Autor Tópico: ETs evitam guerras então?  (Lida 25355 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:ETs evitam guerras então?
« Resposta #475 Online: 15 de Novembro de 2016, 17:09:46 »

Não se encontra ancestralidade direta quando se traça filogenias, porque é impossível (e não tão importante, porque espécies fósseis não são exatamente "espécies") determinar se uma espécie é ancestral ou relacionada à ancestral.

Então pelo visto o que temos aqui é  mais:   não sabemos, e mais:  não temos precisão nenhuma.

« Última modificação: 15 de Novembro de 2016, 17:17:19 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #476 Online: 15 de Novembro de 2016, 17:10:18 »
É deveras interessante  notar que certos  “céticos” não pedem  as  boas evidências  que atestem a existência das supostas mutações benéficas aleatórias   que  acreditam que ocorreram  no Australopitecos para dar origem aos Homo erectus e depois as supostas mutações que  teriam ocorrido para dar origem ao Homo sapiens sapiens ( e em mais alguma possível espécie intermediária não citada).

Nesse  caso não são necessárias boas evidências, não é mesmo ?

Tudo o que é feito, e é visto como  necessário,  é assumir  que  houve a sequência causal entre algumas espécies,  e logo após  assumir que tais desconhecidas mutações benéficas aleatórias  devem e tem que ter ocorrido.

« Última modificação: 15 de Novembro de 2016, 17:15:19 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #477 Online: 15 de Novembro de 2016, 17:11:36 »

E ainda dizem que só tem crenças  muito bem fundamentadas em fortes evidências...

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #478 Online: 15 de Novembro de 2016, 17:57:58 »
É deveras interessante  notar que certos  “céticos” não pedem  as  boas evidências  que atestem a existência das supostas mutações benéficas aleatórias   que  acreditam que ocorreram  no Australopitecos para dar origem aos Homo erectus e depois as supostas mutações que  teriam ocorrido para dar origem ao Homo sapiens sapiens ( e em mais alguma possível espécie intermediária não citada).

Olhe só, um Espantalho - mas como esse é um tópico interessante e creio que mais pessoas se interessam isso do que meros "contrarians for contrarian's sake", vamos à "breve e didática justificativa de porque a ausência de evidências diretas e estritas de mutações benéficas de alguns espécimes fósseis não tornam isso infalsificável e não-científico":

1. Nós sabemos que mutações existem, que as mesmas bases nucleotídicas são compartilhadas entre todos organismos que analisamos até hoje (CAGT-U). Que os mesmos processos celulares básicos de transcrição e tradução são compartilhados entre todos organismos e que o código genético é quase-universal. Eu não vou recapitular tudo sobre biologia celular e bioqúmica aqui, mas se é possível utilizar uma bactéria cujo último ancestral comum com nosso data de ao menos 1.5 bilhão de anos atrás para produzir insulina humana, soa-me razoável afirmar que a ancestralidade comum universal (ou ao menos a ancestralidade comum entre eucariotos e eubactérias, se quer ser incrivelmente técnico) é bem evidenciada.

2. Nós sabemos que organismos do grupo dos Animais compartilham algumas características anatômicas e embriológicas básicas. Que Cordados compartilham algumas características anatômicas e embriológicas básicas. Que Vertebrados compartilham algumas características anatômicas e embriológicas básicas. Que Tetrápodes compartilham algumas características anatômicas e embriológicas básicas. Que Osteíctes compartilham algumas características anatômicas e embriológicas básicas. Que Tetrápodes compartilham compartilham algumas características anatômicas e embriológicas básicas... Que o mesmo é válido para Mamíferos/Primatas/Hominoides/Hominídeos/Hominíneos/Hominínios. E que essa classificação anatômica e embriológica é suportada por evidências de similaridade genômica (com surpresas aqui e ali, como aqueles Hipopótamos mais aparentados com Baleias do que evidenciado por critérios anatomo-funcionais). Mais detalhes nisso, vide o capítulo 20 do Análise Evolutiva do Herron e Freeman ou todo Parte 2 do Principles of Humana Evolution.

