Autor Tópico: Dá vontade de não ser ateu  (Lida 11782 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Dá vontade de não ser ateu
« Online: 11 de Setembro de 2005, 23:39:11 »
Frequentemente eu ando pensando em me posicionar como teísta, mesmo que seja mentira.

Sério, ser ateu é difícil. Isso justifica o fato dos seus gostos musicais, seu posicionamento quanto ao evolucionismo, sua posição moral, atividades na sociedade e tal.

Sem contar que ninguém consegue entender o ateísmo como ele realmente é Todo mundo fica dizendo que ateísmo é uma falácia porque a falta de evidências na existência de Deus não significa que ele não exista. Como se esse fosse o melhor argumento ateísta.

É triste, ateu é uma palavra pejorativa por aqui.

:(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Dá vontade de não ser ateu
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2005, 23:50:35 »
só falo quando me sinto à vontade com a pessoa, e quando dá pra perceber que a pessoa tem um mínimo de inteligência.
caso contrário, não me dói dizer que simplesmente "não tenho religião"...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2005, 23:55:23 »
Só pelo fato de você ver que está incluído no grupo de imorais-satanistas que não acreditam nem em si mesmos já é triste.

Citação de: bruno
caso contrário, não me dói dizer que simplesmente "não tenho religião"...

É, talvez seja uma boa resposta.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2005, 10:37:19 »
Uma boa idéia é dizer que é agnóstico.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2005, 11:14:10 »
outra que eu fazia, quando eram bem diretos, perguntavam "mas você acredita em deus?", era responder "não exatamente..."
hehehe

.... mais uma coisa..... não aconselho essa parte de mentir.... melhor é omitir, sempre que possível, evitar o assunto, e se necessário, usar eufemismos e etc..... porque depois se você decide "sair do armário" é um tanto chato... ter mentido esse tempo todo....

Isso vale para as pessoas que conheça, mais próximas..... pessoas que se esbarra na rua, tanto faz....... na verdade talvez seja interessantes usá-las como experimentos até, já que pode nem voltar a vê-las mesmo...

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2005, 12:14:42 »
Eu digo que não sou religioso, quando não quero dar maiores detalhes.
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2005, 12:44:27 »
Fernando, muita gente não se diz ateísta por causa do que você falou. Nós vamos mudar isso com a Ateus do Brasil mas para isso precisamos ser "destemidos".

É difícil ser ateu? Claro que é, mas não podemos mentir para nós mesmo para proteger a "pureza" das outras pessoas. Elas são obrigadas a nos respeitar.

Não te culpe se não disser que é mais ateu, mas aí vai estar dando o ponto para eles...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2005, 13:03:47 »
.... mais uma coisa..... não aconselho essa parte de mentir.... melhor é omitir, sempre que possível, evitar o assunto, e se necessário, usar eufemismos e etc..... porque depois se você decide "sair do armário" é um tanto chato... ter mentido esse tempo todo....

sim, não minto, omito. não estou negando meu ateísmo quando digo que simplesmente "não tenho religião".
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2005, 13:12:55 »
Às vezes eu gosto de lembrar que Deus não precisa que acreditem nele... :roll:  muitas vezes eu compro briga mesmo.  Tem gente que está há anos desapontada comigo... :P
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lucato

• Nível 07
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2005, 13:17:43 »
Também vivi esse drama.
Agora não tenho mais problemas com isso. Digo que sou ateu.
Às vezes contorno um pouco para não chocar, mas acabo sempre dizendo o que penso.
Lucato

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2005, 17:07:29 »
Eu prefiro dizer a verdade a dizer que acredito em deus ou simplesmente "não tenho religião". Como dizem: A verdade dói, mas, tem que ser dita. E, quanto ao que as pessoas pensam sobre isso, sinceramente não me preocupo nem um pouco...
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2005, 17:38:17 »
Eu falo q sou ateu, e tb falo q sou cético.

Volta e meia aparece uns temas "misticos" na minha sala de facul, e eu sempre sou o q fala q é mentira, q não existem provas!
o pessoal deve me odiar quando isso acontece, mas eles respeitam numa boa!

Offline Lenhador de Yggdrasil

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2005, 18:50:08 »
Mais ou menos tenho um scrpit pré pronto na minha cabeça, quando poerguntam se acredito em deus eu digo "conforme qual!", faço alguma piadinha e mudo de assunto, dependendo de quem for o interlocutor, claro.
Entia non multiplicanda praeter necessitatem

Adriano

• Visitante
« Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2005, 19:00:48 »
Eu aprendi uma expressão que considero muito apropriada. É mais ou menos assim:

"As pessoas que acreditam seriamente nessas mitologias é que me chamam ateu".

Mas reconheço que isso dá munição aos crentes, por iniciar a velha e batida discussão. Mas dependendo do nível de intimidade que se tem com o crente em questão, pode-se anenizar ou até evitar conflitos desnecessários, se desejado.

