Caro Spencer,
Não se sinta ofendido gratuitamente, amigo.
Entenda que assim como você tem o direito de acreditar no que bem entender, outras pessoas têm o direito de considerar essas ideias nas quais você crê um tanto imbecis, e posso inclusive argumentar de maneira objetiva, lógica e racional sobre o porquê as considero imbecis (entenda-se imbecis como pueris, incoerentes, insensatas, sem base lógica e racional de sustentação etc., principalmente em se tratando de ideias que pretendem explicar a realidade), assim como você pode argumentar o porquê as considera sensatas, coerentes e/ou verdadeiras.
O problema é que não raramente as pessoas confundem o respeito à liberdade de crença, com respeito à crença em si. Não! São coisas completamente diferentes.
A liberdade de crença é um direito constitucionalmente garantido, e morrerei defendendo seu direito de crer e professar sua crença livremente, NA EXATA MEDIDA em que você também respeitar meu direito de ser cética, e dentro do ceticismo não há espaço para respeito às ideias irracionais. Portanto, é um desrespeito à minha liberdade de (des)crença alguém me impor a obrigação de respeitar ideias cujas quais contrariam toda a filosofia que norteia minha vida e meus valores éticos e morais.
Sim, o vídeo é sensacionalista (talvez até de maneira proposital para satirizar as "áudio bíblias" da vida), mas traz argumentos muito sensatos para explanar a diferença entre a educação e cordialidade que devemos à todas as pessoas aprioristicamente, e o respeito às suas crenças pessoais. Respeito irrestrito é burrice, é submissão ao autoritarismo; eu posso e devo questionar toda e qualquer ideia, independente se uma ou um milhão de pessoas pensam que ela é uma verdade absoluta e inquestionável. Da mesma forma, eu posso e devo ser educada com as pessoas na exata medida em que elas forem comigo, mas respeitá-las eu só vou conseguir conforme o meu apreço, consideração, reconhecimento e admiração por elas for sendo construído a partir de suas atitudes. E saiba que tenho muitos amigos crentes os quais respeito profundamente, hoje em dia. e eles a mim, embora nós não respeitemos a crença um do outro.
Entende agora porquê é muito chato alguém entrar num clube de céticos, onde as pessoas estão dispostas a debater assuntos a partir de fatos e evidências, de maneira lógica e racional, e esse alguém insistir sistematicamente, ano após ano, em argumentos que só podem existir no plano da imaginação, "refutando" os argumentos dos coleguinhas com evidências anedóticas e certezas pessoais e subjetivas? Isso é, no mínimo, desonestidade intelectual para com o discurso, beirando o proselitismo religioso.
Da mesma forma, eu estaria sendo inconveniente se adentrasse uma sessão espírita de passe e começasse a questionar racionalmente aquilo lá, apontando as falhas e os porquês de acreditar que tudo aquilo é só teatro e/ou histeria coletiva a pleno vapor, pois ali as pessoas se reúnem justamente para fazer coisas irracionais, não cabe a mim invadir aquele espaço para desvirtuar o propósito daquele grupo.
mas sabemos que não há endosso do Islã a aquela organização criminosa.
Pois é, nunca há endosso, mas por uma via ou por outra é sempre isso que acaba acontecendo, crimes em nome do amigo imaginário; sim, pois sem evidências só podemos imaginar.
Não vejo revanchismo nesse vídeo, mas a sustentação (muita sensata, por sinal) de que ideias imbecis não precisam ser respeitadas apenas porque outras pessoas acreditam nelas como se fossem verdades objetivas.
Respeito se conquista, não se impõe, e se algumas pessoas não conseguem ou não querem compreender a importância do ceticismo na vida, lamento muito por isso mas o problema é delas, são livres para acreditar no que quiserem, cada um escolhe como experienciar a única oportunidade de existência ( :Prs), mas então que os crentes pelo menos não exijam o respeito dos céticos para com ideias que não fazem o menor sentido sob o prisma racionalista, lógico, pois isso sim é um desrespeito para com o ceticismo, e estamos num fórum de céticos. Respeite os coleguinhas.
Conforme alguém disse mais acima, não estamos afim de debater sobre a quantidade de botões do casaco do papai noel, pois não temos interesse em sequer falar sobre o papai noel enquanto não houver ao menos um indício da existência dele.
Espero que compreenda, não é por mal, mas é que isso é bem chato mesmo.
Chato mesmo é, aquele vídeo panfletário distorcer o significado da palavra Respeito, e tantas pessoas, de nível acadêmico, não perceberem a grosseira e perigosa incitação ao confronto que isto propõe.
Pode ser que eu não tenha compreendido corretamente mas o vídeo e seu texto, Freya, afirmam que a crença religiosa é imbecilidade? Não merece respeito pois é estupidez?
No entanto, nos dias de hoje, o que mais chama a atenção das pessoas é a violência pelo desrespeito em todas as relações que envolvem o ser humano, ainda atrasado e bruto em decorrência de incitações como esta, que sempre encontram quem as propale.
Por que? Talvez Imaturidade, medo, excesso de materialidade nos objetivos, educação que denota deficiência quanto aos valores ético-morais; intelectualismo comprometido com as expressões da vaidade (o outro, particularmente o religioso, é sempre supersticioso e, imbecil!!!!!).
Jamais imaginei encontrar da parte de pessoas que estão em posse de seu juízo perfeito idéias tão retrógradas.
Estou perplexo; arrasado, mesmo.