3. Nós temos duas espécies modernas, bastante aparentadas conosco, o chimpanzé e bonobo, com genomas sequenciados. Com isso nós podemos comparar seus genomas com o genoma humano e saber que mudanças gerais ocorreram na divergência de 7-8 milhões de anos. Como coloquei em uma mensagem anterior, nós temos agora o mesmo de espécimes recém-extintos similares aos nossos, os Denisovanos e os Neandertais.

Então, por (2) e (3), o fato de não termos evidências genômicas precisas da transição Australopitecinos -> Homos não afetam o sono de quase nenhum Biólogo Evolutivo, Antropólogo e Paleontólogo. Nós temos uma boa quantidade de fósseis cuja anatomia evidencia a transição, temos um panorama geral dos eventos climáticos relacionados a isso e em regiões onde esperávamos encontrar esse tipo de fósseis.

E quer falsear isso? Encontre um fóssil de Australopitecino na América do Sul. Ou um Homo cuja anatomia indique sinais de ancestralidade mais próximas dos ancestrais de um Macaco-Aranha ou de um Orangotango. Caso consigamos extrair o genoma ou proteínas de um Australopiteco, que sua seu sequenciamento seja mais similar ao de um Orangotango que um Chimpanzé.

Tudo o que é feito, e é visto como  necessário,  é assumir  que  houve a sequência causal entre algumas espécies,  e logo após  assumir que tais desconhecidas mutações benéficas aleatórias  devem e tem que ter ocorrido.

Como eu escrevi no post anterior - biologia evolutiva não é evidenciada apenas usando genética. Citando os dois fundadores modernos da disciplina, Darwin escreveu suas obras sem uma linha de genética, Wallace já havia notado padrões biogeográficos na distribuição de espécies sem saber de mecanismos de especiação.

udo o que é feito, e é visto como  necessário,  é assumir  que  houve a sequência causal entre algumas espécies,  e logo após  assumir que tais desconhecidas mutações benéficas aleatórias  devem e tem que ter ocorrido.

Não apenas assumir - essa sequência causal precisa ser evidenciada (e é) por meio de diversas linhas convergentes de evidências. Nem sempre se tem todas elas, devido a limitações inerentes de cada grupo de evidências (não se consegue usar evidências genômicas em organismos extintos, salvo em casos excepcionais, assim como é complexo usar evidência paleontológicas em organismos sem estruturas que sejam bem fossilizadas, como conchas e ossos).
« Última modificação: 16 de Novembro de 2016, 00:31:17 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #479 Online: 15 de Novembro de 2016, 18:26:56 »
A proposição  incluía o Australopitecus (e o Homo erectus , e outros mais antigos), e para estes minha afirmação continua  verdadeira,  as  mutações benéficas que possam  ter ocorrido  são  desconhecidas , e além de desconhecidas não há testes possíveis para falsificá-las.
E além do mais a espécie Neandertal  não é considerada como espécie que deu origem a  espécie Homo sapiens sapiens, portanto não entra na proposição A ou B.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #480 Online: 15 de Novembro de 2016, 19:51:35 »
Do contrário há uma inversão de valores.

Valores são subjetivos,  cada sujeito é sua própria fonte de valores.  Portanto é um absurdo completo falar em  "valores certos" ou "valores invertidos" .  O que existe são sujeitos que valoram e grupos de sujeitos que tem valores em comum.

Não são, não. A Teoria Evolutiva dá retorno prático e objetivo, independente dos "valores" do sujeito. Nisto está seu valor - aquele a que me refiro. Enquanto as pseudociências dão, no máximo, dependendo do que se comeu no café da manhã, resultados inconclusivos - e também, independente dos "valores" do sujeito. Cabô!

AntipetistA,

Esta questão de valores serem subjetivos é uma questão básica de axiologia. Não tem necessariamente a ver com a discussão original deste tópico.

E só para você ter uma ideia de onde você esta se metendo,  Karl Marx  concorda com você na ideia de que valores são objetivos.

Já Mises e  Antônio Xavier Teles concordam comigo que valores são subjetivos.

