Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29969 vezes)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #1025 Online: 21 de Maio de 2019, 17:30:45 »
Sempre tive a certeza de que essa atitude cética não é simples burrice; é algo mais profundo...

Sempre tive a certeza que essa  ::) atitude crente é pura burrice, principalmente num fórum cético onde os crentes devem se sentir apenas como convidados a expor seus pontos de vista.
Este é seu grande engano. O fórum é entidade pública e qualquer um tem acesso livre, respeitando as regras de convivência, inclusive os céticos.
Até mesmo o proselitismo não é tão simples de se definir e constatar.
No entanto a grosseria, que devia ser vigiada em nível individual, ou seja, cada um devia se policiar, passa batida muitas vezes.
Aqui, muitos assuntos interessantes são debatidos por pessoas esclarecidas. Exatamente os de cunho religioso são os mais fracos porque para a maioria dos céticos que deles participa, quem tem uma crença religiosa é alguém cuja opinião não merece tanta consideração; afinal é um crente.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #1026 Online: 21 de Maio de 2019, 17:33:54 »
quem tem uma crença religiosa é alguém que não merece tanta consideração; afinal é um crente.

Considero apenas como um fenômeno a ser analisado, devido às suas particulares características.

Mas o "homo ceticus" também desperta meu interesse; são casos semelhantes em essência...
GNOSE

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1027 Online: 21 de Maio de 2019, 17:54:15 »
indicativas comprovadas da existência das pessoas

Onde?
Não existe isso neste livro, mein freund, apenas relatos que eu mesma posso produzir sem nenhum esforço.

Onde estão os endereços,as certidões de nascimento, as de óbito, para comparação?
Baseado em relatos escritos, porém sem provas materiais, tudo isso não passa de imaginação...  :(
Veja que nem sempre certidões em cartório tem maior significado. Qualquer um pode dar essa indicação e será atestada como verdadeira nos livros do cartório.
Mas se alguma entidade, sem um dos braços, afirma ter vivido em tal povoado há vinte anos, falecido de forma não comum; visitando tal localidade se tem a informação de que tal pessoa com aquela característica ali viveu, e naturalmente o médium não seja nativo dali, essa é uma boa comprovação.
O Céu e o Inferno traz depoimentos de criaturas que após a morte tiveram destinação, ou em ambientes felizes, ou medianos, ou infernais.
Na verdade você tem razão porque indicar livros para leitura nunca será tão convincente.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1028 Online: 21 de Maio de 2019, 20:11:04 »
Traga algum exemplo do C&I que lhe pareça particularmente marcante — justificando, claro :ok:— pra gente analisar (como eles poderiam ter certeza que era a alma do(a) falecido(a) aquele(a) mesmo(a), ou algo peculiarmente assombroso na comunicação, &c.)

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1029 Online: 21 de Maio de 2019, 23:49:29 »
Você acredita em extraterrestres, Montalvão?

Eu não, eles são muito mentirosos...
.
Bela pergunta... vou fazer como fez o jung: não acredito, sei... que se existem ainda não apareceram...

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #1030 Online: 22 de Maio de 2019, 12:17:35 »
Veja que nem sempre certidões em cartório tem maior significado. Qualquer um pode dar essa indicação e será atestada como verdadeira nos livros do cartório.

Não, pera. Está me dizendo que certidões em cartórios não possuem validade como prova documental de algo ou alguém?

Mesmo com a parte que eu negritei, não creio que isso sirva como atenuante diante de uma afirmação tão leviana para embasar uma tentativa de fugir ao meu questionamento.

E não, não se trata de "qualquer um"; há de serem verificadas datas e outras referências, é assim que se trabalha...não com evidências anedóticas de:
visitando tal localidade se tem a informação de que tal pessoa com aquela característica ali viveu, e naturalmente o médium não seja nativo dali, essa é uma boa comprovação.

Boa para pessoas sem muito rigor científico na obtenção de informações, devo dizer.

O Céu e o Inferno traz depoimentos de criaturas que após a morte tiveram destinação, ou em ambientes felizes, ou medianos, ou infernais.

Como eu disse, posso forjar "depoimentos" diversos, bastando para isso minha imaginação e algum contato com essa escrita.

Na verdade você tem razão porque indicar livros para leitura nunca será tão convincente.

Não se trata de ter razão de mas apresentar dados que possam ser apurados sem a necessidade de depender de "depoimentos"
A visão e capacidade de retenção de dados de nós seres humanos não é tão boa quanto propalam por aí... :ok:
GNOSE

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #1031 Online: 22 de Maio de 2019, 12:24:10 »
Traga algum exemplo do C&I que lhe pareça particularmente marcante — justificando, claro :ok:— pra gente analisar (como eles poderiam ter certeza que era a alma do(a) falecido(a) aquele(a) mesmo(a), ou algo peculiarmente assombroso na comunicação, &c.)

para mim foi MARCANTE Kardec ter ido ao velório evocar o Sr.Sanson !

ATUALMENTE nem se cogita ir a um velório evocar algum dirigente espírita desencarnado!

