Enquete

Qual das promessas de campanha abaixo você acha mais provável que seja cumprida por Trump?

Deportação de cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais
1 (4.3%)
Construção de um muro na fronteira com o México
2 (8.7%)
Revogação do acordo nuclear iraniano
1 (4.3%)
Extinção do Obamacare
10 (43.5%)
Revogação da assinatura do Acordo Climático de Paris
9 (39.1%)

Votos Totais: 22

enquete encerrada: 14 de Janeiro de 2017, 01:17:02

Autor Tópico: Governo Trump  (Lida 85480 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Governo Trump
« Resposta #450 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:10:45 »
Alinhamentos ideológicos sempre são levados em consideração nestes tratados e em geopolítica. O TPP, por exemplo, se propunha a fazer frente a uma expansão chinesa. O MCE aparece no contexto, entre outras coisas, para fazer frente aos países comunistas da esfera da URSS, no jogo da guerra fria. O objetivo do Mercosul era se tornar, eventualmente, um mercado comum da América do Sul.

Sim, o objetivo do Mercosul era o de ter, no início, um mercado comum para os países meridionais da América do Sul.

A inclusão da Venezuela foi apenas ideológica.

E se mostrou um erro grotesco.

A adesão da Venezuela foi ideológica e fazia sentido dentro de uma geopolítica da época. Porém não foi o único. Hoje toda a América do sul faz parte do Mercosul ou como membro ou como estado associado. A Bolívia está em processo de adesão desde 2012 e Estados Associados são Chile (desde 1996), Peru (desde 2003), Colômbia, Equador (desde 2004), Guiana e Suriname (ambos desde 2013). Seria o primeiro passo para a adesão. (Mas também não significa que a adesão se concretize no futuro, a depender dos rumos que se tomará)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #451 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:11:50 »
É uma amostra estatisticamente representativa?

Não. Certamente que não!!

Então, por força da lógica, é uma generalização sem embasamento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #452 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:15:27 »
A adesão da Venezuela foi ideológica e fazia sentido dentro de uma geopolítica da época.
[...]

Não.

Nunca fez sentido nenhum do ponto de vista de geopolítica.

Isto só ocorreu pela ambição e ganância, ambas desmesuradas, de um FDP que esteve à frente do poder executivo entre 2003 e 2010, que, espero, seja julgado e condenado pelo estado brasileiro e pela História.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 16:48:31 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #453 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:17:03 »

Sim, seria se eu não tivesse deixado claro que a minha afirmação é válida apenas para as unidades que conheço.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #454 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:22:59 »

Sim, seria se eu não tivesse deixado claro que a minha afirmação é válida apenas para as unidades que conheço.

Sua alegação é de que o diagnóstico apresentado das faculdades de ciências humanas e sociais não é tão simplificador nem tão generalizante como eu acusei, e a base para isso seriam as unidades que você conhece. A base não sustenta a alegação, é apenas isso que apontei.

Mas é bobagem se estender nisso. Não quis polemizar.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #455 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:24:08 »
A adesão da Venezuela foi ideológica e fazia sentido dentro de uma geopolítica da época.
[...]

Não.

Isto só ocorreu pela ambição e ganâncias, ambas desmesuradas, de um FDP que esteve à frente do poder executivo entre 2003 e 2010, que, espero, seja julgado e condenado pelo estado brasileiro e pela História.

Amém.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #456 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:49:32 »
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #457 Online: 24 de Janeiro de 2017, 16:50:28 »
[...]

Não.

Isto só ocorreu pela ambição e ganância, ambas desmesuradas, de um FDP que esteve à frente do poder executivo entre 2003 e 2010, que, espero, seja julgado e condenado pelo estado brasileiro e pela História.

Tá bom, então.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #458 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:03:04 »
[...]

Não.

Tá bom, então.

Não?

Forçou a entrada da Venezuela sendo que esta nunca contribuiu com nada para o Mercosul.

Bajulou russos e chineses, fazendo concessões em acordos bilaterais, em uma tentativa patética de obter um assento permanente no Conselho de Segurança. E ganhou um sonoro NÃO de ambos!

Apoiou regimes ditatoriais e autoritários em troca de apoio político internacional.

Deu suporte financeiro e anistiou países comandados por ditadores, alguns dos quais já há indícios de que houve lavagem de dinheiro para dar suporta às campanhas de seu partido.

Fez acordos bilaterais com diversas republiquetas, levando em seu séquito, as principais construtoras do país, todas envolvidas em esquemas de corrupção que envolvem ele e ou o seu partido.

Quer mais?
Foto USGS

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #459 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:06:37 »
A impressão que passa é que os termos só são usados para simplificar o que o outro acredita, e tentar invalidar certa questão levantada por um indivíduo em um debate. Quer um exemplo prático? Vá a alguma faculdade de Ciências Humanas ou Sociais e diga que é "de direita". Pouco interessa para eles qual linha você segue, você é automaticamente um fascista. É muito mais fácil para manter o discurso ideológico simplificar as coisas desse jeito.

