Tornei-me um entediado ateu, sem qualquer interesse por assuntos relacionados à religião até o momento em que conheci a DE
Eu, que sempre tinha aceitado sem discutir a doutrina que me enfiaram na cabeça, tornei-me um ateu interessado em conhecer melhor o cristianismo e as outras religiões.
Esta é uma atitude muito positiva. Penso que não se deve deixar de procurar algo que, com certeza, fará falta cedo ou tarde.
Vejo as respostas dos amigo, negando convictamente a fé e o espiritualismo, mas sei que chegará o momento em que refletirão mais detidamente no assunto.
Quando se é jovem, saúde, possibilidades, este assunto é puro diletantismo, mas sempre chega aquele instante em que o homem, alquebrado, se vê a sós com sua consciência, seus questionamentos serão mais objetivos.
Esta afirmativa soa totalmente piegas e sem sentido enquanto somos senhores de nosso destino; fazemos o que queremos e quando nos apraz. Infelizmente Isto muda.
Alguns poucos, como o próprio Carl Sagan, permanecem firmes em seu ceticismo naqueles instantes em que sabe que a vida se está esvaindo, e isto mais por força do empenho absoluto com que sempre negou o Espiritualismo. Seu público ficaria profundamente decepcionado, até com suas opiniões no campo da Ciência.
Aqui é o seguinte, se você consegue aceitar o Deus das Lacunas, principalmente nas circunstâncias mencionadas naquele texto em que falo sobre a CRENÇA, logo acima, a DE resolverá as questões que tanto angustiam o homem que procura seu lugar no Universo. Então, crer ou não crer passa a ser questão pessoal.
Eu não vejo sentido em preencher lacunas com uma crença conveniente. Prefiro ficar com as lacunas e esperar que um dia sejam preenchidas por fatos.
São quatro e meio bilhões de anos e as perguntas permanecem sem resposta. Os mais sérios cientistas e filósofos procuram ainda o inicio da vida, da matéria, do Universo, que aparentemente são questões simples pois nada disto é subjetivo pois está diante de nós, todos os dias; e no entanto...
Uma religião que explique as injustiças e o sofrimento pode ser consoladora, mas nem por isto mais verdadeira que as outras.
Contentar-se com ela é desligar a mente.
Se explicasse somente as injustiças e sofrimentos concordaria com você.
É preciso ir além. Estabelecer uma conexão com todas as causalidades. Seus princípios e postulados precisarão responder até mesmo o que ainda está por vir, o que está acontecendo agora, fatos sequer imaginados antes, e de forma coerente.
Alguns exemplos, entre muitos, que me ocorre agora:
Os avanços da ciência, a pluralidade dos mundos habitados, os processos obsessivos culminando com a esquizofrenia.
Freud examinou metodicamente o fenômeno das perturbações mentais, catalogou e criou brilhante terminologia para cada um deles e os explicou. Fez como o profissional da saúde que identifica e explica a enfermidade, mas não pode curá-la.
Faltou a ele a conexão com a origem das psicopatologias que se radicavam na alma e não apenas no corpo.
Doenças de longo curso e de difícil diagnóstico... podem ter tratamento mas não têm cura, se não se investigar sua verdadeira origem.
Existem hospitais, com grandes médicos psiquiatras e neurologistas, como o Hospital André Luiz, em MG, que têm tido sucesso no tratamento deste tipo de doença por sua abordagem espiritualista.