Que confusão e bizarrice: o mesmo espírito, Dr. Ignácio Ferreira, “dita” livros e mensagens aos médiuns Divaldo Franco e Carlos Bacelli , só que para cada médium ele parece não ser o mesmo !
“ Dr. Ignácio Ferreira, médico psiquiatra, Diretor do Sanatório Espírita de Uberaba por mais de cinqüenta anos”
“Como constatamos fortes discrepâncias entre o perfil do Dr. Ignácio apresentado nas obras de Divaldo Franco, e aquele retratado nas obras de Carlos A. Baccelli, passamos a enumerá-las, a fim de que o leitor analise e ajuíze os fatos”
Vejamos como Manoel Philomeno de Miranda se refere ao Dr. Ignácio:
““Terminados os seus labores diuturnos, às 20:00 horas
o incansável médico me aguardava no seu gabinete, para onde rumamos, Alberto e eu.” (Tormentos da Obsessão, 198)
Mas, na obra de Baccelli, o Dr. Inácio reclama do trabalho:
“(...) grande hospital, cuja direção, no Mais Além,
estava sob minha responsabilidade (eu não sei quando é que vou me livrar desse carma!) (Na Próxima Dimensão, 12)”
Ignácio Ferreira, no livro de Divaldo, em conversa com Manoel Philomeno de Miranda, declara que é responsável somente por um pavilhão do hospital:
“Esclareceu-me que
era responsável somente por um dos pavilhões que albergava médiuns e alguns outros equivocados, enquanto diversos trabalhadores (...).” (Tormentos da Obsessão, 89)
Como conciliar esse ambiente de trabalho tumultuado pela irresponsabilidade dos médiuns e a raiva do dirigente com o relato de Manoel Philomeno de Miranda?
‘ Dr. Ignácio Ferreira houvera experienciado com muito cuidado, enquanto no corpo físico, o tratamento de diversas psicopatologias incluindo as obsessões pertinazes,
no Sanatório psiquiátrico que erguera na cidade de Uberaba, e que lhe fora precioso laboratório para estudos e aprofundamento na psique humana, especialmente no que diz
respeito ao interrelacionamento entre criaturas e Espíritos desencarnados. (Tormentos da Obsessão, 59)
Como conciliar o que diz o Dr. Inácio, rude, mal-humorado, usuário de expressões vulgares, capaz de escrever o trecho que citamos a seguir, com o Dr. Ignácio citado por Manoel Philomeno de Mi-randa?
– Isto deve ser gente do Xandico – resmunguei em voz alta, acendendo um cigarro e incinerando o abjeto bilhete, na impossibilidade de incinerar o seu autor. (Sob as Cinzas do Tempo,179)
http://www.doutrinaespirita.com.br/?q=node/20É como se um Fulano participasse de reuniões de manhã no PSDB, à tarde no PT e a noite no PSL...
No trabalho fala que torce para o Palmeiras, em casa para o Corinthians e no estádio para o São Paulo.