Autor Tópico: Liberalismo  (Lida 25267 vezes)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
Re:Liberalismo
« Resposta #625 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:16:11 »
Muitas coisas que são descritas como o "segredo do milagre econômico da China" já foram testadas na América Latina e fracassaram. Sinto muito informar isso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #626 Online: 04 de Dezembro de 2019, 13:22:26 »
O segredo da China é cultura e objetivos em comum. Identidade  cultural.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #627 Online: 04 de Dezembro de 2019, 19:33:17 »
Você quis dizer controle ditatorial e mão de obra barata?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #628 Online: 04 de Dezembro de 2019, 20:11:59 »
Sem uma  identidade cultural, sem que haja  uma causa em comum como alicerce nada disso ai adianta.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2019, 20:15:03 por Sergiomgbr »

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #629 Online: 04 de Dezembro de 2019, 20:24:37 »
Sem uma  identidade cultural, sem que haja  uma causa em comum como alicerce nada disso ai adianta.
Cara, a China não se constitui só de chineses, e nem todos os chineses pensam igual. O que constitui faz esse alicerce todo é uma puta de uma ditadura que ninguém tem medo de enfrentar, que o digam os mongóis, Taiwaneses e chineses islâmicos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #630 Online: 04 de Dezembro de 2019, 20:42:55 »
Cara, a China não se constitui só de chineses, e nem todos os chineses pensam igual. O que constitui faz esse alicerce todo é uma puta de uma ditadura que ninguém tem medo de enfrentar, que o digam os mongóis, Taiwaneses e chineses islâmicos.
Uma ditadura eficiente também produz subordinação a uma causa, quanto mais se os subordinados passarem a crer nela.

Uma causa em comum e unidade cultural não necessariamente são prerrogativas nacionais, vide, por exemplo, as Cruzadas, ou mesmo o protestantismo.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2019, 20:48:10 por Sergiomgbr »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #631 Online: 05 de Dezembro de 2019, 10:00:37 »
Você quis dizer [...] e mão de obra barata?

Um  que se diz  liber agora está a favor de algum tipo de ideia de salário justo/salário mínimo justo ?  Um liber que reclama de algum julgado baixo valor de salário ?

Um liber que  não sabe que pelo liberalismo não existe valor de salário baixo injusto ? Um liber que não sabe que a única coisa que interessa é o valor determinado pelas forças de mercado?

Pela doutrina  liberal e/ou libertária  salários não tem que ter valor mínimo que não seja o mínimo determinado pelas poderosas leis de mercado, se o mercado determinar que o menor salário é US$0,01 por hora, então este será o correto menor valor naquele momento .

Que liberal de araque é esse ?

Por acaso o liberal quer ir contra as poderosas leis de mercado ?

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2019, 10:08:54 por JJ »

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #632 Online: 05 de Dezembro de 2019, 19:21:46 »

Um  que se diz  liber agora está a favor de algum tipo de ideia de salário justo/salário mínimo justo ?  Um liber que reclama de algum julgado baixo valor de salário ?

Um liber que  não sabe que pelo liberalismo não existe valor de salário baixo injusto ? Um liber que não sabe que a única coisa que interessa é o valor determinado pelas forças de mercado?

Pela doutrina  liberal e/ou libertária  salários não tem que ter valor mínimo que não seja o mínimo determinado pelas poderosas leis de mercado, se o mercado determinar que o menor salário é US$0,01 por hora, então este será o correto menor valor naquele momento .

Respondendo ao troll: O salário médio Chinês já é maior que o dos países da América Latina, com exceção do Chile, e a tendência é que a Índia siga o mesmo caminho. Por que? Será que é porque os chineses aumentaram o salário mínimo na força? Ou será que a tendencia natural do processo em que as empresas se mudem para o país em busca de mão de obra mais barata, resultando em transferência de tecnologia mais ganhos de produtividade, junto à especialização dessa mesma mão de obra barata, resulte, seguindo essas mesmas "leis de mercado", num aumento do salário médio deles?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #633 Online: 05 de Dezembro de 2019, 22:45:25 »

Respondendo ao troll: O salário médio Chinês já é maior que o dos países da América Latina, com exceção do Chile, e a tendência é que a Índia siga o mesmo caminho. Por que? Será que é porque os chineses aumentaram o salário mínimo na força? Ou será que a tendencia natural do processo em que as empresas se mudem para o país em busca de mão de obra mais barata, resultando em transferência de tecnologia mais ganhos de produtividade, junto à especialização dessa mesma mão de obra barata, resulte, seguindo essas mesmas "leis de mercado", num aumento do salário médio deles?