"Para atender seu desejo de ser evocado o mais cedo possível, após a morte, fomos ao local do velório, com alguns membros da Sociedade e, na presença do corpo, a seguinte entrevista aconteceu uma hora antes do enterro"

E OLHA a diferença com o DR.BEZERRA (se apresenta como "velho e doente" nas psicofonias) :

"Eu estou forte, muito forte. Os senhores não reconheceriam mais o velhinho doente, obrigado a deixar de lado todo o prazer e alegria. Eu sou Espírito, minha pátria é o espaço e meu futuro é Deus, que resplandece na imensidão.  Gostaria de poder falar a meus filhos, porque lhes ensinaria aquilo que eles sempre tiveram má vontade para acreditar"

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1032 Online: 22 de Maio de 2019, 13:34:28 »
Sempre tive a certeza de que essa atitude cética não é simples burrice; é algo mais profundo...

Sempre tive a certeza que essa  ::) atitude crente é pura burrice, principalmente num fórum cético onde os crentes devem se sentir apenas como convidados a expor seus pontos de vista.
Este é seu grande engano. O fórum é entidade pública e qualquer um tem acesso livre, respeitando as regras de convivência, inclusive os céticos.
Até mesmo o proselitismo não é tão simples de se definir e constatar.
No entanto a grosseria, que devia ser vigiada em nível individual, ou seja, cada um devia se policiar, passa batida muitas vezes.
Aqui, muitos assuntos interessantes são debatidos por pessoas esclarecidas. Exatamente os de cunho religioso são os mais fracos porque para a maioria dos céticos que deles participa, quem tem uma crença religiosa é alguém cuja opinião não merece tanta consideração; afinal é um crente.

Alquimista, você é um chato de galochas.

Mas o que eu acho engraçado é que tem gente aqui que te conhece desde o tempo em que os pterodátilos sobrevoavam a Terra, e não percebem que você é você.

Cê deve tá achando a maior graça. E eu também.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1033 Online: 22 de Maio de 2019, 21:16:05 »
Não quero contrariar o entusiasmo em se pesquisar Mediunidade, mas se não estiverem dispostos a frequentar uma casa espírita onde médiuns eficientes trabalhem, não haverá como trazer alguns desses para os testes.
.
Meu caro, conforme expliquei ao Giga,  e tenho a esperançosa certeza de que entendeu, esta proposta de testar objetivamente a mediunidade é instigação aos espíritas, pois seriam eles quem deveriam já ter apresentados essas provas de há muito!
.
Não tente vender dificuldade para justificar a sua dificuldade (sua e dos adeptos da mediunidade) de responder à altura ao repto!
.
Sem essa de ter de cativar os médiuns para que eles, num arroubo de generosidade, se disponham a dar um pouquinho de atenção aos pobres céticos. Eles é que deveriam buscar investigadores e se oferecerem espontaneamente para produzir as provas necessárias, a fim de que o espiritismo se espraiasse por toda a humanidade conforme é desejo da alta espiritualidade.
.
Neste caso, os espíritas estão deixando de cumprir a função básica para a qual foram programados desde a erraticidade. Por isso é que é ruim, danoso mesmo, reencarnar sem lembrar de nada!
.
Citação de: JungF
Espiritismo não se sustenta, mais, a custa de fenômenos... há tarefas, tipo, desobsessão em que entidades desorientadas são doutrinadas. Eventualmente uma mensagem a algum participante da mesa, não mais que isto.
.
Nem cartinhas, exceto em Uberaba, mesmo assim muito contestado pelos próprios espíritas, o tal médium.
.
Efeitos físicos, e de cura, parece, não tenho certeza, só na Frei Luiz, RJ.
.
Sim, sim, sabemos de tudo isso. Sabemos, também, que quando os métodos de fiscalização são eficazes os espíritos não conseguem provar nada, nem que A+B=C!
.
Cartinhas ainda estão na moda, não só em Uberaba, no Youtube vai achar vários vídeos a respeito...
.
Agora o problemão: se os espíritos, no tempo em que podiam tudo, não provaram nada, imagine agora que nada provam porque o tempo das provas já passou? Esta encrenca não é para os céticos, mas para o próprio espiritismo, que vê sua ciência atrofiar a olhos vistos, sua filosofia esfacelar-se em contradições, sobrando apenas a crença, que por si mesma se desmente, já que não encontra meios de comprovar o que prega!
.
Sim, vocês estão no mato sem cachorro. Terão que se contentar com os programas americanos que focalizam o trabalho de médiuns.

Isso lembra aquele sujeito perdido na floresta, a matutar: “e se os perdidos forem os outros?”
.
Entenda que são as proposições espiritistas que estão sob abalo, em franco desmoronamento! Uma proposta que se ufanava de juntar três sapiências num único campo: ciência, filosofia e religião, não conseguir produzir uma prova concreta, universalizável e verificável de seus postulados, é empresa falida que ainda não percebeu a própria derrocada!
.
Resta uma questão que já aventei a alguns dias: se não se fazem trabalhos, fenômenos, etc. o que buscam os adventícios, que não param de bater à porta da DE?

Poucos deles alcançam o objetivo... mas muitos aderem como tábua de salvação e com o tempo se entusiasmam.
Sempre soube que chegaria o dia em que se procuraria a DE pelos esclarecimentos que proporciona, não milagres ou fenômenos.
Penso que é mais fácil uma fraude afastar centenas de interessados, enquanto um fato verdadeiro mal convenceria à meia dúzia, que seja.
.
Tá, tá, tudo mui belo e hermoso, mas, por que a mudança de assunto? O que se discute é a ausência de provas espíritas de suas alegações: provas que possam ser conferidas e confirmadas. Psicografias e quejandos, você mesmo reconhece, o que demonstra que começa a perceber o problema, não servem. Por que espiritualidade, tão sábia, não sabe que precisaria demonstrar de forma taxativa, para que possa ser generalizadamente aceita, as alegações que propala?

