Autor Tópico: Ateus estão CONDENADOS  (Lida 8541 vezes)

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
Re:Ateus estão CONDENADOS
« Resposta #200 Online: 02 de Novembro de 2017, 00:48:33 »
Citação de: criso
É incrível como o ateu planta a semente de sua própria frustração com o transcendental. É como um ser bidimensional que, ao ouvir falar de um cubo, rejeita absolutamente aquela misteriosa sugestão de um nível desconhecido de manifestação, e espera de braços cruzados que alguém sobreponha seis quadrados e o convença bidimensionalmente da profundidade. Para ele, ou as coisas possuem altura e largura, ou elas não existem. Eis que algum de seus amiguinhos menos prepotente e mais buscador decide partir em busca do cubo transcendental, reúne todos os seus esforços e finalmente o encontra! Mas, como ele se encontra em uma realidade bidimensional, e possui uma forma bidimensional, e toda uma interpretação bidimensional da vida e da percepção, ele enxerga ali seis quadrados justapostos. Aí nosso novo amiguinho organiza sua experiência e acredita ter dado início à revelação objetiva, universal e bidimensional dos seis quadrados sagrados! Funda alguma doutrina, seita, ou filosofia para espalhar a verdade de que o cubo são seis quadrados sagrados justapostos, e, de ignorância em ignorância, nosso amiguinho bidimensional crente e nosso amiguinho bidimensional ateu gastam todo o resto de suas existências meio a vãs especulações, teorizações e empreitadas que, travestidas de conflito, escondem bem aquilo no que se igualam - sua polarização, prepotência e bidimensionalização daquilo que transcende suas percepções ordinárias. No fundo, ambos são bem parecidos em matéria de negar o desconhecido e se manter na zona de conforto.

Sua analogia, lamentavelmente, é naufragada. É fato que um ser bidimensional não veria a tridimensionalidade, do mesmo modo que um tridimensional não contemplaria a quadridimensão (em verdade, os olhos enxergam duas dimensões, é o cérebro que acrescenta a sensação de profundidade). Entretanto, anote aí, a dimensão invisível é indicável por meio de projeções matemáticas e geométricas. A ciência conhece muitas coisas invisíveis, mesmo assim labora com elas sem maiores dificuldades: considere, por exemplo, o átomo e as partículas atômicas.  Nunca foram vistas, mas seus efeitos são perfeitamente constatáveis. Seria, mais ou menos o mesmo com os espíritos, caso “eles” efetivamente atuassem no mundo material.

Não vejo saída para o imbróglio que não seja advogar-se um mundo espiritual apartado da matéria, ao qual adentraremos após a derrocada orgânica. Mundo este conhecido por “revelação”, ou seja: a “FORÇA” seleciona uns iluminados e os bafeja com o conhecimento que devem repassar aos demais mortais. Neste caso,  os que aceitarem esse saber bem, os que não amém... alguns vão aderir incontinenti ao discurso, como acontece amiúde; outros o recusarão peremptoriamente; haverá quem pague para ver, ou suspenda o juízo até surgirem elementos esclarecedores ou sobrevir a morte, o que primeiro ocorrer... e assim a humanidade segue saltitante,  rumo ao infinito...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #201 Online: 02 de Novembro de 2017, 01:09:17 »
Citação de: Montalvão
Pois bem, agora ciente dessa regra, basta pô-la sob experimentação e constatar por si mesmo que funciona em qualquer parte do universo. Tem que fazer uns calculozinhos matemáticos, que não são minha praia, mas pra você, que domina os mistérios oníricos, deve ser mole.

Agora, se a lei não funcionar em algum canto do cosmo, não se acanhe, traga-nos suas provas de que falhou que teremos de evocar o espírito de Sir Isaac para esclarecer o ponto!

Calma Montalvão...Essa "lei" não funciona em todos os cantos do universo e esqueça o espírito de Newton, não será preciso evocá-lo.

Certamente você nunca ouviu falar do problema da precessão do periélio de Mercúrio.

