esperando a reforma dos sonhos, nada será feito. Se nenhuma reforma for aprovada, o Brasil pagará a dívida pública explodida com inflação alta e descontrolada, o que geraria um corte no gasto público com pobre do mesmo jeito ou até pior.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #538 Online: 10 de Julho de 2019, 21:20:39 »

Desculpe, eu respondia ao Zero e digitava quando vc postou antes.

Em nada. É isso que me instiga, quem está perdendo agora com a atual previdência a defende.

Entendo se fosse a classe abastada, funcionários públicos, mas são pessoas que ganham uma renda baixa/mediana, nada perto dos que realmente deixam de usufruir de indevidas vantagens.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #539 Online: 10 de Julho de 2019, 21:21:44 »
Na proposta original de Paulo Guedes sobre regra de BPC, a mesma gerava pouca ou nenhuma economia de dinheiro público em dez anos. Mas as concessões feitas, e isso inclui a retirada de estados e municípios da reforma, acabaram por pressionar os deputados a gerar uma certa mudança no BPC que é muito diferente da proposta de Paulo Guedes.

Mundo ideal não existe. Se formos ficar esperando a reforma dos sonhos, nada será feito. Se nenhuma reforma for aprovada, o Brasil pagará a dívida pública explodida com inflação alta e descontrolada, o que geraria um corte no gasto público com pobre do mesmo jeito ou até pior.

Exato. Excelentes colocações.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #540 Online: 11 de Julho de 2019, 10:45:08 »
O que me deixa pasmo são algumas "classes de trabalhadores" querendo regras diferentes do "povão" por motivos de "Ah, mas o meu trabalho é MUITO importante pra sociedade, sem ele X, Y , Z , W". Como se não houvesse importância em outros trabalhos, ou, pior, como se previdência fosse política compensatória de vida.

"Sofri bastante sendo professor/policial/médico/etc na minha vida e ajudei milhares de pessoas, eu MEREÇO ser compensado por isso" (Mesmo que isso venha já quando a pessoa já viveu boa parte da sua vida)   ::)

btw: Primeiro turno aprovado, bitches.
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, 11:01:19 por Entropia »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #541 Online: 11 de Julho de 2019, 11:27:01 »
O que me deixa pasmo são algumas "classes de trabalhadores" querendo regras diferentes do "povão" por motivos de "Ah, mas o meu trabalho é MUITO importante pra sociedade, sem ele X, Y , Z , W". Como se não houvesse importância em outros trabalhos, ou, pior, como se previdência fosse política compensatória de vida.

"Sofri bastante sendo professor/policial/médico/etc na minha vida e ajudei milhares de pessoas, eu MEREÇO ser compensado por isso" (Mesmo que isso venha já quando a pessoa já viveu boa parte da sua vida)   ::)

Isso se aplica a quase todas as profissões. Todas tem sua importância e só conseguimos avaliar em situações extremas, vide a greve dos caminhoneiros. Igual quando há greve de policiais, em que também é possível observar o caos. O mesmo se haver greve da limpeza da cidade: coletores de lixo e garis, a cidade vira um lixão. Até funcionários administrativos de algum órgão governamental que cuida de pagamentos poderia instalar o caos se milhões ficassem sem proventos, aposentadorias etc.

Todos se acham especiais.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #542 Online: 11 de Julho de 2019, 11:51:05 »
Sim, vide

A Greve do C*

Certa vez os órgãos do corpo pararam pra discutir qual deles era o mais importante no corpo humano. Uma discussão que corria acalorada, porque cada órgão dava suas razões para ser o mais importante.

- Eu sou o mais importante! - determinou o cérebro. - Eu sou aquele que pensa em tudo e comanda todos os outros!

O coração ficou puto... Acelerado, tratou de reivindicar o primeiro lugar em importância.

- Para com isso, cérebro! O mais importante sou eu! Sou eu quem bombeia sangue pra poder você funcionar. Sem mim tu é um bosta!

- Calma lá! - disse o intestino - De bosta quem entende sou eu, e se não é por mim, quem iria eliminar aquilo que não serve para o corpo? O mais importante sou eu!

Os rins se manifestaram, e falaram em uníssono:

- Cala a boca, coração! Você não sabe o que está falando! Somos nós que filtramos o sangue que você bombeia. Se não fosse por nós, você e o cérebro estavam lascados.

