Não conheço o nível do relacionamento de vocês, e nem estou dizendo que esse comportamento seja "normal", até porque esse conceito "normalidade" é bastante abstrato e subjetivo, em análise mais profunda.
O que estou tentando dizer é que muitos de nós se sentem especiais por terem um "poder", ainda que esse poder seja restrito ao suposto "auxílio à almas sofredoras mediante uma comunicação entre encarnados e desencarnados", veja o exemplo do Chico Xavier: uma pessoa comum que foi alçado à categoria de "maior médium do Brasil", mas nem todos sabem que ele não era nem comum e nem médium, mas ele acreditava nisso, vivia em função disso, e morreu crendo nisso, também. E toda uma legião de seguidores mantém essa visão fenomenológica do espiritismo, em busca talvez da "era dos milagres" que jamais existiu...
Veja que até hoje, desde sua morte, NENHUMA, eu disse NENHUMA, manifestação dele do "outro plano" foi confirmada, um texto, uma palavra, NADA...e mesmo assim ainda há quem o defenda.
A sua esposa talvez tenha uma satisfação pessoal que nunca admitirá em "ajudar pessoas", mas isso não deverá ser uma prova de que ela é insana, apenas que precisa acreditar nisso, eu acho. Achismo mesmo, pois como eu disse, não tenho como avaliar o relacionamento de vocês.
A título de sugestão, acompanharia mais de perto as experiências e tentaria levar lógica e razão à pessoa, mostrando as incongruências e incoerências dessa doutrina racista, preconceituosa e misógina, ainda que travestida de caridosa e prestativa.
Abçs.