.
Depois de tantas mensagens em que os companheiros EXIGEM PROVAS DE QUE ESPÍRITOS EXISTEM, e eu tenha respondido que a DE precisou destes fenômenos no seu início... explicando também que o procedimento nos dias de hoje são contraproducentes pois dão margem à velhacarias, e aos detratores mais motivos para os ataques, cansei.
.
Cê cansa rápido, hem?
.
Está um tanto desatento: ao menos de minha parte, não reivindico provas de que espíritos existam, mas de que comunicam! Conquanto sejam tópicos imbricados, visto que em se mostrando que comunicam mostrar-se-á que existem, precisamos definir claramente qual é a cobrança...
.
PIOR, tenho a certeza de que todos compreenderam meus argumentos e sabem que são justificados, ignoram minhas respostas e refazem o questionamento em seguidas oportunidades.
.
Pior digo eu: seu pronunciamento precedente me dá a certeza de que ainda não entendeu o devir desse colóquio... Sequer tocou no tema em questão, qual seja, onde estão as provas de que espíritos estejam presentes nos eventos mediúnicos?
.
Sei; vão relacionar um monte de questionamentos que não respondi. Todos, simplistas e por isso mesmo demandando trabalho para explicar... pois que estão ao alcance de quem pesquisa seriamente com o fim de apresentar dúvidas ou pontos de vista contrários.

Assim entendi que essa insistência, quanto a provar que espíritos existem, depois de um passado em que fenômenos eram comuns, não passa de estratégia; é a única forma de calar as respostas simples e lógicas oferecidas.
.
Non, non, NON! Está só confirmando que, após quilômetros de conversa, não atinou que o requerido é prova de que mortos comunicam, demonstração que o espíritismo nunca produziu!
.
Os alegados fenômenos do passado não se confirmam no presente: este o busílis. Se são fenômenos deveriam se repetir enquanto a fonte que os produz perdurasse...
.

Então, se tiverem dúvidas a respeito das 1019 respostas contidas in OLE, tenho satisfação em responder.
Me abstenho apenas de questões relacionadas às opiniões pessoais de Kardec, evidentemente não constantes entre aquelas 1019.
.
Tenho muuuuuitas dúvidas em conteúdos do OLE. Para começar, elucide a questão a seguir descrita:
.
--------------------------------------
“SEGUNDO OS ESPÍRITOS, de todos os mundos que compõe o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos. O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente um lugar de reunião dos Espíritos superiores, os quais de lá irradiam seus pensamentos para os outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes por meio do fluido universal. Considerado do ponto de vista da sua constituição física, O SOL SERIA UM FOCO DE ELETRICIDADE. Todos os sóis como que estariam em situação análoga.
.
O volume de cada um e a distância a que esteja do Sol nenhuma relação necessária guardam com o grau do seu adiantamento, pois que, do contrário, Vênus deveria ser tida por mais adiantada do que a Terra e Saturno menos do que Júpiter.
.
Muitos Espíritos, que na Terra animaram personalidades conhecidas, disseram estar reencarnados em JÚPITER, UM DOS MUNDOS MAIS PRÓXIMOS DA PERFEIÇÃO, e há causado espanto que, nesse globo tão adiantado, estivessem homens a que a opinião geral aqui não atribuía tanta elevação. Nisso nada há de surpreendente, desde que se atenda a que, possivelmente, certos Espíritos, habitantes daquele planeta, foram mandados à Terra para desempenharem aí certa missão que, aos nossos olhos, os não colocava na primeira plana. Em segundo lugar, deve-se atender a que, entre a existência que tiveram na Terra e a que passaram a ter em Júpiter, podem eles ter tido outras intermédias, em que se melhoraram. Finalmente, cumpre se considere que, naquele mundo, como no nosso, múltiplos são os graus de desenvolvimento e que, entre esses graus, pode medear lá a distância que vai, entre nós, do selvagem ao homem civilizado. Assim, do fato de um Espírito habitar Júpiter não se segue que esteja no nível dos seres mais adiantados, do mesmo modo que ninguém pode considerar-se na categoria de um sábio do Instituto, só porque reside em Paris.[...]
-------------------------------------------------

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1034 Online: 23 de Maio de 2019, 20:55:23 »
Uma vez que o assunto parece ter se esgotado eu gostaria de saber: vocês estão gostando dessa brincadeira, ou simplesmente não perceberam ainda que o JungF é o Alquimista?

Porque já tá óbvio que desse mato não vai sair coelho. Fico eu esperando o clímax, mas é só anti-clímax.
.
Parece que ainda não ficou esclarecido se um é o outro ou o outro é o um, mas, revendo postagens anteriores, observei que minha identidade fora questionada - adivinhem por quem? -, pelo questionado Alquimista!
.
A quem interessar possa, reproduzo o que o dito dissera:
.
----------------------------------
ALQUIMISTA disse:
.
Estranho... depois de tanto tempo sem postar (se é que ''ele'' já postou alguma coisa!) esse monta(ao)vão aparece aqui somente para retrucar isso:
.