[],s

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:36:08 »
Pessoa fanática incomoda, dia que fui conhecer os pais de minha namorada, em primeiro lugar veio a clássica pergunta: "É vc que não acredita em deus?", depois ela perguntou meu nome... :mrgreen:  
Entretanto não tenho vergonha de dizer que sou ateu, só meço as palavras para minha mãe e minha avó que ficariam muito triste se dissesse que não creio em deus. :(

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2005, 14:29:02 »
Não saio dizendo que sou ateu ou agnóstico, mas às vezes, em determinadas situações, sou bem claro e falo que não acredito em deus, em nenhum. Outras vezes até digo que sou evangélico, como na minha última entrevista de emprego. Fato que aparentemente não adiantou nada. Estou aprendendo na prática que atualmente isso é algo que não faz a mínima diferença na minha vida, em todos os aspectos. "Deus" para mim é algo cada vez mais psicólogico, muito mais ligado ao aspecto emocional do que qualquer outra coisa.
Who cares?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Re.: Dá vontade de não ser ateu
« Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:26:22 »
Citação de: Agnostic
Outras vezes até digo que sou evangélico

Chegar a dizer q é evangelico é complicado hein!

eu vejo como a mesma coisa q dizer q torçe pelo time rival!

mas uma pergunta, que entrevista de emprego é essa q interessa a religião do candidato???

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2005, 18:41:12 »
Acho que vale a pena saber sim.

Por exemplo, se o emprego envolve trabalhos sábados, o cara não pode ser adventista. Se puder ser domingo, o cara talvez siga a religião rigorosamente e não pode trabalhar também.

E existem outros fatores...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2005, 18:42:43 »
Isso tem um lado positivo.  Adventistas (e muçulmanos?) podem estar mais dispostos a trabalhar nos domingos, por exemplo (desde que se preserve o sábado ou sexta-feira).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2005, 21:44:21 »
Adonai, um amigo meu na entrevista do exército
-Religião?
-Sou Ateu.
-Err.. mas vc acredita em Deus né?
-Não..
-Ué.....
(pausa)
-??
-Estranho, é o terceiro q me fala isso essa semana..

:lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2005, 10:28:24 »
Citação de: Snake
Uma boa idéia é dizer que é agnóstico.

Sim, isso evita a maioria das criticas. Porem, calar-se (ou evitar posicionar-se como ateu ou posicionar-se simplesmente como agnostico - que a maioria do pessoal entende como algo "neutro") só arrasta mais o preconceito e a ignorancia.

"É quando os bons se calam que mal prevalece" (Rui Barbosa?).

É difícil. Mas sempre que possível, eu milito.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2005, 10:30:04 »
Citação de: OldSkull
-Religião?
-Sou Ateu.
-Não..
-Ué.....
(pausa)
-??

:clap:  :clap:  :clap:
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Adriano

• Visitante
« Resposta #22 Online: 14 de Setembro de 2005, 11:09:21 »
Citação de: OldSkull
-Religião?
-Sou Ateu.
-Não..
-Ué.....
(pausa)
-??

:lol:

Curioso. No dia em que fui dispensado, o Sargento perguntou pros pré-recrutas:

"Alguns dos senhores tem problemas de saúde? É homosexual? Adventista do sétimo dia? Testemunha de Jeová?" :lol:

Mas não esquenta, OldSkull. O pior que o exército pode te fazer é obrigá-lo a cortar o cabelão... :twisted:

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Setembro de 2005, 11:23:52 »
Fernando, penso que antes de tudo vc deve andar segundo sua consciencia, em paz contigo mesmo e dane-se o mundo!
Como já falaram aqui, pode-se evitar confrontos quando não os desejamos. Fiz assim muitas vezes...em outras ocasiões fiz questão de dizero que pensava.
Mas dai a deixar de ser o que vc intimamente é....vai uma grande distancia.
Seja o que sua consciencia e sua mente dizem para ser.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline McDuck

• Nível 04
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Setembro de 2005, 14:42:00 »
Logo quando me tornei ateu, fiquei muito preocupado sobre como anunciar isto às pessoas próximas. Os primeiros foram meus pais, que reagiram bem (acho que eles já desconfiavam). Depois, contei a alguns amigos, alguns ficaram um tanto espantados, mas tive poucos problemas. O pior foram minhas tias beatas, mas hoje elas estão mais adaptadas.
Eu entendo como a situação é complicada, mas acho que tentar omitir ou usar eufemismos não ajudará a melhorá-la. Pelo contrário, acho que devemos nos afirmar como ateus e tentar mostrar aos outros (teístas) que somos felizes, humanos, tanto quanto eles. Eu só omitiria (e mentiria se necessário) sobre minha posição religiosa no caso de arranjar ou manter um bom emprego. Se o chefe for um evangélico fundamentalista, por exemplo, não vejo problema em me dizer teísta ou católico não praticante.
"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." - Mário Quintana

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!