[...]
O seu maravilhoso e perfeito capitalismo já produziu períodos com muitos excluídos do mercado. No período da década de 50 até a década de 80 diversos países capitalista do mundo tiveram ampla exclusão social e econômica.
Pode citar um exemplo de país capitalista com livre mercado que tenha sofrido racionamento ou escassez generalizadas de produtos?
Um só é o suficiente.
Em relação ao efeito final de ficar sem acesso a recurso(s) econômico(s) por determinado período(s), ou de forma permanente , que é o resultado final de um racionamento e/ou escassez generalizada de produto(s) (ou parcial) temos muitos exemplos de países capitalistas em que pessoas ficaram sem acesso a recurso(s) econômico(s) por determinado período(s), ou de forma permanente , apenas a causa recebe outra classificação qual seja a classificação de exclusão social.
Num caso temos pessoas que ficaram sem acesso a recursos econômicos em razão de racionamento, no outro caso temos o mesmo efeito de pessoas que ficaram sem acesso a recursos econômicos só que a razão muda para exclusão social.
Todos os dois sistemas são defeituosos.
Uma diferença é que no caso capitalista temos que muitos direitistas pouco se importam com os que ficam excluídos (muitas vezes vários deles usam a tática política da naturalização (ou outras táticas furadas) para tentar passar a ideia de efeito justo), mas curiosamente se importam muito com os que não tiveram acesso em razão de racionamento no outro sistema.