Citação de: montalvão em 01 de Dezembro de 2016, 21:41:59
GIGAVIEW: Atenção...o cão lobo mandou mensagem. Será que é aquele do vigilante rodoviário? Só faltaram o rin-tin-tim e o macaco Tião.
/
DÚVIDA: De onde provém a tabela?
.
Hummm... Muito estranho...
Principalmente se considerarmos um ''certo padrão'' (de estilo e de frequência) nas suas ''pastagens'' dos DOIS ÚNICOS tópicos em que ''participou'' (((Um deles sobre o Mala(da mesma)faia... hahahahahahahaha...))). É só olhar um pouquinho lá pra cima...
--------------------------------

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1035 Online: 25 de Maio de 2019, 10:42:35 »

.

Então, se tiverem dúvidas a respeito das 1019 respostas contidas in OLE, tenho satisfação em responder.
Me abstenho apenas de questões relacionadas às opiniões pessoais de Kardec, evidentemente não constantes entre aquelas 1019.
.
Citação de: Montalvão
Tenho muuuuuitas dúvidas em conteúdos do OLE. Para começar, elucide a questão a seguir descrita:
.
“SEGUNDO OS ESPÍRITOS, de todos os mundos que compõe o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos. O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente um lugar de reunião dos Espíritos superiores, os quais de lá irradiam seus pensamentos para os outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitindo-os a estes por meio do fluido universal. Considerado do ponto de vista da sua constituição física, O SOL SERIA UM FOCO DE ELETRICIDADE. Todos os sóis como que estariam em situação análoga.
.
O volume de cada um e a distância a que esteja do Sol nenhuma relação necessária guardam com o grau do seu adiantamento, pois que, do contrário, Vênus deveria ser tida por mais adiantada do que a Terra e Saturno menos do que Júpiter.
.
Muitos Espíritos, que na Terra animaram personalidades conhecidas, disseram estar reencarnados em JÚPITER, UM DOS MUNDOS MAIS PRÓXIMOS DA PERFEIÇÃO, e há causado espanto que, nesse globo tão adiantado, estivessem homens a que a opinião geral aqui não atribuía tanta elevação. Nisso nada há de surpreendente, desde que se atenda a que, possivelmente, certos Espíritos, habitantes daquele planeta, foram mandados à Terra para desempenharem aí certa missão que, aos nossos olhos, os não colocava na primeira plana. Em segundo lugar, deve-se atender a que, entre a existência que tiveram na Terra e a que passaram a ter em Júpiter, podem eles ter tido outras intermédias, em que se melhoraram. Finalmente, cumpre se considere que, naquele mundo, como no nosso, múltiplos são os graus de desenvolvimento e que, entre esses graus, pode medear lá a distância que vai, entre nós, do selvagem ao homem civilizado. Assim, do fato de um Espírito habitar Júpiter não se segue que esteja no nível dos seres mais adiantados, do mesmo modo que ninguém pode considerar-se na categoria de um sábio do Instituto, só porque reside em Paris.[...]
 Meu caro Montalvão; as opiniões de Kardec são formatadas pelo ambiente e cultura de sua época. A crença da existência de vida em Marte e Júpiter era comum e motivou autores na saga de Ficção Científica.

O Texto que você colou acima é exatamente uma das opiniões de Kardec.
No início da obra o pp Kardec esclarece que suas opiniões seriam destacadas em fonte diferente daquela com a resposta dos Espíritos, evitando o erro de autoria..
« Última modificação: 25 de Maio de 2019, 11:08:30 por JungF »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1036 Online: 25 de Maio de 2019, 10:56:02 »
Uma vez que o assunto parece ter se esgotado eu gostaria de saber: vocês estão gostando dessa brincadeira, ou simplesmente não perceberam ainda que o JungF é o Alquimista?

Porque já tá óbvio que desse mato não vai sair coelho. Fico eu esperando o clímax, mas é só anti-clímax.
.
Parece que ainda não ficou esclarecido se um é o outro ou o outro é o um, mas, revendo postagens anteriores, observei que minha identidade fora questionada - adivinhem por quem? -, pelo questionado Alquimista!
.
A quem interessar possa, reproduzo o que o dito dissera:
.
----------------------------------
ALQUIMISTA disse:
.
Estranho... depois de tanto tempo sem postar (se é que ''ele'' já postou alguma coisa!) esse monta(ao)vão aparece aqui somente para retrucar isso:
.

Citação de: montalvão em 01 de Dezembro de 2016, 21:41:59
GIGAVIEW: Atenção...o cão lobo mandou mensagem. Será que é aquele do vigilante rodoviário? Só faltaram o rin-tin-tim e o macaco Tião.
/
DÚVIDA: De onde provém a tabela?
.
Hummm... Muito estranho...
Principalmente se considerarmos um ''certo padrão'' (de estilo e de frequência) nas suas ''pastagens'' dos DOIS ÚNICOS tópicos em que ''participou'' (((Um deles sobre o Mala(da mesma)faia... hahahahahahahaha...))). É só olhar um pouquinho lá pra cima...
--------------------------------
Pensem o seguinte: com que interesse, se eu fosse o Alquimista, entraria no CC?
Pelo o que vi das msgs dele, depois de banido sempre atacava o grupo daqui, menosprezava e usava avatares pornô; trocadilhos inoportunos desviando assuntos, etc.
Já o pobre do JungF faz exatamente o contrário: suporta contra-argumentos desrespeitosos, até com certa "Noblesse oblige", a nobreza da DE, no caso; quando a pergunta é pertinente responde com clareza, até onde sabe, claro.
Finalmente, perguntem ao Gigaview o que ele acha. Tenho certeza que arguto como é, terá notado as diferenças.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1037 Online: 25 de Maio de 2019, 10:59:47 »
Li esta obra tempos atrás e não tinha motivação para a leitura. Na ocasião pareceu-me eloquente no sentido de comprovações de identidades.
Farei nova leitura e prometo trazer meu juízo aos companheiros.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1038 Online: 25 de Maio de 2019, 11:22:21 »

.

