Autor Tópico: Dá vontade de não ser ateu  (Lida 11787 vezes)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Dá vontade de não ser ateu
« Resposta #125 Online: 01 de Junho de 2006, 15:27:29 »
Estou chegando num ponto em que o conforto de consciência e honestidade intelectual comigo mesmo é maior que a possível discriminação que possa sofrer por parte da sociedade. Dessa forma estou tendendo ultimamente a responder "ateu" quando me perguntam pela minha religião ou crença em deus. Geralmente eu respondo(respondia) a essa questão: tive criação cristã, mas hoje não sigo nenhuma religião. E quando me apertam mais, normalmente eu digo(dizia): creio em deus, mas não nesse deus das religiões. Deus para mim é algo que transcende o entendimento. Obviamente isso não corresponde à nossa realidade cultural, impregnada pelo cristianismo. Se alguém pergunta se creio em deus, obviamente está perguntando se creio no conceito de deus abraâmico.
Who cares?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #126 Online: 01 de Junho de 2006, 19:55:17 »
Além da minha família, exisitia uma garota na igreja de quem eu gostava muito. Mas quando ela souber que eu não acredito no que a igreja ensina, game over.....

Imagino que se vc não tentar, vai se arrepender mais.

Por outro lado, se te deixar de lado por isso, quem está perdendo alguma coisa é ela... vc poderia aproveitar para plantar algumas duvidazinhas numa crente, é bem divertido, falo por experiência própria   ;P
« Última modificação: 01 de Junho de 2006, 19:57:10 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #127 Online: 19 de Julho de 2006, 02:22:33 »
   Acho estranho que existam tantos preconceitos por uma pessoa se declarar Ateu. 

Confesso que se uma pessoa que eu conheço vira e fala que é Ateu inicialmente eu acho estranho, tipo o conceito de existência de Deus está tão entranhado que alguém virar e dizer-se Ateu chega a ser estranho, diferente, sei lá... porém, passado o susto inicial o resto do papo prossegue normal, afinal "ser Ateu" é uma opção, assim como ser Evangélico, Católico, Espírita...

Pra alguns Teístas o cara que se diz Ateu geralmente é alguém "do mal".  Porém, eu sou Espírita e podem acreditar, os mesmos que Teístas que julgam vocês como "endemoniados" e coisas assim me julgam do mesmo modo, ou seja, tem religiões que "crucificam" todos aqueles que tem religião diferente e não somente os que não tem ou não crêem em nenhuma ou mesmo em Deus.

Concluindo, vocês tem mais é que assumir mesmo o que pensam e não ligar pros outros, afinal estamos num país livre.  Se no final das contas Deus existir e vocês forem prestar contas com Ele, aí é com vocês, ninguém tem nada com isso...rs.

Uma curiosidade minha:  Se o sujeito não crê na existência de Deus ele é Ateu, certo ?  E se ele crê em Deus, ao menso que exista um criador de tudo, mas não crê nas religiões, em nenhuma delas, o que ele é ?
Antônio de Lima

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 19 de Julho de 2006, 02:50:17 »
deísta (em vez de teísta), e/ou talvez agnóstico fideísta. Fideísta significa que crê por fé, apesar de ser agnóstico, de admitir que no fundo não tem como saber, podendo ser qualquer uma, uma mistura de várias ou algumas, ou nenhuma.

É agnóstico fideísta só dentro desse perfil, se acha que ele de alguma forma sabe de detalhes dessas coisas, e que isso que sabe mostra que as religiões estão erradas, aí não é exatamente agnóstico, apenas deísta.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #129 Online: 19 de Julho de 2006, 08:01:37 »
Além da minha família, exisitia uma garota na igreja de quem eu gostava muito. Mas quando ela souber que eu não acredito no que a igreja ensina, game over.....

Imagino que se vc não tentar, vai se arrepender mais.

Por outro lado, se te deixar de lado por isso, quem está perdendo alguma coisa é ela... vc poderia aproveitar para plantar algumas duvidazinhas numa crente, é bem divertido, falo por experiência própria ;P

Quando não namorava, eu sempre reparava antes de investir em alguém se a pessoa era evangélica. Os evangélicos em geral são muito preconceituosos. Não acho que seja possível uma relação sadia entre um ateu e um evangélico que discordem extremamente de suas convicções. E a família evangélica? Vai ficar o tempo todo vigiando o namoro e tentar acabar com ele... Fica tentando te concerter... A maioria dos evangélicos já odeiam espíritas. Ateus são seres do diabo.

Uma vez gostei de um evangélico. Fiz o teste. Fui na igreja dele usando um amuleto taoísta (só para ver a reação do pessoal). Resultado: Desisti dele no mesmo dia. O pessoal todo se juntou para orar por mim e ficavam com medo de chegar perto de mim, me olhando com cara de : pobre pecadora...vai queimar no inferno...
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!