Lá do fundinho, bem do fundinho mesmo, o afastado e isolado cu faz um bico e se manifesta com uma voz bem fininha, que soou num peido...

- Eu sssssssssssssssssou o maissssssssssss imporrrrrrrrrrrrrrrotante!

Todos riram. A gargalhada foi geral. O cérebro foi o primeiro a sacanear...

- Tu, cu? Tá maluco? Você é um fedido que vive nas sombras! A única coisa que você faz é merda! - Todos riram.

O cu, coitadinho, ficou tão invocado com a humilhação, que resolveu dar o troco. Se fechou de um jeito que não passava nem agulha! Nada de dentro pra fora e nada de fora pra dentro. Nem supositório pra minhoca passava ali!

No primeiro dia ninguém sentiu muito a greve do cu. No segundo dia o cérebro já não parava de pensar só no que fazer. No terceiro dia o intestino começou a entrar em colapso por causa da superlotação... No quarto dia o coração começou a disparar... No quinto dia o sujeito foi ficando amarelo e os órgãos, um a um foram entrando em paranóia. E o cu ali, fechadinho da silva. Nem com ele...

No sexto dia já estava todo mundo pedindo pelo amor de Deus para o cu abrir só um pouquinho. O intestino já chorava compulsivamente, o coração começou a sentir os efeitos da pressão, o cérebro entrou em paranóia, as pernas do sujeito já não obedeciam, até que alguém gritou:

- PORRA, CU! VOCÊ É O MAIS IMPORTANTE! AGORA ALIVIA!!!!!!

E o cu se sentindo o dono do mundo deixou primeiro passar um peido, fez um pouquinho de bico e deixou passar tudo o que estava prendendo, e se sentindo glorioso. Todos reconheceram a importância do cu e sua relevância para o corpo, passando a atender a todas as suas reivindicações.

Bom, é isso mais ou menos que está acontecendo agora conosco. O Temer como o cérebro, os parlamentares como o coração e a Petrobrás como o intestino, acharam que os caminhoneiros eram o cu do Brasil. O resto você já sabe porque já leu a história

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/10090/a-parabola-do-cu
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, 12:48:44 por Sergiomgbr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #543 Online: 11 de Julho de 2019, 12:11:28 »

Acho natural que certas ocupações sejam vistas como de maior valor social e se tente subsidiá-las de maneira mais recompensadora, de acordo, talvez de maneira que pareça mais compensadora do que só maior remuneração imediata.

<a href="https://www.youtube.com/v/qjX_M8niK5I" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/qjX_M8niK5I</a>

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #544 Online: 11 de Julho de 2019, 12:58:11 »
Se certas profissões são vistas como de maior valor social, isso é visto imediatamente no preço do seus respectivos trabalhos. Não existe valor social independentemente do que é precificado subjetivamente por toda a sociedade, a menos que exista um inescapável monopólio do setor público para a demanda pela profissão.
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, 13:02:04 por -Huxley- »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #545 Online: 11 de Julho de 2019, 13:50:55 »
Isso é uma visão infalibilista do mercado. O mercado não dá um "verdadeiro valor" racional das coisas, só a valorização subjetiva do comportamento grupal de macacos [/JJ] que nem sempre agem de maneira que é a mais adequada aos próprios interesses de longo prazo, seja individual ou coletivamente. A organização política tenta compensar essas coisas de diversas maneiras, como acrescentando um preço naquilo que tem um custo que não se paga imediatamente, como poluição.

Pode-se de qualquer forma sempre dizer que, ao estar ajustando recompensas dessa forma, o estado é ainda um agente do mercado, e no fim continua sendo tudo o mercado de uma maneira ou outra, mas não sei se isso realmente contribui.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #546 Online: 11 de Julho de 2019, 19:06:20 »
Isso é uma visão infalibilista do mercado. O mercado não dá um "verdadeiro valor" racional das coisas, só a valorização subjetiva do comportamento grupal de macacos [/JJ] que nem sempre agem de maneira que é a mais adequada aos próprios interesses de longo prazo, seja individual ou coletivamente. A organização política tenta compensar essas coisas de diversas maneiras, como acrescentando um preço naquilo que tem um custo que não se paga imediatamente, como poluição.

Pode-se de qualquer forma sempre dizer que, ao estar ajustando recompensas dessa forma, o estado é ainda um agente do mercado, e no fim continua sendo tudo o mercado de uma maneira ou outra, mas não sei se isso realmente contribui.

