O que o faz acreditar na existência de algo "Artístico"?
Apesar das possíveis interpretações do que pode representar ou não arte, não muda a realidade ou os fatos. Afirmar que quadros são só moléculas de tinta sobre um superfície é uma afirmação apurada sobre a realidade, assim como a interpretação do que está expresso ali, que pode ou não ter algum significado subjetivo para quem o vê. Se uma placa de aço com moléculas de tinta expressa a ideia de rua sem saída, sua relutância ou incapacidade em aceitar o conceito irá trazer consequências como ter que dar meia volta ou arrebentar o carro contra o muro, assim a arte cumpriu seu papel de transmitir um conceito, mas se você vê um quadro aonde homens com asas pairam no céu não requer que você necessariamente acredite que seja verdade.
Enquanto que a arte é algo meramente subjetivo, passível de diversas interpretações e criticas, o sagrado exige que se aceite sem questionamento uma versão alternativa não comprovada da realidade que pode influenciar a vida de toda sociedade.
O sagrado pode por exemplo impor na sociedade o conceito de inferno/paraíso e fazer com que pessoas sejam julgadas como merecedora de um ou outro sem ter nenhuma forma de certificar que tal julgamento é merecedor.
Outra comparação seria que a expressão artística não requer defesa de vida ou morte sobre seu status, julgar quadrinhos como apenas moléculas no papel não traz morte aqueles que acham bobeira ler sobre um homem usar cueca por cima da calça, voar e soltar raios pelos olhos, contudo uma afirmação sagrada pode trazer muitas mortes, como no passado para aqueles que não acreditavam de que é possível nascer de uma virgem, transformar água em vinho ou andar sobre as águas.
Portanto concluísse que acreditar ou não na existência de algo artístico é praticamente inofensivo, acreditar ou não em algo sagrado pode ser muito prejudicial.