Para ser sincero e honesto, não. Sabia do caso de Urano, que redundou na descoberta de Netuno. Mas, pelo que li, e penso ter entendido, a peculiaridade de Mercúrio seria exceção a confirmar a regra, ou, talvez melhor, indicação de que a física de Newton ainda não foi a melhor explicação para a gravidade. O que exibe a grande peculiaridade da ciência: sempre a rever e atualizar suas teorias, na busca da melhor explicação para os fenômenos.

Inda bem que avisei de minha leiguice na matéria.  O melhor de tudo é que se pode deixar Newton descansar em paz...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #202 Online: 02 de Novembro de 2017, 09:32:09 »
Citação de: criso
Ateus-materialistas insistem no erro de pedir provas objetivas e evidências concretas da atuação dos Espíritos. Ora, como diabos provar materialmente o que é, por excelência, o não-material?! Há maior suprassumo da subjetividade, em nossa condição humana, do que a dimensão espiritual do homem? E ainda vem uma galera ter a audácia de cobrar evidência objetiva disso?

Faço aqui adendo a comentários meus precedentes, para resumir a pendenga.

A tese defendida por Criso é a de que, do mesmo modo que não se pode requerer prova espiritual da gravidade talqualmente é insensato exigir demonstração material da espiritualidade. O transcendente se observa, segundo ele, por outras vias que não as trilhadas pela ciência.

Té aqui tudo bem, quase.

O que o Criso não percebeu é que as vias perquiritórias que apresenta, no afã de mostrar que há o espiritual, são humanas, demasiado humanas,  portanto materiais. É isso mesmo: esse mundo onírico-imaginoso que postula e a intuição mística, que seriam meios para sondar o insondável, são derivações das peculiaridades cerebrais. A faculdade imaginativa e a intuitiva existem no homem porque este possui o cérebro que tem. Sem cérebro (mais precisamente, sem o neocórtex) nada de intuição e imaginação. É fato que os místicos afiançam ser a massa cerebral mera interface,  que permite à mente extracerebral, que é a que realmente pensa, interagir com a matéria. Contudo, entre especular e demonstrar há incomensurável distância.

De qualquer modo, obtemperei ao admirável opositor que o que se pede não é um televisor que focalize a espiritualidade, comprovando que os místicos estavam certos. O exigido é demonstração firme de que os efeitos atribuídos à ação espiritual efetivamente dela provêm. Assim se um desencarnado possui a capacidade de comunicar com vivos, o que comprovaria a existência da imaginada outra dimensão, essa comunicação carece ser cotejada/comprovada com o devido rigor.

Agora, a quem interessado, pense cá comigo: se a espiritualidade-inteligente-comunicante é incapaz de evidenciar-se presente e atuante entre os vivos o que podemos concluir? Certamente que, se existem mortos vivos noutro mundo estes não se comunicam conosco e as pseudo-comunicações se elucidam aqui mesmo, no mundo material.

Pronto, falei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 02 de Novembro de 2017, 12:44:00 »
Considerando a "Conjectura de Montalvão", ficaria satisfeito se tivéssemos um caso comprovado de "cross correspondences" / "psicografia cruzada" com a participação de vários médiuns instalados em continentes diferentes, cada um sem o conhecimento do outro, psicografando partes diferentes de uma mesma estória que conta com diversos personagens, numa língua que seja desconhecida dos médiuns. Parece, segundo aqui que isso já foi tentado, mas considerando a fonte... :stunned:

Neste caso, cita dois médiuns que receberam mensagens em chinês clássico, na mesma hora e em locais diferentes (Nova York, EUA, e Niagara Falls, CAN), observando-se que o aviso veio por um terceiro médium, situado em Boston, EUA.
http://www.acasadoespiritismo.com.br/biografias/o%20caso%20amauri%20pena%20e%20%20p%20adeus%20p%20l.htm

Não aceito nada parecido com resultado dos experimentos realizados até o momento envolvendo interpretação/decifração, incompletude ou a necessidade de serem montados como um jogo de quebra-cabeças como aconteceu no famoso caso "Palm Sunday", também repleto de fraudes e de vazamento sensorial apontado por Tanner no caso Mrs Piper/Mrs Verral e filha, nem xaropada espiritóide "A Evolução em Dois Mundos" produzida pela parceria CX/Waldo.