Pouca importância tem a irracionalidade típica do indivíduo médio (que está fartamente presente também na mente do planejador central). O comportamento médio do participante do mercado não nos permitirá entender o comportamento geral do mercado. Aí não se pode generalizar do conhecimento das partes, pois grupos são unidades por si próprios. Razão pela qual indivíduos pouco racionais podem produzir racionalidade coletiva.

E não tem qualquer base na realidade a ideia de que planejadores centrais têm capacidade diferencial de acertar a valoração social subjetiva de uma profissão. O conhecimento para produzir racionalidade coletiva por meio do mecanismos de preços e outros mecanismos de mercado está disperso. Já o conhecimento para produzir racionalidade coletiva por meio do planejamento central requer muito mais do que o conhecimento tácito de pedaços de informação de quem apenas planeja para si próprio.
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, 19:20:06 por -Huxley- »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #547 Online: 11 de Julho de 2019, 23:23:45 »

BPC e, principalmente, o aumento da carência mínima para se aposentar por idade. Atualmente a maioria de quem é pobre sofre muito para conseguir comprovar 15 anos de contribuição. A maioria trabalhou 30, alguns 40 anos, porém, sem comprovação de vínculo trabalhista. Isso vai afastar milhões de pessoas de conseguirem se aposentar. Vão bater nas portas da assistência social, que é não contributiva. Pode ser um tiro no pé com efeitos próximos...

OBS: mais respeito com os pobres. Reforma de verdade faria uma devassa no topo, sobretudo servidores civis e militares. No Judiciário a única coisa que fizeram foi aumentar a alíquota
, é muito muito muito pouco.
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, 23:26:41 por Pregador »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #548 Online: 12 de Julho de 2019, 08:53:55 »
PDT estuda punição de Tabata e outros deputados que votaram por Reforma

Contrários à reforma da Previdência, PDT e PSB viram um terço de suas bancadas votar a favor das mudanças em aposentadorias; deputada Tabata Amaral diz que 'ser de esquerda não pode signicar ser contra projeto que pode tornar o Brasil mais inclusivo'

Horas antes da Câmara dos Deputados aprovar o texto-base da reforma da Previdência, na quarta-feira (10), o líder da bancada do PDT, André Figueiredo (CE), subiu à tribuna para fazer um discurso criticando os deputados de seu próprio partido que pretendiam votar à favor do projeto enviado pelo governo. Figueiredo chamou os colegas de "futuros traidores" e "vendilhões
da Pátria

"Nós somos do do trabalhismo de João Goulart (1919-1976), quando a reforma era a reforma agrária, que garantia terras para quem precisava. Era a reforma urbana, que defendia a moradia digna. Nós somos do PDT de (Leonel) Brizola e de Darcy Ribeiro, que zeram uma revolução pela educação. Não somos os vendilhões da pátria (...). Que não venham os deputados de outros partidos elogiar os futuros traidores do PDT e do PSB, porque esses dois partidos têm história", disse.

Figueiredo seguiu o discurso fazendo um apelo aos colegas, para que não traíssem a orientação dos partidos. Mas foi em vão: no m do dia, 8 dos 27 deputados do PDT, o equivalente a 30% da bancada, votaram à favor da reforma. A mesma decisão foi adotada por 11 dos 32 deputados do PSB mais (34% da bancada) Em comparação, os deputados do PT, do PC do B e do PSOL votaram todos contra a Reforma da Previdência desenhada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e modicada pela Comissão Especial da casa. A única deputada atual da Rede Sustentabilidade, Joenia Wapichana (RR), votou contra.

Das oito "traições" do PDT, nenhuma causou tanta comoção quanto a de Tabata Amaral (SP). A jovem de 25 anos foi eleita deputada federal na primeira disputa eleitoral de que participou, no ano passado. Sua candidatura foi apoiada pelo Movimento Acredito, que buscava a renovação da política, e teve mais de 250 mil votos. Tabata graduou-se em Ciência Política na Universidade
Harvard (EUA), e ganhou os holofotes em março deste ano, quando protagonizou um debate com o ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez, em audiência na Comissão de Educação da Câmara.
Depois da votação, Tabata sofreu críticas de André Figueiredo e do presidente do PDT, Carlos Lupi. Em uma rede social, Lupi disse que o PDT definirá as punições para os "traidores" na semana que vem. Assim como o PSB, o PDT "fechou questão" contra a reforma - o que signica que houve uma decisão formal do comando da sigla sobre o assunto. Figueiredo disse à BBC News
Brasil que as punições serão denidas pelo Conselho de Ética do partido.