Valor pode ter diversos significados: relevância, mérito, montante, dimensão, magnitude, reputação, autoridade, crédito, poder, status, etc; então, obviamente, vai depender do contexto (e também, claro, da capacidade de interpretação). Volte e leia atenta e pausadamente quantas vezes forem necessárias o que escrevi para ver se descobre a que tipo de valor me refiro. Vale uma carinha feliz!  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #481 Online: 16 de Novembro de 2016, 00:44:16 »

A) Australopitecus  evoluíram através de mutações e seleção natural e originaram outras espécies hominídeas que por fim evoluíram, através de mutações e seleção natural e originaram a espécie Homo sapiens sapiens. 

ou

B) Ocorreram mutações benéficas que juntamente com a seleção natural fizeram com que  Australopitecus  evoluíssem e originassem outras espécies hominídeas,  e com essas outras espécies hominídeas também ocorreram mutações benéficas que juntamente com a seleção natural originaram  (após uma sequência de espécies hominídeas) a espécie Homo sapiens sapiens. 

De forma resumida essa essas duas são  proposições  sobre a evolução do homem.

A questão é  que as tais mutações são meras suposições. São afirmações genéricas , eles não sabem  realmente   quais   são,  nem quando ocorreram.

Apenas afirmam que seja lá qual  for  deve porque deve ter ocorrido.

Difícil entender qual seriam as "alternativas" ou a expectativa de algo "realmente" científico aqui.

"Afirmam que ocorreu porque necessariamente deve ter ocorrido".

A alternativa seria negar o que necessariamente deve ter ocorrido.

"Ou", "agnosticismo" no nível de ser tudo um sonho e etc.

Acreditam fortemente nisso mas não  sabem dar nenhuma informação precisa sobre isso.

A quantidade de informações precisas deve ser surpreendentemente mais alto do que o que você se interessou em ir pesquisar.

(Talvez até por estar só trolando)

É por isso que neste ponto podemos afirmar tranquilamente que é uma crença vaga e genérica.

E não é um ponto irrelevante, muito pelo contrário é  um ponto de extrema importância, pois sem tais  supostas e desconhecidas  mutações  a evolução dos Australopitecus até o Homo sapiens sapiens não aconteceria.

As mutaçoes simplesmente não são "desconhecidas".

Populações aparentadas não são genomicamente idênticas.

Isso é, há diferenças entre os hominídeos vivos (gorilas, orangutangos, chimpanzés, bonobos, e humanos). Há diferenças mesmo entre populações de uma espécie qualquer.

A única assunção racional é que as linhagens acumulam mutações sempre.

Logo, necessariamente houve mutações entre australopitecinos e humanos, muitas das quais são as mesmas observadas entre humanos e os outros hominídeos vivos, embora incluam-se aí muitas outras além destas.

Quais seriam as alternativas a serem consideradas? Supor arbitrariamente não ter havido mutações desde australopitecinos a humanos, sendo estas espécies genomicamente idênticas, porém fenotipicamente distintas?

Ou, supor que as mutações tivessem ocorrido todas num ponto vago e arbitrário, depois de "australopitecinos", se supondo arbitrariamente terem sido uma "espécie fixa", CLONAL, que em algum momento voltou ao normal biológico, e, desses descendentes, já não australopitecinos, eventualmente surgiu Homo sapiens?

Como o tópico é sobre ovnilogia fica também difícil de não cogitar que outra alternativa seja imaginar um criacionismo ET, humanos como criações especiais ou modificados em laboratório a partir dos australopitecinos/o que quer que se escolha, de alguma forma encaixando isso nas lacunas do conhecimento e afirmando ser algo tão científico quanto a evolução regular entre as demais espécies.

E além de ser vaga e genérica,  também estas proposições  evolutivas não atendem o critério de falsificação.   Ou qual(is) o teste(s) possível(eis) para falsificar a proposição A   (ou B)?

Eu estou tendo dificuldade em entender quais são as diferenças entre "A" e "B". Aparentemente, minúcias "genealógicas" no interim.

O que ocorrerá nesse tipo de situação será que alguns pesquisadores encontrarão o que considerarão como indícios ou refutações de "A" ou "B" (não necessariamente dos seus A ou B, mas o que quer que estejam propondo realmente), e baterão boca nos artigos revisados por pares publicados em periódicos científicos. Uma ou outra coisa pode acabar sendo consensualmente mais estabelecida, ou ficar num "empate", ou ainda, novos fatos revelarem que a realidade não é nem A, nem B.