Para os "espíritos" a psicografia cruzada seria moleza. Por que não provam definitivamente suas existência? Por que insistem em desmoralizar médiuns e o próprio espiritismo?

O Montalvão aponta a resposta:

Agora, a quem interessado, pense cá comigo: se a espiritualidade-inteligente-comunicante é incapaz de evidenciar-se presente e atuante entre os vivos o que podemos concluir? Certamente que, se existem mortos vivos noutro mundo estes não se comunicam conosco e as pseudo-comunicações se elucidam aqui mesmo, no mundo material.

:ok:

https://www.prairieghosts.com/cross_corr.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-Correspondences
« Última modificação: 02 de Novembro de 2017, 12:51:37 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #204 Online: 02 de Novembro de 2017, 18:00:30 »
Pra que simplificar com a simples leitura duma frase, dizer qual imagem tá sendo mostrada numa pantalla, ou um número...
No espiritismo a filosofia é ¿prá que simplificar se se pode complicar?

Aster
%5Ctau%5Cepsilon%5Crho%5Calpha%5Cvarsigma
The world's wonder
And all a wonder and a wild desire —
The very wings of her.
A WINGED DESIRE
%5Cupsilon%5Cpi+o%5Cpi%5Ctau%5Cepsilon%5Crho+o%5Cvarsigma%5C%3A%5Cepsilon%5Crho%5Comega%5Cvarsigma
Then there is Blake
And mocked my loss of liberty.
But it is all the same thing — the winged desire
%5Cepsilon%5Crho%5Comega%5Cvarsigma%5C%3A%5Cpi+o%5Ctheta%5Cepsilon%5Ciota%5Cnu+o%5Cvarsigma the hope that leaves
the earth for the sky — Abt Vogler for earth.
too hard that found itself or lost itself — in the sky.
That is what I want
On the earth the broken sounds threads
In the sky the perfect arc
The C Major of this life
But your recollection is at fault.
cá o espírito (do Myers) dita pro controle "Reitor" um esquema pra ajudar a compreender o ditado que pode ser visto na pg. 103 da obra
Morte, o Portão da Vida?
(MORS JANUA VITAE?)
por H. A. Dallas

A D B is the part that unseen completes the arc
« Última modificação: 02 de Novembro de 2017, 18:43:02 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 02 de Novembro de 2017, 20:19:25 »
Pra que simplificar com a simples leitura duma frase, dizer qual imagem tá sendo mostrada numa pantalla, ou um número...
No espiritismo a filosofia é ¿prá que simplificar se se pode complicar?

Aster
%5Ctau%5Cepsilon%5Crho%5Calpha%5Cvarsigma
The world's wonder
And all a wonder and a wild desire —
The very wings of her.
A WINGED DESIRE
%5Cupsilon%5Cpi+o%5Cpi%5Ctau%5Cepsilon%5Crho+o%5Cvarsigma%5C%3A%5Cepsilon%5Crho%5Comega%5Cvarsigma
Then there is Blake
And mocked my loss of liberty.
But it is all the same thing — the winged desire
%5Cepsilon%5Crho%5Comega%5Cvarsigma%5C%3A%5Cpi+o%5Ctheta%5Cepsilon%5Ciota%5Cnu+o%5Cvarsigma the hope that leaves
the earth for the sky — Abt Vogler for earth.
too hard that found itself or lost itself — in the sky.
That is what I want
On the earth the broken sounds threads
In the sky the perfect arc
The C Major of this life
But your recollection is at fault.
cá o espírito (do Myers) dita pro controle "Reitor" um esquema pra ajudar a compreender o ditado que pode ser visto na pg. 103 da obra
Morte, o Portão da Vida?
(MORS JANUA VITAE?)
por H. A. Dallas

A D B is the part that unseen completes the arc

Isso sim é complicar. O objetivo não era só provar o afterlife mas também que Myers, o próprio, estava se comunicando e na ausência dele poderia servir Hodgson, Gurney ou Sidgwick. Talvez quisessem provar a existência da SPR no "além"  :lol:.

