Bom ocorre que o Jean Reynaud TERMINOU de escrever em 1854 e o Kardec escreveu em 1857.
E o livro teve bastante repercussão. Hoje o JR é um ilustre desconhecido e quem é conhecido é o Pierre Leroux por causa da "sociologia".
Aliás cujo o Kardec também imitou na forma como relata ter "criado" (o que não é verdade) o neologismo "espiritismo"; bem como o PL fez relativo ao "sociologia"...
Quanto ao negligenciamento dos horríveis sofrimentos por que passam "animais" - que no kardecismo bizarramente não inclui os humanos como suponho que deva saber...- é claro uma hipótese minha.
Que ele tenha ignorado os "animais" sob a influência dos São Simonistas e em particular do JR, como mostrei pro Sr. Criaturo.
Porque não fecha. Se pode admitir que humanos sofram por pagamentos kármicos; mas e os "animais" que não tem "ainda" (segundo esse dogma de que eles depois "evoluirão" pra hominais) consciência
"Resgatam" o que
A metempsicose tem mais lógica nesse contexto. Segundo a FEB - apesar de terem ganhado a ação eles se recusaram a retirar o Roustaing do Estatuto, não é? - eu renascerei como lesma e poderei sofrer pelo que fiz conscientemente como homem, certo
interessante, caro Gorducho; para quem tanto conhecimento demonstra sobre o Espiritismo as vezes você pisa na bola, feio. rs rs
Kardec criou o neologismo exatamente para evitar a ambiguidade com o vocábulo Espiritualismo, que é anterior ao Espiritismo... gostaria de ver vc provar o contrário.
Estava assistindo a um programa da TV, o "Clube da Luta dos Animais" e após uma refrega entre hienas e leões uma delas aparece com uma das pernas muito ferida, sem o terço inferior deste membro, coisa feia de se ver.
Sai caminhando como se nada tivesse acontecido e retorna para seu bando.
A zebra que é devorada por um imenso crocodilo, depois de muita luta é também um destes episódios em que a natureza segue seu caminho sem consultar carmas de qualquer espécie.
Uma ovelha, e isto a poucos dias, nasceu com duas cabeças e foi sacrificada.
Se um ser humano com graves problemas conscienciais surge na senda terrestre com deformidades que o acusam perante as leis do carma, isto não ocorre porque espíritos justiceiros assim o determina.
Mas pode ocorrer o contrário, mediante certas circunstâncias alguém que poderia ser surpreendido com tal desdita, nasce ileso. Neste caso, sim. Houve interferência dos espíritos, por várias razões.
A encarnação humana é vigiada e monitorada em função das necessidades do indivíduo, do grupo, ou da grande coletividade. E se assim não fosse, creia, as deformidades não teriam endereço certo, pois ocorreriam independente de méritos e deméritos, A natureza, particularmente no tocante aos processos da embriologia guarda seus segredos. - Um pouco a frente falarei sobre isto.
Os animais, com sistema nervoso e estrutura psicológica ainda em evolução não são tão sensíveis ao sofrimento quanto imaginamos. Não têm consciência da morte e por isto age por instinto, muito mais que por medo, ante o predador.
Existe um aspecto que tem bastante influência nos casos da teratologia e não é contemplado na obra de AKardec. Trata-se da psicosfera formada pela mente humana em franca animalidade, que envenena cidades e ambientes vários, produzindo efeitos desastrosos para os homens e recebem a vigilância constante dos espíritos encarregados nesta especialidade, para evitar epidemias e males inimagináveis para a saúde humana.
Nuvens escuras exaladas por certos homens,pairando a poucos metros do solo, como um betume seco e viscoso denuncia ambientes de grande viciação e maldade. Quase sempre os espíritos promovem assepsia mas podem permitir para que os agentes recebam suas consequências.
Em aproximadamente quatro décadas grandes transformações beneficiarão o planeta, consequência do expurgo, que já ocorre, destas mentes viciadas no crime, portadoras de profundas perturbações.