O Joesley Batista claramente elegeu como alvos o PMDB e o PSDB, e poupou totalmente o Poderoso Chefão. O Aécio era um adversário significativo contra o Poderoso Chefão, e agora está por baixo após esta armação do Joesley. Portanto, esta vitória do Aécio também é uma vitória contra o petismo.
Espero que eles entendam de uma vez por todas que esses petistas são traiçoeiros e perigosos. Os caras já são escolados em politicagem suja, os caras não são amadores.
OU, Joesley Batista claramente escolheu alvos relevantes, que ocupam o poder no momento, com os quais mantinha contato, em vez daqueles que já abatidos. Não sei se você percebeu, mas o PT foi destronado. Perdeu o PODER! Em quê o PT, Dilma, Lula, poderiam atendê-lo nesse último ano? Não tiveram condições de salvar nem a si mesmos! Estão lutando para sobreviver.
Já o PSDB e PMDB saíram praticamente incólumes da artilharia da Lavajato, apesar das citações, áudios e mesmo da queda de Cunha. Só cresceram nas últimas eleições. Não poderia haver prêmio maior, implicado como estava Joesley, para negociar um acordo vantajoso. Chega a ser espantoso ouvir/ler por aí que a PGR, MPF protege o PT, sendo justo o partido mais devassado pelas investigações, mais atingindo, que mais sofreu derrotas, mais encolheu, mais membros importantes foram atingidos por delações, denúncias, prisões, condenações. O único que, de fato, caiu até agora.
Há um ano o PSDB era "adversário" da chapa PT/PMDB, agora faz chapa com o PMDB, mas não contra o PT, isso não passa de jogo de cena, se aproveitando do revanchismo criado, e sim, em causa própria. O inimigo do meu inimigo é meu amigo. E o inimigo comum não é o PT, exceto na visão daqueles com ideia fixa - são as operações de combate à corrupção que, coincidentemente, começam a cair no descrédito popular.
A recuperação econômica que serviu como distração, agora serve para chantagear o país. Por que tanta dificuldade em aprovar as reformas necessárias, com todo o entrosamento do Executivo com o Legislativo e mesmo, em certa medida, com o Judiciário, mesmo antes do vazamento dos áudios? Talvez porque os únicos realmente comprometidos com elas, sejam os membros da equipe econômica, se é que estão mesmo.
Para quem gosta de avaliar relações de PODER, você está sendo muito parcial.