Então o liber Troll  se contradisse, pois antes disse "mão de obra barata" depois disse  "salário médio Chinês já é maior que o dos países da América Latina"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #634 Online: 05 de Dezembro de 2019, 22:47:40 »

E de qualquer forma está sendo muito divertido ver o Trump dando bofetadas nos liberaloides.   :biglol:

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #635 Online: 05 de Dezembro de 2019, 23:13:47 »

Então o liber Troll  se contradisse, pois antes disse "mão de obra barata" depois disse  "salário médio Chinês já é maior que o dos países da América Latina"
Não há contradição. É um fato que o crescimento econômico chinês se deu por conta da mão de obra barata, assim como é um fato que o salário médio deles já é maior do que o nosso por conta do processo que eu descrevi no post quotado por ti. Se você fosse um Troll que lesse direito e não um troll que gosta de se fingir de autista, talvez não terias cometido esse pequeno erro de interpretação.

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #636 Online: 05 de Dezembro de 2019, 23:14:43 »

E de qualquer forma está sendo muito divertido ver o Trump dando bofetadas nos liberaloides.   :biglol:

Os seus baits já foram melhores.
 :ok:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #637 Online: 05 de Dezembro de 2019, 23:26:06 »

Tem tantos fatos, inclusive aqui postados, que contradizem a grande e bonitinha fé dos liberloides,  que  nem  compensa  ficar  perdendo tempo e ficar reiterando-os.    Deixa pra lá.  Liberloides que continuem professando a sua pia fé.  É até bonitinho ver pessoas demonstrando a sua fé.    :ok:

8-)

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #638 Online: 05 de Dezembro de 2019, 23:29:49 »

Tem tantos fatos, inclusive aqui postados, que contradizem a grande e bonitinha fé dos liberloides,  que  nem  compensa  ficar  perdendo tempo e ficar reiterando-os.    Deixa pra lá.  Liberloides que continuem professando a sua pia fé.  É até bonitinho ver pessoas demonstrando a sua fé.    :ok:

8-)

Já correu?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #639 Online: 05 de Dezembro de 2019, 23:39:16 »

Se a presença de empresas estatais explicam o crescimento milagroso da China, porque elas não explicam o milagre econômico de outros tigres asiáticos (Malásia, Indonésia, Hong Kong, etc.)? E por que não houve crescimento econômico ainda maior no período pré-Xiaoping, em que a estatização de empresas era ainda maior?

Eu não afirmei que explicavam "o crescimento milagroso da China".  Minha postagem foi mais no sentido de falsificar o besteirol de alguns  neo liberloides brazucas que tentam vender  ideias do tipo de  que uma significativa quantidade de estatais impedem crescimento econômico significativo,  ou de que  o governo é o grande mal que tem de ser eliminado da economia, e coisas desse tipo.

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2019, 23:43:10 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #640 Online: 06 de Dezembro de 2019, 10:28:38 »

Tem alguns textos que escrevo ou posto aqui que pode levar a parecer que eu não concordo com qualquer coisa do liberalismo econômico (ou econômico e social de forma mais geral). Mas, isso é uma falsa impressão, eu concordo com  várias coisas,  o que eu procuro mostrar é que a visões simplórias e/ou maniqueístas  do tipo:  entidades privadas são tudo de bom e elas é que são a origem de toda ou quase toda a verdadeira prosperidade e riqueza, e o Estado é um tudo ou quase tudo de ruim e é origem de todos ou quase todos problemas econômicos  é uma visão simplória e/ou burra que ignora as realidades históricas,  inclusive as realidades históricas do país/Estadão maior, mais rico e mais poderoso do mundo.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #641 Online: 06 de Dezembro de 2019, 10:50:12 »

Trump traiu que grupo de liberais?  :hein: Pois ele só está sendo fiel ao grupo dele, isto é, os nacionalistas populistas protecionistas direitistas neocons.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 06 de Dezembro de 2019, 10:56:55 »

Se a presença de empresas estatais explicam o crescimento milagroso da China, porque elas não explicam o milagre econômico de outros tigres asiáticos (Malásia, Indonésia, Hong Kong, etc.)? E por que não houve crescimento econômico ainda maior no período pré-Xiaoping, em que a estatização de empresas era ainda maior?

