Olá, Saint-Martin!
Ainda que a tecnologia exista há muito tempo, bem antes da dualidade capitalismo x socialismo/comunismo, o fato é que a incorporação de avanços tecnológicos contínuos é uma característica do capitalismo.
A incorporação de avanços tecnológicos contínuos é uma combinação de interesses e condições propícias. O capitalismo visa o lucro e a acumulação de propriedade, o que pode até mesmo ir contra a racionalidade e os interesses do próprio desenvolvimento humano. Se dependesse de corporativistas da vela, a lâmpada seria sabotada.
E o que isso "argumenta"? Dependeu do que para não ser sabotada? Basta um Estado que proteja as iniciativas livres para que o melhor sempre triunfe. O Estado deve ser e basta que seja nada mais que um fator de pressão evolutiva para isso ser alcançado, não um "interventor diretor intencional da evolução", que ninguém nunca pode saber de antemão que caminho seguirá.
A ganância de uma minoria intenta constantes sabotagens contra iniciativas e livre-acesso dos indivíduos à produção.
Uma perfeita caracterização sintética de um Estado comunista ou de seu "preparo", o "socialismo".
O desenvolvimento "tecnológico" voltado para o mercado visa o constante lucro inescrupuloso. Indústria farmacêutica, midiática, bancos, corporativismo, todos olhando para seus próprios umbigos e conspirando contra o pleno desenvolvimento do potencial humano. Ninguém possui nada. As coisas existem para serem usadas e desfrutadas. Enquanto não superarmos o paradigma de posse e propriedade privada, viveremos a eterna guerra de todos contra todos.
Aqui tudo tratar-se-á de simples discordância entre suas ideologias e a realidade. Não me intrometo, embora eu concorde com a realidade.
Se for para seguir a "lógica" de que "comunistas não devem se beneficiar dos produtos capitalistas", ele serve para qualquer produto de qualquer empresa, seja da Apple, seja do Google, da Microsoft, da General Electric, da Boeing, da Toyota, etc.
Não sei que lógica é essa, sendo que o que um verdadeiro socialista deseja é justamente que todos tenham acesso às coisas, desfrutando e utilizando-as, ao invés do acesso restrito pela sociedade classista.
Você é "verdadeiro socialista"? Por favor, apresente-nos uma lista (e não invente nada errado nela! não omita nada!) de todos os seus bens para que possamos todos aqui escolher o que desejamos partilhar.
Já digo que escovas usadas de dentes eu passo, mas pode ser que alguém outro não, então inclua na lista assim mesmo!
Basta se isolar em algum rincão e passar a viver sem o uso de produtos de empresas privadas. E nem das de economia mista.
Pois é o corporativista privada que não conseguiria passar a viver sem uma massa de explorados alienados, sem proteção e privilégios do Estado e sem uma cultura burguesa que imbeciliza o povo, justificando ideologicamente que se conforme com sua posição social.
Já vi que você se contradiz logo abaixo quando diz:
"
Correção - foram feitos por trabalhadores explorados, como todos os outros produtos, isso quando não os substituem por máquinas e automação, deixando de distribuir renda e ajudar famílias em nome da ganância irracional e antihumana."
Então os empreendedores são humanísticos demais por caridosamente distribuírem tantos empregos?
Mas, analisando melhor, você não deveria assistir televisão porque esta certamente foi feita por uma empresa capitalista.
Você não deve recorrer à Lei porque é estatal. Você não deve estudar em uma Universidade porque é Pública. Etc etc. Absolutamente irrelevante e sem sentido. O objetivo é justamente o acesso de todos.
Onde está a "igualdade" estatal=público=comunista? E qual fundamento objetivo e realista legitima o "acesso de todos"?
E espero que quando fizer uso deles, não seja nem por telefone e nem por computadores, porquê certamente estes foram feitos por empresas privadas.
Correção - foram feitos por trabalhadores explorados, como todos os outros produtos, isso quando não os substituem por máquinas e automação, deixando de distribuir renda e ajudar famílias em nome da ganância irracional e antihumana.
Sempre acreditei que essas coisas são feitas por inventores e desenvolvedores... Vivendo e aprendendo.
Sem dúvida que é um 'pecado grave' para um esquerdista ser rico, porque está em oposição ao que diz parte da liturgia da 'religião política' esquerdista.
Porque é muito liberal herdar uma fortuna, né? (ironia - os liberais clássicos criticavam a herança como ponto de partida desigual entre os indivíduos). Ou então o exemplo do empresário citado, que recebeu financiamento estatal e hoje paga de liberal na mídia. Ou então toda a economia capitalista, que depende da proteção e subsídio de um estado burguês, cuidadosamente regido por mídia e bancos para defender o interesse de classes privilegiadas.
Não entendi o que esse cenário de ambiente onde vigora princípios e fins comunistas está fazendo no seu "argumento".
Fogo "amigo"?...
Faz todo o sentido que um rico, alguém com acesso e meios, que tenha um mínimo de consciência e humanitarismo, deseje que este acesso e meios se estendam ao resto da população.
"Sentido" não sei se isso faz, ou faz para cada um um diferente, a critério. O que não pode ser tolerado é que esse "sentido" seja imposto numa ditadura.
Já quanto a capitalistas - me felicita lembrar que os capitalistas liberais são justamente os pobres de direita, os "capitalistas sem capital", porque capitalista de verdade - burguês na definição exata do termo - é justamente quem compra, patrocina e influencia o Estado, seu fiel protetor e cão de guarda de seus interesses.
Quem tem dinheiro pode comprar o que está à venda. Se o Estado está na vitrine, qual o problema em comprá-lo?