"Eu conversei individualmente com cada um dos deputados. Mostrando o quão importante era a bancada sair unida do processo. Resolveram tomar suas decisões, e evidentemente que (isso) terá consequências", disse Figueiredo. "O partido não pode dar a mesma atenção a quem segue a orientação partidária e a quem diverge num tema como esse", disse ele.
Em relação a Tabata Amaral, Figueiredo disse que ela tinha entre seus eleitores muitos integrantes "da classe média e da classe alta de São Paulo", que a teriam pressionado a defender a reforma. "Mas pelo que a gente viu, ela está sofrendo muito nas redes sociais", disse.

A deputada paulista realmente sofreu perdas no mundo virtual. Na noite de quarta-feira (10), antes da votação, ela tinha cerca de 653 mil seguidores no Instagram. Na tarde de quinta (11), este número já tinha caído para 632 mil - ou seja, 20 mil seguidores a menos. Em 2003, o PDT rompeu com o governo do ex-presidente Lula (PT) por discordar da reforma previdenciária do petista; em 2012, o partido foi contra a proposta de Dilma para mudar as aposentadorias dos servidores públicos.

"O PDT tem uma longa história contra a retirada de direitos de aposentados. Não temos problemas em discutir uma reforma; o Ciro (Gomes, candidato presidencial do PDT em 2018) apresentou uma proposta. Mas o que não aceitamos é tirar direitos de quem está na base da pirâmide", disse Figueiredo.

Tabata Amaral passou a tarde e a noite de quinta-feira evitando jornalistas. Ela reagiu às críticas com um vídeo no Instagram. "Meu voto pela Reforma da Previdência é um voto de consciência. Não é um voto vendido, não é um voto por dinheiro de emendas. É um voto que segue as minhas convicções e tudo que estudei até aqui", diz ela.

"Ao tomar essa decisão, eu olho para o futuro do país. E não para o próximo processo eleitoral. Quem me conhece, sabe da minha luta pelos mais pobres. Sabe da minha trajetória. E hoje a Previdência tira dinheiro de quem menos tem e transfere para os mais ricos. Ela aumenta a desigualdade em um quinto, e é um impasse para o desenvolvimento do país. Ser de esquerda não pode signicar ser contra um projeto que de fato pode tornar o Brasil mais inclusivo e mais desenvolvido", prossegue.

A reforma seria "um passo importante, aquele que é possível, para que a gente possa crescer de forma scalmente responsável, para então distribuir renda", continua a deputada.
Na votação de quinta, o líder do PSL, Delegado Waldir (GO), aproveitou para ironizar a "indelidade" dos deputados de esquerda.

"Eu queria fazer um apelo aos presidentes dos partidos de oposição: por favor, não punam os deputados que vão votar com o Brasil, com as pessoas mais pobres", disse.
"Por favor, não punam. E, se por acaso algum parlamentar for punido, eu garanto que em qualquer dos partidos do Centro, no PSL, tem portas abertas e vagas abertas para eles migrarem para o Brasil", disse Waldir.

No PSB, pedidos de expulsões Na bancada do PSB, o dia não foi nada tranquilo. A votação da noite anterior foi discutida pelos deputados numa reunião que começou por volta das 10h
da manhã e se estendeu até por volta das 15h. Um deputado socialista disse que o encontro foi "tenso". Outro armou que houve "muita lavação de roupa suja" na reunião.

Enquanto uma parte dos deputados defendeu a expulsão dos 11 que votaram a favor da reforma, outros se mostraram solidários aos colegas. A bancada socialista também deve escolher nesta sexta-feira (12) um novo líder para suceder Tadeu Alencar (PE), cujo mandato está chegando ao m. Antes da votação, na terça-feira (9), alguns dos deputados que tinham a intenção de votar a favor da reforma se encontraram com o presidente do partido, Carlos Siqueira. Segundo pessoas próximas, o mais provável para estes deputados é a expulsão: o presidente do Conselho de Ética do PSB, Alexandre Navarro, convocou uma reunião do colegiado para esta segunda-feira, às 10h30. Depois de ouvir os deputados e os dirigentes partidários que pediram a expulsão, o Conselho de Ética fará uma recomendação sobre o assunto. A decisão nal é do Diretório Nacional do partido. Sem punições no centro e na direita Nos partidos de centro e de direita, que estavam apoiando a reforma, também houve algumas "traições" - mas menos que no PDT e no PSB. No PP, por exemplo, três dos 39 deputados votaram contra, ignorando a orientação do líder da legenda, Arthur Lira (AL). No PRB, dois dos 31 deputados se recusaram a votar pela reforma; e no PSDB, uma deputada votou contra (Tereza Nelma, de Alagoas).