Não é muito diferente de pesquisa arqueológica, nesse aspecto, apenas com a vantagem de diferenças biológicas poderem ser indicadores mais fortes de linhagens biológicas mais isoladas do que vestígios culturais, tecnológicos, numa mesma espécie.

A proposição  incluía o Australopitecus (e o Homo erectus , e outros mais antigos), e para estes minha afirmação continua  verdadeira,  as  mutações benéficas que possam  ter ocorrido  são  desconhecidas , e além de desconhecidas não há testes possíveis para falsificá-las.

E além do mais a espécie Neandertal  não é considerada como espécie que deu origem a  espécie Homo sapiens sapiens, portanto não entra na proposição A ou B.

Novamente, não estão bem claras as diferenças entre A e B. Poderia apresentar artigos científicos que exponham tais teorias divergentes reais? Provavelmente não, aparentemente é só um espantalho, coisas que você está imaginando vagamente, e propondo como infalseáveis, a fim de imputar o mesmo problema em pesquisa científica real.

Se o seu ceticismo é apenas quanto a "mutações benéficas" e não quanto apenas a mutações em geral, a situação "melhora" um pouco, já que deixam de ser propostos os absurdos, muito embora o questionamento também se enfraqueça.

Novamente, há analogia com evolução cultural, tecnológica. A humanidade ao longo dos séculos desenvolveu diferentes tecnologias, que proporcionaram vantagens aos diversos povos, e culminaram no estado atual das coisas. Tenta-se remontar os acontecimentos o melhor que se pode, mas não chega a ser um conhecimento exato absolutamente inquestionável.

Substitui-se as diferenças tecnológicas por genéticas, mutações, conhecidas entre as espécies, e análises do que elas produzem no fenótipo, sua "função", tal como a função de uma tecnologia e seu papel na sobrevivência e expansão. E assim é possível se especular sobre vantagens análogas às vantagens tecnológicas desenvolvidas por povos humanos, ou, análogas a disparidades adaptativas/ecológicas que se observa entre ou dentro de outras espécies.

Algumas delas deverão ser mais tênues, outras mais evidentes e difíceis de se questionar.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #482 Online: 16 de Novembro de 2016, 13:12:06 »
O MEU tópico esta EMOCIONANTE.

Ja estou no vigésimo pacote de pipoca  :biglol:
E no quadragésimo Llitrão de Guaraná  :lol:

Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #483 Online: 16 de Novembro de 2016, 13:23:08 »
Po, Mein Kommander, vai dizer que tu é daqueles doidos por um LIKE?   :biglol:
GNOSE

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #484 Online: 16 de Novembro de 2016, 14:45:54 »

Acreditam fortemente nisso mas não  sabem dar nenhuma informação precisa sobre isso.

A quantidade de informações precisas deve ser surpreendentemente mais alto do que o que você se interessou em ir pesquisar.

(Talvez até por estar só trolando)

Não .  Eu não estou trollando.  |(   

Eu fui sincero nas minhas proposições. Quanto a isso pode ficar tranquilo.  :ok:

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #485 Online: 16 de Novembro de 2016, 14:50:25 »
O MEU tópico esta EMOCIONANTE.

Ja estou no vigésimo pacote de pipoca  :biglol:
E no quadragésimo Llitrão de Guaraná  :lol:
Estou tendo uma aula de ultra-relativismo. Pensei que só veria praticantes disso se passasse a frequentar páginas pós-modernas.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #486 Online: 16 de Novembro de 2016, 15:15:40 »
Eu fui sincero nas minhas proposições.

Só não foi racional.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #487 Online: 18 de Novembro de 2016, 08:30:25 »

[…]

Então, por (2) e (3), o fato de não termos evidências genômicas precisas da transição Australopitecinos -> Homos não afetam o sono de quase nenhum Biólogo Evolutivo, Antropólogo e Paleontólogo.

[…]

Mas isto é que me interessava destacar. O ponto que eu queria  destacar  era este.  Não tem evidências das supostas desconhecidas mutações benéficas aleatórias,  e independentemente  disso acredita-se e pronto,  simplesmente  quem acredita na TE não está nem aí para não se ter  evidências dessas supostas mutações benéficas aleatórias.