Eu não afirmei que explicavam "o crescimento milagroso da China".  Minha postagem foi mais no sentido de falsificar o besteirol de alguns  neo liberloides brazucas que tentam vender  ideias do tipo de  que uma significativa quantidade de estatais impedem crescimento econômico significativo,  ou de que  o governo é o grande mal que tem de ser eliminado da economia, e coisas desse tipo.

A presença de significativo Estado empresário não ser fator impeditivo para o forte crescimento econômico da China tampouco significa que é um fator que contribui qualquer coisa para tal magnitude de crescimento econômico. De maneira equivalente, a presença massiva de clima frio não ser fator impeditivo para uma nação ter IDH alto não significa que o clima frio contribua qualquer coisa para IDH alto.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #643 Online: 06 de Dezembro de 2019, 11:03:22 »

Trump traiu que grupo de liberais?  :hein: Pois ele só está sendo fiel ao grupo dele, isto é, os nacionalistas populistas protecionistas direitistas neocons.

O meu comentário tem mais a ver com a neo direita brazuca, um ponto que me faz rir é o seguinte:

Muitos neo ultra direitistas e/ou bolsonaristas brazucas mostram fanboyzolice pelo Trump,  e o próprio Bô e o Edu Bô são  grandes fanboys do Trump, acontece que  um dos  ministros mais importantes, e que mais garante o apoio do mercado para o governo do Bô é justamente um  old Chicago boy neo liberal .

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #644 Online: 06 de Dezembro de 2019, 16:20:50 »

Liberdade (falo especificamente da de expressão e não econômica) não tem haver necessariamente com desenvolvimento econômico e científico.

O Brasil pode ser mais democrático que China mas menos eficiente que áreas mais técnicas de desenvolvimento. A Alemanha democrática pós primeira guerra mundial podia ser

Liberdades individuais tem que ser tratada a parte de questões puramente econômicas-tecnológicas, pois senão sempre alguém pode argumentar "Ah, mas na ditadura era melhor" e vai parecer que quem pensa assim sempre vai ter razão.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #645 Online: 06 de Dezembro de 2019, 17:09:56 »

Tinha passado batido esse vídeo pra mim, sobre protestos no Chile

Protestos no Chile: o que está por trás da fúria em país “modelo” na América Latina

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #647 Online: 09 de Dezembro de 2019, 13:22:00 »
Deputado contrário à venda direta de etanol quer que projeto tramite em mais uma comissão

12 de novembro de 2019  223 0

Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) protocolou requerimento para que projeto de decreto legislativo seja apreciado também na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC)

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) protocolou requerimento na Câmara dos Deputados solicitando que o PDC 978/2018, que libera a venda direta de etanol de produtores para postos de combustível, tramite também pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

A solicitação atrasa a tramitação da matéria, que já tramita pelas comissões de Minas e Energia (CME) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), além de precisar passar em votação no plenário.

Jardim é uma das principais vozes contra a aprovação do PDC na CME, onde o texto é debatido desde a apresentação do parecer do relator Édio Lopes (PL/RR) em 24 de setembro, contra a aprovação do texto.

O PDC tem sido um dos textos mais polêmicos da comissão, com um voto em separado favorável à aprovação pelo deputado Elias Vaz (PSB/GO), e grande parte dos membros da CME declarando-se abertamente a favor do texto.

https://www.brasilpostos.com.br/noticias/combustiveis-2/deputado-contrario-a-venda-direta-de-etanol-quer-que-projeto-tramite-em-mais-uma-comissao/

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #648 Online: 10 de Dezembro de 2019, 00:48:09 »
Corrigindo meus post:

../forum/action=post;quote=1006967;topic=29942.625.html;last_msg=1007102][url]../forum/action=post;quote=1006967;topic=29942.625.html;last_msg=1007102[/url]

(...) A Alemanha democrática pós primeira guerra mundial podia ser
mais livre mas após a Crise de 1929, a situação piorou muito e no governo de Hitler houve melhora na economia, e pensamento "Ter comidana mesa é o que importa" permitiu que povo alemão fizesse vista grossa a ditadura, captura de judeus, etc.
Na ditadura da década de 60 no Brasil podia ser algo parecido, muita gente deve pensar "Se era melhor que hoje, então é ta valendo".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #649 Online: 18 de Dezembro de 2019, 19:23:13 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!