É muito simples: eu me disponho, quando me for possível, a ir até o local onde reside o Sr. JungF e realizar o seu experimento com um médium indicado por ele. JungF frequenta um centro onde ocorrem estes fenômenos, ele disse. ( Muito embora antes tenha dito o contrário... )

Afinal, o que impede realmente JungF de indicar um médium para perder 3 minutinhos apenas no interesse da causa da divulgação espírita? Não seria preciso mais que isso para a entidade revelar um número exibido no ecran do computador.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1039 Online: 25 de Maio de 2019, 11:28:05 »

Foi assim que Edna recebeu o apelido de Vandinha. Porque tinha um cabelo igual ao da Wandinha Addams.

Mas na verdade é um penteado. As duas tranças são a marca da Wandinha.

Quer dizer, a Edna passou a infância de tranças... risos...

Devia dar um trabalho fazer essas tranças todos os dias...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1040 Online: 25 de Maio de 2019, 12:53:31 »
No início da obra o pp Kardec esclarece que suas opiniões seriam destacadas em fonte diferente daquela com a resposta dos Espíritos, evitando o erro de autoria..
LE-1 17 — Tous les globes qui circulent dans l'espace sont-ils habités ?
« Oui. »

Coluna esquerda = resposta dos espíritos — e presume-se que referendada pelo crivo do CUEE, certo :?:

127 — L'âme de l'homme n'aurait-elle point été d'abord le principe de vie des derniers êtres vivants de la création pour arriver, par une loi progressive, jusqu'à l'homme en parcourant les divers degrés de l'échelle organique ?
« Non ! non ! hommes nous sommes nés. »
« Chaque chose progresse dans son espèce et dans son essence ; l'homme n'a jamais été autre chose qu'un homme. »

Coluna esquerda :ok: almas não "evoluem" de inicialmente animarem "animais" pra posteriormente se habilitarem a animar "hominais", certo :?:
« Última modificação: 25 de Maio de 2019, 13:07:19 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1041 Online: 25 de Maio de 2019, 18:08:44 »
LE-1 17 — Tous les globes qui circulent dans l'espace sont-ils habités ?
« Oui. »

Coluna esquerda = resposta dos espíritos — e presume-se que referendada pelo crivo do CUEE, certo :?:

127 — L'âme de l'homme n'aurait-elle point été d'abord le principe de vie des derniers êtres vivants de la création pour arriver, par une loi progressive, jusqu'à l'homme en parcourant les divers degrés de l'échelle organique ?
« Non ! non ! hommes nous sommes nés. »
« Chaque chose progresse dans son espèce et dans son essence ; l'homme n'a jamais été autre chose qu'un homme. »

Coluna esquerda :ok: almas não "evoluem" de inicialmente animarem "animais" pra posteriormente se habilitarem a animar "hominais", certo :?:
As questões 117 e 127 não correspondem com os textos que vc trouxe. Por exemplo a questão 117 tem a seguinte redação:
...
117. Depende dos Espíritos a aceleração de seus progressos para a perfeição?

“Certamente; eles o conseguem com maior ou menor rapidez, conforme seu
desejo e sua submissão à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais
depressa do que outra teimosa?”

a de número 127 está assim.
........................................................... ..............................
127. Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais?
“São criados iguais, mas não sabendo de onde vêm, é preciso que o livre-arbítrio
siga seu curso. Progridem mais ou menos rapidamente, tanto em inteligência
como em moralidade.”

Mesmo assim, pelo fato de meu Francês  não ser lá essas coisas, mande as que vc tem aí, em português e trocaremos ideias.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1042 Online: 25 de Maio de 2019, 19:04:09 »
As questões 117 e 127 não correspondem com os textos que vc trouxe. Por exemplo a questão 117 tem a seguinte redação:
Mesmo assim, pelo fato de meu Francês  não ser lá essas coisas, mande as que vc tem aí, em português e trocaremos ideias.
[LE-1 #17] Todos os globos que circulam no espaço são habitados? "Sim."
[LE-1 #127] A alma do homem não teria sido inicialmente o princípio vital dos primitivos seres vivos da criação para chegar, por uma lei progressiva, ao homem tendo percorrido os diversos graus da escala orgânica?
"Não! Não! Homens somos natos."
"Cada coisa progride na sua espécie e na sua essência; o homem jamais foi outra coisa que um homem."