Acredita-se, pronto e acabou.   Não tem evidência ?  Não sabe qual é ?  Não se tem a mínima ideia de qual seja ?  Dane-se.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 08:32:46 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #488 Online: 18 de Novembro de 2016, 08:49:21 »

A) Australopitecus  evoluíram através de mutações e seleção natural e originaram outras espécies hominídeas que por fim evoluíram, através de mutações e seleção natural e originaram a espécie Homo sapiens sapiens. 

ou

B) Ocorreram mutações benéficas que juntamente com a seleção natural fizeram com que  Australopitecus  evoluíssem e originassem outras espécies hominídeas,  e com essas outras espécies hominídeas também ocorreram mutações benéficas que juntamente com a seleção natural originaram  (após uma sequência de espécies hominídeas) a espécie Homo sapiens sapiens. 

De forma resumida essa essas duas são  proposições  sobre a evolução do homem.

A questão é  que as tais mutações são meras suposições. São afirmações genéricas , eles não sabem  realmente   quais   são,  nem quando ocorreram.

Apenas afirmam que seja lá qual  for  deve porque deve ter ocorrido.

Difícil entender qual seriam as "alternativas" ou a expectativa de algo "realmente" científico aqui.

"Afirmam que ocorreu porque necessariamente deve ter ocorrido".

A alternativa seria negar o que necessariamente deve ter ocorrido.

"Ou", "agnosticismo" no nível de ser tudo um sonho e etc.

Lá vem a alternativa extrema de novo, a qual eu não fiz referência.

A coisa é bem mais simples, é só admitir EXPLICITAMENTE  que não não se tem a mínima ideia de quais mutações benéficas aleatórias possam ter acontecido.

É só admitir  EXPLICITAMENTE  que acredita-se nisso  mesmo Sem ter Realmente  boas  EVIDÊNCIAS.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 10:35:37 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #489 Online: 18 de Novembro de 2016, 09:12:34 »

[…]

Então, por (2) e (3), o fato de não termos evidências genômicas precisas da transição Australopitecinos -> Homos não afetam o sono de quase nenhum Biólogo Evolutivo, Antropólogo e Paleontólogo.

[…]

Mas isto é que me interessava destacar. O ponto que eu queria  destacar  era este.  Não tem evidências das supostas desconhecidas mutações benéficas aleatórias,  e independentemente  disso acredita-se e pronto,  simplesmente  quem acredita na TE não está nem aí para não se ter  evidências dessas supostas mutações benéficas aleatórias.

Você não está mesmo trolando? Você leu a mensagem a que respondeu apenas não estar trolando?

Como você imagina que fosse ao menos possível não haver mutações entre australopitecinos e humanos? Isso é simplesmente negação da realidade. Não está nem a um passo dos questionamentos relativistas de que toda a física é só uma invenção de opressão patriarcal européia, e os aviões voam só por pensamento positivo dos opressores.

Você considera o estudo da história e pré-história pseudo-científicos ou cientificamente insatisfatórios por não se saber quem e quando precisamente inventaram a arquitetura, agricultura, pecuária, o martelo, a foice, flechas, etc? "Apenas acredita-se que humanos inventaram essas coisas em algum momento no intervalo de tempo até o seu primeiro registro (pré) histórico estimado e dane-se?"

Você considera pseudo ou insatisfatoriamente científica a afirmação de que a humanidade presente, Homo sapiens, é toda descendente de um ancestral comum, Homo sapiens, apesar de também não se ter precisão milimetrica de datação e de vantagens ecológicas das mutações compõem a diversidade genética da humanidade presente? É tão científico quanto afirmar que negros, amarelos, vermelhos, e brancos são criações separadas?

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #490 Online: 18 de Novembro de 2016, 09:25:27 »

... você nunca ouviu fala de extrapolação e interpolação, certo?

Acredita-se, pronto e acabou.   Não tem evidência ?  Não sabe qual é ?  Não se tem a mínima ideia de qual seja ?  Dane-se.