A lista de como votou cada deputado pode ser conferida no site da Câmara. Das legendas grandes, com mais de 10 deputados, só o MDB, o DEM e o PTB entregaram 100% dos votos para o projeto de Reforma da Previdência. Seja por causa de "traições", ou por conta de alguns deputados que não apareceram para votar. No PP, por exemplo, não deve haver qualquer punição - o partido não "fechou questão" formalmente em torno da reforma.

"O partido não fechou questão. No meu caso, (votar contra) foi um compromisso que eu z na campanha, no meu Estado. Disse que era contra a reforma. Então chegar agora e mudar não era possível. Essa foi a minha palavra durante a campanha", disse à BBC News Brasil o deputado Eduardo "Dudu" da Fonte (PP-PB). No PSDB, que fechou questão, o caso de Tereza Nelma será avaliado pela Executiva Nacional. Mas pessoas dentro da legenda acham a expulsão improvável: o mais plausível é que Nelma sofra sanções na próxima eleição, em 2022.

https://noticias.r7.com/brasil/pdt-estuda-punicao-de-tabata-e-outros-deputados-que-votaram-por-reforma-12072019

« Última modificação: 12 de Julho de 2019, 09:00:19 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #549 Online: 12 de Julho de 2019, 10:32:44 »

Ciro defende que Tabata deixe PDT por apoiar reforma: ‘Desgosto de filha’

Apesar da postura do ex-governador, bastidores indicam que partido tomará medida mais branda que a expulsão para punir dissidentes

Por Da Redaçãoaccess_time 12 jul 2019, 04h29 - Publicado em 12 jul 2019, 04h04 more_horiz

Ciro Gomes e Tabata Amaral (Cleia Viana/ Câmara dos Deputados / TV Globo/ Reprodução/VEJA)

Candidato à presidência pelo PDT nas últimas eleições, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes voltou a condenar o voto de oito deputados de seu partido que apoiaram o texto-base da reforma da Previdência, contrariando a orientação da sigla. Entre eles, está a deputada Tabata Amaral (PDT-SP), que disse ter aprovado o projeto que muda as regras de aposentadoria “por convicção“.

Apesar da postura de Ciro, nos bastidores os partidos que tiveram divergências na votação da reforma – casos do PDT e PSB – pretendem punições mais brandas do que a expulsão dos dissidentes.

“Passada a ressaca política, precisamos olhar essa questão com severidade e equilíbrio. Eles deveriam tomar a iniciativa de sair. Estou, como dizia o velho Djavan, com aquele sofrimento de ‘desgosto de filha’”, declarou o ex-governador em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Essa geleia geral faz com que as pessoas não acreditem mais na política, e, sendo assim, não acreditam na democracia”, complementou.

A tentativa de compra de votos por dinheiro de emendas ou ofertas mentirosas a estados e municípios ronda, neste momento, até os partidos de oposição. Defenderei que o PDT expulse aqueles que votarem contra o povo nesta reforma de previdência elitista.

— Ciro Gomes (@cirogomes) July 9, 2019

Anteriormente, ele já havia adotado a mesma postura em sua contra no Twitter e em discurso em evento em Porto Alegre.

Na última terça-feira 9, após reunião com a bancada do partido na Câmara, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que quem apoiasse as mudanças nas regras de aposentadoria propostas pelo governo Bolsonaro seria punido com o desligamento. Em março, o PDT fechou questão contra a reforma da Previdência.

Favorável à reforma, Tabata liderava um grupo que prometia acompanhá-la na votação. Além da parlamentar paulista, outros sete deputados votaram a favor da proposta de emenda à Constituição. São eles: Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Gil Cutrim (MA), Jesus Sérgio (AC), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO), e Subtenente Gonzaga (MG). A bancada do PDT é composta por 27 deputados.

https://veja.abril.com.br/politica/ciro-defende-que-tabata-deixe-pdt-por-apoiar-reforma-desgosto-de-filha/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!