"Aquele que me a transmitiu não é um ser inspirado interiormente, nem um magnetizador privilegiado, nem um ser versado nas iniciações antigas, que conhece muito menos que nós. É um ser que goza de todos os sentidos ao escrever, que escreve quando lhe fazem pegar na pena (caneta), sem saber nada do que escreverá, nem a quem escreverá. Uma potência invisível, que não se manifesta a ele senão por diversas partes de seu corpo, toma a mão (psicografia) como se toma a mão de uma criança de três anos, para lhe fazer escrever o que se deseja. Ele não pode conduzir a ação, mas pode resisti-la por ato de sua vontade, que então para de escrever; ele lê então o que sua mão escreveu e é o primeiro admirador do que vê, muitas vezes nada compreende de que escreveu, foi prevenido, desde o tempo que esse dom extraordinário começou a se manifestar nele, que escreveria coisas que não deveria compreender porque não foram escritas para si, mas para aqueles a quem elas se destinavam."JEAN-BAPTISTE DE WILLERMOZ
Cogitei a possibilidade de estar sendo trollado, mas refleti melhor e lembrei que poucas pessoas estão dispostas a perder muito tempo fuçando coisas como o background do espiritualismo francês. Pessoalmente, me importei muito com isso enquanto era espírita porque sempre me incomodou muito que as pessoas não saibam a origem nem o desenvolvimento daquilo que elas próprias decidem seguir e defender.
Desabafo que não me empolga muito discorrer sobre este tema, primeiro porque já não partilho destas crenças, segundo porque não pensei que este episódio fosse chamar tanta atenção (tem algo mais previsível do que a conexão martinismo-espiritismo de Kardec, que nasceu e cresceu em Lyon, onde havia uma euforia de mesmerismo e sonambulismo magnético, e que por sua vez sempre foi o centro de todo o martinismo e espiritualismo francês, onde nasceu e morreu JEAN-BAPTISTE WILLERMOZ, que foi o sucessor direto de MARTINEZ DE PASQUALLY e responsável por fundar o RITO ESCOCÊS RETIFICADO que é o suprassumo da maçonaria mística?) e terceiro porque só abordei esse fato para demonstrar que o espiritismo, desde seu fundamento, nasceu de bases desprovidas de consistência objetiva e racional, ou seja, se o espiritismo nasceu das visões, descrições e experiências oníricas dos transes e sonhos de seus médiuns, e, ao mesmo tempo, estes mesmos estados de consciência são completamente subjetivos e distorcíveis, então o espiritismo inteiro foi construído sobre areia e palha. Mas enfim, como insistiram no ponto do desenvolvimento do espiritualismo francês, vou fazer este único post a respeito, no qual citarei muitos NOMES, LIVROS e deixarei LINKS, de forma que qualquer um que tenha REAL INTERESSE possa sair pesquisando e se aprofundando, apesar de que já aviso de antemão que não há nada muito misterioso ou empolgante com estas conexões. São simplesmente ligações históricas, geográficas e institucionais um tanto quanto previsíveis.
O termo "espiritismo" não se resume à Kardec e sua codificação, mas abrange também a "corrente de pensamento espírita" e seu desenvolvimento, seus influenciadores e seus sucessores (tanto teóricos quanto líderes). Por isso, é essencial compreender quais foram os predecessores do pensamento espírita, como o ESPIRITUALISMO, SWEDENBORG e MESMER, bem como críticos e sucessores como PAPUS, DENIS e FLAMMARION. Dos últimos nomes por mim citados, todos foram maçons e martinistas, com exceção de Swedenborg, que nasceu antes de Saint-Martin, e que desenvolveu o RITO DE SWEDENBORG, no qual MARTINEZ DE PASQUALLY (iniciador de Saint-Martin) foi iniciado, e, portanto, também está completamente conectado, ainda que indiretamente, ao martinismo e ao espiritismo.
Citei Papus e Denis porque, apesar de terem vindo depois, são peças importantes para compreender este quebra-cabeça que foi o surgimento do espiritismo. Aqui no Brasil foi lançado um livro que tem tudo para explicar o tema - o "Léon Denis e a Maçonaria". Com Léon, a associação entre as tradições é mais evidente e explícita, já que ele era abertamente espírita, maçom e martinista, diferente de Kardec, que manteve suas fontes mais reservadas:
"A organização Martinista em grupos proporcionou-lhe grande dinamismo; ela foi efetuada por um modesto ocultista, fiel à conservação da tradição iniciática do Espiritualismo[...] São essas as características do Incógnito a quem foi confiado o depósito sagrado: Henri Delaage, que preferiu ficar fiel à sua iniciação do que fundar uma nova seita não tradicional como fez Rivail."
Palavras de Papus em seu livro MARTINEZISMO, WILLERMOSISMO, MARTINISMO E FRANCO-MAÇONARIA
(Kardec é o nome iniciático de Rivail)
A maçonaria, desde antes da Revolução Francesa, abrigava em seu seio duas facções. Os maçons liberais-burgueses, que estiveram diretamente ligados aos jacobinos e à revolução, e os maçons místicos-espiritualistas, que estiveram ligados aos girondinos e à Restauração, como JOSEPH DE MAISTRE.
