Existem pontos de discordância entre as duas confederações, a Brasileira e a CEPA, no tocante a metodologia de divulgação e até nas linhas básicas conceituais em que a ênfase às obras de CX cedem espaço às de AKardec, mas a conceituação é a mesma e bastante consolidada.
Esse não é o debate. O debate é sua alegação de que o "espiritismo" — no sentido restrito de "DE" kardecista ou xaverianista — estava em crescimento significativo no mundo.
E eu digo que não.
Embora a FEB, de alguns anos para cá, tenha se envolvido mais com a divulgação do Espiritismo intra muros que propriamente em matérias, na mídia em geral, por exemplo congressos, também internacionais, seminários, workshop's, com uma agenda movimentada e extensa, coordenando atividades de suas afiliadas.
Sua revista Reformador
é seu principal órgão de divulgação trazendo a programação destes eventos.
Dê uma passada por lá. Pode surpreender-lhe.
Quanto ao fato de não ser a religião que mais cresce no mundo, não deixará de expandir sempre, quanto às outras, seu crescimento tenderá a diminuir, obviamente, porque:
Na medida em que a mente humana se aprimora, a Verdade da DE, que se envolve com as questões essenciais da vida é bem mais convincente, e passa a ter maior força de atração que a publicidade daquelas outras.
É de se notar que a vida busca respostas e compreensão e neste momento, sob este aspecto, o homem procura a religião como consolo, e não a Verdade, eis a causa do crescimento atual destas religiões.
Essa CEPA está claramente inativa, é só olhar o Sítio (exceto se for outro...).
A última atualização do site se deu em abril de 2016. empossado o novo presidente, Dante López, em 2008, obras editadas e eventos em 2015...
.
Depois DIZ QUE em Cuba. Com Cuba passaremos a manter contato só na medida que se desenvolva a INTERNET. Mas mesmo se o % de crentes for alto, pela baixa população ainda assim será pouco em termos absolutos.
Em Portugal de fato tem espiritas "portugueses" (aspas duplas indicando um sentido de não terem nenhuma vinculação familiar com brasileiros). Mas quantos serão e qual os % de crescimento vis-à-vis as outras religiões (porque no cerne do debate é este
)
Respondido acima de forma bem elucidativa.
E no mundo como um todo, sem dúvidas o crescimento maior é na religião islâmica. E Kardec + CX se ataram ao cristianismo, então...
Este é um ponto de visto canhestro pois embora sejam os personagens, de fato, cristãos a DE se envolve com os mais diversos aspectos do interesse humano/espiritual. É o seu forte.
Sr. Gorducho menciona com estranheza o uso da palavra crença por parte dos que já experimentam uma realidade...
Se eu já estive aí e me molhei no mar, eu nunca vou falar que "acredito" na existência da coisa "mar".
Se o personagem já "morreu" (desencarnou, claro) e VIU PESSOALMENTE que a "morte" não existe, por que fala em "crença" acerca da morte 
Plot hole 
Você não compreendeu o contexto. Ele está se referindo à ingenuidade do homem encarnado em acreditar que a morte é o fim de tudo.
A sublime virtude é construção do mundo interior, em cujo desdobramento cada criatura funciona como orientador, engenheiro e operário de si mesmo.
Então cada um construirá seu universo metafísico para uso próprio. Próprio, pra consumo interno.
Jamais deverá então se atar a "doutrinas" ditadas por outros, muito menos por "seres" invisíveis.
E se o indivíduo for dotado de discernimento, nunca poderá pretender uma "verdade" universal pra esse seu construto. Antes estará ciente que sua construção mental é tão válida quanto a de qq. outro dos 7+ bn habitantes da crosta.
Simpatizo com o conceito
Se partirmos do pressuposto de que a
verdade não está lá fora com pouco os pensamentos divergentes sintonizarão com ela.
Sem o conceito de reencarnação, o homem se precipita em busca de respostas imediatistas, mas o
tempo se encarregará de corrigir essas tendências individualistas.