Seu exemplo é igualmente simplificador e generalizante.
Realmente, erro meu. Se eu me infiltrar em um protesto organizado pelos respectivos DCEs contra a PEC X e dizer que sou direitista tenho certeza que nada vai acontecer comigo.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #460 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:13:49 »
[...]

Não.

Tá bom, então.

E especificamente sobre a Venezuela.

A entrada dela foi claramente uma jogada pessoal daquele FDP.

Foi aceita como estado-associado inicial (ainda sem direito a voto) sem concluir a programação do CMC e em 2013, após um ardil perpetrado por 'bolivarianos', marginalizaram o Paraguai e aí a aceitaram como estado-membro.

O Chile, que tem uma relação comercial muito mais forte com os estados-membros, ainda está na 'fila' desde 1996.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #461 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:15:43 »
A impressão que passa é que os termos só são usados para simplificar o que o outro acredita, e tentar invalidar certa questão levantada por um indivíduo em um debate. Quer um exemplo prático? Vá a alguma faculdade de Ciências Humanas ou Sociais e diga que é "de direita". Pouco interessa para eles qual linha você segue, você é automaticamente um fascista. É muito mais fácil para manter o discurso ideológico simplificar as coisas desse jeito.

Realmente, erro meu. Se eu me infiltrar em um protesto organizado pelos respectivos DCEs contra a PEC X e dizer que sou direitista tenho certeza que nada vai acontecer comigo.

Se você se infiltrar em qualquer protesto, de qualquer grupo, se identificando como antagonista a ele, a chance de sofrer hostilidade é grande. Isso nada diz a respeito do comportamento geral das pessoas que aqueles manifestantes alegam representar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #462 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:18:05 »

Se você se infiltrar em qualquer protesto, de qualquer grupo, se identificando como antagonista a ele, a chance de sofrer hostilidade é grande. Isso nada diz a respeito do comportamento geral das pessoas que aqueles manifestantes alegam representar.

Concordo.

Pessoas mau-educadas tem em todos os segmentos do espectro político.

Possivelmente as de esquerda tem maior destaque histórico porque são mais barulhentas.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #463 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:19:41 »

Concordo.

Possivelmente as de esquerda tem maior destaque histórico porque são mais barulhentas.

Minorias barulhentas são historicamente bem-sucedidas na inglória tarefa de virarem estereótipos de grupos muito mais diversos e complexos.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #464 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:20:57 »

De fato. Mas então essas duas áreas que eu citei não são dominadas por 'esquerdistas'?
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #465 Online: 24 de Janeiro de 2017, 17:36:34 »

De fato. Mas então essas duas áreas que eu citei não são dominadas por 'esquerdistas'?

Não sabemos. Meu palpite é de que a maioria tem posicionamento de esquerda, mas muito dificilmente iriam te acusar de fascista apenas por se denominar de direita. Esse retrato de universitários de humanas como uma massa ignóbil de rebeldes sedentos para o ataque a qualquer opositor em potencial é puro folclore. E como qualquer mito folclórico, é embasado em anedotas, e não em análise sistemática.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #466 Online: 24 de Janeiro de 2017, 19:13:41 »

Concordo.

Até porque a ditadura gayzisto-maconho-esquerdista AMORDAÇA as pessoas de bem, que então tem que ficar histéricas em silêncio.

Apenas uns poucos como o Bolsonaro tem forças para se livrar dessas mordaças e grilhões gayzistas e denunciar o KIT DE GAYFICAÇÃO das crianças.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #467 Online: 24 de Janeiro de 2017, 19:37:40 »
Olha a treta, Mr. Trump!

China diz que irá proteger soberania "irrefutável" no Mar do Sul da China
EUA dizem que vão impedir China de tomar território em águas internacionais

http://www.defesanet.com.br/china/noticia/24605/China-diz-que-ira-proteger-soberania--irrefutavel--no-Mar-do-Sul-da-China/
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #468 Online: 24 de Janeiro de 2017, 21:39:57 »
Olha a treta, Mr. Trump!

China diz que irá proteger soberania "irrefutável" no Mar do Sul da China
EUA dizem que vão impedir China de tomar território em águas internacionais

http://www.defesanet.com.br/china/noticia/24605/China-diz-que-ira-proteger-soberania--irrefutavel--no-Mar-do-Sul-da-China/

Trump fala muito! Quero ver ir até o quintal da China...

Duvido.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #469 Online: 24 de Janeiro de 2017, 22:27:02 »
Já está se realizando minha profecia:

Citação de: Ricardo Amorim
https://www.facebook.com/ricardo.amorim.ricam/photos/a.364082990337857.86268.358850087527814/1228497007229780/

Já que suas propostas econômicas não funcionam, como o fracassso do lulismo, chavismo e kirchnerismo deixaram claro, se a esquerda mundial pudesse pensar em um plano perfeito para desmoralizar também a direita, difícil pensar em um melhor do que eleger o Trump presidente americano.