É curiosa a associação de "Abt Vogler" citado num livro do poeta Browning (poeta favorito de Myers) como "Mr Sludge, the Medium".  Mais curioso ainda foi a instrução dada a Piddington por "Myers", com a ajuda de "Hogdson", que envolvia o anagrama RTATS, posteriormente  encontrado por Harry James dentre os os papéis deixados em Boston por Hogdson  após sua morte em 1905. Claro que não é prova de nada, e convém lembrar que Mrs Piper morou quase todo sua vida em Boston e arredores onde conviveu com muitos que a estudaram. Sem dúvida, "Rector" tinha excelentes fontes de informação.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2017, 20:23:27 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #206 Online: 02 de Novembro de 2017, 22:28:40 »
A instrução dos pesquisadores espíritas pro espírito do Myers, que motivou a resposta :!:
Diversis internuntiis quod invicem inter se respondentia iamdudum committis, id nec fallit nos consilium, et vehementer probamus.
Unum accesserit gratissimum nobis, si, cum duobus quibusdam ea tradideris, inter quae nullus appareat nexus, postea quam primum rem per tertium aliquem ita perficias, ut latens illud in prioreibus explicitur.

:pula:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2017, 22:34:19 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 02 de Novembro de 2017, 22:53:15 »
Só que "Rector" saiu pela tangente dizendo que não falava latim e não foi traduzido para Mrs Piper que também desconhecia a língua. Sacanagem.  :histeria:

Ainda assim respondeu: "We U.D."
« Última modificação: 02 de Novembro de 2017, 23:07:41 por Gigaview »

Offline Tirn Aill

• Nível 09
  • *
« Resposta #208 Online: 04 de Novembro de 2017, 19:35:30 »
Eu acho que a maioria das pessoas que se dizem ateus, na verdade são agnósticas.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #209 Online: 04 de Novembro de 2017, 19:41:09 »
Eu acho que a maioria das pessoas que se dizem ateus, na verdade são agnósticas.

Já eu acho que a maioria é só modinha mesmo, mas é só achismo tbm :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 04 de Novembro de 2017, 20:07:46 »

2

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 04 de Novembro de 2017, 20:36:23 »
Como disse, Eliphas Levi desceu da minha estante para ser revisitado. Não acho que ele faz uma leitura simbólica dos conceitos que discute. Aquela bobagens astrais existem para ele de fato como realidade que é comum a todos, não vejo ele associando aquilo a algo pessoal, exclusivamente onírico, como você disse. Ou essa é apenas a sua opinião?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #212 Online: 04 de Novembro de 2017, 22:03:12 »

Já eu sou 100% ateu. Pelo menos é o que dizia meu mapa astral do caderno de astrologia do jornal.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 04 de Novembro de 2017, 22:38:37 »
Sou um apateísta que se diverte discutindo com crentes.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #214 Online: 21 de Fevereiro de 2018, 17:00:35 »
A única coisa a que ateus estão condenados é não ser cordeirinhos de amigos ou inimigos imaginários

Sobre o post que iniciou o tópico, acho mais correto considerar que nascemos todos 100% ignorantes sobre o que seria
um deus (ou deuses) e mais ainda, se tal(is) entidade(s) existe(m) ou não. Não sei se é correto chamar a isto de Ignosticismo
Acho que nem se aplica este tipo de classificação - seria como considerar que cães ou gatos são ignósticos ou whatever-ósticos/-istas
e isso eles definitivamente não são e na verdade, neste sentido, não são coisa alguma.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2018, 17:04:56 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!