Acerca desta #127 minha pergunta é: as almas animam inicialmente "animais" e depois "evoluem" até poderam encarnar em hominais (os 4 reinos do espiritismo...);
OU almas destinadas a "animais" ficam sempre encarnado em "animais" (seja aqui, seja em Júpiter...) E almas que animam hominais já são Criadas explicitamente com esta finalidade :?:

« Última modificação: 25 de Maio de 2019, 20:46:24 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1043 Online: 27 de Maio de 2019, 13:23:53 »
[LE-1 #17] Todos os globos que circulam no espaço são habitados? "Sim."
[LE-1 #127] A alma do homem não teria sido inicialmente o princípio vital dos primitivos seres vivos da criação para chegar, por uma lei progressiva, ao homem tendo percorrido os diversos graus da escala orgânica?
"Não! Não! Homens somos natos."
"Cada coisa progride na sua espécie e na sua essência; o homem jamais foi outra coisa que um homem."

Acerca desta #127 minha pergunta é: as almas animam inicialmente "animais" e depois "evoluem" até poderam encarnar em hominais (os 4 reinos do espiritismo...);
OU almas destinadas a "animais" ficam sempre encarnado em "animais" (seja aqui, seja em Júpiter...) E almas que animam hominais já são Criadas explicitamente com esta finalidade :?:
A questão referente à vida em TODOS os orbes, na edição que possuo é a 55.
Tempos atrás, e talvez vc tenha maiores informações sobre isto, cogitou-se de uma nova edição do OLE devido a algumas incorreções.
Kardec dizia que se um dia o Espiritismo se mostrasse contra fatos revelados pela Ciência, a DE voltaria atrás em sua afirmação. Embora não se possa provar que a #55 esteja errada, é mais provável que sim. Alguns ortodoxos afirmam que vida espiritual e também vidas embrionárias a se desenvolverem em orbes propícios atestaria a correção da #55.
O entrave real com relação a algumas poucas questões se deve aos famosos 50 cadernos oferecidos a Kardec. Eram questões e dissertações anotadas nos tais, que foram transcritas para o OLE sem grandes cuidados de edição.
Canuto Abreu, em seu livro "O Livro dos Espíritos, Sua Tradição Histórica e Lendária" narra a forma como estes cadernos chegaram às mãos de Kardec, na ocasião ainda "Rivail".
Existe outra em que se afirma ser o mundo espiritual o mais importante, não sendo mesmo necessário o mundo físico.
Você seria capaz de apontar aí, grave incorreção?

Quanto à 127, da sua edição, sem problemas.
As formas físicas são simples casulos permitindo a jornada evolutiva do Princípio Inteligente. Este estagia por tempo necessário nestas formas até alcançar por inumeráveis repetições os automatismos que permitirão seu estágio na forma superior seguinte. Seja, o cavalo será sempre cavalo, mas o PI que ali estagia, não. O homem, idem, embora a partir dele, a evolução será sempre intelectual e moral. Este, após inumeráveis séculos, alcançará as formas angélicas, es decir, Espíritos Superiores, Perfeitos.
Todavia as formas também evoluíram a partir de organismos primitivos culminando no homem moderno. Contudo, há detalhes que explicam os muitos "elos perdidos", na obra Ev2Mundos.
Se algo não ficou claro, voltemos a falar.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1044 Online: 27 de Maio de 2019, 13:57:17 »
A "edição que o Sr. possui" só pode ser UMA porque só tem 1 edição :bravo:
Pg. 24 do .pdf
pg 23 do "papel" eletronico
CAPÍTULO II.
CRIAÇÃO.

17 — Tous les globes qui circulent dans l'espace sont-ils habités ?
« Oui. »

55 é
— Quels sont les esprits du premier ordre ?
« Les purs esprits, ceux qui sont arrivés à la perfection. »
— Qu'est-ce que les anges, archanges ou séraphins ?
« Les purs Esprits. »
— Les anges sont-ils des êtres d'une nature différente des autres esprits ?
« Non, tous ont parcouru les différents degrés de l'échelle ; mais comme nous l'avons dit, les uns ont accompli leur mission sans murmurer et sont arrivés plus vite. »

Quais são os espíritos de 1ª ordem?
"Os espíritos puros."
Os anjos são seres duma natureza diferente da dos outros espíritos?
"Não, todos percorreram os diferentes graus da escala; mas como te dissemos, alguns cumpriram sua missão sem murmurar e chegaram mais rápido." 
Tempos atrás, e talvez vc tenha maiores informações sobre isto, cogitou-se de uma nova edição do OLE devido a algumas incorreções.
:no: QUE EU SAIBA não há ideia sobre que se sucedeu com os manuscritos originais dele. Então sem originais é impossível "corrigir" exceto algum óbvio erro tipográfico.
Kardec dizia que se um dia o Espiritismo se mostrasse contra fatos revelados pela Ciência, a DE voltaria atrás em sua afirmação. Embora não se possa provar que a #55 esteja errada, é mais provável que sim. Alguns ortodoxos afirmam que vida espiritual e também vidas embrionárias a se desenvolverem em orbes propícios atestaria a correção da #55.
Qual 55 :?:
Lhe perguntei sobre a #17 + #127 do LE-1 :!:
Existe outra em que se afirma ser o mundo espiritual o mais importante, não sendo mesmo necessário o mundo físico.
A "grave incorreção" é total pois então não seria necessário haver "encarnações".
Pra que "encarnar" então :?:
Quanto à 127, da sua edição, sem problemas.
As formas físicas são simples casulos permitindo a jornada evolutiva do Princípio Inteligente. Este estagia por tempo necessário nestas formas até alcançar por inumeráveis repetições os automatismos que permitirão seu estágio na forma superior seguinte. Seja, o cavalo será sempre cavalo, mas o PI que ali estagia, não. O homem, idem, embora a partir dele, a evolução será sempre intelectual e moral. Este, após inumeráveis séculos, alcançará as formas angélicas, es decir, Espíritos Superiores, Perfeitos.
:? afinal esse PI que certa vez animou 1 cavalo, vai ou não animar algum humano e depois a devido tempo virar "anjo" = espírito puro completamente quintessenciado :?:
☐ Sim
☐ Não
« Última modificação: 27 de Maio de 2019, 16:29:20 por Gorducho »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1045 Online: 07 de Junho de 2019, 14:02:37 »