Primeiro, o cara adota as políticas equivocadas da esquerda (protecionismo, desequilíbrio das contas públicas, capitalismo de compadrio). Se você apontar o fato é acusado de esquerdista.

Daí, os estímulos econômicos excessivos geram alguns anos de crescimento econômico acelerado e euforia, atraindo ainda mais apoio dos incautos. Qualquer semelhança com os anos Lula, não é mera coincidência.

Quando os desequilíbrios econômicos (inflação, déficits público e da balança comercial) vierem à tona e causarem uma megacriseeconômica, milhões de desempregados e uma enorme desilusão, a esquerda diz que as propostas da “direita” não funcionam. Brilhante!

O fracasso será culpa das "políticas equivocadas da esquerda".

Salvo engano, atualmente a divisao esqueda e direita refere-se a liberdade econômica e autoritarismo/"libertarianismo" a liberdades sociais. Mais a esquerda = Maior controle da economia. Entao uma política protecionista poderia sim, se caracterizar como uma "Política de esquerda" porém isso nao faz trump um esquerdista, mas sim o Joga mais para o centro econômicamente

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #470 Online: 24 de Janeiro de 2017, 22:33:10 »
Trump está até muito a direita economicamente no Political Compass.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #471 Online: 24 de Janeiro de 2017, 22:41:34 »
E muito autoritário. Ele estária a apenas 1 ponto de Hitler, Mussolini e Stalin. Deveria ser mais abaixo e mais ao centro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #472 Online: 24 de Janeiro de 2017, 23:08:06 »
Ao menos em manifestação de opinião, e do que disse que faria, acho que ficaria bem perto sim.

Censura, ir atrás das famílias dos terroristas, deportação em massa, cadastro de muçulmanos, muralha...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #473 Online: 24 de Janeiro de 2017, 23:13:46 »
Já está se realizando minha profecia:

Citação de: Ricardo Amorim
https://www.facebook.com/ricardo.amorim.ricam/photos/a.364082990337857.86268.358850087527814/1228497007229780/

Já que suas propostas econômicas não funcionam, como o fracassso do lulismo, chavismo e kirchnerismo deixaram claro, se a esquerda mundial pudesse pensar em um plano perfeito para desmoralizar também a direita, difícil pensar em um melhor do que eleger o Trump presidente americano.

Primeiro, o cara adota as políticas equivocadas da esquerda (protecionismo, desequilíbrio das contas públicas, capitalismo de compadrio). Se você apontar o fato é acusado de esquerdista.

Daí, os estímulos econômicos excessivos geram alguns anos de crescimento econômico acelerado e euforia, atraindo ainda mais apoio dos incautos. Qualquer semelhança com os anos Lula, não é mera coincidência.

Quando os desequilíbrios econômicos (inflação, déficits público e da balança comercial) vierem à tona e causarem uma megacriseeconômica, milhões de desempregados e uma enorme desilusão, a esquerda diz que as propostas da “direita” não funcionam. Brilhante!

O fracasso será culpa das "políticas equivocadas da esquerda".

Salvo engano, atualmente a divisao esqueda e direita refere-se a liberdade econômica e autoritarismo/"libertarianismo" a liberdades sociais. Mais a esquerda = Maior controle da economia. Entao uma política protecionista poderia sim, se caracterizar como uma "Política de esquerda" porém isso nao faz trump um esquerdista, mas sim o Joga mais para o centro econômicamente

No Political Compass sim. Mas no uso corrente, em que é mais comum não haver o eixo das ordenadas, essa identificação de direita e esquerda como mais ou menos controle estatal da economia falha. Nesses casos, você precisa incorporar a ideia original de que esquerda "combate a desigualdade" e direita "tolera a desigualdade", que é a gênese da divisão segundo o mainstream acadêmico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #474 Online: 25 de Janeiro de 2017, 00:06:07 »
Vi agora em um vídeo em que Al Franken cobrava mais sobre o plano de alternativa al ACA (AKA Obamacare), além de, nas palavras de Trump, algo "muito melhor", "bom demais", e de "não deixar ninguém pior do que está" (acho que a última é citação do Paul Ryan). Curiosamente ele cita algumas similaridades bastante significativas no ACA e num plano de saúde pública formulado pela Heritage Foundation, incluindo a obrigação de todos contratarem, e a não-discriminação por condições de saúde pré-existentes.

http://www.politifact.com/truth-o-meter/statements/2010/apr/01/barack-obama/obama-says-heritage-foundation-source-health-excha/

http://www.theatlantic.com/politics/archive/2011/10/did-a-conservative-think-tank-really-invent-the-individual-mandate/247124/

http://prospect.org/article/no-obamacare-wasnt-republican-proposal

http://www.americanthinker.com/articles/2013/10/heritage_vs_obamacare.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!