Você leu o que escrevi, especialmente o (3)? Porque eu me recuso a acreditar que não entendeu que sabendo as diferenças genômicas entre chimpanzés e bonobos com humanos modernos nós já temos uma lista dos genes-candidatos a alvos da seleção natural e de que possíveis mutações ocorreram após a divergência das linhagem que deu origem aos Homo modernos e aos Pan modernos. Citando a Wikipedia:

About 600 genes have been identified that may have been undergoing strong positive selection in the human and chimp lineages; many of these genes are involved in immune system defense against microbial disease (example: granulysin is protective against Mycobacterium tuberculosis) or are targeted receptors of pathogenic microorganisms (example: Glycophorin C and Plasmodium falciparum). By comparing human and chimp genes to the genes of other mammals, it has been found that genes coding for transcription factors, such as forkhead-box P2 (FOXP2), have often evolved faster in the human relative to chimp; relatively small changes in these genes may account for the morphological differences between humans and chimps. A set of 348 transcription factor genes code for proteins with an average of about 50 percent more amino acid changes in the human lineage than in the chimp lineage.

Six human chromosomal regions were found that may have been under particularly strong and coordinated selection during the past 250,000 years. These regions contain at least one marker allele that seems unique to the human lineage while the entire chromosomal region shows lower than normal genetic variation. This pattern suggests that one or a few strongly selected genes in the chromosome region may have been preventing the random accumulation of neutral changes in other nearby genes. One such region on chromosome 7 contains the FOXP2 gene (mentioned above) and this region also includes the Cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR) gene, which is important for ion transport in tissues such as the salt-secreting epithelium of sweat glands. Human mutations in the CFTR gene might be selected for as a way to survive cholera.

Another such region on chromosome 4 may contain elements regulating the expression of a nearby protocadherin gene that may be important for brain development and function. Although changes in expression of genes that are expressed in the brain tend to be less than for other organs (such as liver) on average, gene expression changes in the brain have been more dramatic in the human lineage than in the chimp lineage. This is consistent with the dramatic divergence of the unique pattern of human brain development seen in the human lineage compared to the ancestral great ape pattern. The protocadherin-beta gene cluster on chromosome 5 also shows evidence of possible positive selection.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 10:26:48 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #491 Online: 18 de Novembro de 2016, 09:26:54 »

[…]

[…]

Você não está mesmo trolando? Você leu a mensagem a que respondeu apenas não estar trolando?

Como você imagina que fosse ao menos possível não haver mutações entre australopitecinos e humanos? Isso é simplesmente negação da realidade.

Mas é claro que é possível .  Fósseis não são provas absolutas  de sequências causais.  Fósseis são indícios sugestivos,  mas não são provas.

E mesmo acolhendo o indício sugestivo e supondo que realmente sejam parte de uma sequência causal que realmente originou o Homo sapiens sapiens,  ainda assim  não há  implicação obrigatória de que as supostas  e desconhecidas mutações  tivessem sido  aleatórias.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 09:30:35 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #492 Online: 18 de Novembro de 2016, 09:35:37 »

Você considera o estudo da história e pré-história pseudo-científicos ou cientificamente insatisfatórios [...]

Quanto a questão da cientificidade da TE  eu deixo o  Karl Popper   responder:

O darwinismo não é ciência testável mas sim um programa metafísico de pesquisa. (Popper, K., Unended Quest, Fontana, Collins, Glasgow, p. 151, 1976)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #493 Online: 18 de Novembro de 2016, 09:37:50 »

Você considera o estudo da história e pré-história pseudo-científicos ou cientificamente insatisfatórios [...]

O darwinismo não é ciência testável mas sim um programa metafísico de pesquisa. (Popper, K., Unended Quest, Fontana, Collins, Glasgow, p. 151, 1976)

Essa é a única coisa que Karl Popper disse sobre "darwinismo" que você já leu, não? Essa frase isolada. Deixe-me palpitar que você viu isso em algum site criacionista e só colou aqui. Trolando, consequentemente. Assunto encerrado.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #494 Online: 18 de Novembro de 2016, 09:48:16 »

Da mesma obra:

And yet, the theory is invaluable. I do not see how, without it, our knowledge could have grown as it has done since Darwin. In trying to explain experiments with bacteria which become adapted to, say, penicillin, it is quite clear that we are greatly helped by the theory of natural selection. Although it is metaphysical, it sheds much light upon very concrete and very practical researches. It allows us to study adaptation to a new environment (such as a penicillin-infested environment) in a rational way: it suggests the existence of a mechanism of adaptation, and it allows us even to study in detail the mechanism at work. And it is the only theory so far which does all that.