Kardec dizia que se um dia o Espiritismo se mostrasse contra fatos revelados pela Ciência, a DE voltaria atrás em sua afirmação. EMBORA NÃO SE POSSA PROVAR QUE A #55 ESTEJA ERRADA, É MAIS PROVÁVEL QUE SIM. Alguns ortodoxos afirmam que vida espiritual e também vidas embrionárias a se desenvolverem em orbes propícios atestaria a correção da #55.
.
Pois é, tocou feio na ferida! A DE está repleta de postulados revelados falsos pela ciência! Quando foi que se alterou uma vírgula do ensino?
.
Você diz “não se pode garantir que a Q.55 esteja errada”... Pode sim, inclusive é válido afirmar que existem vários erros na doutrina, incluindo a questão da pluralidade dos mundos habitados, sendo esta medonha erronia! Espanta a bonachiche com que espíritas encaram a encrenca! Mas é compreensível que façam vista grossíssima às falhanças dos “ensinamentos dos espíritos”, pois, se fossem vistos com o rigor devido a espiritismo estaria esvaziado de há muito...
.

O entrave real com relação a algumas poucas questões se deve aos famosos 50 cadernos oferecidos a Kardec. Eram questões e dissertações anotadas nos tais, que foram transcritas para o OLE sem grandes cuidados de edição.
.
Quase que acertou! O  entrave real foi a censura que Rivail impôs à montagem da doutrina! Foi ele o selecionador do que entraria na obra. Pelo que se sabe, ninguém nunca viu o conteúdo dos 50 cadernos! Nem mesmo se pode garantir que existiram! Por exemplo, quem pode atestar  que Kardec não tenha topado com rechaços à reencarnação, mas,  como queria tê-la no ensino, repudiou essas objeções? É pouco provável que ideias contrarreencarnacionistas não tenham chegado ao codificador, visto que os “espíritos” ingleses a execravam e em França havia espiritualistas que não compactuavam com a crença.
.
.
Devolvo-lhe a inquirição: Você não consegue ver aí gravíssima incorreção?!
.
O mundo físico é conhecido, perquirível, modificável...
.
O mundo espiritual é tão somente especulado!
.
Como pode a especulação ser mais importante que a realidade?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1046 Online: 07 de Junho de 2019, 16:56:02 »

.

.
.
.
.
 Meu caro Montalvão; as opiniões de Kardec são formatadas pelo ambiente e cultura de sua época. A crença da existência de vida em Marte e Júpiter era comum e motivou autores na saga de Ficção Científica.

Nunca antes pude reconhecer que estivesse com tanta razão quanto agora! As opiniões de Kardec, REALMENTE, são frutos do conhecimento de sua época! O que mostra que a DE não é DE, se é que me entende, mas elaboração humana, demasiadamente humana...
.
Sua defesa é a de que a vida em Marte e Júpiter seria mera opinião do patriarca! Não atina o despautério?
.
Bastasse conferir o intróito e veria a "erronia": "SEGUNDO OS ESPÍRITOS"... Kardec não está opinando, mas expressando aquilo que a espiritualidade teria lhe revelado!
.
E mesmo que a vida em Marte, Júpiter, Vênus, Lua... fosse apenas opinião de Kardec, por que os espíritos não o corrigiram, informando-lhe que estava equivocado? Assim evitar-se-ia as bobagens que vieram decorar a codificação!
.
E quanto ao restante? "Todos os orbes agasalham vida!", esta é a doutrina. Vai dizer que tal coluna também é opinativa? Embora seja componente do ESE?
.
Seja como for, está em bom caminho: vai acabar tendo que, por si mesmo, reconhecer que a DE, como qualquer outra idealização religiosa, é especulação... meramente opinativa...

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1047 Online: 08 de Junho de 2019, 11:01:14 »

.

.
.
.
.