Todo o Espiritualismo se desenvolveu no seio da maçonaria. SWEDENBORG (ler SWEDENBORG - CÉU E INFERNO) foi maçom, e suas visões e experiências se tornaram, para muitos maçons místicos, descrições e revelações precisas da realidade espiritual. Um homem chamado MARTINEZ DE PASQUALLY (ler PASQUALLY - TRATADO DE REINTEGRAÇÃO DOS SERES), iniciado no RITO DE SWEDENBORG, sistematizou teorias, práticas e rituais por meio dos quais o homem poderia se colocar em comunicação com supostas POTÊNCIAS ANGÉLICAS e ESPÍRITOS DE OUTROS PLANETAS. Um homem chamado LOUIS CLAUDE DE SAINT-MARTIN, iniciado no RITO DE MARTINEZ, despiu-o das parafernálias ritualísticas (objetos, sigilos, pentagramas, gestos, etc) e teorizou que o homem só precisa do silêncio, da meditação e da oração para se colocar em contato com os ANJOS e o MUNDO INVISÍVEL (ler SAINT-MARTIN - O NOVO HOMEM). SIMULTANEAMENTE, o maçom FRANZ ANTON MESMER estava lançando as sementes do que viria a ser a HIPNOSE, mas para ele se tratava da interação com fluidos etéricos universais (ler MESMER - A CIÊNCIA NEGADA). Todo esse caldeirão místico foi o ESPIRITUALISMO FRANCÊS daquela época, sendo LYON o grande centro disso tudo.
Da mistureba das ideias de MESMER sobre o magnetismo com as ideias de SAINT-MARTIN sobre as hierarquias invisíveis com as quais podemos nos comunicar, tornaram-se muito comuns toda sorte de experimentos de natureza mediúnica e mesmerista dentro destes círculos e sociedades. Especialmente inspirador era o fato do livro DOS ERROS E A VERDADE ter sido psicografado por SAINT-MARTIN, ditado por uma entidade que eles se referiam como LA CHOSE, que eles acreditavam estar trazendo as orientações diretas dos mundos invisíveis.
A relação entre estas sociedades e o desenvolvimento do espiritualismo francês era tão grande que quando o célebre ocultista Papus convocou uma reunião com os líderes e sociedades em Paris, esta foi chamada CONFERÊNCIA MAÇÔNICA E ESPIRITUALISTA INTERNACIONAL. Houve também o CONGRESSO ESPIRITUALISTA INTERNACIONAL, no qual um dos presidentes foi Léon Denis. Neste congresso estavam reunidos os maçons, martinistas, rosacruzes, mesmeristas, swedenborgistas, etc, da época. Neste congresso, eles decidiram lançar um livro que sintetizasse e conciliasse as doutrinas ali representadas, e assim foi escrita uma das maiores obras do espiritualismo e do espiritismo, o livro DEPOIS DA MORTE de LÉON DENIS, especialmente interessante por suas constantes referências ao gnosticismo, hermetismo, pitagorismo, platonismo, bramanismo, helenismo, etc, o que deixava clara a profunda conexão entre o espiritismo da época e as tradições iniciáticas. Aliás, até mesmo os livros de Kardec são repletos de terminologia maçônica, e o início do EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO tem um trecho sobre Platão e Sócrates que deixa bem claro que, para Kardec, ele estava trazendo a público uma doutrina que pertencia a um saber muito antigo e seleto, a mesma postura mantida pelas sociedades maçônicas e rosacrucianas.
Eu não aguento mais ficar lendo, escrevendo, ou falando deste assunto, tendo em vista alguns anos de minha vida que já dediquei e, por isso, peço para não me pedirem mais detalhes. Já resumi tudo aí em cima e vou estar deixando aí embaixo um monte de links para quem quiser se aprofundar.
https://books.google.com.br/books?id=8U6EOBjlCXMChttp://principo.org/gaston-luce-lon-denis-o-apstolo-do-espiritismo-sua-vida-sua-ob.html?page=10https://books.google.com.br/books?id=bB8Q8oDE534Chttp://www.cetj.org.br/leon-denis/https://archive.org/details/60220500R.nlm.nih.govhttps://books.google.com.br/books?id=xnrT97nXzgQChttps://drive.google.com/file/d/0ByTKqrIFG9TeY0twQ1VYRWc4M1k/viewhttps://books.google.com.br/books?id=B8aHAAgk1JkChttps://drive.google.com/file/d/0ByTKqrIFG9TeWllZSlA4WDhqNFE/viewhttps://books.google.com.br/books?id=orD2XGtdXO8Chttps://books.google.com.br/books?id=o7AwDAAAQBAJhttps://books.google.com.br/books?id=Jrl9BgAAQBAJhttps://books.google.com.br/books?id=CsFbaq9ysOIChttps://drive.google.com/file/d/0ByTKqrIFG9TeVVZsUGlHQ2lqM0E/view