necessitando-se assim de taxas de inflação cada vez maiores para manter as taxas de desemprego abaixo da taxa natural.
Pois é, justamente o que não está ocorrendo, já que as taxas de inflação estão praticamente estagnadas. Exatamente ao que se refere a análise Marxista, que quanto menor o exército de reserva de trabalhadores, menos trabalho disponível no mercado (trabalho como mercadoria). Menos trabalho disponível para ser usado, menos valor disponível na economia para os capitalistas (teoria do valor-trabalho).
Resumindo, é o fato de haver muita produção, tornando as mercadorias menos valiosas, devido à criação de abundância superprodutiva conforme a tecnologia evolui e é adotada na produção.
Está falando dos EUA? Se sim, sugiro dar uma olhada na inflação dos EUA deste ano.
O FED não está elevando as taxas de juros por diversão. Estão aumentando as taxas de juros JUSTAMENTE porque a inflação têm aumentado.
Sobre o que você disse a respeito da teoria do valor-trabalho, está de fato correto, mas este é na verdade o princípio da oferta e demanda estabelecido por Adam Smith.
Se Marx repetiu as palavras de Adam Smith para dizer algumas verdades, e depois acrescentou no meio algumas falácias pra elaborar uma "nova economia", aí é outro assunto...