Nunca antes pude reconhecer que estivesse com tanta razão quanto agora! As opiniões de Kardec, REALMENTE, são frutos do conhecimento de sua época! O que mostra que a DE não é DE, se é que me entende, mas elaboração humana, demasiadamente humana...
.
Sua defesa é a de que a vida em Marte e Júpiter seria mera opinião do patriarca! Não atina o despautério?
.
Bastasse conferir o intróito e veria a "erronia": "SEGUNDO OS ESPÍRITOS"... Kardec não está opinando, mas expressando aquilo que a espiritualidade teria lhe revelado!
.
E mesmo que a vida em Marte, Júpiter, Vênus, Lua... fosse apenas opinião de Kardec, por que os espíritos não o corrigiram, informando-lhe que estava equivocado? Assim evitar-se-ia as bobagens que vieram decorar a codificação!
.
E quanto ao restante? "Todos os orbes agasalham vida!", esta é a doutrina. Vai dizer que tal coluna também é opinativa? Embora seja componente do ESE?
.
Seja como for, está em bom caminho: vai acabar tendo que, por si mesmo, reconhecer que a DE, como qualquer outra idealização religiosa, é especulação... meramente opinativa...
Quanto a ser obra humana, um pouquinho de boa vontade mostra que não é assim. Tanto que no início, e já falei sobre isto várias vezes, Kardec ressalta que suas opiniões têm destaque e corpo e tipo diferentes para não serem confundidas com as respostas dadas pelos espíritos. Mas não adianta falar, não é?

Alguns apologistas da DE afirmam que a evolução em seu estágio primitivo, aquela das algas e bactérias por exemplo também é desenvolvida em mundos com as características da Terra, em seus primeiros tempos.
Já, também em outros orbes, colônias de espíritos permanecem em atividades variadas, não propriamente em sua superfície, mas como mundos paralelos.
Não concordo, e prefiro entender como erro aquela afirmativa; afinal, se são espíritos superiores ainda não são perfeitos. Existe uma interessante hierarquia analisada nas questões de número 100 em diante.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1048 Online: 08 de Junho de 2019, 15:17:12 »
....se são espíritos superiores ainda não são perfeitos...

:amira:

:histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1049 Online: 11 de Junho de 2019, 22:15:19 »

.
.
.
.
.
.
Quanto a ser obra humana, um pouquinho de boa vontade mostra que não é assim. Tanto que no início, e já falei sobre isto várias vezes, Kardec ressalta que suas opiniões têm destaque e corpo e tipo diferentes para não serem confundidas com as respostas dadas pelos espíritos. Mas não adianta falar, não é?
.
Claro que adianta falar: da discussão nasce a luz...
.
Deveria noticiar em que parte do LE Kardec ressalta que a opinião dele é só dele e os espíritos não têm responsabilidade sobre ela... Fica a afirmar isso, como se resolvesse todas as dificuldades, mas sequer cita o texto!
.
Você está defendendo a transcendentalidade da obra, naquilo que considera sabedoria e debitando a Rivail as falhanças, porém deixa de lado outra enorme fragilidade que apontei: o dogma da pluralidade dos mundos habitados, que desde há muito se mostrou insustentável. Como explica essa escorregada do mundo maior? Ou vai dizer que também foi só opinamento do codificador?
.
Outra coisa que faz de conta não ver e que destaquei: Kardec não disse “acreditar” que houvesse vida em Marte, Saturno, Júpiter, Lua, etc., nada disso, ele foi bem claro: “SEGUNDO OS ESPÍRITOS...”, quer dizer, estava explanando aquilo que a espiritualidade lhe passara. Inclusive, descreveu minuciosamente como seria a vida em vários orbes do sistema solar! Kardec não expressou uma mera crença, mas se pronunciou como quem tivesse conhecimento de causa, conhecimento este que lhe fora ditado por autoridades desencarnadas!
.
Agora, há um ponto que ou não sabe ou não quer mencionar: os espíritos garantiram a Kardec que o LE só seria por eles liberado após conferirem o conteúdo inteiro! O que, certamente, incluiria os opinamentos pessoais do patriarca. Em outras palavras: se constou na obra é porque fora aprovado pelas esferas superiores!
.
Confira:
.
----------------------------------------------
“Este livro é o repositório de seus ensinos. Foi escrito por ordem e mediante ditado de Espíritos superiores, para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos do espírito de sistema. Nada contém que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido por eles examinado. Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as notas e a forma de algumas partes da redação constituem obra daquele que recebeu a missão de os publicar.
.
Em o número dos Espíritos que concorreram para a execução desta obra, muitos se contam que viveram, em épocas diversas, na Terra, onde pregaram e praticaram a virtude e a sabedoria. Outros, pelos seus nomes, não pertencem a nenhuma personagem, cuja lembrança a História guarde, mas cuja elevação é atestada pela pureza de seus ensinamentos e pela união em que se acham com os que usam de nomes venerados.
.
Eis em que termos nos deram, por escrito e por muitos médiuns, a missão de escrever este livro:
.
“Ocupa-te, cheio de zelo e perseverança, do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, pois esse trabalho é nosso. Nele pusemos as bases de um novo edifício que se eleva e que um dia há de reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade. Mas, antes de o divulgares, revê-lo-emos juntos, a fim de lhe verificarmos todas as minúcias.
.
Estaremos contigo sempre que o pedires, para te ajudarmos nos teus trabalhos, porquanto esta é apenas uma parte da missão que te está confiada e que já um de nós te revelou.
(Livro dos Espíritos – Prolegômenos)
===============================
.
Portanto, meu caro, até as opiniões de Kardec passaram pelo crivo da espiritualidade. Se espíritos sábios não sabiam que o sistema solar, com exceção da Terra,  é deserto de vida inteligente, e se arriscaram em descrever a inexistente rotina dos alienígenas, de duas uma: ou Kardec foi logrado por demônios, consequentemente o ensino é imerecedor de confiança, ou a codificação é obra humana! Escolha a que prefere...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!