Bom, só me resta dizer que ou você é extremamente competente em escrever o oposto do que pretende na maior parte do tempo ou eu sou extremamente competente em entender o oposto do que você escreve.
Posso viver com essa dúvida!
Tópico: Chamar a crença dos outros de "muleta" - criso em 19 de Fevereiro de 2018, 16:00:34
[...]dizendo isso, você diz mais sobre você mesmo (e sobre a sua relação interna e psicológica com o sagrado) do que sobre o misticismo. Isso é o que você atribui ao Misticismo. E, após projetar estas imagens sobre um conceito vazio, você refuta, recusa e rejeita estas mesmas imagens[...]
Tópico: Existe ex-ateu de fato? - criso em 27 de Fevereiro de 2018, 11:55:49
[...]a religião é apenas uma crença e forma exterior e a função religiosa é apenas uma experiência da alma de cada um[...]
Tópico: Existe ex-ateu de fato? - criso em 01 de Março de 2018, 15:12:43
[...]a experiência mística não serve para construir conhecimento sobre uma realidade externa, objetiva ou sobrenatural[...]
Tópico: Existe ex-ateu de fato? - criso em 01 de Março de 2018, 15:12:43
[...]Se fizesse parte de uma "realidade comum supra-natural" deixaria de ser misticismo para ser conhecimento objetivo de uma realidade espiritual[...]
Chrystian Revelles Gatti
Esse eruditismo não atesta a seu favor, criso. Ao contrário. Foi justamente o que me levou a questionar suas intenções. Esse discurso intencionalmente dúbio, como você próprio admitiu quando levantei a questão da semântica, não passa de sofisma, tem o intuito de induzir o interlocutor ao erro, traçando um condicionamento estereotipado para acertar no alvo. Como eu dizia, é tão e somente uma forma de se destacar pelas falhas alheias em vez de pelas próprias qualidades. Isso é pedantismo, transparece apenas pompa, requinte. Resquícios talvez de sua experiências com seitas esotéricas.
Outra coisa muito diferente é erudição. Enquanto um cita mais os autores que suas ideias, essas servindo quase sempre apenas para atestar em causa própria, o outro procura simplificar, esclarecer, de forma objetiva, expondo o assunto, explicando o ponto a ser debatido para que qualquer um, tendo ou não conhecimento específico, concordando ou não, possa participar. O intuito é debater, trocar ideias, conhecer outros pontos de vista, aprender enquanto se ensina o que sabe - e não formar um grupo restrito de iniciados com ritos burocráticos para se sentir especial, parte de algo maior.
Não estou querendo dizer com isso que lhe falte conteúdo e muito menos que esse me sobre, de fato, devo admitir que o meu entusiasmo juvenil com o misticismo se esvaiu no grau um, devido a um já embrionário ceticismo à época – apenas que o vício não leva a virtude. Não é condenando os outros que se redime. Não vai ser apontando os maus pensadores que você se tornará um dos bons. Esse fórum, ao contrário de cultivar mentes fechadas, como você sugere, as elimina numa espécie de seleção natural – se não as abre ou as afugenta. Com frequência tem alguém pedindo para sair,
seu Zerodois!
E dá sim total abertura para debater qualquer tema, de BBB a MQ – sem dar vazão ao chororô. Até ao embate político ideológico puramente revanchista que vem se instalando, aparentemente, no mundo todo, tem conseguido resistir, embora não sem rusgas.
Bom, essa é minha opinião. E claro que pode estar errada. Ontem você me pediu sinceridade, mas achei melhor deixar para caso o mesmo aparente comportamento se repetisse. E esse me pareceu ser o caso.