E é bom lembrar que o próprio mudou de ideia quanto ao status da falseabilidade e testabilidade da seleção natural 2 anos depois de ter escrito isso:

My solution was that the doctrine of natural selection is a most successful metaphysical research programme. It raises detailed problems in many fields, and it tells us what we would expect of an acceptable solution of these problems. I still believe that natural selection works in this way as a research programme. Nevertheless, I have changed my mind about the testability and logical status of the theory of natural selection; and I am glad to have an opportunity to make a recantation. (Fonte: Natural selection and the emergence of mind, artigo escrito em 1978 para a revista Dialectica).
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 09:50:53 por El Elyon »

São Beda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #495 Online: 18 de Novembro de 2016, 10:47:58 »
Tem desculpa não, PERDEU, PLAYBOY.

Popper, que é O PAPA DA CIÊNCIA, disse que o darwinismo não é científico.

E se ele falou, tá falado.

Se ele depois desdisse, não sabemos se não foi por pressão de grupos com PODER em ascenção na sociedade, os darwinistas em si, que depois acabaram instalando uma verdadeira nomenklatura científica. Só agora vamos gradualmente nos recuperando do darwinismo social que eles haviam instalado, talvez se Popper ainda estivesse vivo, pudesse se sentir seguro para falar a verdade.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #496 Online: 18 de Novembro de 2016, 11:00:30 »

Se ele depois desdisse, não sabemos se não foi por pressão de grupos com PODER em ascenção na sociedade, os darwinistas em si, que depois acabaram instalando uma verdadeira nomenklatura científica. Só agora vamos gradualmente nos recuperando do darwinismo social que eles haviam instalado, talvez se Popper ainda estivesse vivo, pudesse se sentir seguro para falar a verdade.

Brincadeiras a parte,  certamente  que  teve e continuaria tendo repercussões políticas  (afetou e continuaria afetando a influência e o poder político  de  grupos de cientistas, especialmente  dos cientistas  da evolução (ou filósofos metafísicos) ).

Conhecimento  também  tem a ver com  PODER  (e verbas públicas) .

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 11:10:35 por JJ »

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #497 Online: 18 de Novembro de 2016, 11:16:47 »
Buck

Sim, e isso pode ser evidenciado pela SUPRESSÃO ATIVA feita por NOTÁVEIS CIENTISTAS da NOMENKLATURA, como visto por esse díalogo entre Lewis Wolpert e John Maynard Smith (presente em um livro, mas eu prefiro recomendar logo o artigo Use and Abuse of Sir Karl Popper, que não apenas é interessante como lida com tópicos razoáveis de Filosofia da Biologia):

Wolpert: Has´t Popper argued that evolution is not really respectable science, that it´s all some rather boring tautology and is not to be taken terribly seriously?

Maynard Smith: Well, I think Popper himself would (a) claim that he never said it and (b) claim that if he did say it, he didn´t mean it.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 11:21:50 por El Elyon »

São Beda.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #498 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:25:35 »
Dissonância cognitiva correndo solta nesse tópico! rs

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #499 Online: 18 de Novembro de 2016, 14:30:58 »

Esse é um dos problemas que tenho observado nos ambientes virtuais de debate.
As pessoas pensam que entendem de filosofia da ciência apenas porque leram um ou outro filósofo, mas só o que fazem na verdade é repetir o que leram sem questionar, apenas porque leram algo que confirma suas convicções. E aí saem entoando frases prontas e descontextualizadas dos seus "gurus" como se fossem mantras, quando o que realmente deveriam fazer é de fato praticar filosofia, exercitar o pensamento, produzir pensamento em vez de só reproduzir. Parece-me que, cada vez mais, as pessoas só querem emitir opinião sem importarem-se com a coerência lógica e com o embasamento das mesmas e, o que é pior, querem ser levadas a sério como se isso fosse um argumento válido, como se opinião fosse válida apenas por ser opinião, como se não houvessem verdades objetivas.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, 14:37:10 por Freya »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!